CBO 1421-15 - Gerente financeiro - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins
O profissional no cargo de Gerente financeiro CBO 1421-15 planeja, organiza, coordena e controla as atividades da área financeira de empresa, sob a direção de um diretor ou gerente geral Define processos operacionais na área financeira, aperfeiçoando fluxos de trabalho.
Organiza operações e rotinas financeiras de crédito e cobrança Acompanha execução orçamentária e custos Realiza gestão do capital de giro.
Analisa propostas de investimento Faz uso de sistemas informatizados - de inteligência de negócios, de relacionamento com cliente, entre outros -, promovendo a inserção de tecnologias digitais na área de gestão financeira Realiza controle de qualidade dos serviços financeiros.
Administra pessoal e gerencia recursos materiais Elabora relatórios Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 1421-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente financeiro, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins CBO 1421-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1421-15
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins.
- Gerentes.
O que faz um Gerente financeiro
O Gerente financeiro CBO 1421-15 presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas do planejamento tático Analisa conjuntura, contexto organizacional, informações de clientes – como suas necessidades e reclamações, relatórios gerenciais e demonstrações financeiras, com o intuito de obter subsídios para o processo de planejamento.
Elabora estudos de viabilidade financeira e identifica riscos na área financeira.
Participa da definição de políticas da empresa Planeja atividades da área financeira, estabelecendo diretrizes e definindo processos operacionais.
Participa da elaboração de normas, diretrizes e procedimentos Estabelece indicadores de desempenho da área financeira, como receitas e despesas brutas, inadimplência, custos fixos e variáveis, retorno sobre capital investido, entre outros.
Elabora o planejamento orçamentário.
Faz o planejamento tributário corporativo Estabelece plano de contingência.
Organiza as atividades das equipes de apoio da área financeira, em empresa pública ou privada, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos e as normas - internas e externas - aplicáveis, com o objetivo de maximizar os resultados.
Define processos operacionais na área financeira, aperfeiçoando fluxos de trabalho Acompanha a execução orçamentária Controla receitas, contas a pagar, conciliação de pagamentos e depósitos bancários, custos, e contas contábeis.
Organiza e controla rotinas tributárias Organiza operações de crédito e cobrança, liberando crédito e monitorando operações de crédito e carteira de títulos de cobrança Controla inadimplência, negocia parcelamento de débitos e organiza processo de cobrança judicial.
Analisa propostas de investimento no mercado de capitais, para permitir a rentabilização de investimentos financeiros corporativos Realiza a gestão do capital de giro, organiza o fluxo de caixa e libera verba para despesas de pequeno vulto.
Valida processos de operações bancárias e efetua pagamentos e repasses para terceiros Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Participa de projetos específicos.
Participa da elaboração de contratos Colabora na negociação de instrumentos financeiros de proteção e de garantias Monitora cumprimento de exigências contratuais.
Participa da avaliação de prestadores de serviços e fornecedores Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Faz uso de sistemas informatizados - de inteligência de negócios, de relacionamento com o cliente, de planejamento de recursos empresariais, entre outros -, promovendo a inserção de tecnologias digitais na área de gestão financeira.
Controla a qualidade do serviço, acompanhando indicadores de desempenho Elabora relatórios Administra a equipe de trabalho da área financeira, identificando necessidade de novas funções, definindo perfil de trabalhadores, e participando do processo de contratação Fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental Avalia desempenho e promove a capacitação das equipes.
Avalia perfil profissional de acordo com preceitos de “compliance”, para contratação ou promoção Delega competências por níveis de responsabilidade Administra recursos materiais para a área financeira Aprova requisição de materiais e serviços e autoriza sua compra Conduz inventário de bens imobilizados Colabora na orientação e na solução de problemas de usuários internos e externos (contratados, clientes, entre outros) Coordena reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Interage com outras empresas e instituições Participa do processo de implantação de normas de sustentabilidade ambiental, social e de governança.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1421-15 deve gerir rotinas administrativas e financeiras, administrar riscos, gerenciar prestação de serviços terceirizados, administrar recursos materiais, administrar contratos de transferência de riscos, demonstrar competências pessoais, gerenciar equipes, planejar processos administrativos, financeiros, de compliance, de riscos, de proteção de dados pessoais e privacidade e de facilities management, atender cliente e/ou cooperado e/ou titular de dados pessoais, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins os profissionais dessa família ocupacional desenvolvem suas atividades em organizações públicas e privadas, em atividades gerenciais e de apoio à atividade-fim e também em atividades de análise e avaliação dos padrões de integridade, ética empresarial, de proteção de dados pessoais e privacidade. Atuam como assalariados, com carteira assinada ou como prestadores de serviços (consultoria)no caso do DPO. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional em ambientes fechados e em horário diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1421-15
Para o exercício das ocupações de gerentes administrativos e financeiros, a escolaridade varia em função do porte da instituição empregadora: curso superior incompleto e cursos profissionalizantes de até quatrocentas horas ou graduação tecnológica, bacharelado e de pós-graduação. Os requisitos para os gerentes de riscos são mais elevados - curso superior mais pós-graduação na área. Neste caso, o pleno desempenho das atividades ocorre em torno de cinco anos gerenciando riscos em uma área específica. Para os analistas de compliance e de riscos é necessário graduação mais curso específico até 200 hs na área de atuação e experiência mínima de 2 anos e os requisitos exigidos para os oficiais de proteção de dados pessoais (DPO) são de curso superior, mais certificações no tema proteção de dados pessoais.
