CBO 1421-05 - Gerente administrativo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins
O profissional no cargo de Gerente administrativo CBO 1421-05 planeja, organiza, coordena e controla as atividades da área administrativa de empresa, sob a direção de um diretor ou gerente geral Gerencia rotinas administrativas.
Monitora o atendimento aos usuários internos e externos dos serviços administrativos Faz uso de sistemas informatizados - de relacionamento com cliente, de planejamento de recursos empresariais, dentre outros -, promovendo a inserção das tecnologias digitais nas atividades da área de administração Gerencia recursos materiais.
Gerencia a organização de arquivos físico e eletrônico de documentos Realiza controle de qualidade dos serviços administrativos Administra equipe de trabalho.
Participa da gestão financeira e da gestão de serviços terceirizados Elabora relatórios Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 1421-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente administrativo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins CBO 1421-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1421-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins.
- Gerentes.
O que faz um Gerente administrativo
O Gerente administrativo CBO 1421-05 presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas do planejamento tático Analisa informações - de contexto organizacional, de relatórios gerenciais, dentre outras -, com o intuito de obter subsídios para o processo de planejamento.
Planeja processos administrativos, estabelecendo diretrizes e processos operacionais.
Participa da elaboração de normas, diretrizes e procedimentos Define indicadores de desempenho.
Emite instruções de serviço Organiza as atividades das equipes de apoio da área administrativa, em empresa pública ou privada, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados.
Gerencia rotinas administrativas, controlando e aperfeiçoando fluxos de trabalho.
Monitora o atendimento aos usuários internos e externos – como clientes, trabalhadores de outros setores da empresa, fornecedores, entre outros - dos serviços administrativos, identificando suas necessidades, prestando esclarecimentos, recebendo reclamações e solucionando problemas Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade na área de administração.
Faz uso de sistemas informatizados - de relacionamento com cliente, de planejamento de recursos empresariais, dentre outros -, promovendo a inserção das tecnologias digitais nas atividades da área de administração.
Controla a qualidade do serviço, analisando indicadores de desempenho Inspeciona condições de atendimento e monitora tempo de resposta Atua para agilizar o atendimento e manter sua eficácia.
Em situações de autoatendimento, disponibiliza coordenador para triagem Revisa documentos e elabora relatórios Gerencia a organização de arquivos físico e eletrônico de documentos.
Arquiva documentos confidenciais Estabelece parâmetros de proteção de dados pessoais e privacidade, de acordo com a legislação específica.
Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Gerencia recursos materiais Organiza o processo de compra de materiais e serviços, compreendendo a cotação, a aprovação de requisições e a autorização de compra.
Atesta o recebimento de materiais e serviços Administra estoque de materiais Conduz inventário de bens imobilizados.
Colabora com a gestão da infraestrutura das edificações corporativas e de suas instalações e equipamentos, participando na definição de leiautes, na especificação de móveis e acessórios e na organização da comunicação visual Requisita serviços de manutenção de instalações e equipamentos Participa da gestão de serviços terceirizados.
Contrata prestadores de serviços Supervisiona os serviços de limpeza, vigilância, jardinagem, dentre outros Cadastra fornecedores e verifica sua regularidade fiscal Participa da gestão financeira, controlando receitas, contas a pagar, contas contábeis e custos Atua nas ações de crédito, de cobrança e de controle da inadimplência.
Monitora as operações de crédito, negociando parcelamento de débitos Controla inadimplência Organiza processo de cobrança judicial Controla a execução de rotinas tributárias Administra a equipe de trabalho da área administrativa, participando do processo de contratação Supervisiona entrada e saída de trabalhadores Avalia desempenho e promove a capacitação da equipe Implanta treinamentos em saúde e segurança no trabalho Avalia perfil profissional de acordo com preceitos de “compliance”, para contratação ou promoção Delega competências por níveis de responsabilidade Administra recursos financeiros da área, controlando custos e orçamento Libera verba para despesas de pequeno vulto Participa no processo de implantação de normas de sustentabilidade ambiental e monitora o seu cumprimento Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com clientes, fornecedores externos e setores internos da empresa Interage com outras empresas e instituições.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1421-05 deve administrar recursos materiais, administrar riscos, gerir rotinas administrativas e financeiras, gerenciar prestação de serviços terceirizados, gerenciar equipes, planejar processos administrativos, financeiros, de compliance, de riscos, de proteção de dados pessoais e privacidade e de facilities management, atender cliente e/ou cooperado e/ou titular de dados pessoais, demonstrar competências pessoais, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins os profissionais dessa família ocupacional desenvolvem suas atividades em organizações públicas e privadas, em atividades gerenciais e de apoio à atividade-fim e também em atividades de análise e avaliação dos padrões de integridade, ética empresarial, de proteção de dados pessoais e privacidade. Atuam como assalariados, com carteira assinada ou como prestadores de serviços (consultoria)no caso do DPO. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional em ambientes fechados e em horário diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1421-05
Para o exercício das ocupações de gerentes administrativos e financeiros, a escolaridade varia em função do porte da instituição empregadora: curso superior incompleto e cursos profissionalizantes de até quatrocentas horas ou graduação tecnológica, bacharelado e de pós-graduação. Os requisitos para os gerentes de riscos são mais elevados - curso superior mais pós-graduação na área. Neste caso, o pleno desempenho das atividades ocorre em torno de cinco anos gerenciando riscos em uma área específica. Para os analistas de compliance e de riscos é necessário graduação mais curso específico até 200 hs na área de atuação e experiência mínima de 2 anos e os requisitos exigidos para os oficiais de proteção de dados pessoais (DPO) são de curso superior, mais certificações no tema proteção de dados pessoais.
