CBO 1421-05 - Gerente administrativo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins
O profissional no cargo de Gerente administrativo CBO 1421-05 planeja, organiza, coordena e controla as atividades da área administrativa de empresa, sob a direção de um diretor ou gerente geral Gerencia rotinas administrativas.
Monitora o atendimento aos usuários internos e externos dos serviços administrativos Faz uso de sistemas informatizados - de relacionamento com cliente, de planejamento de recursos empresariais, dentre outros -, promovendo a inserção das tecnologias digitais nas atividades da área de administração Gerencia recursos materiais.
Gerencia a organização de arquivos físico e eletrônico de documentos Realiza controle de qualidade dos serviços administrativos Administra equipe de trabalho.
Participa da gestão financeira e da gestão de serviços terceirizados Elabora relatórios Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 1421-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente administrativo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins CBO 1421-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1421-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins.
- Gerentes.
O que faz um Gerente administrativo
O Gerente administrativo CBO 1421-05 presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas do planejamento tático Analisa informações - de contexto organizacional, de relatórios gerenciais, dentre outras -, com o intuito de obter subsídios para o processo de planejamento.
Planeja processos administrativos, estabelecendo diretrizes e processos operacionais.
Participa da elaboração de normas, diretrizes e procedimentos Define indicadores de desempenho.
Emite instruções de serviço Organiza as atividades das equipes de apoio da área administrativa, em empresa pública ou privada, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados.
Gerencia rotinas administrativas, controlando e aperfeiçoando fluxos de trabalho.
Monitora o atendimento aos usuários internos e externos – como clientes, trabalhadores de outros setores da empresa, fornecedores, entre outros - dos serviços administrativos, identificando suas necessidades, prestando esclarecimentos, recebendo reclamações e solucionando problemas Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade na área de administração.
Faz uso de sistemas informatizados - de relacionamento com cliente, de planejamento de recursos empresariais, dentre outros -, promovendo a inserção das tecnologias digitais nas atividades da área de administração.
Controla a qualidade do serviço, analisando indicadores de desempenho Inspeciona condições de atendimento e monitora tempo de resposta Atua para agilizar o atendimento e manter sua eficácia.
Em situações de autoatendimento, disponibiliza coordenador para triagem Revisa documentos e elabora relatórios Gerencia a organização de arquivos físico e eletrônico de documentos.
Arquiva documentos confidenciais Estabelece parâmetros de proteção de dados pessoais e privacidade, de acordo com a legislação específica.
Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Gerencia recursos materiais Organiza o processo de compra de materiais e serviços, compreendendo a cotação, a aprovação de requisições e a autorização de compra.
Atesta o recebimento de materiais e serviços Administra estoque de materiais Conduz inventário de bens imobilizados.
Colabora com a gestão da infraestrutura das edificações corporativas e de suas instalações e equipamentos, participando na definição de leiautes, na especificação de móveis e acessórios e na organização da comunicação visual Requisita serviços de manutenção de instalações e equipamentos Participa da gestão de serviços terceirizados.
Contrata prestadores de serviços Supervisiona os serviços de limpeza, vigilância, jardinagem, dentre outros Cadastra fornecedores e verifica sua regularidade fiscal Participa da gestão financeira, controlando receitas, contas a pagar, contas contábeis e custos Atua nas ações de crédito, de cobrança e de controle da inadimplência.
Monitora as operações de crédito, negociando parcelamento de débitos Controla inadimplência Organiza processo de cobrança judicial Controla a execução de rotinas tributárias Administra a equipe de trabalho da área administrativa, participando do processo de contratação Supervisiona entrada e saída de trabalhadores Avalia desempenho e promove a capacitação da equipe Implanta treinamentos em saúde e segurança no trabalho Avalia perfil profissional de acordo com preceitos de “compliance”, para contratação ou promoção Delega competências por níveis de responsabilidade Administra recursos financeiros da área, controlando custos e orçamento Libera verba para despesas de pequeno vulto Participa no processo de implantação de normas de sustentabilidade ambiental e monitora o seu cumprimento Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com clientes, fornecedores externos e setores internos da empresa Interage com outras empresas e instituições.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1421-05 deve administrar riscos, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, administrar recursos materiais, planejar processos administrativos, financeiros, de compliance, de riscos, de proteção de dados pessoais e privacidade e de facilities management, gerenciar prestação de serviços terceirizados, atender cliente e/ou cooperado e/ou titular de dados pessoais, gerir rotinas administrativas e financeiras, gerenciar equipes.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins os profissionais dessa família ocupacional desenvolvem suas atividades em organizações públicas e privadas, em atividades gerenciais e de apoio à atividade-fim e também em atividades de análise e avaliação dos padrões de integridade, ética empresarial, de proteção de dados pessoais e privacidade. Atuam como assalariados, com carteira assinada ou como prestadores de serviços (consultoria)no caso do DPO. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional em ambientes fechados e em horário diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1421-05
Para o exercício das ocupações de gerentes administrativos e financeiros, a escolaridade varia em função do porte da instituição empregadora: curso superior incompleto e cursos profissionalizantes de até quatrocentas horas ou graduação tecnológica, bacharelado e de pós-graduação. Os requisitos para os gerentes de riscos são mais elevados - curso superior mais pós-graduação na área. Neste caso, o pleno desempenho das atividades ocorre em torno de cinco anos gerenciando riscos em uma área específica. Para os analistas de compliance e de riscos é necessário graduação mais curso específico até 200 hs na área de atuação e experiência mínima de 2 anos e os requisitos exigidos para os oficiais de proteção de dados pessoais (DPO) são de curso superior, mais certificações no tema proteção de dados pessoais.
