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CBO 1421-40 - Gerente de facility management - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins

O profissional no cargo de Gerente de facility management CBO 1421-40 planeja, organiza, coordena e controla as atividades da área de gestão de facilidades (infraestrutura de edificações, instalações e equipamentos) de empresa, sob a direção de um diretor ou gerente geral Planeja e implementa atividades de manutenção e conservação de facilidades.

Realiza a gestão de serviços de utilidades, como energia, água, gás e climatização Atua em comunicação visual, participando na definição de leiautes e na especificação de móveis e acessórios Analisa indicadores de desempenho.

Assessora a direção da empresa na aquisição de novas tecnologias Realiza gestão da prestação de serviços terceirizados Gerencia documentação técnica de equipamentos.

Administra equipe de trabalho e recursos materiais e financeiros Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 1421-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Gerente de facility management, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins CBO 1421-40 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1421-40

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins.
      • Gerentes.

O que faz um Gerente de facility management

O Gerente de facility management CBO 1421-40 presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas do planejamento tático Analisa informações – de contexto organizacional, relatórios de equipamentos e instalações, demandas de usuários, entre outras -, com o intuito de obter subsídios para o processo de planejamento.

Planeja manutenção e conservação do ambiente construído (infraestrutura de edificações, instalações e equipamentos) da empresa.

Prepara procedimentos e instruções de serviço Elabora inventário de equipamentos e mapeia problemas potenciais.

Define política e seleciona técnicas de manutenção Elabora previsão orçamentária setorial.

Negocia programação e define paradas de equipamentos e instalações.

Especifica materiais, equipamentos e serviços Define SLA-Acordo de Nível de Serviço (Service Level Agreement) para contratos de serviços de tecnologia relacionados à área de gestão de facilidades.

Organiza as atividades das equipes de apoio da área de gestão de infraestrutura de edificações, instalações e equipamentos, em empresa pública ou privada, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados.

Implementa atividades de manutenção e conservação do ambiente construído da empresa Implanta rotinas Supervisiona o cumprimento dos planos operacionais para setores - tais como manutenção, recepção, limpeza, telefonia, segurança patrimonial, entre outros - diretamente relacionados à manutenção e à conservação do ambiente construído.

Realiza a gestão de serviços de utilidades, como energia, água, gás e climatização Supervisiona comunicação visual Participa na definição de leiautes e especifica móveis e acessórios.

Estabelece processo de implantação de normas de qualidade Analisa indicadores de desempenho referentes à área de gestão de facilidades.

Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Implementa melhorias nos processos de gestão de facilidades Coordena e acompanha projetos.

Assessora a direção da empresa e seus setores na aquisição de novas tecnologias para o ambiente construído, com o objetivo de otimizar as operações do negócio Avalia obsolescência de equipamentos Avalia infraestrutura para instalação de equipamentos, solicitando sua adequação, quando necessário.

Elabora plano de aquisições, especificação técnica e parecer técnico Analisa custo e benefício de compra, locação, comodato, entre outras formas de aquisição de bens Recebe e confere especificação técnica de equipamentos e supervisiona sua instalação e funcionamento.

Gerencia documentação técnica de equipamentos Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Realiza a gestão da prestação de serviços terceirizados, delineando a política de terceirização, descrevendo escopo de contratos e selecionando parceiros e fornecedores Organiza cadastro de fornecedores, verificando sua regularidade fiscal Efetua a contratação de serviços terceirizados.

Avalia desempenho de prestadores de serviços contratados Administra a equipe de trabalho da área de gestão de facilidades, identificando necessidade de novas funções, definindo perfil de trabalhadores, e participando do processo de contratação Fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental Avalia desempenho e promove a capacitação das equipes Avalia perfil profissional de acordo com preceitos de “compliance”, para contratação ou promoção Administra recursos materiais e financeiros Aprova requisição, autoriza compra e atesta recebimento de materiais e serviços Controla a execução orçamentária e os custos Monitora lançamentos em contas contábeis Acompanha auditorias Conduz reuniões de trabalho Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Participa da elaboração de relatórios e de material para treinamento.

