CBO 1416-05 - Gerente de operações de transportes - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações de serviços em empresa de transporte, de comunicação e de logística (armazenagem e distribuição)
O profissional no cargo de Gerente de operações de transportes CBO 1416-05 planeja, organiza, coordena e controla as atividades operacionais de transportes terrestre, aéreo e aquaviário - de passageiros e cargas - de empresa, sob a direção de um diretor ou gerente geral Controla tráfego, roteiros, itinerários e fluxo de entrada e saída de materiais e veículos, entre outros aspectos das operações de transporte.
Avalia resultados, acompanhando indicadores de desempenho e adotando medidas para corrigir distorções Administra força de trabalho e recursos materiais e financeiros Define plano de manutenção para veículos, máquinas, equipamentos e instalações de transporte.
Colabora nos estudos de modernização tecnológica da frota e adapta processos operacionais às novas tecnologias Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 1416-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações de serviços em empresa de transporte, de comunicação e de logística (armazenagem e distribuição) que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de operações de transportes, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações de serviços em empresa de transporte, de comunicação e de logística (armazenagem e distribuição) CBO 1416-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1416-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de operações de serviços em empresa de transporte, de comunicação e de logística (armazenagem e distribuição).
- Gerentes.
O que faz um Gerente de operações de transportes
O Gerente de operações de transportes CBO 1416-05 presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas de produção do planejamento tático Elabora planejamento operacional das atividades das equipes de trabalho, em áreas operacionais de transportes - de passageiros e cargas - terrestre, aéreo e aquaviário.
Planeja recursos humanos e materiais para as operações.
Elabora orçamento Planeja expansão de áreas e de capacidade de atendimento em modais rodoviário, ferroviário, aquaviário e dutoviário de transporte.
Estabelece padrões para serviços subcontratados Propõe inovações tecnológicas.
Colabora no desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos operacionais.
Elabora e aprova normas e procedimentos Organiza as atividades das equipes, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados.
Define linhas e itinerários e planeja viagens diferenciadas ou fretamentos, de cargas e de passageiros.
Desenvolve produtos, serviços e/ou equipamentos junto a fornecedores ou terceiros Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos No transporte intermodal, faz a gestão dos diversos contratos para cada trecho da rota.
No transporte multimodal, gerencia o contrato único para toda a rota Monitora tráfego rodoviário, ferroviário, aéreo, marítimo e fluvial Controla disponibilidade de veículos.
Monitora roteiros e itinerários de veículos Controla o fluxo de entrada e de saída de materiais e veículos.
Controla uso e funcionalidade de equipamentos de bordo Transmite informações sobre condições de navegação e de tráfego, aos comandantes e condutores de veículos Encaminha informações - aos órgãos de segurança, de saúde, entre outros -, sobre ocorrências nas operações de transporte.
Aciona e controla serviços de manutenção Adapta os processos operacionais às novas tecnologias - incluindo automação - com o intuito de simplificar etapas operacionais, acrescentar ganhos de produtividade e aprimorar a qualidade das operações de transporte Utiliza “softwares” de planejamento de rotas e de navegação.
Faz uso intensivo de ferramentas computacionais em logística de transporte, como os sistemas de ERP-Planejamento de Recursos Empresariais (Enterprise Resource Planning), TMS–Sistema de Administração de Transporte (Transportation Management System), entre outros Avalia resultados, definindo indicadores de desempenho, como número de passageiros por viagem, volume de carga transportada, tempo para liberação dos veículos, pontualidade, margem de lucro média, entre outros Acompanha e avalia indicadores de desempenho da área de operações de transporte, adotando medidas para corrigir distorções.
Soluciona reclamações de clientes Avalia execução orçamentária Administra pessoal, identificando necessidade de contratação, contribuindo na elaboração da descrição de cargos e do plano de carreiras, e promovendo a equalização entre cargos e remunerações Avalia desempenho das equipes de trabalho Planeja desenvolvimento de pessoal.
