CBO 1416-10 - Gerente de operações de correios e telecomunicações - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações de serviços em empresa de transporte, de comunicação e de logística (armazenagem e distribuição)
O profissional no cargo de Gerente de operações de correios e telecomunicações CBO 1416-10 planeja, organiza, coordena e controla as atividades operacionais de correios (recepção e de distribuição de correspondências, produtos, encomendas e outros bens) e de telecomunicações (transmissão, emissão ou recepção - por fio, meios ópticos ou outro processo eletromagnético - de voz, imagens e dados) em empresa, sob a direção de um diretor ou gerente geral Planeja expansão de capacidade de atendimento, de acordo com a demanda por novos serviços.
Gerencia contratos e projetos Avalia resultados, acompanhando indicadores de desempenho e adotando medidas para corrigir distorções Administra força de trabalho e recursos materiais e financeiros.
Aciona e controla serviços de manutenção Adapta processos operacionais às novas tecnologias Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 1416-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações de serviços em empresa de transporte, de comunicação e de logística (armazenagem e distribuição) que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de operações de correios e telecomunicações, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações de serviços em empresa de transporte, de comunicação e de logística (armazenagem e distribuição) CBO 1416-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1416-10
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de operações de serviços em empresa de transporte, de comunicação e de logística (armazenagem e distribuição).
- Gerentes.
O que faz um Gerente de operações de correios e telecomunicações
O Gerente de operações de correios e telecomunicações CBO 1416-10 presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas de produção do planejamento tático Elabora planejamento operacional das atividades das equipes de trabalho, em áreas operacionais de correios e telecomunicações de empresa.
Propõe inovações tecnológicas.
Elabora orçamentos Elabora e aprova normas e procedimentos.
Organiza as atividades das equipes, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados Planeja expansão de capacidade de atendimento, de acordo com a demanda por novos serviços.
Desenvolve produtos, serviços e/ou equipamentos junto a fornecedores ou terceiros.
Desenvolve operações de apoio aos serviços de rastreamento associados às operações de correios Atua nas operações em serviços - de banda larga, televisão por assinatura paga, entre outros -, de acordo com demandas do mercado de telecomunicações.
Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos.
Adapta processos operacionais às novas tecnologias, de acordo com a evolução das operações de correios e da concorrência, incluindo soluções de automação e de rede empregada nos serviços postais e de entrega em geral Pode colaborar nas iniciativas de diversificação da oferta de serviços de correio, desenvolvendo operações logísticas para comércio eletrônico (e-Commerce), importação e exportação, entre outras possibilidades Acompanha tendências pró-convergência de voz, dados e TV, disseminação da comunicação via internet, entre outros aspectos da evolução tecnológica em telecomunicações.
Nas operações de telecomunicações, pode desenvolver processos automatizados de operação e manutenção de equipamentos, sistemas e instalações Controla a execução dos serviços, definindo indicadores de desempenho para operações de correios e telecomunicações Monitora indicadores de desempenho diversificados, nas operações de correios.
Monitora segurança, tráfego, capacidade e outros indicadores de desempenho em operação de telecomunicações, podendo utilizar “software” e outros recursos tecnológicos específicos Monitora incidentes de quebra de segurança na proteção de dados, em operações de telecomunicações.
Analisa desempenho da área de operações de correios e telecomunicações, adotando medidas para corrigir distorções Soluciona reclamações de clientes, implementando ações de melhoria, para manter o padrão de qualidade requerido nas operações de correios e nas operações de telecomunicações Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias.
Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Administra pessoal, identificando necessidade de contratação, contribuindo na elaboração da descrição de cargos e do plano de carreiras, e promovendo a equalização entre cargos e remunerações Avalia desempenho das equipes de trabalho.
Planeja desenvolvimento de pessoal Gerencia recursos materiais e financeiros da área Analisa conjuntamente a demanda operacional e a capacidade de ocupação dos equipamentos, com os objetivos de otimizar o uso de recursos materiais e do espaço físico e de racionalizar custos das operações.
Autoriza requisição de compras e gastos com terceirização Avalia execução orçamentária Define plano de manutenção Aciona e controla serviços de manutenção Zela pelo cumprimento das normas de segurança.
