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CBO 1422-05 - Gerente de recursos humanos - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de recursos humanos e de relações do trabalho

O profissional no cargo de Gerente de recursos humanos CBO 1422-05 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia os processos de recursos humanos de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Gerencia atividades de recursos humanos, administra e avalia planos e programas de cargos e salários, de benefícios e de treinamento e desenvolvimento.

Implementa e coordena sistemas de avaliação de desempenho e processos de recrutamento e seleção Avalia fatores internos e externos que impactam o clima organizacional Aplica métricas e indicadores de recursos humanos, técnicas de comunicação organizacional, elabora documentos.

Assessora diretoria e demais setores Pode atuar em eventos sociais ou corporativos Assegura a conformidade legal na gestão dos recursos humanos, atua conforme normas e procedimentos da área, de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.

CBO 1422-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de recursos humanos e de relações do trabalho que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Gerente de recursos humanos, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de recursos humanos e de relações do trabalho CBO 1422-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1422-05

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes de recursos humanos e de relações do trabalho.
      • Gerentes.

O que faz um Gerente de recursos humanos

O Gerente de recursos humanos CBO 1422-05 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de recursos humanos de empresas, organizações, instituições, estabelecimentos, atuando em conjunto com equipes de apoio da área, garantindo que todas as atividades sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Gerencia atividades de recursos humanos, supervisionando rotinas administrativas, como folhas de pagamento, contratação de pessoal e rescisão contratual.

Analisa contratos de trabalho e recolhimento de encargos sociais.

Elabora procedimentos para o cumprimento de convenções coletivas, negocia acordos com entidades sindicais e de relações trabalhistas, gerencia contratos de estagiários e terceiros e presta informações à fiscalização do trabalho Administra planos e programas de cargos e salários, analisa organograma de cargos, controla o efetivo de funcionários.

Gerencia a estrutura de remuneração e a descrição de cargos Promove e analisa pesquisa salarial.

Elabora, organiza e implanta plano de carreira e propostas operacionais e normativas para promoção de funcionários.

Orienta a instituição quanto à isonomia salarial e de oportunidades entre gêneros e condutas de prevenção a assédios Controla e organiza planos de benefícios.

Avalia o nível de satisfação, presta atendimento a funcionários e dependentes.

Propõe e promove programas prevencionistas Implementa e gerencia sistemas de avaliação de desempenho de funcionários, tendo em vista avaliar potencialidades e competências para efetivar promoções e ou suprir demandas internas Gerencia programas e atividades de treinamento e desenvolvimento, coordenando o levantamento de necessidades, consolidando a implementação e operacionalização.

Define e elabora normas e procedimentos organizacionais para a realização de programas de capacitação e atualização de funcionários, disponibiliza recursos humanos e materiais Avalia resultados e custos dos programas realizados Pode conduzir reuniões, palestras e treinamentos e contratar consultorias.

Implementa e gerencia processos de recrutamento e seleção de pessoas, considerando aspectos e procedimentos técnicos como identificação de necessidades de contratação, formas de divulgação, análise de currículos, entrevistas, aplicação de provas e testes, necessidade de contratação de consultoria, parecer técnico de perfil do candidato, elaboração e análise de relatório de resultados Propõe e elabora planos de desenvolvimento comportamental, motivacionais e de incentivo, programas educacionais e de saúde e qualidade de vida no trabalho.

Avalia fatores internos e externos que impactam o clima organizacional Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas do planejamento tático Medeia a relação entre funcionários e empresa, conciliando as relações, resolvendo demandas ou contratempos.

Participa de reuniões, assessora outras áreas sobre legislação pertinente, analisa a relação custo-benefício em recursos humanos Representa publicamente a empresa Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias.

Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Atua em eventos internos e externos, participando de reuniões, de grupos de discussões e seminários da área Programa eventos corporativos e promove campanhas sociais.

Propõe e gerencia a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos, elabora documentação técnica, como relatórios, pareceres, cronogramas, organogramas, entre outros Administra a equipe de trabalho, promovendo estratégias para autodesenvolvimento, a realização de pesquisas na área, a utilização de tecnologias de informação e comunicação, promovendo valores corporativos Assegura a conformidade legal na gestão dos recursos humanos, fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental.

