CBO 1417-25 - Gerente de crédito imobiliário - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira
O profissional no cargo de Gerente de crédito imobiliário CBO 1417-25 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais relativas a financiamento para aquisição ou construção de imóveis residenciais ou comerciais de uma instituição, de um estabelecimento ou de um departamento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Coordena desenvolvimento, implantação e oferta de linhas de crédito imobiliário, especificando condições e fluxos operacionais.
Implementa processos operacionais, detectando riscos e ajustando parâmetros Gerencia, coordena, desenvolve e treina equipe de trabalho Analisa mercado imobiliário e estabelece indicadores de resultado, objetivos e metas.
Consolida e repassa informações a clientes e órgãos reguladores Administra recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.
CBO 1417-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
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Divisões de categorias profissionais do CBO 1417-25
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de crédito imobiliário
O Gerente de crédito imobiliário CBO 1417-25 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de produção e operação em empresas que ofertam linhas de financiamento para aquisição ou construção de imóveis residenciais ou comerciais, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Coordena desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos, avaliando riscos e atuação.
Estabelece políticas por produto e condições operacionais Obtém aprovação interna e conformidade legal de produtos, serviços e processos.
Submete contratos à área jurídica Fornece subsídios para o desenvolvimento de produtos e serviços bancários.
Homologa projeto-piloto de linhas de crédito imobiliário.
Recomenda ações de marketing e adaptações com base em mudanças legais Implementa políticas legais, administrativas e financeiras, interna e externamente.
Participa de comitê de crédito e propõe alteração de classificação de risco de clientes.
Coordena a gestão e a revisão dos processos de crédito imobiliário, acompanhando a formalização de operações Verifica aplicação de recursos e enquadramento de garantias Ajusta parâmetros operacionais e assegura padrões de atendimento.
Monitora carteira e instrui processos de cobrança e recuperação de crédito Elabora estratégias de exigibilidade e de aplicações, examina operações e mensura impactos legais nos processos de trabalho Detecta riscos operacionais e atribui perfil de acesso aos sistemas.
Otimiza fluxo de trabalho e participa do comitê operacional e de produtos Identifica público-alvo, promove visitas e executa políticas para manutenção de clientes.
Analisa sugestões e reclamações e desenvolve melhorias Classifica risco por nível - “rating” – e faz consultas de crédito imobiliário Verifica informações e negocia taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas, valores e outras condições das operações.
Analisa desempenho econômico-financeiro de clientes e histórico de inadimplência das carteiras Incrementa resultados financeiros Traça plano diretor para a área de crédito imobiliário, revisando-o e submetendo-o à aprovação superior.
Define estrutura organizacional da área e estabelece prioridades, objetivos, metas e indicadores de resultados Analisa mercado e concorrência e elabora orçamentos Administra pessoas, finanças, suprimentos, operações de produção e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental.
Determina perfil de ocupações Propõe remuneração, seleciona, treina, remaneja e dispensa pessoal Coordena equipes e promove a sua interação, administrando conflitos Programa férias dos funcionários e delega atribuições Realiza avaliação de desempenho dos empregados.
Programa e promove treinamento e desenvolvimento de equipes e sugere promoção de pessoal Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Controla orçamento da área e custos operacionais Contrata, autoriza pagamento e controla serviços terceirizados Solicita e autoriza manutenção de sistemas informatizados e compra de equipamentos Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Participa de projetos institucionais, divulga normas e procedimentos e consolida informações Presta informações a clientes e a órgãos reguladores, participando de comissões Atua de acordo com normas e legislações, em especial do Sistema Financeiro Nacional (SFN), com observância aos preceitos do sigilo de informações, administrando os ativos e recursos a ele confiados.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1417-25 deve comercializar produtos e serviços financeiros, traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização, demonstrar competências pessoais, coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos, implementar processos operacionais, planejar processos de operações bancárias, gerenciar pessoas, administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira os cargos dessa família CBO desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1417-25
Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.
Atividades exercidas por um Gerente de crédito imobiliário CBO 1417-25
Um Gerente de crédito imobiliário (ou sinônimo) deve propor alteração de rating ou score para clientes, promover treinamento e desenvolvimento de equipes, selecionar pessoas, demonstrar lideraça, interagir com demais áreas do banco, ajustar parâmetros operacionais, elaborar orçamento da área, especificar condições e fluxos operacionais, realizar avaliação cruzada de desempenho, visitar clientes, demonstrar poder de decisão, solicitar compra de equipamentos, demonstrar segurança, controlar custos, repassar informações ao bacen - banco central e demais órgãos públicos, dispensar pessoas, definir atribuições para cada cargo, identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços, definir estrutura organizacional da área, participar de comitê de crédito, otimizar fluxo de trabalho, adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas, validar contratos de produtos com compliance, analisar desempenho econômico-financeiro de clientes - pf e pj, solucionar reclamações de clientes, promover interação da equipe, atender auditoria interna e externa, participar das comissões febraban, abecip, demonstrar visão gerencial, adequar perfil ocupacional a função, estabelecer objetivos e metas, autorizar pagamento de serviços terceirizados, fomentar prospecção de clientes, submeter contratos de produtos a validação do jurídico, conferir autenticidade de informações, garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras, estudar sugestões de clientes, obter conformidade legal de produtos e serviços, estabelecer prioridades, analisar mercado e concorrência, motivar equipes, estabelecer indicadores de resultados, determinar perfil de ocupações, coordenar equipes, atribuiir perfil de acesso aos sistemas, obter aprovação interna de produtos, serviços e processos, solicitar manutenção de sistemas informatizados, verificar enquadramento de garantias, demonstrar percepção - feeling, autorizar manutenção de sistemas informatizados, implementar políticas internas e externas, conduzir reuniões com equipe, assegurar padrões de atendimento, negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores, divulgar objetivos e metas da área, remanejar pessoal, gerir processos de crédito, propor remuneração de pessoal, acompanhar formalização de operações, contratar serviços terceirizados, recomendar ações de marketing e vendas, analisar evolução de inadimplência das carteiras, divulgar normas e procedimentos, demonstrar pensamento estruturado, prever impactos de normas internas e externas, revisar plano diretor, sugerir promoção de pessoal, executar consultas de crédito, demonstrar raciocínio analítico, controlar execução de serviços de terceiros, comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes, incrementar resultados, administrar conflitos, coordenar processo de revisão de crédito, consolidar informações gerenciais, estipular políticas por produto, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, controlar orçamento da área, executar políticas de manutenção de clientes, subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços, programar férias da equipe, montar estratégias de exigibilidade e aplicações, delegar atribuições, avaliar potencial de pessoal da equipe, programar desenvolvimento de equipes, avaliar riscos inerentes ao produto, demonstrar capacidade de conviver com situações adversas, classificar clientes - rating e score, identificar necessidade de cliente, homologar piloto de produtos, serviços e processos, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar flexibilidade, respeitar valores da instituição, participar de projetos da instituição, submeter plano diretor a aprovação superior, instruir processos de cobrança e recuperação de crédito, examinar operações gerenciais, monitorar qualidade da carteira de crédito, reciclar-se profissionalmente, reconhecer nichos de mercado, detectar riscos inerentes ao processo operacional, checar aplicação do crédito na finalidade, participar do comitê operacional e de produtos, demonstrar persuasão.