CBO 1415-10 - Gerente de restaurante - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação
O profissional no cargo de Gerente de restaurante CBO 1415-10 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais de restaurantes e assemelhados, ou de unidade rede de franquia, sob a direção de um diretor ou gerente geral Gerencia e promove serviços, supervisionando as reservas, a recepção aos clientes, a produção na cozinha e bar, arrumação do salão e serviço aos clientes.
Controla a qualidade dos produtos e serviços, medindo a satisfação do cliente, tratando sugestões e reclamações Coordena áreas operacionais da cozinha, bar e salão em restaurantes e outros serviços de alimentação Programa serviços de manutenção de equipamentos e instalações, coordenando sua execução.
Administra recursos humanos e financeiros, gerencia compras, executa rotinas administrativas e presta assessoria Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
CBO 1415-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de restaurante, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação CBO 1415-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1415-10
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de restaurante
O Gerente de restaurante CBO 1415-10 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de produção e operação em restaurantes e assemelhados, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Gerencia serviços em restaurantes e outros estabelecimentos de alimentação, definindo políticas de atendimento aos clientes, supervisionando serviços de reservas, de recepção, de eventos, de apoio (manutenção, segurança e informática).
Controla a qualidade dos serviços, medindo a satisfação dos clientes, tratando sugestões e reclamações Inspeciona a apresentação pessoal dos funcionários e controla desperdícios.
Promove vendas de produtos e serviços, analisando previsões de mercado, definindo produtos, serviços e preços, acompanhando as tendências do setor Define políticas de divulgação e vendas de serviços, estabelecendo parcerias com outras empresas.
Representa a empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e comerciais, relacionando-se com a mídia.
Coordena as áreas operacionais de restaurantes, definindo padrões de serviços e as prioridades de execução Programa serviços de manutenção de equipamentos e instalações, coordenando a execução das obras.
Define a programação de eventos.
Administra a área de alimentos e bebidas, orientando o cardápio e a carta de bebidas, pesquisando novas receitas, supervisionando a preparação de receitas, degustando alimentos e bebidas Supervisiona o estoque, as condições do armazenamento e a qualidade de alimentos e bebidas, controlando seus prazos de validade Verifica a arrumação de salões.
Administra pessoas, fornecendo meios para a garantia da segurança no trabalho, da saúde dos trabalhadores e da preservação ambiental Define equipes de trabalho, os critérios de seleção de pessoal, decidindo sobre admissão, demissão e promoção de funcionários Define benefícios e planos de incentivo.
Avalia a necessidade, viabiliza, e monitora treinamentos Aprova escalas de serviços, férias e folgas.
Promove reuniões da equipe Administra o andamento de questões trabalhistas Gerencia o processo de compras, selecionando e atendendo fornecedores, elaborando cadastro, negociando qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento, autorizando compras.
Coordena a logística para recebimento de produtos e avalia produtos e serviços adquiridos Administra recursos financeiros, elaborando orçamentos, acompanhando fluxo de caixa, alocando recursos, avaliando relatórios de atividades financeiras, acompanhando aplicações financeiras e gerenciando contratos Presta assessoria à diretoria da empresa, participando da elaboração do plano estratégico, da definição da política financeira da empresa, da elaboração de políticas de cargos e salários, da elaboração de normas e procedimentos, da avaliação da política de marketing e da elaboração de planos de emergência.
Propõe reformas das instalações Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações visando ao incremento da produtividade.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1415-10 deve coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes, gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes, promover vendas de produtos e serviços, administrar recursos financeiros, gerenciar compras, prestar assessoria, administrar Área de alimentos e bebidas, administrar pessoal, executar rotinas administrativas, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1415-10
Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.
Atividades exercidas por um Gerente de restaurante CBO 1415-10
Um Gerente de restaurante (ou sinônimo) deve autorizar compras, atender fiscalizações, controlar documentação, definir fornecedores, degustar alimentos e bebidas, medir satisfação do cliente, programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações, demonstrar capacidade de negociação, controlar reposição de uniformes, controlar inventários, verificar arrumação de salões, avaliar produtos e serviços adquiridos, definir critérios de seleção de pessoal, definir produtos, serviços e preços, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, controlar qualidade dos serviços, supervisionar estoque de alimentos e bebidas, controlar estoque do almoxarifado, participar da promoção de ações sociais, elaborar orçamento, promover reuniões da equipe, acompanhar fluxo de caixa, alocar recursos, atender fornecedores, representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o, negociar com fornecedores - qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento, assumir responsabilidade, acompanhar aplicações financeiras, participar na definição da política financeira da empresa, definir padrões de produtos e serviços em restaurantes, supervisionar serviços de reservas, propor reformas de instalações, demonstrar fluência verbal, participar na avaliação da política de marketing, fomentar parcerias com órgãos públicos e privados, coordenar execução de obras, inspecionar apresentação pessoal dos funcionários, propor investimentos, definir parcerias com outras empresas, supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas, tomar decisões, coordenar logística para recebimento de produtos, atender auditorias, avaliar necessidade treinamento, tratar sugestões e reclamações de clientes, elaborar relatórios gerenciais, participar na elaboração de planos de emergência, elaborar cardápio, participar da elaboração de normas e procedimentos, definir prioridades de execução dos serviços, demonstrar senso de organização, participar da elaboração de políticas de cargos e salários, supervisionar qualidade de alimentos e bebidas, analisar previsões de mercado, avaliar relatórios de desempenho, participar na elaboração do plano estratégico, avaliar relatórios de atividades financeiras, administrar andamento de questões trabalhistas, definir equipes de trabalho, controlar desperdícios, supervisionar preparação de receitas, elaborar carta de bebidas, montar cadastro de fornecedores, pesquisar novas receitas, montar pacotes - turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos, definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços, definir políticas de atendimento a clientes, liderar equipes, controlar padrões de alimentos e bebidas, definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos, definir critérios de avaliação dos serviços, supervisionar atividades de recreação e lazer, demonstrar dinamismo, supervisionar serviços de recepção, viabilizar treinamento, monitorar treinamento de funcionários, supervisionar serviços de apoio - manutenção, segurança, informática, coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas, avaliar destinos, produtos e serviços prestados, relacionar-se com a mídia, supervisionar serviços de eventos, aprovar escalas de serviços, férias e treinamento, administrar conflitos, criar planos de incentivo, decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários, motivar equipes, definir benefícios aos funcionários, participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos.