CBO 1421-05 - Gerente administrativo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins
O profissional no cargo de Gerente administrativo CBO 1421-05 planeja, organiza, coordena e controla as atividades da área administrativa de empresa, sob a direção de um diretor ou gerente geral Gerencia rotinas administrativas.
Monitora o atendimento aos usuários internos e externos dos serviços administrativos Faz uso de sistemas informatizados - de relacionamento com cliente, de planejamento de recursos empresariais, dentre outros -, promovendo a inserção das tecnologias digitais nas atividades da área de administração Gerencia recursos materiais.
Gerencia a organização de arquivos físico e eletrônico de documentos Realiza controle de qualidade dos serviços administrativos Administra equipe de trabalho.
Participa da gestão financeira e da gestão de serviços terceirizados Elabora relatórios Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 1421-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente administrativo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins CBO 1421-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1421-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins.
- Gerentes.
O que faz um Gerente administrativo
O Gerente administrativo CBO 1421-05 presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas do planejamento tático Analisa informações - de contexto organizacional, de relatórios gerenciais, dentre outras -, com o intuito de obter subsídios para o processo de planejamento.
Planeja processos administrativos, estabelecendo diretrizes e processos operacionais.
Participa da elaboração de normas, diretrizes e procedimentos Define indicadores de desempenho.
Emite instruções de serviço Organiza as atividades das equipes de apoio da área administrativa, em empresa pública ou privada, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados.
Gerencia rotinas administrativas, controlando e aperfeiçoando fluxos de trabalho.
Monitora o atendimento aos usuários internos e externos – como clientes, trabalhadores de outros setores da empresa, fornecedores, entre outros - dos serviços administrativos, identificando suas necessidades, prestando esclarecimentos, recebendo reclamações e solucionando problemas Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade na área de administração.
Faz uso de sistemas informatizados - de relacionamento com cliente, de planejamento de recursos empresariais, dentre outros -, promovendo a inserção das tecnologias digitais nas atividades da área de administração.
Controla a qualidade do serviço, analisando indicadores de desempenho Inspeciona condições de atendimento e monitora tempo de resposta Atua para agilizar o atendimento e manter sua eficácia.
Em situações de autoatendimento, disponibiliza coordenador para triagem Revisa documentos e elabora relatórios Gerencia a organização de arquivos físico e eletrônico de documentos.
Arquiva documentos confidenciais Estabelece parâmetros de proteção de dados pessoais e privacidade, de acordo com a legislação específica.
Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Gerencia recursos materiais Organiza o processo de compra de materiais e serviços, compreendendo a cotação, a aprovação de requisições e a autorização de compra.
Atesta o recebimento de materiais e serviços Administra estoque de materiais Conduz inventário de bens imobilizados.
Colabora com a gestão da infraestrutura das edificações corporativas e de suas instalações e equipamentos, participando na definição de leiautes, na especificação de móveis e acessórios e na organização da comunicação visual Requisita serviços de manutenção de instalações e equipamentos Participa da gestão de serviços terceirizados.
Contrata prestadores de serviços Supervisiona os serviços de limpeza, vigilância, jardinagem, dentre outros Cadastra fornecedores e verifica sua regularidade fiscal Participa da gestão financeira, controlando receitas, contas a pagar, contas contábeis e custos Atua nas ações de crédito, de cobrança e de controle da inadimplência.
Monitora as operações de crédito, negociando parcelamento de débitos Controla inadimplência Organiza processo de cobrança judicial Controla a execução de rotinas tributárias Administra a equipe de trabalho da área administrativa, participando do processo de contratação Supervisiona entrada e saída de trabalhadores Avalia desempenho e promove a capacitação da equipe Implanta treinamentos em saúde e segurança no trabalho Avalia perfil profissional de acordo com preceitos de “compliance”, para contratação ou promoção Delega competências por níveis de responsabilidade Administra recursos financeiros da área, controlando custos e orçamento Libera verba para despesas de pequeno vulto Participa no processo de implantação de normas de sustentabilidade ambiental e monitora o seu cumprimento Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com clientes, fornecedores externos e setores internos da empresa Interage com outras empresas e instituições.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1421-05 deve gerenciar prestação de serviços terceirizados, atender cliente e/ou cooperado e/ou titular de dados pessoais, gerenciar equipes, gerir rotinas administrativas e financeiras, administrar recursos materiais, planejar processos administrativos, financeiros, de compliance, de riscos, de proteção de dados pessoais e privacidade e de facilities management, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, administrar riscos.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins os profissionais dessa família ocupacional desenvolvem suas atividades em organizações públicas e privadas, em atividades gerenciais e de apoio à atividade-fim e também em atividades de análise e avaliação dos padrões de integridade, ética empresarial, de proteção de dados pessoais e privacidade. Atuam como assalariados, com carteira assinada ou como prestadores de serviços (consultoria)no caso do DPO. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional em ambientes fechados e em horário diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1421-05
Para o exercício das ocupações de gerentes administrativos e financeiros, a escolaridade varia em função do porte da instituição empregadora: curso superior incompleto e cursos profissionalizantes de até quatrocentas horas ou graduação tecnológica, bacharelado e de pós-graduação. Os requisitos para os gerentes de riscos são mais elevados - curso superior mais pós-graduação na área. Neste caso, o pleno desempenho das atividades ocorre em torno de cinco anos gerenciando riscos em uma área específica. Para os analistas de compliance e de riscos é necessário graduação mais curso específico até 200 hs na área de atuação e experiência mínima de 2 anos e os requisitos exigidos para os oficiais de proteção de dados pessoais (DPO) são de curso superior, mais certificações no tema proteção de dados pessoais.