Funções do cargo

O funcionário CBO 1421-40 deve demonstrar competências pessoais, administrar riscos, assessorar aquisição de novas tecnologias para ambiente construído, planejar processos administrativos, financeiros, de compliance, de riscos, de proteção de dados pessoais e privacidade e de facilities management, avaliar parceiros de negócios - due diligence, administrar recursos materiais, gerir rotinas administrativas e financeiras, gerenciar equipes, gerenciar prestação de serviços terceirizados, implementar atividades de manutenção e conservação do ambiente construído, planejar manutenção e conservação do ambiente construído, comunicar-se.

Condições de trabalho dessas profissões

Gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins os profissionais dessa família ocupacional desenvolvem suas atividades em organizações públicas e privadas, em atividades gerenciais e de apoio à atividade-fim e também em atividades de análise e avaliação dos padrões de integridade, ética empresarial, de proteção de dados pessoais e privacidade. Atuam como assalariados, com carteira assinada ou como prestadores de serviços (consultoria)no caso do DPO. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional em ambientes fechados e em horário diurno.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1421-40

Para o exercício das ocupações de gerentes administrativos e financeiros, a escolaridade varia em função do porte da instituição empregadora: curso superior incompleto e cursos profissionalizantes de até quatrocentas horas ou graduação tecnológica, bacharelado e de pós-graduação. Os requisitos para os gerentes de riscos são mais elevados - curso superior mais pós-graduação na área. Neste caso, o pleno desempenho das atividades ocorre em torno de cinco anos gerenciando riscos em uma área específica. Para os analistas de compliance e de riscos é necessário graduação mais curso específico até 200 hs na área de atuação e experiência mínima de 2 anos e os requisitos exigidos para os oficiais de proteção de dados pessoais (DPO) são de curso superior, mais certificações no tema proteção de dados pessoais.

