CBO 1415-10 - Gerente de restaurante - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação
O profissional no cargo de Gerente de restaurante CBO 1415-10 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais de restaurantes e assemelhados, ou de unidade rede de franquia, sob a direção de um diretor ou gerente geral Gerencia e promove serviços, supervisionando as reservas, a recepção aos clientes, a produção na cozinha e bar, arrumação do salão e serviço aos clientes.
Controla a qualidade dos produtos e serviços, medindo a satisfação do cliente, tratando sugestões e reclamações Coordena áreas operacionais da cozinha, bar e salão em restaurantes e outros serviços de alimentação Programa serviços de manutenção de equipamentos e instalações, coordenando sua execução.
Administra recursos humanos e financeiros, gerencia compras, executa rotinas administrativas e presta assessoria Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
CBO 1415-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de restaurante, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação CBO 1415-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1415-10
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de restaurante
O Gerente de restaurante CBO 1415-10 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de produção e operação em restaurantes e assemelhados, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Gerencia serviços em restaurantes e outros estabelecimentos de alimentação, definindo políticas de atendimento aos clientes, supervisionando serviços de reservas, de recepção, de eventos, de apoio (manutenção, segurança e informática).
Controla a qualidade dos serviços, medindo a satisfação dos clientes, tratando sugestões e reclamações Inspeciona a apresentação pessoal dos funcionários e controla desperdícios.
Promove vendas de produtos e serviços, analisando previsões de mercado, definindo produtos, serviços e preços, acompanhando as tendências do setor Define políticas de divulgação e vendas de serviços, estabelecendo parcerias com outras empresas.
Representa a empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e comerciais, relacionando-se com a mídia.
Coordena as áreas operacionais de restaurantes, definindo padrões de serviços e as prioridades de execução Programa serviços de manutenção de equipamentos e instalações, coordenando a execução das obras.
Define a programação de eventos.
Administra a área de alimentos e bebidas, orientando o cardápio e a carta de bebidas, pesquisando novas receitas, supervisionando a preparação de receitas, degustando alimentos e bebidas Supervisiona o estoque, as condições do armazenamento e a qualidade de alimentos e bebidas, controlando seus prazos de validade Verifica a arrumação de salões.
Administra pessoas, fornecendo meios para a garantia da segurança no trabalho, da saúde dos trabalhadores e da preservação ambiental Define equipes de trabalho, os critérios de seleção de pessoal, decidindo sobre admissão, demissão e promoção de funcionários Define benefícios e planos de incentivo.
Avalia a necessidade, viabiliza, e monitora treinamentos Aprova escalas de serviços, férias e folgas.
Promove reuniões da equipe Administra o andamento de questões trabalhistas Gerencia o processo de compras, selecionando e atendendo fornecedores, elaborando cadastro, negociando qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento, autorizando compras.
Coordena a logística para recebimento de produtos e avalia produtos e serviços adquiridos Administra recursos financeiros, elaborando orçamentos, acompanhando fluxo de caixa, alocando recursos, avaliando relatórios de atividades financeiras, acompanhando aplicações financeiras e gerenciando contratos Presta assessoria à diretoria da empresa, participando da elaboração do plano estratégico, da definição da política financeira da empresa, da elaboração de políticas de cargos e salários, da elaboração de normas e procedimentos, da avaliação da política de marketing e da elaboração de planos de emergência.
Propõe reformas das instalações Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações visando ao incremento da produtividade.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1415-10 deve gerenciar compras, coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes, promover vendas de produtos e serviços, executar rotinas administrativas, demonstrar competências pessoais, administrar pessoal, administrar Área de alimentos e bebidas, prestar assessoria, administrar recursos financeiros, gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1415-10
Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.
Atividades exercidas por um Gerente de restaurante CBO 1415-10
Um Gerente de restaurante (ou sinônimo) deve avaliar relatórios de desempenho, participar na definição da política financeira da empresa, avaliar necessidade treinamento, definir políticas de atendimento a clientes, representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o, definir equipes de trabalho, supervisionar preparação de receitas, definir critérios de avaliação dos serviços, definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos, alocar recursos, promover reuniões da equipe, demonstrar dinamismo, definir parcerias com outras empresas, definir fornecedores, controlar documentação, definir prioridades de execução dos serviços, avaliar produtos e serviços adquiridos, degustar alimentos e bebidas, elaborar carta de bebidas, participar da elaboração de políticas de cargos e salários, atender fornecedores, administrar andamento de questões trabalhistas, propor investimentos, verificar arrumação de salões, supervisionar estoque de alimentos e bebidas, supervisionar atividades de recreação e lazer, demonstrar senso de organização, negociar com fornecedores - qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento, definir critérios de seleção de pessoal, criar planos de incentivo, decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários, participar na elaboração do plano estratégico, supervisionar serviços de apoio - manutenção, segurança, informática, analisar previsões de mercado, controlar padrões de alimentos e bebidas, pesquisar novas receitas, controlar reposição de uniformes, aprovar escalas de serviços, férias e treinamento, viabilizar treinamento, coordenar logística para recebimento de produtos, definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços, tratar sugestões e reclamações de clientes, fomentar parcerias com órgãos públicos e privados, elaborar orçamento, elaborar cardápio, participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos, tomar decisões, medir satisfação do cliente, supervisionar serviços de recepção, demonstrar capacidade de negociação, supervisionar serviços de eventos, definir benefícios aos funcionários, motivar equipes, definir padrões de produtos e serviços em restaurantes, avaliar relatórios de atividades financeiras, atender auditorias, assumir responsabilidade, supervisionar qualidade de alimentos e bebidas, controlar inventários, inspecionar apresentação pessoal dos funcionários, autorizar compras, elaborar relatórios gerenciais, administrar conflitos, liderar equipes, participar da promoção de ações sociais, atender fiscalizações, participar na avaliação da política de marketing, supervisionar serviços de reservas, coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas, acompanhar aplicações financeiras, demonstrar fluência verbal, propor reformas de instalações, participar da elaboração de normas e procedimentos, montar pacotes - turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos, programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações, acompanhar fluxo de caixa, montar cadastro de fornecedores, controlar desperdícios, controlar qualidade dos serviços, monitorar treinamento de funcionários, supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas, coordenar execução de obras, relacionar-se com a mídia, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, definir produtos, serviços e preços, controlar estoque do almoxarifado, avaliar destinos, produtos e serviços prestados, participar na elaboração de planos de emergência.