Gerencia recursos materiais e financeiros da área Analisa conjuntamente a demanda operacional e a capacidade de ocupação dos equipamentos, com os objetivos de otimizar o uso de recursos materiais e do espaço físico e de racionalizar custos das operações Autoriza requisição de compras, gastos com terceirização, e aluguel de equipamentos a terceiros Define plano de manutenção para veículos, máquinas, equipamentos e instalações de transporte Colabora nos estudos de modernização tecnológica da frota Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Zela pelo cumprimento das normas de segurança Promove ações de preservação ambiental Implementa medidas para redução de emissões poluentes nos serviços de transporte Providencia descarte de sucatas e de resíduos de acordo com normas ambientais.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1416-05 deve demonstrar competências pessoais, gerir recursos materiais e financeiros da Área, administrar equipes, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, controlar processo operacional, avaliar resultados, planejar atividades de armazenamento, distribuição, transportes e comunicações, buscar novas tecnologias, assessorar diretoria e setores da empresa.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de operações de serviços em empresa de transporte, de comunicação e de logística (armazenagem e distribuição) esses trabalhadores atuam em áreas operacionais de atividades de correio e telecomunicações, transporte aéreo, aquaviário e terrestre, armazéns gerais e serviços de distribuição. São assalariados, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado ou, como no caso do gerente de operações - transportes, também a céu aberto e em veículos. O horário de trabalho é diurno. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante. O gerente de operações transportes pode estar exposto a ruído intenso e o gerente de operações - correios e telecomunicações ao uso contínuo de computadores, provocando dores.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1416-05
Para o ingresso nesses empregos/ocupações, exige-se nível superior completo, exceto para o gerente de operações ¿ transportes, que tem como escolaridade mínima o ensino médio completo. A formação profissional é complementada por cursos especializados de duzentas a quatrocentas horas-aula para o gerente de operações ¿ transportes e mais de quatrocentas horas-aula para o gerente de logística. É recomendável mais de cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Gerente de operações de transportes CBO 1416-05
Um Gerente de operações de transportes (ou sinônimo) deve transmitir informações sobre condições de navegação aos comandantes, detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento, demonstrar credibilidade, planejar serviços de rádio-chamada, elaborar orçamentos, administrar absenteísmo - faltas, licenças, afastamentos..., interagir com outros setores, definir processos de trabalho, adaptar processos operacionais às novas tecnologias, acionar serviços de manutenção, implantar inovações, assessorar eventos promovidos por outros setores da empresa, desenvolver produtos, serviços e/ou equipamentos junto a fornecedores ou terceiros, avaliar inovações, subsidiar, com informações, as tomadas de decisões relativas a sua área de atuação, qualificar fornecedores, eliminar não-conformidades, avaliar indicadores de desempenho - % de redução de custos, nº de passageiros por viagem..., demonstrar liderança, aplicar medidas para corrigir distorções, contribuir na elaboração de descrição de cargos, cooperar no desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos operacionais, promover ações de preservação ambiental, definir linhas e itinerários, demonstrar capacidade de empreendimento, preparar relatórios gerenciais, providenciar descarte de sucatas e resíduos em geral, divulgar implantação de inovações, controlar execução de serviços de terceiros, estabelecer padrões para serviços subcontratados, encaminhar ofícios aos orgãos de segurança e/ou saúde sobre ocorrências - assaltos, acidentes, doença, requisitar treinamento e desenvolvimento, estimular a motivação da equipe, administrar rotatividade de pessoal, preparar substituto, demonstrar decisão, autorizar comercialização de espaço físico para anúncios, exposições, serviços...., providenciar reposição de epis e epcs, avaliar execução orçamentária, controlar serviços de manutenção, elaborar plano de contingência e ações preventivas, delegar tarefas, acionar plano de contingência, planejar desenvolvimento de mão-de-obra, monitorar tráfego aéreo, marítimo, fluvial, rodoviário, ferroviário...., controlar disponibilidade de veículos, negociar condições e prioridades de projetos, identificar a necessidade de estratégias de segurança, demonstrar capacidade de comunicação, agir com criatividade, sugerir ações para o plano de saúde e segurança no trabalho, definir plano operacional e de manutenção, planejar alternativas de terceirização, aprovar normas e procedimentos, trabalhar em equipe, manter-se atualizado profissionalmente, programar escala de férias, demonstrar iniciativa, zelar pelo cumprimento das normas de segurança, autorizar gastos com terceirização, contribuir na elaboração do plano de carreira, planejar viagens diferenciadas - fretamentos - cargas/passageiros, demonstrar flexibilidade, zelar pela organização do local de trabalho, sensibilizar equipes para a utilização de novas tecnologias, definir indicadores de desempenho - % de redução de custos, nº passageiros por viagem...., demonstrar capacidade de organização, distribuir tarefas, otimizar uso de recursos materiais, revisar planos, representar a empresa publicamente, redigir comunicados e orientações, elaborar normas e procedimentos, avaliar desempenhos das equipes, analisar capacidade de ocupação dos equipamentos, priorizar alocação de recursos, controlar uso e funcionalidade dos equipamentos a bordo, detectar necessidade de contratação de pessoal, autorizar requisições de compras, autorizar aluguel de equipamentos a terceiros, assessorar na elaboração do plano estratégico, participar de feiras, seminários, congressos, simpósios...., planejar soluções de atendimento a clientes, selecionar canditados, requisitar contratações e desligamentos de funcionários, atender auditoria e inspeções internas e externas, planejar expansão de áreas de atendimento, acompanhar indicadores de desempenho - % de redução de custos, nº de passageiros por viagem..., demonstrar capacidade de negociação, planejar recursos humanos e materiais para as operações, controlar o fluxo de entrada e saída de materiais e veículos, delegar atribuições, propor inovações tecnológicas, colaborar na definição de epis e epcs, analisar demanda operacional, racionalizar custos operacionais, administrar remanejamentos de pessoal, monitorar roteiros e itinerários de veículos, autorizar alienação de equipamentos, solucionar reclamações de clientes, equalizar cargos e remunerações, otimizar uso do espaço físico, relacionar-se interpessoalmente, administrar conflitos, planejar expansão de capacidade de atendimento, definir metas - redução de custos, ganhos de produtividade, renovação de frota.....