CBO 1421-10 - Gerente de riscos - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins
O profissional no cargo de Gerente de riscos CBO 1421-10 planeja, organiza, coordena e controla as atividades da área de gestão de riscos de empresa, sob a direção de um diretor ou gerente geral Identifica e dimensiona riscos em áreas diversificadas do negócio.
Recomenda alternativas para mitigação de riscos Prepara plano de prevenção de perdas Administra contratos de transferência de risco.
Faz uso de tecnologias digitais – tais como sistemas de informação de gestão de riscos empresariais, ferramentas de análise, modelagem e simulação de sistemas, entre outras - na área de gestão de riscos Analisa indicadores de desempenho pertinentes à área de gestão de riscos Seleciona parceiros e fornecedores.
Administra equipe de trabalho Elabora relatórios Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 1421-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de riscos, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins CBO 1421-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1421-10
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de riscos
O Gerente de riscos CBO 1421-10 presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas do planejamento tático Analisa conjuntura, contexto organizacional, relatórios gerenciais e informações de clientes – como suas necessidades e reclamações, com o intuito de obter subsídios para o processo de planejamento.
Planeja as atividades da área de gestão de riscos, definindo as metas e estabelecendo as estratégias a serem adotadas.
Participa da elaboração de normas, diretrizes e procedimentos, de acordo com as convenções adotadas pela organização, incluindo a agenda de sustentabilidade ambiental, social e de governança e suas interfaces com a área de gestão de riscos Define indicadores para gestão de riscos.
Estabelece critérios para seleção de parceiros Traça plano orçamentário para gestão de riscos.
Participa da elaboração de planos de contingência.
Organiza as atividades das equipes de apoio da área de gestão de riscos, em empresa pública ou privada, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos e as normas - internas e externas - aplicáveis, com o objetivo de maximizar os resultados Identifica e dimensiona riscos.
Recomenda alternativas para mitigação de riscos, em áreas diversificadas do negócio, envolvendo infraestrutura de edificações, equipamentos, instalações, ambiente de trabalho, cibernética, proteção de dados pessoais e privacidade, governança corporativa, entre outras.
Dimensiona níveis de retenção para cobertura de eventuais perdas em função de riscos, como franquias e autosseguro Apresenta riscos ao mercado Negocia garantias, instrumentos financeiros de proteção e contratos de seguro.
Valora e prepara plano de prevenção de perdas Elabora contratos de transferência de risco Administra contratos de transferência de riscos, controlando orçamento de seguros, pagamentos de prêmios e recebimento de comissões e indenizações.
Monitora cumprimento de exigências contratuais Controla renovação de contratos de transferência de riscos.
Define processos operacionais para controle de riscos, aperfeiçoando fluxo de trabalho Seleciona parceiros e fornecedores Contrata serviços terceirizados.
Participa da avaliação de prestadores de serviços e fornecedores Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade, sob o ponto de vista da gestão de riscos Faz uso de tecnologias digitais - tais como sistemas informatizados de planejamento de recursos empresariais e de gestão de riscos empresariais, ferramentas de análise, modelagem e simulação de sistemas, “software” de análise de causa raiz, entre outras - na área de gestão de riscos.
Analisa indicadores de desempenho pertinentes à área de gestão de riscos Acompanha resolução de não conformidades apontadas por auditorias Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos.
Participa de projetos específicos Elabora relatórios Administra a equipe de trabalho da área de gestão de riscos, identificando necessidade de novas funções, definindo perfil de trabalhadores, e participando do processo de contratação Avalia desempenho e promove a capacitação da equipe Implanta treinamentos em saúde e segurança no trabalho e em conservação ambiental.