Atividades exercidas por um Gerente financeiro CBO 1421-15
Um Gerente financeiro (ou sinônimo) deve negociar parcelamento de débitos, identificar necessidade de novas funções, liberar verba para despesas de pequeno vulto, definir processos operacionais, identificar necessidades do cliente e/ou cooperado e/ou titular de dados pessoais, verificar regularidade fiscal de fornecedores, realocar funcionários, participar da avaliação de prestadores de serviços e fornecedores, demonstrar empatia, validar processos de operações bancárias, analisar contexto organizacional, delegar competências por níveis de responsabilidade, emitir instruções de serviço, organizar processo de cobrança judicial, participar do processo de contratação de funcionários, trabalhar com segurança, planejar implantação de normas de qualidade, liberar crédito, identificar riscos, revisar documentos, aperfeiçoar fluxo de trabalho, controlar receitas, controlar inadimplência, decidir sobre desligamento de funcionários, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, conduzir processo de implantação de normas de qualidade e/ou de gestão, avaliar perfil profissional sob ótica de compliance para contratação ou promoção, demonstrar capacidade de resolução de problemas, criar condições materiais e humanas para o exercício do trabalho, determinar perfil de funcionários da área, sugerir promoção de funcionários, demonstrar capacidade de imparcialidade e neutralidade, monitorar carteira de títulos em cobrança, estabelecer estratégias, capacitar equipes, estabelecer diretrizes administrativas, divulgar metas e objetivos para funcionários, controlar contratos de fornecedores, demonstrar capacidade de antever cenários, controlar custos, negociar garantias, orientar cliente e/ou cooperado e/ou titular de dados pessoais e colaboradores, monitorar operações de crédito, atestar recebimento de materiais e serviços, interagir com empresas e instituições, acompanhar indicadores de desempenho, demonstrar capacidade de observação, estabelecer indicadores de desempenho, escalar férias, compensação, folgas e horas extras, requisitar instalação de equipamentos, divulgar resultados da equipe, controlar conciliação de pagamentos e depósitos bancários, demonstrar capacidade de administrar conflitos, contratar serviços terceirizados, controlar contas contábeis, interagir com demais áreas da empresa, demonstrar flexibilidade, estabelecer plano de contingência, solucionar problemas de cliente e/ou cooperado, demonstrar liderança, demonstrar persuasão, demonstrar capacidade investigativa, demonstrar capacidade de decisão, participar da elaboração de contratos, divulgar código de ética da empresa, assegurar cumprimentos de normas internas e externas, traçar plano orçamentário, avaliar desempenho de funcionários, participar de projetos específicos, conduzir reuniões e apresentações, inventariar imobilizados, demonstrar capacidade de objetividade, elaborar estudos de viabilidade financeira, verificar idoneidade de clientes, fornecedores e cooperados, autorizar compra de materiais e serviços, definir metas do setor, arquivar documentos confidenciais, requisitar manutenção de instalações e equipamentos, demonstrar capacidade de negociação, atender auditoria interna e externa, analisar relatórios gerenciais, efetuar pagamentos e repasses para terceiros, monitorar cumprimento de exigências contratuais, demonstrar proatividade, participar da definição de políticas da empresa, estabelecer diretrizes financeiras, acompanhar execução orçamentária, gerenciar assiduidade e pontualidade, fiscalizar uso ilegal de software, negociar instrumentos financeiros de proteção, estabelecer critérios de seleção de parceiros, demonstrar capacidade analítica, cadastrar fornecedores, demonstrar visão organizacional global, analisar contexto conjuntural, controlar contas a pagar, distribuir tarefas, contratar seguros, criar canais de comunicação entre chefia e funcionários, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, trabalhar sob pressão, selecionar parceiros e fornecedores, participar da elaboração de normas, diretrizes e procedimentos, receber reclamações de cliente e/ou cooperado e/ou titular de dados pessoais, demonstrar capacidade de comunicação, participar de reuniões, aprovar requisição de materiais e serviços, participar na definição de leiaute, elaborar relatórios, acompanhar solução de não-conformidades apontadas pela auditoria.