CBO 1415-10 - Gerente de restaurante - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação
O profissional no cargo de Gerente de restaurante CBO 1415-10 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais de restaurantes e assemelhados, ou de unidade rede de franquia, sob a direção de um diretor ou gerente geral Gerencia e promove serviços, supervisionando as reservas, a recepção aos clientes, a produção na cozinha e bar, arrumação do salão e serviço aos clientes.
Controla a qualidade dos produtos e serviços, medindo a satisfação do cliente, tratando sugestões e reclamações Coordena áreas operacionais da cozinha, bar e salão em restaurantes e outros serviços de alimentação Programa serviços de manutenção de equipamentos e instalações, coordenando sua execução.
Administra recursos humanos e financeiros, gerencia compras, executa rotinas administrativas e presta assessoria Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
CBO 1415-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de restaurante, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação CBO 1415-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1415-10
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de restaurante
O Gerente de restaurante CBO 1415-10 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de produção e operação em restaurantes e assemelhados, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Gerencia serviços em restaurantes e outros estabelecimentos de alimentação, definindo políticas de atendimento aos clientes, supervisionando serviços de reservas, de recepção, de eventos, de apoio (manutenção, segurança e informática).
Controla a qualidade dos serviços, medindo a satisfação dos clientes, tratando sugestões e reclamações Inspeciona a apresentação pessoal dos funcionários e controla desperdícios.
Promove vendas de produtos e serviços, analisando previsões de mercado, definindo produtos, serviços e preços, acompanhando as tendências do setor Define políticas de divulgação e vendas de serviços, estabelecendo parcerias com outras empresas.
Representa a empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e comerciais, relacionando-se com a mídia.
Coordena as áreas operacionais de restaurantes, definindo padrões de serviços e as prioridades de execução Programa serviços de manutenção de equipamentos e instalações, coordenando a execução das obras.
Define a programação de eventos.
Administra a área de alimentos e bebidas, orientando o cardápio e a carta de bebidas, pesquisando novas receitas, supervisionando a preparação de receitas, degustando alimentos e bebidas Supervisiona o estoque, as condições do armazenamento e a qualidade de alimentos e bebidas, controlando seus prazos de validade Verifica a arrumação de salões.
Administra pessoas, fornecendo meios para a garantia da segurança no trabalho, da saúde dos trabalhadores e da preservação ambiental Define equipes de trabalho, os critérios de seleção de pessoal, decidindo sobre admissão, demissão e promoção de funcionários Define benefícios e planos de incentivo.
Avalia a necessidade, viabiliza, e monitora treinamentos Aprova escalas de serviços, férias e folgas.
Promove reuniões da equipe Administra o andamento de questões trabalhistas Gerencia o processo de compras, selecionando e atendendo fornecedores, elaborando cadastro, negociando qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento, autorizando compras.
Coordena a logística para recebimento de produtos e avalia produtos e serviços adquiridos Administra recursos financeiros, elaborando orçamentos, acompanhando fluxo de caixa, alocando recursos, avaliando relatórios de atividades financeiras, acompanhando aplicações financeiras e gerenciando contratos Presta assessoria à diretoria da empresa, participando da elaboração do plano estratégico, da definição da política financeira da empresa, da elaboração de políticas de cargos e salários, da elaboração de normas e procedimentos, da avaliação da política de marketing e da elaboração de planos de emergência.
Propõe reformas das instalações Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações visando ao incremento da produtividade.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1415-10 deve gerenciar compras, administrar Área de alimentos e bebidas, promover vendas de produtos e serviços, administrar pessoal, administrar recursos financeiros, prestar assessoria, gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes, coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes, demonstrar competências pessoais, executar rotinas administrativas.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1415-10
Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.
Atividades exercidas por um Gerente de restaurante CBO 1415-10
Um Gerente de restaurante (ou sinônimo) deve supervisionar serviços de reservas, criar planos de incentivo, inspecionar apresentação pessoal dos funcionários, liderar equipes, controlar reposição de uniformes, degustar alimentos e bebidas, avaliar necessidade treinamento, coordenar execução de obras, programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações, pesquisar novas receitas, analisar previsões de mercado, tomar decisões, atender fiscalizações, supervisionar serviços de eventos, participar da promoção de ações sociais, acompanhar aplicações financeiras, definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos, avaliar produtos e serviços adquiridos, participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos, assumir responsabilidade, definir parcerias com outras empresas, medir satisfação do cliente, definir políticas de atendimento a clientes, controlar desperdícios, alocar recursos, participar da elaboração de políticas de cargos e salários, elaborar orçamento, supervisionar serviços de apoio - manutenção, segurança, informática, demonstrar fluência verbal, definir critérios de avaliação dos serviços, demonstrar capacidade de negociação, participar na elaboração de planos de emergência, definir critérios de seleção de pessoal, administrar andamento de questões trabalhistas, definir benefícios aos funcionários, supervisionar atividades de recreação e lazer, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, participar na avaliação da política de marketing, atender auditorias, propor investimentos, motivar equipes, controlar qualidade dos serviços, participar na elaboração do plano estratégico, demonstrar senso de organização, montar cadastro de fornecedores, negociar com fornecedores - qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento, supervisionar preparação de receitas, controlar estoque do almoxarifado, supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas, autorizar compras, supervisionar serviços de recepção, fomentar parcerias com órgãos públicos e privados, administrar conflitos, viabilizar treinamento, propor reformas de instalações, representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o, definir fornecedores, montar pacotes - turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos, definir produtos, serviços e preços, participar na definição da política financeira da empresa, atender fornecedores, elaborar relatórios gerenciais, aprovar escalas de serviços, férias e treinamento, elaborar carta de bebidas, elaborar cardápio, relacionar-se com a mídia, supervisionar qualidade de alimentos e bebidas, supervisionar estoque de alimentos e bebidas, controlar inventários, avaliar relatórios de atividades financeiras, demonstrar dinamismo, definir prioridades de execução dos serviços, acompanhar fluxo de caixa, participar da elaboração de normas e procedimentos, controlar padrões de alimentos e bebidas, decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários, coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas, coordenar logística para recebimento de produtos, definir equipes de trabalho, controlar documentação, avaliar relatórios de desempenho, definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços, promover reuniões da equipe, definir padrões de produtos e serviços em restaurantes, verificar arrumação de salões, avaliar destinos, produtos e serviços prestados, monitorar treinamento de funcionários, tratar sugestões e reclamações de clientes.