CBO 1417-10 - Gerente de agência - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira
O profissional no cargo de Gerente de agência CBO 1417-10 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais de rotina em agências bancárias, sob a direção de um diretor, gerente geral ou regional Coordena a implantação e comercialização de produtos e serviços bancários, analisando perfis e desenvolvendo processos de prospecção de clientes.
Implementa processos operacionais, detectando riscos, ajustando parâmetros e monitorando a qualidade da carteira de crédito Gerencia, coordena, desenvolve e treina equipe de trabalho na agência bancária Analisa mercado e concorrência e estabelece indicadores de resultado, objetivos e metas da agência.
Consolida e repassa informações a clientes e órgãos reguladores Administra recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.
CBO 1417-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de agência, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira CBO 1417-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1417-10
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de agência
O Gerente de agência CBO 1417-10 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes em agências bancárias, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Define fluxo operacional das rotinas em agências bancárias.
Avalia riscos e identifica nichos de atuação Fornece subsídios para o desenvolvimento de produtos e serviços bancários.
Obtém aprovação interna de produtos, serviços e processos Homologa projeto-piloto, desenvolve processos de prospecção de clientes e recomenda ações de marketing e vendas.
Implementa políticas legais, administrativas e financeiras, interna e externamente, garantindo seu cumprimento.
Ajusta parâmetros operacionais e assegura padrões de atendimento Participa de comitê de crédito e propõe alteração de classificação de risco de clientes.
Coordena processo de gestão e revisão de crédito.
Acompanha formalização de operações e aprova taxas e tarifas Monitora qualidade das carteiras e coordena processos de recuperação de crédito Verifica enquadramento de garantias e aplicação do crédito na finalidade.
Instrui processos de cobrança e recuperação de crédito Elabora estratégias de exigibilidade e de aplicações, examina operações e mensura impactos legais nos processos de trabalho Detecta riscos operacionais e atribui perfil de acesso aos sistemas.
Otimiza fluxo de trabalho Identifica público-alvo, promove visitas e executa políticas para manutenção de clientes.
Analisa sugestões e reclamações e desenvolve melhorias Classifica risco por nível - “rating” – e faz consultas de crédito Verifica autenticidade de informações e negocia taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas, valores e outras condições das operações.
Analisa desempenho econômico-financeiro de clientes e evolução de inadimplência das carteiras Incrementa resultados financeiros Traça plano diretor para a agência bancária, revisando-o e submetendo-o à aprovação superior.
Estabelece prioridades, metas e indicadores de resultados Analisa mercado e elabora orçamento do núcleo de negócio Define estrutura organizacional da agência, de acordo com as atribuições de cada cargo.
Administra pessoas, finanças, suprimentos, operações de produção e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental Determina perfil de ocupações, adequando-os quando necessário Seleciona, propõe remuneração, treina, remaneja e dispensa pessoal Coordena, motiva e promove a interação das equipes, administrando conflitos Programa férias dos funcionários e delega atribuições.
Realiza avaliação de desempenho da equipe de trabalho Programa e promove treinamento de equipes e sugere promoção de pessoal Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Controla orçamento da agência e custos operacionais Contrata, autoriza pagamento e controla execução de serviços terceirizados Solicita e autoriza manutenção de sistemas e compra de equipamentos Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Participa de projetos institucionais e divulga normas, procedimentos, objetivos e metas da agência Consolida informações gerenciais, comunica alterações de taxas e tarifas a clientes e repassa informações a órgãos reguladores Responde pela zeladoria e conservação do patrimônio da agência Atua de acordo com normas e legislações, em especial do Sistema Financeiro Nacional (SFN), com observância aos preceitos do sigilo de informações, administrando os ativos e recursos a ele confiados.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1417-10 deve demonstrar competências pessoais, coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos, administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, implementar processos operacionais, planejar processos de operações bancárias, comunicar-se, traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização, comercializar produtos e serviços financeiros, gerenciar pessoas.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira os cargos dessa família CBO desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1417-10
Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.
Atividades exercidas por um Gerente de agência CBO 1417-10
Um Gerente de agência (ou sinônimo) deve propor alteração de rating ou score para clientes, motivar equipes, demonstrar pensamento estruturado, dispensar pessoas, gerir processos de crédito, controlar orçamento da área, determinar perfil de ocupações, verificar enquadramento de garantias, autorizar manutenção de sistemas informatizados, demonstrar capacidade de conviver com situações adversas, sugerir promoção de pessoal, demonstrar poder de decisão, fomentar prospecção de clientes, identificar necessidade de cliente, reciclar-se profissionalmente, participar de projetos da instituição, executar políticas de manutenção de clientes, conferir autenticidade de informações, analisar mercado e concorrência, analisar evolução de inadimplência das carteiras, divulgar normas e procedimentos, revisar plano diretor, respeitar valores da instituição, estudar sugestões de clientes, realizar avaliação cruzada de desempenho, solucionar reclamações de clientes, conduzir reuniões com equipe, definir estrutura organizacional da área, otimizar fluxo de trabalho, examinar operações gerenciais, subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços, identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços, garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras, administrar conflitos, selecionar pessoas, obter aprovação interna de produtos, serviços e processos, controlar execução de serviços de terceiros, atender auditoria interna e externa, atribuiir perfil de acesso aos sistemas, solicitar compra de equipamentos, reconhecer nichos de mercado, interagir com demais áreas do banco, monitorar qualidade da carteira de crédito, instruir processos de cobrança e recuperação de crédito, visitar clientes, comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes, detectar riscos inerentes ao processo operacional, elaborar orçamento da área, aprovar taxas e tarifas, coordenar processo de revisão de crédito, demonstrar visão gerencial, implementar políticas internas e externas, promover interação da equipe, desenvolver processos de prospecção de clientes, classificar clientes - rating e score, definir atribuições para cada cargo, homologar piloto de produtos, serviços e processos, executar consultas de crédito, negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores, coordenar equipes, solicitar manutenção de sistemas informatizados, adequar perfil ocupacional a função, divulgar objetivos e metas da área, avaliar riscos inerentes ao produto, estabelecer indicadores de resultados, autorizar pagamento de serviços terceirizados, acompanhar formalização de operações, assegurar padrões de atendimento, estabelecer prioridades, participar de comitê de crédito, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, avaliar potencial de pessoal da equipe, estabelecer objetivos e metas, coordenar processos de recuperação de crédito, delegar atribuições, propor remuneração de pessoal, monitorar recuperação de crédito, consolidar informações gerenciais, prever impactos de normas internas e externas, analisar desempenho econômico-financeiro de clientes - pf e pj, montar estratégias de exigibilidade e aplicações, demonstrar lideraça, remanejar pessoal, demonstrar segurança, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar percepção - feeling, demonstrar raciocínio analítico, especificar condições e fluxos operacionais, controlar custos, recomendar ações de marketing e vendas, promover treinamento e desenvolvimento de equipes, incrementar resultados, ajustar parâmetros operacionais, checar aplicação do crédito na finalidade, programar férias da equipe, demonstrar persuasão, submeter plano diretor a aprovação superior, contratar serviços terceirizados, demonstrar flexibilidade, programar desenvolvimento de equipes.