CBO 1421-40 - Gerente de facility management - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins
O profissional no cargo de Gerente de facility management CBO 1421-40 planeja, organiza, coordena e controla as atividades da área de gestão de facilidades (infraestrutura de edificações, instalações e equipamentos) de empresa, sob a direção de um diretor ou gerente geral Planeja e implementa atividades de manutenção e conservação de facilidades.
Realiza a gestão de serviços de utilidades, como energia, água, gás e climatização Atua em comunicação visual, participando na definição de leiautes e na especificação de móveis e acessórios Analisa indicadores de desempenho.
Assessora a direção da empresa na aquisição de novas tecnologias Realiza gestão da prestação de serviços terceirizados Gerencia documentação técnica de equipamentos.
Administra equipe de trabalho e recursos materiais e financeiros Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 1421-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de facility management, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins CBO 1421-40 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1421-40
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de facility management
O Gerente de facility management CBO 1421-40 presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas do planejamento tático Analisa informações – de contexto organizacional, relatórios de equipamentos e instalações, demandas de usuários, entre outras -, com o intuito de obter subsídios para o processo de planejamento.
Planeja manutenção e conservação do ambiente construído (infraestrutura de edificações, instalações e equipamentos) da empresa.
Prepara procedimentos e instruções de serviço Elabora inventário de equipamentos e mapeia problemas potenciais.
Define política e seleciona técnicas de manutenção Elabora previsão orçamentária setorial.
Negocia programação e define paradas de equipamentos e instalações.
Especifica materiais, equipamentos e serviços Define SLA-Acordo de Nível de Serviço (Service Level Agreement) para contratos de serviços de tecnologia relacionados à área de gestão de facilidades.
Organiza as atividades das equipes de apoio da área de gestão de infraestrutura de edificações, instalações e equipamentos, em empresa pública ou privada, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados.
Implementa atividades de manutenção e conservação do ambiente construído da empresa Implanta rotinas Supervisiona o cumprimento dos planos operacionais para setores - tais como manutenção, recepção, limpeza, telefonia, segurança patrimonial, entre outros - diretamente relacionados à manutenção e à conservação do ambiente construído.
Realiza a gestão de serviços de utilidades, como energia, água, gás e climatização Supervisiona comunicação visual Participa na definição de leiautes e especifica móveis e acessórios.
Estabelece processo de implantação de normas de qualidade Analisa indicadores de desempenho referentes à área de gestão de facilidades.
Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Implementa melhorias nos processos de gestão de facilidades Coordena e acompanha projetos.
Assessora a direção da empresa e seus setores na aquisição de novas tecnologias para o ambiente construído, com o objetivo de otimizar as operações do negócio Avalia obsolescência de equipamentos Avalia infraestrutura para instalação de equipamentos, solicitando sua adequação, quando necessário.
Elabora plano de aquisições, especificação técnica e parecer técnico Analisa custo e benefício de compra, locação, comodato, entre outras formas de aquisição de bens Recebe e confere especificação técnica de equipamentos e supervisiona sua instalação e funcionamento.
Gerencia documentação técnica de equipamentos Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Realiza a gestão da prestação de serviços terceirizados, delineando a política de terceirização, descrevendo escopo de contratos e selecionando parceiros e fornecedores Organiza cadastro de fornecedores, verificando sua regularidade fiscal Efetua a contratação de serviços terceirizados.
