CBO 1415-25 - Gerente de turismo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação
O profissional no cargo de Gerente de turismo CBO 1415-25 Gerencia operações, planeja e agencia viagens de lazer ou de negócios, feiras, congressos e exposições Administra a venda de passagens, reserva de hotéis e programação de passeios e excursões.
Gerencia atividades em hotéis, empresas de transporte, eventos, empreendimentos de lazer, supervisionando as programações Realiza pesquisas e análises de mercado visando melhorar resultados e replanejar estratégias Gerencia equipes e recursos financeiros e físicos.
Garante a qualidade de produtos e serviços oferecidos com base nos resultados da pesquisa de satisfação de clientes Pode atuar em órgãos públicos, na implantação de projetos de desenvolvimento turístico local, coordenando a exploração turística de uma região, promovendo e divulgando as atrações locais Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental.
CBO 1415-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de turismo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação CBO 1415-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1415-25
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de turismo
O Gerente de turismo CBO 1415-25 gerencia serviços em agências de turismo, planejando, organizando, promovendo e divulgando viagens, eventos e atividades de lazer e negócios Define políticas de atendimento a clientes, supervisiona serviços de reservas, de eventos e serviços de apoio.
Controla a qualidade dos serviços, monitorando os indicadores de desempenho, medindo a satisfação do cliente, tratando sugestões e reclamações.
Inspeciona apresentação pessoal dos funcionários Realiza pesquisas e análises de mercado, identificando segmentos de turismo, avaliando destinos, produtos e serviços prestados.
Elabora roteiros e pacotes turísticos, de lazer, gastronômicos, feiras e eventos, definindo cronogramas de viagens, planejando a logística terrestre, aérea e aquaviária, estabelecendo parcerias para viabilizá-los Promove a venda de pacotes turísticos, passagens, reservas de hotéis, passeios e excursões, atuando em agências, operadoras e sites turísticos.
Estabelece estratégias comerciais, definindo preços de produtos e serviços e formas de pagamento.
Define políticas de divulgação e vendas de produtos e e junto à mídia Executa rotinas administrativas, definindo critérios de avaliação dos serviços, avaliando relatórios de desempenho comercial e operacional, elaborando relatórios gerenciais, controlando documentação, atendendo fiscalizações e auditorias.
Administra pessoal, definindo equipes de trabalho e critérios de seleção de pessoal, decidindo sobre admissão, demissão e promoção de trabalhadores.
Realiza reuniões de equipe Define benefícios e planos de incentivo à equipe de trabalho Avalia a necessidade, viabiliza e monitora treinamento da equipe.
Aprova escalas de serviços, férias e folgas Administra o andamento de questões trabalhistas Gerencia o processo de compras, selecionando fornecedores, elaborando cadastro, atendendo fornecedores, negociando qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento.
Autoriza compras Coordena a logística para recebimento de produtos e avalia produtos e serviços adquiridos.
Administra recursos financeiros, acompanhando fluxo de caixa, alocando recursos, avaliando relatórios de atividades e de aplicações financeiras Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Presta assessoria à diretoria da empresa ou aos proprietários, participa da elaboração do plano estratégico, da definição da política financeira, da elaboração de políticas de cargos e salários, da elaboração de normas e procedimentos, da avaliação da política de marketing e da elaboração de planos de emergência.
Propõe reformas das instalações Fomenta parcerias com órgãos públicos e privados e participa da promoção de ações sociais Pode atuar em empreendimentos de lazer (parques temáticos e aquáticos), resorts, navios de cruzeiro, orientando e supervisionando as programações preparadas para grupos de turistas.
Pode atuar em prefeituras e órgãos públicos (como secretarias municipais e estaduais de turismo e áreas afins), na implantação de projetos de desenvolvimento turístico local, coordenando a exploração turística de uma região, promovendo e divulgando as atrações locais e o turismo sustentável Promove as inovações aplicadas às atividades turísticas, visando ao incremento da produtividade.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1415-25 deve administrar recursos financeiros, promover vendas de produtos e serviços, prestar assessoria, demonstrar competências pessoais, administrar pessoal, gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes, executar rotinas administrativas, gerenciar compras.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1415-25
Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.
Atividades exercidas por um Gerente de turismo CBO 1415-25
Um Gerente de turismo (ou sinônimo) deve demonstrar fluência verbal, motivar equipes, representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o, demonstrar dinamismo, participar da elaboração de políticas de cargos e salários, definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços, participar na elaboração do plano estratégico, supervisionar serviços de reservas, supervisionar serviços de apoio - manutenção, segurança, informática, acompanhar fluxo de caixa, participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos, montar cadastro de fornecedores, analisar previsões de mercado, avaliar relatórios de atividades financeiras, decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários, viabilizar treinamento, fomentar parcerias com órgãos públicos e privados, liderar equipes, participar na elaboração de planos de emergência, atender auditorias, controlar estoque do almoxarifado, negociar com fornecedores - qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento, definir benefícios aos funcionários, tomar decisões, participar na avaliação da política de marketing, avaliar necessidade treinamento, tratar sugestões e reclamações de clientes, promover reuniões da equipe, alocar recursos, acompanhar aplicações financeiras, autorizar compras, controlar qualidade dos serviços, avaliar relatórios de desempenho, definir políticas de atendimento a clientes, supervisionar serviços de eventos, definir parcerias com outras empresas, definir critérios de avaliação dos serviços, participar da elaboração de normas e procedimentos, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, monitorar treinamento de funcionários, demonstrar capacidade de negociação, elaborar relatórios gerenciais, montar pacotes - turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos, medir satisfação do cliente, assumir responsabilidade, inspecionar apresentação pessoal dos funcionários, definir fornecedores, elaborar orçamento, propor investimentos, atender fornecedores, definir equipes de trabalho, atender fiscalizações, demonstrar senso de organização, participar na definição da política financeira da empresa, administrar andamento de questões trabalhistas, participar da promoção de ações sociais, administrar conflitos, criar planos de incentivo, definir produtos, serviços e preços, propor reformas de instalações, identificar segmentos de turismo, avaliar destinos, produtos e serviços prestados, avaliar produtos e serviços adquiridos, definir critérios de seleção de pessoal, controlar inventários, aprovar escalas de serviços, férias e treinamento, relacionar-se com a mídia, controlar desperdícios, coordenar logística para recebimento de produtos, controlar documentação.