Avalia perfil profissional de acordo com preceitos de “compliance”, para contratação ou promoção Administra recursos materiais para a área de gestão de riscos Aprova requisição e autoriza compra de materiais e serviços Conduz inventário de bens imobilizados Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1421-10 deve gerir rotinas administrativas e financeiras, planejar processos administrativos, financeiros, de compliance, de riscos, de proteção de dados pessoais e privacidade e de facilities management, administrar contratos de transferência de riscos, comunicar-se, gerenciar prestação de serviços terceirizados, administrar riscos, demonstrar competências pessoais, gerenciar equipes, atender cliente e/ou cooperado e/ou titular de dados pessoais, administrar recursos materiais.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins os profissionais dessa família ocupacional desenvolvem suas atividades em organizações públicas e privadas, em atividades gerenciais e de apoio à atividade-fim e também em atividades de análise e avaliação dos padrões de integridade, ética empresarial, de proteção de dados pessoais e privacidade. Atuam como assalariados, com carteira assinada ou como prestadores de serviços (consultoria)no caso do DPO. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional em ambientes fechados e em horário diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1421-10
Para o exercício das ocupações de gerentes administrativos e financeiros, a escolaridade varia em função do porte da instituição empregadora: curso superior incompleto e cursos profissionalizantes de até quatrocentas horas ou graduação tecnológica, bacharelado e de pós-graduação. Os requisitos para os gerentes de riscos são mais elevados - curso superior mais pós-graduação na área. Neste caso, o pleno desempenho das atividades ocorre em torno de cinco anos gerenciando riscos em uma área específica. Para os analistas de compliance e de riscos é necessário graduação mais curso específico até 200 hs na área de atuação e experiência mínima de 2 anos e os requisitos exigidos para os oficiais de proteção de dados pessoais (DPO) são de curso superior, mais certificações no tema proteção de dados pessoais.
Atividades exercidas por um Gerente de riscos CBO 1421-10
Um Gerente de riscos (ou sinônimo) deve atender auditoria interna e externa, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, demonstrar persuasão, demonstrar capacidade de resolução de problemas, controlar custos, negociar contratos de seguro, demonstrar capacidade de imparcialidade e neutralidade, negociar instrumentos financeiros de proteção, demonstrar flexibilidade, demonstrar capacidade de observação, acompanhar execução orçamentária, interagir com demais áreas da empresa, distribuir tarefas, demonstrar capacidade de antever cenários, recomendar alternativas para mitigação de riscos, identificar necessidades do cliente e/ou cooperado e/ou titular de dados pessoais, divulgar resultados da equipe, negociar garantias, participar da elaboração de planos de contingência, selecionar parceiros e fornecedores, criar canais de comunicação entre chefia e funcionários, contratar serviços terceirizados, valorar perdas, liberar verba para despesas de pequeno vulto, orientar cliente e/ou cooperado e/ou titular de dados pessoais e colaboradores, arquivar documentos confidenciais, capacitar equipes, conduzir reuniões e apresentações, analisar relatórios gerenciais, identificar riscos, controlar contratos de fornecedores, autorizar compra de materiais e serviços, solucionar problemas de cliente e/ou cooperado, analisar contexto conjuntural, controlar orçamento de seguros, acompanhar indicadores de desempenho, sugerir promoção de funcionários, receber reclamações de cliente e/ou cooperado e/ou titular de dados pessoais, aprovar requisição de materiais e serviços, analisar contexto organizacional, escalar férias, compensação, folgas e horas extras, dimensionar níveis de retenção - franquias, auto seguro, participar de reuniões, traçar plano orçamentário, estabelecer critérios de seleção de parceiros, trabalhar com segurança, apresentar riscos ao mercado, identificar necessidade de novas funções, criar condições materiais e humanas para o exercício do trabalho, demonstrar visão organizacional global, avaliar perfil profissional sob ótica de compliance para contratação ou promoção, participar da elaboração de contratos, estabelecer estratégias, gerenciar regulação de sinistros, gerenciar assiduidade e pontualidade, definir processos operacionais, controlar contas a pagar, demonstrar capacidade investigativa, demonstrar empatia, estabelecer indicadores de desempenho, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, participar da avaliação de prestadores de serviços e fornecedores, emitir instruções de serviço, demonstrar capacidade de objetividade, inventariar imobilizados, demonstrar capacidade de decisão, divulgar metas e objetivos para funcionários, definir metas do setor, decidir sobre desligamento de funcionários, participar do processo de contratação de funcionários, interagir com empresas e instituições, demonstrar capacidade de administrar conflitos, demonstrar proatividade, demonstrar capacidade analítica, demonstrar capacidade de negociação, monitorar cumprimento de exigências contratuais, participar de projetos específicos, contratar seguros, controlar recebimento de comissões e indenizações, elaborar contratos de transferência de risco, dimensionar riscos, elaborar relatórios, assegurar cumprimentos de normas internas e externas, controlar pagamento de prêmios, realocar funcionários, delegar competências por níveis de responsabilidade, controlar renovação dos contratos de transferência de riscos, participar da elaboração de normas, diretrizes e procedimentos, demonstrar capacidade de comunicação, demonstrar liderança, elaborar plano de prevenção de perdas, determinar perfil de funcionários da área, acompanhar solução de não-conformidades apontadas pela auditoria, divulgar código de ética da empresa, avaliar desempenho de funcionários, trabalhar sob pressão, controlar receitas, aperfeiçoar fluxo de trabalho.