Colabora na definição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) Promove ações de preservação ambiental Providencia descarte de resíduos de acordo com normas ambientais.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1416-10 deve controlar processo operacional, gerir recursos materiais e financeiros da Área, buscar novas tecnologias, planejar atividades de armazenamento, distribuição, transportes e comunicações, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessorar diretoria e setores da empresa, administrar equipes, demonstrar competências pessoais, avaliar resultados.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de operações de serviços em empresa de transporte, de comunicação e de logística (armazenagem e distribuição) esses trabalhadores atuam em áreas operacionais de atividades de correio e telecomunicações, transporte aéreo, aquaviário e terrestre, armazéns gerais e serviços de distribuição. São assalariados, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado ou, como no caso do gerente de operações - transportes, também a céu aberto e em veículos. O horário de trabalho é diurno. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante. O gerente de operações transportes pode estar exposto a ruído intenso e o gerente de operações - correios e telecomunicações ao uso contínuo de computadores, provocando dores.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1416-10
Para o ingresso nesses empregos/ocupações, exige-se nível superior completo, exceto para o gerente de operações ¿ transportes, que tem como escolaridade mínima o ensino médio completo. A formação profissional é complementada por cursos especializados de duzentas a quatrocentas horas-aula para o gerente de operações ¿ transportes e mais de quatrocentas horas-aula para o gerente de logística. É recomendável mais de cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Gerente de operações de correios e telecomunicações CBO 1416-10
Um Gerente de operações de correios e telecomunicações (ou sinônimo) deve definir metas - redução de custos, ganhos de produtividade, renovação de frota...., definir plano operacional e de manutenção, planejar expansão de capacidade de atendimento, preparar substituto, divulgar implantação de inovações, preparar relatórios gerenciais, redigir comunicados e orientações, demonstrar credibilidade, monitorar tráfego dos serviços de correios e telecomunicações, analisar demanda operacional, manter-se atualizado profissionalmente, relacionar-se interpessoalmente, implantar inovações, planejar soluções de atendimento a clientes, acompanhar indicadores de desempenho - % de redução de custos, nº de passageiros por viagem..., acionar serviços de manutenção, zelar pelo cumprimento das normas de segurança, elaborar orçamentos, autorizar requisições de compras, qualificar fornecedores, representar a empresa publicamente, equalizar cargos e remunerações, requisitar treinamento e desenvolvimento, colaborar na definição de epis e epcs, demonstrar capacidade de empreendimento, identificar a necessidade de estratégias de segurança, otimizar uso de recursos materiais, autorizar alienação de equipamentos, administrar conflitos, demonstrar capacidade de negociação, analisar capacidade de ocupação dos equipamentos, negociar condições e prioridades de projetos, avaliar inovações, administrar absenteísmo - faltas, licenças, afastamentos..., otimizar uso do espaço físico, priorizar alocação de recursos, demonstrar iniciativa, elaborar normas e procedimentos, distribuir tarefas, demonstrar capacidade de comunicação, sugerir ações para o plano de saúde e segurança no trabalho, administrar remanejamentos de pessoal, administrar rotatividade de pessoal, assessorar eventos promovidos por outros setores da empresa, propor inovações tecnológicas, demonstrar flexibilidade, contribuir na elaboração do plano de carreira, zelar pela organização do local de trabalho, interagir com outros setores, aplicar medidas para corrigir distorções, avaliar desempenhos das equipes, aprovar normas e procedimentos, avaliar indicadores de desempenho - % de redução de custos, nº de passageiros por viagem..., trabalhar em equipe, detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento, revisar planos, planejar alternativas de terceirização, sensibilizar equipes para a utilização de novas tecnologias, delegar atribuições, requisitar contratações e desligamentos de funcionários, planejar recursos humanos e materiais para as operações, desenvolver produtos, serviços e/ou equipamentos junto a fornecedores ou terceiros, autorizar gastos com terceirização, controlar execução de serviços de terceiros, contribuir na elaboração de descrição de cargos, elaborar plano de contingência e ações preventivas, autorizar aluguel de equipamentos a terceiros, demonstrar liderança, definir indicadores de desempenho - % de redução de custos, nº passageiros por viagem...., detectar necessidade de contratação de pessoal, demonstrar capacidade de organização, subsidiar, com informações, as tomadas de decisões relativas a sua área de atuação, demonstrar decisão, cooperar no desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos operacionais, adaptar processos operacionais às novas tecnologias, solucionar reclamações de clientes, definir processos de trabalho, participar de feiras, seminários, congressos, simpósios...., planejar desenvolvimento de mão-de-obra, autorizar comercialização de espaço físico para anúncios, exposições, serviços...., racionalizar custos operacionais, programar escala de férias, selecionar canditados, controlar serviços de manutenção, agir com criatividade, acionar plano de contingência, eliminar não-conformidades, delegar tarefas, providenciar descarte de sucatas e resíduos em geral, assessorar na elaboração do plano estratégico, estimular a motivação da equipe, promover ações de preservação ambiental, atender auditoria e inspeções internas e externas, estabelecer padrões para serviços subcontratados, avaliar execução orçamentária.