Atividades exercidas por um Gerente administrativo CBO 1421-05
Um Gerente administrativo (ou sinônimo) deve inspecionar condições de atendimento, demonstrar capacidade de resolução de problemas, requisitar manutenção de instalações e equipamentos, emitir instruções de serviço, providenciar condições ambientais - luz, ar condicionado, decidir sobre desligamento de funcionários, aferir tempo de atendimento, participar da elaboração de normas, diretrizes e procedimentos, agilizar atendimento, delegar competências por níveis de responsabilidade, divulgar resultados da equipe, monitorar operações de crédito, administrar estoques de materiais, orientar cliente e/ou cooperado e/ou titular de dados pessoais e colaboradores, inspecionar funcionamento dos equipamentos de segurança, definir metas do setor, conduzir processo de implantação de normas de qualidade e/ou de gestão, planejar implantação de normas de qualidade, capacitar equipes, levantar cotação de materiais e serviços, controlar contas a pagar, analisar contexto organizacional, dispor seguranças em locais estratégicos, disponibilizar coordenador de auto-atendimento para triagem, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, organizar processo de cobrança judicial, demonstrar persuasão, estabelecer estratégias, estabelecer diretrizes administrativas, analisar relatórios gerenciais, trabalhar sob pressão, sugerir promoção de funcionários, atestar recebimento de materiais e serviços, escalar férias, compensação, folgas e horas extras, requisitar instalação de equipamentos, verificar regularidade fiscal de fornecedores, contratar seguros, demonstrar capacidade de administrar conflitos, arquivar documentos confidenciais, demonstrar capacidade analítica, negociar instrumentos financeiros de proteção, determinar perfil de funcionários da área, cadastrar fornecedores, demonstrar capacidade de decisão, supervisionar serviços de limpeza, negociar parcelamento de débitos, supervisionar entrada e saída de funcionários, controlar contratos de fornecedores, estabelecer indicadores de desempenho, demonstrar liderança, divulgar metas e objetivos para funcionários, controlar receitas, interagir com demais áreas da empresa, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, participar de reuniões, controlar inadimplência, gerenciar assiduidade e pontualidade, controlar contas contábeis, demonstrar capacidade de imparcialidade e neutralidade, participar de projetos específicos, especificar móveis e acessórios, avaliar perfil profissional sob ótica de compliance para contratação ou promoção, monitorar carteira de títulos em cobrança, conduzir reuniões e apresentações, demonstrar proatividade, demonstrar capacidade de objetividade, inventariar imobilizados, trabalhar com segurança, definir processos operacionais, aprovar requisição de materiais e serviços, aperfeiçoar fluxo de trabalho, avaliar desempenho de funcionários, demonstrar visão organizacional global, autorizar compra de materiais e serviços, efetuar pagamentos e repasses para terceiros, liberar verba para despesas de pequeno vulto, acompanhar indicadores de desempenho, distribuir tarefas, demonstrar capacidade de observação, realocar funcionários, contratar serviços terceirizados, demonstrar capacidade de antever cenários, controlar custos, revisar documentos, receber reclamações de cliente e/ou cooperado e/ou titular de dados pessoais, demonstrar flexibilidade, atender auditoria interna e externa, interagir com empresas e instituições, elaborar relatórios, solucionar problemas de cliente e/ou cooperado, assegurar cumprimentos de normas internas e externas, criar canais de comunicação entre chefia e funcionários, supervisionar comunicação visual, demonstrar empatia, divulgar código de ética da empresa, demonstrar capacidade investigativa, participar na definição de leiaute, validar processos de operações bancárias, participar do processo de contratação de funcionários, criar condições materiais e humanas para o exercício do trabalho, demonstrar capacidade de negociação, estabelecer plano de contingência, demonstrar capacidade de comunicação.