CBO 1415-10 - Gerente de restaurante - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação
O profissional no cargo de Gerente de restaurante CBO 1415-10 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais de restaurantes e assemelhados, ou de unidade rede de franquia, sob a direção de um diretor ou gerente geral Gerencia e promove serviços, supervisionando as reservas, a recepção aos clientes, a produção na cozinha e bar, arrumação do salão e serviço aos clientes.
Controla a qualidade dos produtos e serviços, medindo a satisfação do cliente, tratando sugestões e reclamações Coordena áreas operacionais da cozinha, bar e salão em restaurantes e outros serviços de alimentação Programa serviços de manutenção de equipamentos e instalações, coordenando sua execução.
Administra recursos humanos e financeiros, gerencia compras, executa rotinas administrativas e presta assessoria Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
CBO 1415-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de restaurante, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação CBO 1415-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1415-10
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de restaurante
O Gerente de restaurante CBO 1415-10 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de produção e operação em restaurantes e assemelhados, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Gerencia serviços em restaurantes e outros estabelecimentos de alimentação, definindo políticas de atendimento aos clientes, supervisionando serviços de reservas, de recepção, de eventos, de apoio (manutenção, segurança e informática).
Controla a qualidade dos serviços, medindo a satisfação dos clientes, tratando sugestões e reclamações Inspeciona a apresentação pessoal dos funcionários e controla desperdícios.
Promove vendas de produtos e serviços, analisando previsões de mercado, definindo produtos, serviços e preços, acompanhando as tendências do setor Define políticas de divulgação e vendas de serviços, estabelecendo parcerias com outras empresas.
Representa a empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e comerciais, relacionando-se com a mídia.
Coordena as áreas operacionais de restaurantes, definindo padrões de serviços e as prioridades de execução Programa serviços de manutenção de equipamentos e instalações, coordenando a execução das obras.
Define a programação de eventos.
Administra a área de alimentos e bebidas, orientando o cardápio e a carta de bebidas, pesquisando novas receitas, supervisionando a preparação de receitas, degustando alimentos e bebidas Supervisiona o estoque, as condições do armazenamento e a qualidade de alimentos e bebidas, controlando seus prazos de validade Verifica a arrumação de salões.
Administra pessoas, fornecendo meios para a garantia da segurança no trabalho, da saúde dos trabalhadores e da preservação ambiental Define equipes de trabalho, os critérios de seleção de pessoal, decidindo sobre admissão, demissão e promoção de funcionários Define benefícios e planos de incentivo.
Avalia a necessidade, viabiliza, e monitora treinamentos Aprova escalas de serviços, férias e folgas.
Promove reuniões da equipe Administra o andamento de questões trabalhistas Gerencia o processo de compras, selecionando e atendendo fornecedores, elaborando cadastro, negociando qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento, autorizando compras.
Coordena a logística para recebimento de produtos e avalia produtos e serviços adquiridos Administra recursos financeiros, elaborando orçamentos, acompanhando fluxo de caixa, alocando recursos, avaliando relatórios de atividades financeiras, acompanhando aplicações financeiras e gerenciando contratos Presta assessoria à diretoria da empresa, participando da elaboração do plano estratégico, da definição da política financeira da empresa, da elaboração de políticas de cargos e salários, da elaboração de normas e procedimentos, da avaliação da política de marketing e da elaboração de planos de emergência.
Propõe reformas das instalações Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações visando ao incremento da produtividade.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1415-10 deve administrar Área de alimentos e bebidas, demonstrar competências pessoais, administrar recursos financeiros, promover vendas de produtos e serviços, prestar assessoria, executar rotinas administrativas, administrar pessoal, gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes, gerenciar compras, coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1415-10
Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.
Atividades exercidas por um Gerente de restaurante CBO 1415-10
Um Gerente de restaurante (ou sinônimo) deve avaliar relatórios de desempenho, avaliar relatórios de atividades financeiras, coordenar logística para recebimento de produtos, definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços, participar na avaliação da política de marketing, viabilizar treinamento, atender auditorias, definir parcerias com outras empresas, supervisionar serviços de eventos, acompanhar aplicações financeiras, definir fornecedores, definir critérios de avaliação dos serviços, supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas, definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos, supervisionar preparação de receitas, autorizar compras, definir critérios de seleção de pessoal, acompanhar fluxo de caixa, definir prioridades de execução dos serviços, propor reformas de instalações, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, controlar inventários, demonstrar dinamismo, controlar reposição de uniformes, controlar estoque do almoxarifado, participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos, avaliar destinos, produtos e serviços prestados, controlar documentação, elaborar relatórios gerenciais, participar na elaboração de planos de emergência, propor investimentos, negociar com fornecedores - qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento, participar da elaboração de normas e procedimentos, promover reuniões da equipe, alocar recursos, atender fiscalizações, criar planos de incentivo, definir benefícios aos funcionários, demonstrar senso de organização, participar na elaboração do plano estratégico, elaborar cardápio, definir políticas de atendimento a clientes, coordenar execução de obras, supervisionar atividades de recreação e lazer, demonstrar fluência verbal, verificar arrumação de salões, controlar qualidade dos serviços, atender fornecedores, controlar desperdícios, medir satisfação do cliente, pesquisar novas receitas, avaliar produtos e serviços adquiridos, elaborar carta de bebidas, elaborar orçamento, tratar sugestões e reclamações de clientes, liderar equipes, participar na definição da política financeira da empresa, degustar alimentos e bebidas, programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações, supervisionar serviços de reservas, representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o, controlar padrões de alimentos e bebidas, supervisionar serviços de apoio - manutenção, segurança, informática, aprovar escalas de serviços, férias e treinamento, motivar equipes, analisar previsões de mercado, tomar decisões, fomentar parcerias com órgãos públicos e privados, demonstrar capacidade de negociação, monitorar treinamento de funcionários, coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas, assumir responsabilidade, definir padrões de produtos e serviços em restaurantes, participar da elaboração de políticas de cargos e salários, avaliar necessidade treinamento, administrar andamento de questões trabalhistas, inspecionar apresentação pessoal dos funcionários, participar da promoção de ações sociais, supervisionar qualidade de alimentos e bebidas, supervisionar estoque de alimentos e bebidas, definir produtos, serviços e preços, montar cadastro de fornecedores, relacionar-se com a mídia, montar pacotes - turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos, definir equipes de trabalho, decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários, administrar conflitos, supervisionar serviços de recepção.