Avalia desempenho de prestadores de serviços contratados Administra a equipe de trabalho da área de gestão de facilidades, identificando necessidade de novas funções, definindo perfil de trabalhadores, e participando do processo de contratação Fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental Avalia desempenho e promove a capacitação das equipes Avalia perfil profissional de acordo com preceitos de “compliance”, para contratação ou promoção Administra recursos materiais e financeiros Aprova requisição, autoriza compra e atesta recebimento de materiais e serviços Controla a execução orçamentária e os custos Monitora lançamentos em contas contábeis Acompanha auditorias Conduz reuniões de trabalho Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Participa da elaboração de relatórios e de material para treinamento.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1421-40 deve planejar processos administrativos, financeiros, de compliance, de riscos, de proteção de dados pessoais e privacidade e de facilities management, demonstrar competências pessoais, planejar manutenção e conservação do ambiente construído, comunicar-se, implementar atividades de manutenção e conservação do ambiente construído, avaliar parceiros de negócios - due diligence, assessorar aquisição de novas tecnologias para ambiente construído, administrar recursos materiais, administrar riscos, gerir rotinas administrativas e financeiras, gerenciar equipes, gerenciar prestação de serviços terceirizados.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins os profissionais dessa família ocupacional desenvolvem suas atividades em organizações públicas e privadas, em atividades gerenciais e de apoio à atividade-fim e também em atividades de análise e avaliação dos padrões de integridade, ética empresarial, de proteção de dados pessoais e privacidade. Atuam como assalariados, com carteira assinada ou como prestadores de serviços (consultoria)no caso do DPO. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional em ambientes fechados e em horário diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1421-40
Para o exercício das ocupações de gerentes administrativos e financeiros, a escolaridade varia em função do porte da instituição empregadora: curso superior incompleto e cursos profissionalizantes de até quatrocentas horas ou graduação tecnológica, bacharelado e de pós-graduação. Os requisitos para os gerentes de riscos são mais elevados - curso superior mais pós-graduação na área. Neste caso, o pleno desempenho das atividades ocorre em torno de cinco anos gerenciando riscos em uma área específica. Para os analistas de compliance e de riscos é necessário graduação mais curso específico até 200 hs na área de atuação e experiência mínima de 2 anos e os requisitos exigidos para os oficiais de proteção de dados pessoais (DPO) são de curso superior, mais certificações no tema proteção de dados pessoais.
Atividades exercidas por um Gerente de facility management CBO 1421-40
Um Gerente de facility management (ou sinônimo) deve gerenciar assiduidade e pontualidade, interagir com empresas e instituições, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, pesquisar novas tecnologias, participar na definição de leiaute, analisar contexto conjuntural, especificar materiais, equipamentos e serviços, gerir utilidades - energia, água e gás, demonstrar capacidade de observação, participar da elaboração de normas, diretrizes e procedimentos, verificar idoneidade de clientes, fornecedores e cooperados, trabalhar com segurança, assegurar cumprimentos de normas internas e externas, atestar recebimento de materiais e serviços, supervisionar elaboração de orçamentos, propor adequações nos sistemas e instalações, participar do processo de contratação de funcionários, cadastrar fornecedores, implementar tecnologias, demonstrar flexibilidade, escalar férias, compensação, folgas e horas extras, delinear política de terceirização, elaborar inventário de equipamentos, monitorar carteira de títulos em cobrança, valorar perdas, planejar treinamentos, workshops e palestras, elaborar plano de aquisição, elaborar previsão orçamentária setorial, demonstrar proatividade, coordenar projetos, demonstrar persuasão, controlar inadimplência, supervisionar instalação de equipamentos, descrever escopo do contrato, estabelecer interface com orgãos e autoridades públicas - vigilância sanitária, corpo de bombeiros, etc, participar da definição de critérios de avaliação de riscos, definir metas do setor, participar da elaboração de contratos, supervisionar cumprimento de normas de segurança/preservação do meio ambiente, avaliar obsolescência de equipamentos, ministrar treinamentos, workshops