CBO 1417-35 - Gerente de recuperação de crédito - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira
O profissional no cargo de Gerente de recuperação de crédito CBO 1417-35 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais relativas à recuperação de crédito e renegociação de dívidas de uma instituição, de um estabelecimento ou de um departamento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Implementa processos operacionais de recuperação de crédito, examinando operações e ajustando parâmetros.
Estipula políticas por produto e condições operacionais Negocia taxas, prazos e outras condições para recuperação de crédito, analisando perfil do cliente Gerencia, coordena, desenvolve e treina equipe de trabalho.
Estabelece indicadores de resultado, objetivos e metas Consolida e repassa informações a órgãos reguladores Administra recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros.
Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental
CBO 1417-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de recuperação de crédito, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira CBO 1417-35 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1417-35
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de recuperação de crédito
O Gerente de recuperação de crédito CBO 1417-35 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de recuperação de crédito e de renegociação de dívidas em empresas do setor financeiro, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Coordena e monitora processos de recuperação de crédito.
Implementa políticas legais, administrativas e financeiras, interna e externamente, garantindo seu cumprimento Participa de comitê de crédito e propõe alteração de classificação de risco de clientes.
Verifica enquadramento de garantias e instrui processos de cobrança e recuperação de crédito Ajusta parâmetros operacionais e assegura padrões de atendimento.
Coordena e realiza a gestão dos processos de crédito, acompanha formalização de operações e aprova taxas e tarifas de operações de renegociação de dívidas.
Estipula políticas por produto e define condições e fluxos operacionais Mensura composição dos ativos da instituição financeira.
Obtém conformidade legal de produtos e serviços e submete contratos à validação da área jurídica.
Examina operações gerenciais e mensura impactos de normas legais nos processos de recuperação de crédito Detecta riscos inerentes ao processo operacional e atribui perfil de acesso aos sistemas Otimiza fluxo de trabalho, promove a revisão de políticas operacionais e de recuperação de crédito.
Promove visitas a clientes, soluciona reclamações e desenvolve melhorias em produtos e serviços bancários referentes a renegociação de dívidas Faz consultas de crédito, verifica autenticidade de informações e negocia taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas, valores e outras condições das operações Analisa evolução de inadimplência das carteiras e incrementa resultados financeiros.
Analisa desempenho econômico-financeiro de pessoas físicas e jurídicas Traça plano diretor para a área de recuperação de crédito, revisando-o e submetendo-o à aprovação superior.
Estabelece prioridades, objetivos, metas e indicadores de resultados Analisa mercado e concorrência e elabora orçamento da área Define estrutura organizacional da área e atribuições para cada cargo.
Administra pessoas, finanças, suprimentos, operações de produção e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental Determina perfil de ocupações, promovendo adequações, se necessário Seleciona, propõe remuneração, treina, remaneja e dispensa pessoal.
Coordena, motiva e promove a interação das equipes, administrando conflitos Programa férias dos funcionários e delega atribuições Realiza avaliação de desempenho e do potencial dos membros da equipe de trabalho.
Programa e promove treinamento e desenvolvimento de equipes e sugere promoção de pessoal Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Controla orçamento da área de recuperação de crédito e custos operacionais Contrata, autoriza pagamento e controla execução de serviços terceirizados Solicita e autoriza manutenção de sistemas informatizados e compra de equipamentos.
Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Participa de projetos institucionais, divulga normas e procedimentos e consolida informações gerenciais Repassa informações a órgãos reguladores, participando de comissões Atua de acordo com normas e legislações, em especial do Sistema Financeiro Nacional (SFN), com observância aos preceitos do sigilo de informações, administrando os ativos e recursos a ele confiados.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1417-35 deve administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, demonstrar competências pessoais, gerenciar pessoas, implementar processos operacionais, comercializar produtos e serviços financeiros, coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos, traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização, planejar processos de operações bancárias, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira os cargos dessa família CBO desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1417-35
Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.
Atividades exercidas por um Gerente de recuperação de crédito CBO 1417-35
Um Gerente de recuperação de crédito (ou sinônimo) deve demonstrar visão gerencial, repassar informações ao bacen - banco central e demais órgãos públicos, demonstrar segurança, analisar desempenho econômico-financeiro de clientes - pf e pj, adequar perfil ocupacional a função, executar consultas de crédito, remanejar pessoal, demonstrar persuasão, controlar orçamento da área, examinar operações gerenciais, propor remuneração de pessoal, autorizar manutenção de sistemas informatizados, aprovar taxas e tarifas, reestudar políticas operacionais e de crédito, acompanhar formalização de operações, ajustar parâmetros operacionais, administrar conflitos, identificar necessidade de cliente, coordenar equipes, solicitar manutenção de sistemas informatizados, definir atribuições para cada cargo, participar de projetos da instituição, demonstrar lideraça, propor alteração de rating ou score para clientes, negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, controlar execução de serviços de terceiros, participar de comitê de crédito, analisar evolução de inadimplência das carteiras, divulgar objetivos e metas da área, obter conformidade legal de produtos e serviços, submeter plano diretor a aprovação superior, demonstrar percepção - feeling, participar das comissões febraban, abecip, respeitar valores da instituição, monitorar recuperação de crédito, demonstrar flexibilidade, reciclar-se profissionalmente, conferir autenticidade de informações, instruir processos de cobrança e recuperação de crédito, solicitar compra de equipamentos, estipular políticas por produto, analisar mercado e concorrência, atribuiir perfil de acesso aos sistemas, revisar plano diretor, demonstrar poder de decisão, autorizar pagamento de serviços terceirizados, realizar avaliação cruzada de desempenho, demonstrar capacidade de negociação, submeter contratos de produtos a validação do jurídico, consolidar informações gerenciais, atender auditoria interna e externa, determinar perfil de ocupações, estabelecer prioridades, visitar clientes, estabelecer indicadores de resultados, implementar políticas internas e externas, controlar custos, solucionar reclamações de clientes, prever impactos de normas internas e externas, contratar serviços terceirizados, programar desenvolvimento de equipes, interagir com demais áreas do banco, verificar enquadramento de garantias, coordenar processo de revisão de crédito, incrementar resultados, dispensar pessoas, mensurar composição dos ativos do banco, promover treinamento e desenvolvimento de equipes, detectar riscos inerentes ao processo operacional, demonstrar capacidade de conviver com situações adversas, especificar condições e fluxos operacionais, garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras, assegurar padrões de atendimento, motivar equipes, demonstrar raciocínio analítico, elaborar orçamento da área, estabelecer objetivos e metas, delegar atribuições, sugerir promoção de pessoal, promover interação da equipe, avaliar potencial de pessoal da equipe, divulgar normas e procedimentos, selecionar pessoas, otimizar fluxo de trabalho, coordenar processos de recuperação de crédito, gerir processos de crédito, programar férias da equipe, definir estrutura organizacional da área, demonstrar pensamento estruturado, conduzir reuniões com equipe.