Funções do cargo

O funcionário CBO 1422-05 deve demonstrar competências pessoais, assessorar diretoria e setores da empresa, atuar em eventos, gerir atividades de treinamento e desenvolvimento, administrar cargos e salários, coordenar recrutamento e seleção de pessoal, gerenciar atividades do departamento de pessoal, controlar benefícios.

Condições de trabalho dessas profissões

Gerentes de recursos humanos e de relações do trabalho os profissionais podem exercer suas funções em uma gama variada de atividades econômicas dentro do comércio, da indústria, dos serviços e da agropecuária. Atuam como empregados em empresas privadas ou públicas, em geral de portes médio e grande. Há registros de terceirização dos serviços de recrutamento, seleção e treinamento, o que pode levar à desaparição da área no organograma de várias empresas e seu ressurgimento em outras, naquelas subcontratadas.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1422-05

As ocupações da família são exercidas por profissionais que tenham cursado, pelo menos, o nível superior completo, formados em qualquer ramo do conhecimento, com experiência ou formação complementar predominante nas áreas de psicologia ou administração. É desejável que as ocupações sejam exercidas por profissionais com quatro a cinco anos de experiência na área de recursos humanos.

Atividades exercidas por um Gerente de recursos humanos CBO 1422-05

Um Gerente de recursos humanos (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade empreendedora, pesquisar internamente satisfação dos usuários do benefício, desenvolver empatia, demonstrar facilidade de comunicação, assessorar outras áreas sobre a legislação pertinente a rh, demonstrar habilidade de negociação, assessorar chefia em problemas psicossociais dos funcionários, contratar consultorias de treinamento, supervisionar rotinas administrativas, organizar plano de benefícios, gerenciar movimentação de pessoal, participar de grupos de discussão na área de rh, gerenciar custo de mão-de-obra, representar empresa publicamente, definir formas de divulgação para recrutamento, coordenar levantamento de necessidades de treinamento, elaborar planos de incentivo e motivacionais, administrar estrutura de remuneração, assessorar na elaboração das metas orçamentárias, fazer parte do programa para certificação de qualidade total, contratar consultorias para recrutamento e seleção, implantar plano de carreira, assessorar eventos de outras áreas, reciclar-se constantemente, controlar benefícios junto a órgãos públicos, atender funcionários e dependentes, pesquisar planos de benefícios, assessorar na elaboração e implantação do plano estratégico da empresa, gerenciar folha de pagamento, programar eventos corporativos, elaborar procedimentos para cumprir as convenções coletivas, avaliar potencial de funcionários para aproveitamento interno, coordenar aplicação de testes e provas para candidatos, consultar fontes jurídicas, participar de seminários na área, administrar número efetivo de funcionários - headaccount, gerenciar contratos de estagiários e terceiros, administrar pesquisa salarial, promover campanhas sociais, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, efetuar análise da relação custo-benefício em recursos humanos, providenciar o recolhimento de encargos sociais, transformar-se em agente de mudança, conduzir reuniões, palestras e treinamentos, consolidar plano de treinamento, administrar organograma de cargos, identificar necessidade de contratação de pessoal, gerenciar documentações legais, demonstrar ética profissional, analisar contratos de trabalho, medir resultados e custos de treinamento, desenvolver plano de carreira, avaliar processo de seleção, participar de reuniões com diretoria ou gerência, planejar reuniões com a comunidade, administrar descrição de cargos, emitir parecer do perfil do candidato, coordenar análise curricular, mediar relação entre funcionários e empresa, elaborar programas para desenvolvimento educacional, analisar resultados de pesquisa salarial, negociar contratos com fornecedores, entrevistar candidatos, dominar informática, disponibilizar recursos didático-pedagógicos, revelar espírito de liderança, controlar contratos com fornecedores, gerenciar contratação de pessoal e rescisão contratual, gerenciar ações trabalhistas, preparar relatório a diretoria, prestar informações a fiscalização do trabalho, analisar proposta de promoção de funcionários, demonstrar assertividade, planejar reuniões com outras entidades, elaborar relatório estatístico, elaborar normas e procedimentos organizacionais para treinamento, negociar acordos com entidades sindicais e de relações trabalhistas, desempenhar papel facilitador, fornecer a diretoria informações relacionadas a pessoal, desenvolver alternativas de recrutamento e seleção, criar organograma de cargos, promover programas prevencionistas.

Cargos e salários CBO 1422-05 - Gerentes de recursos humanos e de relações do trabalho

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