e/ou palestras, acompanhar solução de não-conformidades apontadas pela auditoria, participar da elaboração de relatórios, interagir com demais áreas da empresa, medir desempenho da empresa/organização contratada, analisar demandas dos usuários do ambiente construído - edificações, infraestrutura e equipamentos, demonstrar visão organizacional global, aperfeiçoar fluxo de trabalho, participar do desenvolvimento dos planos de ação para mitigação de riscos, elaborar especificação técnica, acompanhar execução orçamentária, trabalhar sob pressão, estabelecer diretrizes administrativas, criar condições materiais e humanas para o exercício do trabalho, controlar custos, revisar documentos, conduzir reuniões e apresentações, emitir instruções de serviço, conferir especificação técnica e funcionamento dos equipamentos, estabelecer critérios de seleção de parceiros, demonstrar capacidade de resolução de problemas, determinar perfil de funcionários da área, dispor seguranças em locais estratégicos, elaborar parecer técnico, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, elaborar plano de prevenção de perdas, selecionar técnicas de manutenção, inventariar imobilizados, capacitar equipes, identificar empresa com melhores resultados, participar da elaboração do material de treinamento e programas de conscientização, elaborar procedimentos e instruções de manutenção, recepção, limpeza, telefonia, segurança patrimonial, compras, etc, demonstrar capacidade de comunicação, analisar indicadores de desempenho do ambiente construído, participar da definição de políticas da empresa, acompanhar projetos, estabelecer estratégias, definir política de manutenção, fiscalizar cumprimento do contrato, autorizar compra de materiais e serviços, participar da elaboração de planos de contingência, demonstrar capacidade de objetividade, analisar casos de possíveis conflitos de interesse, liberar verba para despesas de pequeno vulto, analisar custo benefício - aquisição, locação, comodato, implantar rotina de manutenção, recepção, limpeza, telefonia, segurança patrimonial, compras, etc, avaliar infraestrutura para instalação, demonstrar capacidade de decisão, gerir contratos, identificar necessidade de novas funções, divulgar resultados da equipe, desenvolver campanhas de conscientização, realocar funcionários, acompanhar indicadores de desempenho, negociar programação de paradas, solicitar adequação da infraestrutura, verificar regularidade fiscal de fornecedores, participar de reuniões, levantar cotação de materiais e serviços, estabelecer indicadores de desempenho, selecionar parceiros e fornecedores, recomendar alternativas para mitigação de riscos, definir processos operacionais, demonstrar capacidade de administrar conflitos, delegar competências por níveis de responsabilidade, especificar móveis e acessórios, demonstrar capacidade de antever cenários, planejar uso de tecnologias que otimizem as operações do negócio, mapear problemas potenciais, demonstrar capacidade de imparcialidade e neutralidade, gerenciar documentação técnica dos equipamentos, demonstrar capacidade investigativa, arquivar documentos confidenciais, atender auditoria interna e externa, participar de projetos específicos, analisar relatórios gerenciais, administrar estoques de materiais, traçar plano orçamentário, participar de grupos de trabalho, comissões e comitês internos, avaliar perfil profissional sob ótica de compliance para contratação ou promoção, orientar parceiros de negócios sobre procedimentos e situação de risco, identificar público interno da organização, analisar contexto organizacional, distribuir tarefas, auxiliar áreas no tratamento dos riscos, definir parada de máquinas, equipamentos e instalações, sugerir promoção de funcionários, demonstrar empatia, divulgar metas e objetivos para funcionários, contratar serviços terceirizados, demonstrar liderança, decidir sobre desligamento de funcionários, aprovar requisição de materiais e serviços, conduzir processo de implantação de normas de qualidade e/ou de gestão, elaborar estudos de viabilidade financeira, avaliar desempenho de funcionários, negociar parcelamento de débitos, inspecionar funcionamento dos equipamentos de segurança, divulgar código de ética da empresa, definir acordo de nível de serviço - sla, implementar melhorias na gestão integrada de fm, demonstrar capacidade analítica, supervisionar cumprimento do plano de manutenção, recepção, limpeza, telefonia, segurança patrimonial, compras, etc, analisar relatórios de inspeção de máquinas, equipamentos e instalações, demonstrar capacidade de negociação, criar canais de comunicação entre chefia e funcionários, supervisionar comunicação visual.