Atividades exercidas por um Gerente administrativo CBO 1421-05
Um Gerente administrativo (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de administrar conflitos, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, divulgar metas e objetivos para funcionários, trabalhar sob pressão, participar de projetos específicos, conduzir processo de implantação de normas de qualidade e/ou de gestão, inspecionar condições de atendimento, inventariar imobilizados, demonstrar capacidade de negociação, avaliar desempenho de funcionários, demonstrar capacidade de observação, monitorar carteira de títulos em cobrança, demonstrar capacidade de resolução de problemas, demonstrar liderança, revisar documentos, controlar inadimplência, gerenciar assiduidade e pontualidade, demonstrar visão organizacional global, solucionar problemas de cliente e/ou cooperado, assegurar cumprimentos de normas internas e externas, orientar cliente e/ou cooperado e/ou titular de dados pessoais e colaboradores, distribuir tarefas, requisitar manutenção de instalações e equipamentos, participar na definição de leiaute, verificar regularidade fiscal de fornecedores, supervisionar serviços de limpeza, interagir com demais áreas da empresa, demonstrar flexibilidade, demonstrar capacidade investigativa, aferir tempo de atendimento, levantar cotação de materiais e serviços, planejar implantação de normas de qualidade, providenciar condições ambientais - luz, ar condicionado, negociar instrumentos financeiros de proteção, avaliar perfil profissional sob ótica de compliance para contratação ou promoção, capacitar equipes, participar da elaboração de normas, diretrizes e procedimentos, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, criar condições materiais e humanas para o exercício do trabalho, estabelecer indicadores de desempenho, demonstrar capacidade analítica, escalar férias, compensação, folgas e horas extras, inspecionar funcionamento dos equipamentos de segurança, controlar custos, monitorar operações de crédito, demonstrar empatia, contratar seguros, definir processos operacionais, estabelecer diretrizes administrativas, organizar processo de cobrança judicial, demonstrar capacidade de objetividade, sugerir promoção de funcionários, aprovar requisição de materiais e serviços, delegar competências por níveis de responsabilidade, agilizar atendimento, determinar perfil de funcionários da área, divulgar resultados da equipe, dispor seguranças em locais estratégicos, contratar serviços terceirizados, controlar contas contábeis, realocar funcionários, administrar estoques de materiais, controlar receitas, supervisionar comunicação visual, supervisionar entrada e saída de funcionários, controlar contratos de fornecedores, arquivar documentos confidenciais, definir metas do setor, atestar recebimento de materiais e serviços, aperfeiçoar fluxo de trabalho, demonstrar capacidade de imparcialidade e neutralidade, criar canais de comunicação entre chefia e funcionários, atender auditoria interna e externa, cadastrar fornecedores, decidir sobre desligamento de funcionários, elaborar relatórios, trabalhar com segurança, liberar verba para despesas de pequeno vulto, disponibilizar coordenador de auto-atendimento para triagem, demonstrar proatividade, demonstrar capacidade de decisão, negociar parcelamento de débitos, interagir com empresas e instituições, controlar contas a pagar, receber reclamações de cliente e/ou cooperado e/ou titular de dados pessoais, conduzir reuniões e apresentações, autorizar compra de materiais e serviços, demonstrar capacidade de comunicação, efetuar pagamentos e repasses para terceiros, demonstrar persuasão, participar do processo de contratação de funcionários, requisitar instalação de equipamentos, divulgar código de ética da empresa, estabelecer plano de contingência, acompanhar indicadores de desempenho, emitir instruções de serviço, analisar relatórios gerenciais, participar de reuniões, especificar móveis e acessórios, analisar contexto organizacional, estabelecer estratégias, validar processos de operações bancárias, demonstrar capacidade de antever cenários.