Atividades exercidas por um Gerente administrativo CBO 1421-05
Um Gerente administrativo (ou sinônimo) deve estabelecer plano de contingência, demonstrar persuasão, especificar móveis e acessórios, planejar implantação de normas de qualidade, receber reclamações de cliente e/ou cooperado e/ou titular de dados pessoais, organizar processo de cobrança judicial, demonstrar flexibilidade, demonstrar proatividade, conduzir processo de implantação de normas de qualidade e/ou de gestão, controlar receitas, criar canais de comunicação entre chefia e funcionários, estabelecer estratégias, administrar estoques de materiais, controlar contas contábeis, definir metas do setor, arquivar documentos confidenciais, demonstrar capacidade de comunicação, disponibilizar coordenador de auto-atendimento para triagem, negociar instrumentos financeiros de proteção, assegurar cumprimentos de normas internas e externas, estabelecer diretrizes administrativas, requisitar instalação de equipamentos, avaliar perfil profissional sob ótica de compliance para contratação ou promoção, demonstrar capacidade investigativa, definir processos operacionais, levantar cotação de materiais e serviços, supervisionar entrada e saída de funcionários, providenciar condições ambientais - luz, ar condicionado, demonstrar capacidade de antever cenários, inspecionar condições de atendimento, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, divulgar metas e objetivos para funcionários, aferir tempo de atendimento, participar na definição de leiaute, demonstrar capacidade de objetividade, controlar contas a pagar, orientar cliente e/ou cooperado e/ou titular de dados pessoais e colaboradores, controlar contratos de fornecedores, demonstrar capacidade de administrar conflitos, divulgar código de ética da empresa, interagir com demais áreas da empresa, monitorar carteira de títulos em cobrança, conduzir reuniões e apresentações, controlar inadimplência, participar de reuniões, autorizar compra de materiais e serviços, distribuir tarefas, aprovar requisição de materiais e serviços, controlar custos, demonstrar capacidade analítica, demonstrar empatia, avaliar desempenho de funcionários, emitir instruções de serviço, delegar competências por níveis de responsabilidade, supervisionar serviços de limpeza, interagir com empresas e instituições, revisar documentos, contratar serviços terceirizados, capacitar equipes, aperfeiçoar fluxo de trabalho, trabalhar sob pressão, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, analisar relatórios gerenciais, dispor seguranças em locais estratégicos, determinar perfil de funcionários da área, supervisionar comunicação visual, realocar funcionários, contratar seguros, trabalhar com segurança, acompanhar indicadores de desempenho, demonstrar capacidade de observação, solucionar problemas de cliente e/ou cooperado, requisitar manutenção de instalações e equipamentos, demonstrar visão organizacional global, estabelecer indicadores de desempenho, participar de projetos específicos, escalar férias, compensação, folgas e horas extras, cadastrar fornecedores, efetuar pagamentos e repasses para terceiros, inspecionar funcionamento dos equipamentos de segurança, monitorar operações de crédito, gerenciar assiduidade e pontualidade, participar do processo de contratação de funcionários, liberar verba para despesas de pequeno vulto, demonstrar capacidade de decisão, validar processos de operações bancárias, atender auditoria interna e externa, participar da elaboração de normas, diretrizes e procedimentos, inventariar imobilizados, demonstrar capacidade de resolução de problemas, agilizar atendimento, sugerir promoção de funcionários, criar condições materiais e humanas para o exercício do trabalho, demonstrar capacidade de negociação, negociar parcelamento de débitos, divulgar resultados da equipe, elaborar relatórios, demonstrar capacidade de imparcialidade e neutralidade, analisar contexto organizacional, atestar recebimento de materiais e serviços, decidir sobre desligamento de funcionários, verificar regularidade fiscal de fornecedores, demonstrar liderança.