CBO 1417-10 - Gerente de agência - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira
O profissional no cargo de Gerente de agência CBO 1417-10 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais de rotina em agências bancárias, sob a direção de um diretor, gerente geral ou regional Coordena a implantação e comercialização de produtos e serviços bancários, analisando perfis e desenvolvendo processos de prospecção de clientes.
Implementa processos operacionais, detectando riscos, ajustando parâmetros e monitorando a qualidade da carteira de crédito Gerencia, coordena, desenvolve e treina equipe de trabalho na agência bancária Analisa mercado e concorrência e estabelece indicadores de resultado, objetivos e metas da agência.
Consolida e repassa informações a clientes e órgãos reguladores Administra recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.
CBO 1417-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de agência, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira CBO 1417-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1417-10
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de agência
O Gerente de agência CBO 1417-10 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes em agências bancárias, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Define fluxo operacional das rotinas em agências bancárias.
Avalia riscos e identifica nichos de atuação Fornece subsídios para o desenvolvimento de produtos e serviços bancários.
Obtém aprovação interna de produtos, serviços e processos Homologa projeto-piloto, desenvolve processos de prospecção de clientes e recomenda ações de marketing e vendas.
Implementa políticas legais, administrativas e financeiras, interna e externamente, garantindo seu cumprimento.
Ajusta parâmetros operacionais e assegura padrões de atendimento Participa de comitê de crédito e propõe alteração de classificação de risco de clientes.
Coordena processo de gestão e revisão de crédito.
Acompanha formalização de operações e aprova taxas e tarifas Monitora qualidade das carteiras e coordena processos de recuperação de crédito Verifica enquadramento de garantias e aplicação do crédito na finalidade.
Instrui processos de cobrança e recuperação de crédito Elabora estratégias de exigibilidade e de aplicações, examina operações e mensura impactos legais nos processos de trabalho Detecta riscos operacionais e atribui perfil de acesso aos sistemas.
Otimiza fluxo de trabalho Identifica público-alvo, promove visitas e executa políticas para manutenção de clientes.
Analisa sugestões e reclamações e desenvolve melhorias Classifica risco por nível - “rating” – e faz consultas de crédito Verifica autenticidade de informações e negocia taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas, valores e outras condições das operações.
Analisa desempenho econômico-financeiro de clientes e evolução de inadimplência das carteiras Incrementa resultados financeiros Traça plano diretor para a agência bancária, revisando-o e submetendo-o à aprovação superior.
Estabelece prioridades, metas e indicadores de resultados Analisa mercado e elabora orçamento do núcleo de negócio Define estrutura organizacional da agência, de acordo com as atribuições de cada cargo.
Administra pessoas, finanças, suprimentos, operações de produção e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental Determina perfil de ocupações, adequando-os quando necessário Seleciona, propõe remuneração, treina, remaneja e dispensa pessoal Coordena, motiva e promove a interação das equipes, administrando conflitos Programa férias dos funcionários e delega atribuições.
Realiza avaliação de desempenho da equipe de trabalho Programa e promove treinamento de equipes e sugere promoção de pessoal Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Controla orçamento da agência e custos operacionais Contrata, autoriza pagamento e controla execução de serviços terceirizados Solicita e autoriza manutenção de sistemas e compra de equipamentos Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Participa de projetos institucionais e divulga normas, procedimentos, objetivos e metas da agência Consolida informações gerenciais, comunica alterações de taxas e tarifas a clientes e repassa informações a órgãos reguladores Responde pela zeladoria e conservação do patrimônio da agência Atua de acordo com normas e legislações, em especial do Sistema Financeiro Nacional (SFN), com observância aos preceitos do sigilo de informações, administrando os ativos e recursos a ele confiados.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1417-10 deve demonstrar competências pessoais, traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização, implementar processos operacionais, comercializar produtos e serviços financeiros, planejar processos de operações bancárias, coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos, administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, gerenciar pessoas, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira os cargos dessa família CBO desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1417-10
Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.
Atividades exercidas por um Gerente de agência CBO 1417-10
Um Gerente de agência (ou sinônimo) deve demonstrar percepção - feeling, executar consultas de crédito, estabelecer indicadores de resultados, fomentar prospecção de clientes, motivar equipes, identificar necessidade de cliente, coordenar processos de recuperação de crédito, definir atribuições para cada cargo, demonstrar visão gerencial, solicitar compra de equipamentos, avaliar riscos inerentes ao produto, comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes, incrementar resultados, participar de projetos da instituição, sugerir promoção de pessoal, negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores, conferir autenticidade de informações, demonstrar poder de decisão, delegar atribuições, programar desenvolvimento de equipes, garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras, contratar serviços terceirizados, aprovar taxas e tarifas, interagir com demais áreas do banco, demonstrar pensamento estruturado, montar estratégias de exigibilidade e aplicações, revisar plano diretor, submeter plano diretor a aprovação superior, demonstrar capacidade de conviver com situações adversas, programar férias da equipe, autorizar manutenção de sistemas informatizados, elaborar orçamento da área, examinar operações gerenciais, divulgar normas e procedimentos, estabelecer objetivos e metas, participar de comitê de crédito, obter aprovação interna de produtos, serviços e processos, solicitar manutenção de sistemas informatizados, controlar custos, visitar clientes, demonstrar segurança, classificar clientes - rating e score, demonstrar raciocínio analítico, acompanhar formalização de operações, identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços, ajustar parâmetros operacionais, realizar avaliação cruzada de desempenho, propor remuneração de pessoal, estabelecer prioridades, respeitar valores da instituição, demonstrar capacidade de negociação, avaliar potencial de pessoal da equipe, implementar políticas internas e externas, instruir processos de cobrança e recuperação de crédito, administrar conflitos, promover treinamento e desenvolvimento de equipes, determinar perfil de ocupações, subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, controlar execução de serviços de terceiros, homologar piloto de produtos, serviços e processos, consolidar informações gerenciais, definir estrutura organizacional da área, coordenar processo de revisão de crédito, promover interação da equipe, recomendar ações de marketing e vendas, analisar desempenho econômico-financeiro de clientes - pf e pj, analisar mercado e concorrência, gerir processos de crédito, atribuiir perfil de acesso aos sistemas, dispensar pessoas, monitorar recuperação de crédito, analisar evolução de inadimplência das carteiras, atender auditoria interna e externa, especificar condições e fluxos operacionais, verificar enquadramento de garantias, estudar sugestões de clientes, solucionar reclamações de clientes, assegurar padrões de atendimento, prever impactos de normas internas e externas, divulgar objetivos e metas da área, detectar riscos inerentes ao processo operacional, otimizar fluxo de trabalho, selecionar pessoas, autorizar pagamento de serviços terceirizados, desenvolver processos de prospecção de clientes, monitorar qualidade da carteira de crédito, propor alteração de rating ou score para clientes, coordenar equipes, adequar perfil ocupacional a função, remanejar pessoal, reconhecer nichos de mercado, conduzir reuniões com equipe, checar aplicação do crédito na finalidade, demonstrar persuasão, controlar orçamento da área, reciclar-se profissionalmente, executar políticas de manutenção de clientes, demonstrar lideraça, demonstrar flexibilidade.