CBO 1417-20 - Gerente de crédito e cobrança - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira
O profissional no cargo de Gerente de crédito e cobrança CBO 1417-20 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais relativas a crédito e cobrança de uma instituição, de um estabelecimento ou de um departamento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Coordena desenvolvimento e implantação de processos de análise crédito e cobrança, analisando perfil do cliente e especificando condições e fluxos operacionais.
Implementa processos operacionais de crédito e cobrança, detectando riscos e ajustando parâmetros Gerencia, coordena, desenvolve e treina equipe de trabalho Analisa mercado e concorrência e estabelece indicadores de resultado, objetivos e metas.
Repassa informações a órgãos reguladores e participa de comissões Administra recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.
CBO 1417-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de crédito e cobrança, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira CBO 1417-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1417-20
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de crédito e cobrança
O Gerente de crédito e cobrança CBO 1417-20 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de produção e operação em empresas do setor financeiro e de crédito e cobrança, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Desenvolve processos e modelos estatísticos de análise de informações de crédito.
Coordena desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos, obtendo aprovação interna e avaliando riscos Estipula políticas de crédito e cobrança por produto, estabelecendo condições operacionais.
Fornece subsídios para o desenvolvimento de produtos e serviços bancários Homologa projeto-piloto e define canais de distribuição, como agências, internet, terminais eletrônicos, entre outros.
Desenvolve processos de prospecção de clientes e de ações mercadológicas.
Mensura composição dos ativos da instituição e adapta produtos, serviços e processos à legislação Implementa políticas legais, administrativas e financeiras.
Participa de comitê de crédito e propõe alteração de classificação de risco de clientes.
Coordena a gestão e a revisão dos processos de crédito e cobrança, acompanhado a formalização de operações Verifica enquadramento de garantias, ajusta parâmetros operacionais e assegura padrões de atendimento Monitora carteira e instrui processos de cobrança e recuperação de crédito.
Elabora estratégias de exigibilidade e de aplicações, examina operações e mensura impactos legais nos processos de trabalho Detecta riscos operacionais e atribui perfil de acesso aos sistemas Otimiza fluxo de trabalho e revisa políticas operacionais de crédito e de cobrança.
Identifica público-alvo, promove visitas e executa políticas para manutenção de clientes Analisa sugestões e reclamações e desenvolve melhorias.
Classifica risco por nível - “rating” – e faz consultas de crédito Verifica informações e negocia taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas, valores e outras condições das operações Analisa desempenho econômico-financeiro de clientes e histórico de inadimplência das carteiras.
Incrementa resultados financeiros Traça plano diretor para área de crédito e cobrança, revisando-o e submetendo-o à aprovação superior Define estrutura organizacional, atribuições da área, objetivos e indicadores de resultados.
Analisa mercado e elabora orçamento da área Administra pessoas, finanças, suprimentos, operações de produção e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental Determina perfil de ocupações.
Propõe remuneração, seleciona, treina, remaneja e dispensa pessoal Coordena equipes e promove a sua interação, administrando conflitos Programa férias dos funcionários e delega atribuições Realiza avaliação de desempenho da equipe de trabalho Programa e promove treinamento e desenvolvimento de equipes e sugere promoção de pessoal.
Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Controla orçamento da área e custos operacionais Contrata, autoriza pagamento e controla serviços terceirizados Solicita e autoriza manutenção de sistemas e compra de equipamentos Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Participa de projetos institucionais e comissões Divulga normas e procedimentos e consolida informações, repassando-as a órgãos reguladores Atua de acordo com normas e legislações, em especial do Sistema Financeiro Nacional (SFN), com observância aos preceitos do sigilo de informações, administrando os ativos e recursos a ele confiados.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1417-20 deve comunicar-se, demonstrar competências pessoais, administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, planejar processos de operações bancárias, gerenciar pessoas, comercializar produtos e serviços financeiros, traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização, coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos, implementar processos operacionais.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira os cargos dessa família CBO desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1417-20
Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.
Atividades exercidas por um Gerente de crédito e cobrança CBO 1417-20
Um Gerente de crédito e cobrança (ou sinônimo) deve executar consultas de crédito, programar desenvolvimento de equipes, desenvolver processos de prospecção de clientes, propor remuneração de pessoal, controlar execução de serviços de terceiros, detectar riscos inerentes ao processo operacional, recomendar ações de marketing e vendas, otimizar fluxo de trabalho, demonstrar pensamento estruturado, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar lideraça, sugerir promoção de pessoal, garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras, reestudar políticas operacionais e de crédito, propor alteração de rating ou score para clientes, programar férias da equipe, reconhecer nichos de mercado, controlar orçamento da área, analisar desempenho econômico-financeiro de clientes - pf e pj, adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas, examinar operações gerenciais, demonstrar raciocínio analítico, homologar piloto de produtos, serviços e processos, atender auditoria interna e externa, demonstrar capacidade de conviver com situações adversas, elaborar orçamento da área, estabelecer objetivos e metas, obter aprovação interna de produtos, serviços e processos, divulgar normas e procedimentos, avaliar riscos inerentes ao produto, definir estrutura organizacional da área, participar de comitê de crédito, definir canais de distribuição - agências, internet, terminais eletrônicos, subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, especificar condições e fluxos operacionais, analisar mercado e concorrência, gerir processos de crédito, estudar sugestões de clientes, solicitar manutenção de sistemas informatizados, incrementar resultados, mensurar composição dos ativos do banco, acompanhar formalização de operações, demonstrar poder de decisão, assegurar padrões de atendimento, analisar evolução de inadimplência das carteiras, montar estratégias de exigibilidade e aplicações, identificar necessidade de cliente, estipular políticas por produto, demonstrar segurança, controlar custos, negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores, atribuiir perfil de acesso aos sistemas, avaliar potencial de pessoal da equipe, revisar plano diretor, promover interação da equipe, desenvolver processos de análise de informações de crédito, dispensar pessoas, conduzir reuniões com equipe, interagir com demais áreas do banco, verificar enquadramento de garantias, reciclar-se profissionalmente, desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito, autorizar manutenção de sistemas informatizados, repassar informações ao bacen - banco central e demais órgãos públicos, instruir processos de cobrança e recuperação de crédito, delegar atribuições, estabelecer indicadores de resultados, submeter plano diretor a aprovação superior, demonstrar flexibilidade, prever impactos de normas internas e externas, selecionar pessoas, promover treinamento e desenvolvimento de equipes, coordenar processo de revisão de crédito, fomentar prospecção de clientes, executar políticas de manutenção de clientes, motivar equipes, definir atribuições para cada cargo, respeitar valores da instituição, remanejar pessoal, solucionar reclamações de clientes, divulgar objetivos e metas da área, realizar avaliação cruzada de desempenho, visitar clientes, demonstrar persuasão, demonstrar visão gerencial, participar das comissões febraban, abecip, consolidar informações gerenciais, implementar políticas internas e externas, identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços, contratar serviços terceirizados, demonstrar percepção - feeling, adequar perfil ocupacional a função, determinar perfil de ocupações, participar de projetos da instituição, conferir autenticidade de informações, estabelecer prioridades, autorizar pagamento de serviços terceirizados, ajustar parâmetros operacionais, administrar conflitos, coordenar equipes, solicitar compra de equipamentos, monitorar qualidade da carteira de crédito, classificar clientes - rating e score.