CBO 1415-15 - Gerente de bar - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação
O profissional no cargo de Gerente de bar CBO 1415-15 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais de bares ou de unidade de rede de franquia, por conta própria ou por representação do proprietário Gerencia e promove serviços, supervisionando as reservas, a recepção aos clientes, a produção na cozinha e bar, arrumação do salão e serviço aos clientes.
Controla a qualidade dos produtos e serviços, medindo a satisfação do cliente, tratando sugestões e reclamações Coordena áreas operacionais da cozinha, bar e salão em bares e outros serviços semelhantes Programa serviços de manutenção de equipamentos e instalações, coordenando sua execução.
Administra recursos humanos e financeiros, gerencia compras, executa rotinas administrativas e presta assessoria Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
CBO 1415-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de bar, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação CBO 1415-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1415-15
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de bar
O Gerente de bar CBO 1415-15 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de produção e operação em bares e assemelhados, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Gerencia serviços em bares e outros estabelecimentos de bebidas e alimentação, definindo políticas de atendimento aos clientes, supervisionando serviços de reservas, de recepção, de eventos, de apoio (manutenção, segurança e informática).
Controla a qualidade dos serviços, medindo a satisfação dos clientes, tratando sugestões e reclamações.
Inspeciona a apresentação pessoal dos funcionários e controla desperdícios Promove vendas de produtos e serviços, analisando previsões de mercado, definindo produtos, serviços e preços, acompanhando as tendências do setor.
Define políticas de divulgação e vendas de serviços, estabelecendo parcerias com outras empresas Representa a empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e comerciais, relacionando-se com a mídia.
Coordena as áreas operacionais de bares e assemelhados, definindo padrões de serviços e as prioridades de execução.
Programa serviços de manutenção de equipamentos e instalações, coordenando a execução das obras Define a programação de eventos.
Administra a área de alimentos e bebidas, orientando a carta de bebidas e o cardápio, pesquisando novas receitas de alimentos e de drinques, supervisiona a preparação de receitas, degustando bebidas e alimentos.
Supervisiona o estoque, as condições do armazenamento e a qualidade de bebidas e alimentos, controlando seus prazos de validade Verifica a arrumação de salões Executa rotinas administrativas, definindo critérios de avaliação dos serviços, elaborando relatórios gerenciais, controlando documentações, inventários e estoque do almoxarifado, atendendo fiscalizações e auditorias.
Administra pessoas, fornecendo meios para a garantia da segurança no trabalho, da saúde dos trabalhadores e da preservação ambiental Define equipes de trabalho, os critérios de seleção de pessoal, decidindo sobre admissão, demissão e promoção de trabalhadores Define benefícios e planos de incentivo.
Avalia a necessidade, viabiliza, e monitora treinamentos Aprova escalas de serviços, férias e folgas.
Promove reuniões da equipe Administra o andamento de questões trabalhistas Gerencia o processo de compras, selecionando e atendendo fornecedores, elaborando cadastro, negociando qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento, autorizando compras.
Coordena a logística para recebimento de produtos e avalia produtos e serviços adquiridos Administra recursos financeiros, elaborando orçamentos, acompanhando fluxo de caixa, alocando recursos, avaliando relatórios de atividades financeiras, acompanhando aplicações financeiras e gerenciando contratos Controla fluxo de caixa do estabelecimento ou de uma rede.
Participa da definição cargos e salários, da elaboração de normas e procedimentos, da política de marketing e da elaboração de planos de segurança e de emergência Propõe reformas das instalações Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias.
Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Promove inovações visando ao incremento da produtividade.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1415-15 deve administrar Área de alimentos e bebidas, gerenciar compras, administrar recursos financeiros, demonstrar competências pessoais, gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes, executar rotinas administrativas, administrar pessoal, promover vendas de produtos e serviços, coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes, prestar assessoria.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1415-15
Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.
Atividades exercidas por um Gerente de bar CBO 1415-15
Um Gerente de bar (ou sinônimo) deve elaborar relatórios gerenciais, controlar desperdícios, coordenar execução de obras, coordenar logística para recebimento de produtos, negociar com fornecedores - qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento, definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos, criar planos de incentivo, participar na elaboração de planos de emergência, elaborar orçamento, elaborar cardápio, avaliar relatórios de desempenho, tratar sugestões e reclamações de clientes, aprovar escalas de serviços, férias e treinamento, supervisionar serviços de recepção, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, supervisionar estoque de alimentos e bebidas, supervisionar preparação de receitas, demonstrar senso de organização, viabilizar treinamento, atender auditorias, controlar reposição de uniformes, participar da elaboração de políticas de cargos e salários, supervisionar serviços de apoio - manutenção, segurança, informática, avaliar relatórios de atividades financeiras, demonstrar fluência verbal, participar da elaboração de normas e procedimentos, programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações, assumir responsabilidade, alocar recursos, tomar decisões, monitorar treinamento de funcionários, montar pacotes - turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos, participar na elaboração do plano estratégico, supervisionar qualidade de alimentos e bebidas, elaborar carta de bebidas, acompanhar aplicações financeiras, promover reuniões da equipe, definir parcerias com outras empresas, acompanhar fluxo de caixa, definir equipes de trabalho, participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos, definir benefícios aos funcionários, definir prioridades de execução dos serviços, supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas, degustar alimentos e bebidas, medir satisfação do cliente, demonstrar capacidade de negociação, avaliar produtos e serviços adquiridos, controlar documentação, definir fornecedores, fomentar parcerias com órgãos públicos e privados, supervisionar serviços de eventos, coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas, controlar estoque do almoxarifado, supervisionar serviços de reservas, participar na definição da política financeira da empresa, definir critérios de seleção de pessoal, analisar previsões de mercado, definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços, administrar andamento de questões trabalhistas, definir produtos, serviços e preços, controlar inventários, definir políticas de atendimento a clientes, administrar conflitos, atender fornecedores, demonstrar dinamismo, propor reformas de instalações, avaliar destinos, produtos e serviços prestados, propor investimentos, participar na avaliação da política de marketing, motivar equipes, autorizar compras, participar da promoção de ações sociais, inspecionar apresentação pessoal dos funcionários, relacionar-se com a mídia, supervisionar atividades de recreação e lazer, representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o, pesquisar novas receitas, atender fiscalizações, montar cadastro de fornecedores, decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários, controlar qualidade dos serviços, definir critérios de avaliação dos serviços, liderar equipes, avaliar necessidade treinamento.