CBO 1415-10 - Gerente de restaurante - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação
O profissional no cargo de Gerente de restaurante CBO 1415-10 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais de restaurantes e assemelhados, ou de unidade rede de franquia, sob a direção de um diretor ou gerente geral Gerencia e promove serviços, supervisionando as reservas, a recepção aos clientes, a produção na cozinha e bar, arrumação do salão e serviço aos clientes.
Controla a qualidade dos produtos e serviços, medindo a satisfação do cliente, tratando sugestões e reclamações Coordena áreas operacionais da cozinha, bar e salão em restaurantes e outros serviços de alimentação Programa serviços de manutenção de equipamentos e instalações, coordenando sua execução.
Administra recursos humanos e financeiros, gerencia compras, executa rotinas administrativas e presta assessoria Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
CBO 1415-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de restaurante, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação CBO 1415-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1415-10
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de restaurante
O Gerente de restaurante CBO 1415-10 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de produção e operação em restaurantes e assemelhados, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Gerencia serviços em restaurantes e outros estabelecimentos de alimentação, definindo políticas de atendimento aos clientes, supervisionando serviços de reservas, de recepção, de eventos, de apoio (manutenção, segurança e informática).
Controla a qualidade dos serviços, medindo a satisfação dos clientes, tratando sugestões e reclamações Inspeciona a apresentação pessoal dos funcionários e controla desperdícios.
Promove vendas de produtos e serviços, analisando previsões de mercado, definindo produtos, serviços e preços, acompanhando as tendências do setor Define políticas de divulgação e vendas de serviços, estabelecendo parcerias com outras empresas.
Representa a empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e comerciais, relacionando-se com a mídia.
Coordena as áreas operacionais de restaurantes, definindo padrões de serviços e as prioridades de execução Programa serviços de manutenção de equipamentos e instalações, coordenando a execução das obras.
Define a programação de eventos.
Administra a área de alimentos e bebidas, orientando o cardápio e a carta de bebidas, pesquisando novas receitas, supervisionando a preparação de receitas, degustando alimentos e bebidas Supervisiona o estoque, as condições do armazenamento e a qualidade de alimentos e bebidas, controlando seus prazos de validade Verifica a arrumação de salões.
Administra pessoas, fornecendo meios para a garantia da segurança no trabalho, da saúde dos trabalhadores e da preservação ambiental Define equipes de trabalho, os critérios de seleção de pessoal, decidindo sobre admissão, demissão e promoção de funcionários Define benefícios e planos de incentivo.
Avalia a necessidade, viabiliza, e monitora treinamentos Aprova escalas de serviços, férias e folgas.
Promove reuniões da equipe Administra o andamento de questões trabalhistas Gerencia o processo de compras, selecionando e atendendo fornecedores, elaborando cadastro, negociando qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento, autorizando compras.
Coordena a logística para recebimento de produtos e avalia produtos e serviços adquiridos Administra recursos financeiros, elaborando orçamentos, acompanhando fluxo de caixa, alocando recursos, avaliando relatórios de atividades financeiras, acompanhando aplicações financeiras e gerenciando contratos Presta assessoria à diretoria da empresa, participando da elaboração do plano estratégico, da definição da política financeira da empresa, da elaboração de políticas de cargos e salários, da elaboração de normas e procedimentos, da avaliação da política de marketing e da elaboração de planos de emergência.
Propõe reformas das instalações Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações visando ao incremento da produtividade.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1415-10 deve promover vendas de produtos e serviços, demonstrar competências pessoais, coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes, gerenciar compras, administrar Área de alimentos e bebidas, administrar recursos financeiros, gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes, prestar assessoria, executar rotinas administrativas, administrar pessoal.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1415-10
Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.
Atividades exercidas por um Gerente de restaurante CBO 1415-10
Um Gerente de restaurante (ou sinônimo) deve promover reuniões da equipe, elaborar relatórios gerenciais, demonstrar fluência verbal, controlar inventários, medir satisfação do cliente, supervisionar qualidade de alimentos e bebidas, relacionar-se com a mídia, tratar sugestões e reclamações de clientes, coordenar execução de obras, definir parcerias com outras empresas, supervisionar preparação de receitas, definir padrões de produtos e serviços em restaurantes, demonstrar senso de organização, definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços, controlar documentação, participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos, coordenar logística para recebimento de produtos, decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários, atender fornecedores, avaliar produtos e serviços adquiridos, elaborar carta de bebidas, supervisionar serviços de apoio - manutenção, segurança, informática, alocar recursos, administrar andamento de questões trabalhistas, supervisionar atividades de recreação e lazer, participar na elaboração do plano estratégico, propor reformas de instalações, inspecionar apresentação pessoal dos funcionários, definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos, definir fornecedores, controlar desperdícios, assumir responsabilidade, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, degustar alimentos e bebidas, supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas, supervisionar serviços de eventos, definir prioridades de execução dos serviços, atender auditorias, participar na avaliação da política de marketing, acompanhar fluxo de caixa, definir produtos, serviços e preços, programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações, controlar estoque do almoxarifado, controlar padrões de alimentos e bebidas, participar da elaboração de políticas de cargos e salários, atender fiscalizações, administrar conflitos, avaliar necessidade treinamento, definir equipes de trabalho, controlar reposição de uniformes, coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas, participar da promoção de ações sociais, pesquisar novas receitas, negociar com fornecedores - qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento, definir critérios de avaliação dos serviços, liderar equipes, definir benefícios aos funcionários, aprovar escalas de serviços, férias e treinamento, tomar decisões, controlar qualidade dos serviços, participar da elaboração de normas e procedimentos, definir critérios de seleção de pessoal, representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o, motivar equipes, monitorar treinamento de funcionários, elaborar orçamento, avaliar relatórios de desempenho, avaliar destinos, produtos e serviços prestados, criar planos de incentivo, supervisionar serviços de reservas, viabilizar treinamento, definir políticas de atendimento a clientes, supervisionar estoque de alimentos e bebidas, propor investimentos, elaborar cardápio, demonstrar capacidade de negociação, participar na elaboração de planos de emergência, verificar arrumação de salões, avaliar relatórios de atividades financeiras, montar cadastro de fornecedores, montar pacotes - turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos, analisar previsões de mercado, supervisionar serviços de recepção, autorizar compras, acompanhar aplicações financeiras, fomentar parcerias com órgãos públicos e privados, participar na definição da política financeira da empresa, demonstrar dinamismo.