CBO 1417-30 - Gerente de crédito rural - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira
O profissional no cargo de Gerente de crédito rural CBO 1417-30 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais relativas ao financiamento de custeio, investimento ou comercialização de produtos do setor agropecuário, em instituições autorizadas a operar crédito rural pelo Banco Central do Brasil (Bacen), sob a direção de um diretor ou gerente geral Coordena desenvolvimento e implantação de linhas de crédito rural, definindo condições operacionais.
Implementa processos operacionais, detectando riscos e ajustando parâmetros Gerencia, coordena, desenvolve e treina equipe de trabalho Analisa mercado e estabelece indicadores de resultado, objetivos e metas.
Consolida e repassa informações a clientes e órgãos reguladores Administra recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.
CBO 1417-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de crédito rural, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira CBO 1417-30 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1417-30
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de crédito rural
O Gerente de crédito rural CBO 1417-30 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de produção e operação em empresas que ofertam linhas de financiamento de custeio, investimento ou comercialização de produtos do setor agropecuário, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Coordena desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos, avaliando riscos e atuação.
Estabelece condições operacionais e obtém aprovação interna e conformidade legal de produtos, serviços e processos Submete contratos à área jurídica da instituição.
Fornece subsídios para o desenvolvimento de linhas de crédito rural Homologa projeto-piloto e recomenda ações de marketing e adaptações com base em mudanças legais.
Implementa políticas legais, administrativas e financeiras, interna e externamente.
Participa de comitê de crédito e acompanha a formalização de operações Verifica aplicação de recursos e enquadramento de garantias.
Ajusta parâmetros operacionais e assegura padrões de atendimento.
Monitora carteira de crédito rural e instrui processos de cobrança e recuperação de crédito Examina operações gerenciais e mensura impactos legais nos processos de trabalho Detecta riscos operacionais e atribui perfil de acesso aos sistemas.
Otimiza fluxo de trabalho e participa do comitê operacional e de produtos Identifica público-alvo, promove visitas e executa políticas para manutenção de clientes Faz consultas de crédito rural, analisa sugestões e reclamações e desenvolve melhorias.
Verifica informações e negocia taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas, valores e outras condições das operações Analisa histórico de inadimplência das carteiras.
Incrementa resultados financeiros Traça plano diretor para a área de crédito rural, revisando-o e submetendo-o à aprovação superior Define estrutura organizacional da área e estabelece prioridades, objetivos, metas e indicadores de resultados.
Analisa mercado e concorrência e elabora orçamentos Administra pessoas, finanças, suprimentos, operações de produção e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental Determina perfil de ocupações.
Propõe remuneração, seleciona, treina, remaneja e dispensa pessoal Coordena equipes e promove a sua interação, administrando conflitos Programa férias dos funcionários e delega atribuições.
Realiza avaliação de desempenho dos empregados Programa e promove treinamento e desenvolvimento de equipes e sugere promoção de pessoal Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Controla orçamento da área e custos operacionais Contrata, autoriza pagamento e controla serviços terceirizados.
Solicita e autoriza manutenção de sistemas informatizados e compra de equipamentos Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Participa de projetos institucionais, divulga normas e procedimentos e consolida informações Presta informações a clientes e a órgãos reguladores, participando de comissões Aborda problemas e oportunidades de forma sistêmica, considerando as dimensões humana, social, política, ambiental, legal, ética e econômico-financeira, modelando os processos de desenvolvimento de linhas de crédito rural e de gestão de recursos financeiros com base em diversos cenários Atua de acordo com normas e legislações, em especial do Sistema Financeiro Nacional (SFN), com observância aos preceitos do sigilo de informações, administrando os ativos e recursos a ele confiados.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1417-30 deve demonstrar competências pessoais, coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos, planejar processos de operações bancárias, implementar processos operacionais, comunicar-se, comercializar produtos e serviços financeiros, traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização, administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, gerenciar pessoas.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira os cargos dessa família CBO desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1417-30
Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.
Atividades exercidas por um Gerente de crédito rural CBO 1417-30
Um Gerente de crédito rural (ou sinônimo) deve administrar conflitos, monitorar qualidade da carteira de crédito, participar das comissões febraban, abecip, estabelecer prioridades, submeter contratos de produtos a validação do jurídico, acompanhar formalização de operações, demonstrar raciocínio analítico, incrementar resultados, reciclar-se profissionalmente, divulgar normas e procedimentos, demonstrar capacidade de conviver com situações adversas, divulgar objetivos e metas da área, obter aprovação interna de produtos, serviços e processos, otimizar fluxo de trabalho, adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas, estudar sugestões de clientes, solicitar compra de equipamentos, implementar políticas internas e externas, contratar serviços terceirizados, respeitar valores da instituição, demonstrar lideraça, demonstrar persuasão, atender auditoria interna e externa, demonstrar pensamento estruturado, delegar atribuições, avaliar potencial de pessoal da equipe, coordenar equipes, checar aplicação do crédito na finalidade, identificar necessidade de cliente, programar férias da equipe, especificar condições e fluxos operacionais, revisar plano diretor, adequar perfil ocupacional a função, conferir autenticidade de informações, participar do comitê operacional e de produtos, atribuiir perfil de acesso aos sistemas, controlar orçamento da área, obter conformidade legal de produtos e serviços, consolidar informações gerenciais, instruir processos de cobrança e recuperação de crédito, controlar execução de serviços de terceiros, prever impactos de normas internas e externas, negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores, demonstrar poder de decisão, controlar custos, solucionar reclamações de clientes, verificar enquadramento de garantias, comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes, detectar riscos inerentes ao processo operacional, demonstrar segurança, elaborar orçamento da área, visitar clientes, estabelecer indicadores de resultados, definir atribuições para cada cargo, participar de comitê de crédito, analisar evolução de inadimplência das carteiras, validar contratos de produtos com compliance, analisar mercado e concorrência, demonstrar percepção - feeling, recomendar ações de marketing e vendas, definir estrutura organizacional da área, solicitar manutenção de sistemas informatizados, assegurar padrões de atendimento, interagir com demais áreas do banco, homologar piloto de produtos, serviços e processos, garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras, promover treinamento e desenvolvimento de equipes, sugerir promoção de pessoal, remanejar pessoal, avaliar riscos inerentes ao produto, dispensar pessoas, demonstrar flexibilidade, demonstrar visão gerencial, programar desenvolvimento de equipes, selecionar pessoas, motivar equipes, reconhecer nichos de mercado, fomentar prospecção de clientes, promover interação da equipe, subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços, executar políticas de manutenção de clientes, autorizar pagamento de serviços terceirizados, participar de projetos da instituição, demonstrar capacidade de negociação, conduzir reuniões com equipe, submeter plano diretor a aprovação superior, executar consultas de crédito, repassar informações ao bacen - banco central e demais órgãos públicos, estabelecer objetivos e metas, propor remuneração de pessoal, realizar avaliação cruzada de desempenho, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, examinar operações gerenciais, autorizar manutenção de sistemas informatizados, ajustar parâmetros operacionais, identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços, determinar perfil de ocupações.