Atividades exercidas por um Gerente de facility management CBO 1421-40

Um Gerente de facility management (ou sinônimo) deve especificar materiais, equipamentos e serviços, fiscalizar cumprimento do contrato, analisar indicadores de desempenho do ambiente construído, elaborar especificação técnica, supervisionar elaboração de orçamentos, levantar cotação de materiais e serviços, demonstrar empatia, identificar necessidade de novas funções, analisar relatórios gerenciais, desenvolver campanhas de conscientização, identificar público interno da organização, analisar contexto organizacional, estabelecer critérios de seleção de parceiros, traçar plano orçamentário, especificar móveis e acessórios, dispor seguranças em locais estratégicos, determinar perfil de funcionários da área, participar do desenvolvimento dos planos de ação para mitigação de riscos, inventariar imobilizados, conduzir processo de implantação de normas de qualidade e/ou de gestão, demonstrar proatividade, verificar idoneidade de clientes, fornecedores e cooperados, participar da elaboração de normas, diretrizes e procedimentos, definir processos operacionais, sugerir promoção de funcionários, selecionar parceiros e fornecedores, supervisionar cumprimento de normas de segurança/preservação do meio ambiente, acompanhar projetos, demonstrar capacidade de administrar conflitos, demonstrar capacidade de imparcialidade e neutralidade, analisar custo benefício - aquisição, locação, comodato, elaborar previsão orçamentária setorial, trabalhar com segurança, supervisionar instalação de equipamentos, demonstrar capacidade de objetividade, atestar recebimento de materiais e serviços, demonstrar capacidade de observação, acompanhar solução de não-conformidades apontadas pela auditoria, controlar custos, descrever escopo do contrato, coordenar projetos, demonstrar capacidade analítica, participar de grupos de trabalho, comissões e comitês internos, gerenciar assiduidade e pontualidade, estabelecer indicadores de desempenho, acompanhar indicadores de desempenho, avaliar desempenho de funcionários, atender auditoria interna e externa, participar da elaboração de planos de contingência, demonstrar flexibilidade, elaborar parecer técnico, arquivar documentos confidenciais, mapear problemas potenciais, conduzir reuniões e apresentações, criar canais de comunicação entre chefia e funcionários, autorizar compra de materiais e serviços, orientar parceiros de negócios sobre procedimentos e situação de risco, gerir utilidades - energia, água e gás, divulgar metas e objetivos para funcionários, participar na definição de leiaute, identificar empresa com melhores resultados, escalar férias, compensação, folgas e horas extras, verificar regularidade fiscal de fornecedores, decidir sobre desligamento de funcionários, implantar rotina de manutenção, recepção, limpeza, telefonia, segurança patrimonial, compras, etc, recomendar alternativas para mitigação de riscos, solicitar adequação da infraestrutura, participar da definição de critérios de avaliação de riscos, monitorar carteira de títulos em cobrança, demonstrar persuasão, avaliar perfil profissional sob ótica de compliance para contratação ou promoção, interagir com demais áreas da empresa, delinear política de terceirização, implementar melhorias na gestão integrada de fm, trabalhar sob pressão, demonstrar visão organizacional global, demonstrar capacidade de decisão, elaborar estudos de viabilidade financeira, ministrar treinamentos, workshops e/ou palestras, demonstrar capacidade de resolução de problemas, definir parada de máquinas, equipamentos e instalações, definir política de manutenção, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, demonstrar capacidade de comunicação, medir desempenho da empresa/organização contratada, participar da elaboração do material de treinamento e programas de conscientização, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, distribuir tarefas, estabelecer diretrizes administrativas, divulgar resultados da equipe, criar condições materiais e humanas para o exercício do trabalho, interagir com empresas e instituições, estabelecer estratégias, capacitar equipes, participar da definição de políticas da empresa, estabelecer interface com orgãos e autoridades públicas - vigilância sanitária, corpo de bombeiros, etc, aperfeiçoar fluxo de trabalho, conferir especificação técnica e funcionamento dos equipamentos, demonstrar capacidade investigativa, realocar funcionários, divulgar código de ética da empresa, definir metas do setor, liberar verba para despesas de pequeno vulto, implementar tecnologias, inspecionar funcionamento dos equipamentos de segurança, elaborar plano de prevenção de perdas, avaliar infraestrutura para instalação, contratar serviços terceirizados, supervisionar comunicação visual, controlar inadimplência, analisar relatórios de inspeção de máquinas, equipamentos e instalações, analisar demandas dos usuários do ambiente construído - edificações, infraestrutura e equipamentos, analisar casos de possíveis conflitos de interesse, gerir contratos, cadastrar fornecedores, propor adequações nos sistemas e instalações, pesquisar novas tecnologias, elaborar procedimentos e instruções de manutenção, recepção, limpeza, telefonia, segurança patrimonial, compras, etc, participar de projetos específicos, planejar uso de tecnologias que otimizem as operações do negócio, valorar perdas, definir acordo de nível de serviço - sla, auxiliar áreas no tratamento dos riscos, elaborar plano de aquisição, planejar treinamentos, workshops e palestras, demonstrar capacidade de antever cenários, analisar contexto conjuntural, revisar documentos, supervisionar cumprimento do plano de manutenção, recepção, limpeza, telefonia, segurança patrimonial, compras, etc, acompanhar execução orçamentária, participar do processo de contratação de funcionários, participar de reuniões, selecionar técnicas de manutenção, participar da elaboração de contratos, aprovar requisição de materiais e serviços, gerenciar documentação técnica dos equipamentos, assegurar cumprimentos de normas internas e externas, avaliar obsolescência de equipamentos, negociar programação de paradas, emitir instruções de serviço, demonstrar liderança, administrar estoques de materiais, delegar competências por níveis de responsabilidade, negociar parcelamento de débitos, elaborar inventário de equipamentos, participar da elaboração de relatórios, demonstrar capacidade de negociação.

Cargos e salários CBO 1421-40 - Gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins

Salário Gerente de facility management

Gerente de facility management: Brasil

O profissional no cargo de Gerente de facility management CBO 1421-40 trabalhando no Brasil, ganha entre 7.836 e 17.724 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 500 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1421-40.
Salário Gerente de facility management

Gerente de facility management: São Paulo

O profissional no cargo de Gerente de facility management CBO 1421-40 trabalhando em São Paulo, ganha entre 8.611 e 18.915 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 340 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1421-40.
Salário Gerente de facility management São Paulo

Gerente de facility management: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Gerente de facility management CBO 1421-40 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 9.330 e 19.254 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 239 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1421-40.