CBO 1422-05 - Gerente de recursos humanos - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de recursos humanos e de relações do trabalho
O profissional no cargo de Gerente de recursos humanos CBO 1422-05 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia os processos de recursos humanos de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Gerencia atividades de recursos humanos, administra e avalia planos e programas de cargos e salários, de benefícios e de treinamento e desenvolvimento.
Implementa e coordena sistemas de avaliação de desempenho e processos de recrutamento e seleção Avalia fatores internos e externos que impactam o clima organizacional Aplica métricas e indicadores de recursos humanos, técnicas de comunicação organizacional, elabora documentos.
Assessora diretoria e demais setores Pode atuar em eventos sociais ou corporativos Assegura a conformidade legal na gestão dos recursos humanos, atua conforme normas e procedimentos da área, de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.
CBO 1422-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de recursos humanos e de relações do trabalho que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de recursos humanos, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de recursos humanos e de relações do trabalho CBO 1422-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1422-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de recursos humanos e de relações do trabalho.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de recursos humanos
O Gerente de recursos humanos CBO 1422-05 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de recursos humanos de empresas, organizações, instituições, estabelecimentos, atuando em conjunto com equipes de apoio da área, garantindo que todas as atividades sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Gerencia atividades de recursos humanos, supervisionando rotinas administrativas, como folhas de pagamento, contratação de pessoal e rescisão contratual.
Analisa contratos de trabalho e recolhimento de encargos sociais.
Elabora procedimentos para o cumprimento de convenções coletivas, negocia acordos com entidades sindicais e de relações trabalhistas, gerencia contratos de estagiários e terceiros e presta informações à fiscalização do trabalho Administra planos e programas de cargos e salários, analisa organograma de cargos, controla o efetivo de funcionários.
Gerencia a estrutura de remuneração e a descrição de cargos Promove e analisa pesquisa salarial.
Elabora, organiza e implanta plano de carreira e propostas operacionais e normativas para promoção de funcionários.
Orienta a instituição quanto à isonomia salarial e de oportunidades entre gêneros e condutas de prevenção a assédios Controla e organiza planos de benefícios.
Avalia o nível de satisfação, presta atendimento a funcionários e dependentes.
Propõe e promove programas prevencionistas Implementa e gerencia sistemas de avaliação de desempenho de funcionários, tendo em vista avaliar potencialidades e competências para efetivar promoções e ou suprir demandas internas Gerencia programas e atividades de treinamento e desenvolvimento, coordenando o levantamento de necessidades, consolidando a implementação e operacionalização.
Define e elabora normas e procedimentos organizacionais para a realização de programas de capacitação e atualização de funcionários, disponibiliza recursos humanos e materiais Avalia resultados e custos dos programas realizados Pode conduzir reuniões, palestras e treinamentos e contratar consultorias.
Implementa e gerencia processos de recrutamento e seleção de pessoas, considerando aspectos e procedimentos técnicos como identificação de necessidades de contratação, formas de divulgação, análise de currículos, entrevistas, aplicação de provas e testes, necessidade de contratação de consultoria, parecer técnico de perfil do candidato, elaboração e análise de relatório de resultados Propõe e elabora planos de desenvolvimento comportamental, motivacionais e de incentivo, programas educacionais e de saúde e qualidade de vida no trabalho.
Avalia fatores internos e externos que impactam o clima organizacional Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas do planejamento tático Medeia a relação entre funcionários e empresa, conciliando as relações, resolvendo demandas ou contratempos.
Participa de reuniões, assessora outras áreas sobre legislação pertinente, analisa a relação custo-benefício em recursos humanos Representa publicamente a empresa Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias.
Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Atua em eventos internos e externos, participando de reuniões, de grupos de discussões e seminários da área Programa eventos corporativos e promove campanhas sociais.
Propõe e gerencia a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos, elabora documentação técnica, como relatórios, pareceres, cronogramas, organogramas, entre outros Administra a equipe de trabalho, promovendo estratégias para autodesenvolvimento, a realização de pesquisas na área, a utilização de tecnologias de informação e comunicação, promovendo valores corporativos Assegura a conformidade legal na gestão dos recursos humanos, fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1422-05 deve gerir atividades de treinamento e desenvolvimento, atuar em eventos, assessorar diretoria e setores da empresa, controlar benefícios, demonstrar competências pessoais, gerenciar atividades do departamento de pessoal, coordenar recrutamento e seleção de pessoal, administrar cargos e salários.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de recursos humanos e de relações do trabalho os profissionais podem exercer suas funções em uma gama variada de atividades econômicas dentro do comércio, da indústria, dos serviços e da agropecuária. Atuam como empregados em empresas privadas ou públicas, em geral de portes médio e grande. Há registros de terceirização dos serviços de recrutamento, seleção e treinamento, o que pode levar à desaparição da área no organograma de várias empresas e seu ressurgimento em outras, naquelas subcontratadas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1422-05
As ocupações da família são exercidas por profissionais que tenham cursado, pelo menos, o nível superior completo, formados em qualquer ramo do conhecimento, com experiência ou formação complementar predominante nas áreas de psicologia ou administração. É desejável que as ocupações sejam exercidas por profissionais com quatro a cinco anos de experiência na área de recursos humanos.
Atividades exercidas por um Gerente de recursos humanos CBO 1422-05
Um Gerente de recursos humanos (ou sinônimo) deve desempenhar papel facilitador, pesquisar planos de benefícios, participar de grupos de discussão na área de rh, mediar relação entre funcionários e empresa, desenvolver alternativas de recrutamento e seleção, avaliar potencial de funcionários para aproveitamento interno, coordenar análise curricular, gerenciar contratação de pessoal e rescisão contratual, promover programas prevencionistas, organizar plano de benefícios, gerenciar movimentação de pessoal, representar empresa publicamente, demonstrar habilidade de negociação, assessorar outras áreas sobre a legislação pertinente a rh, definir formas de divulgação para recrutamento, reciclar-se constantemente, elaborar relatório estatístico, providenciar o recolhimento de encargos sociais, demonstrar facilidade de comunicação, controlar contratos com fornecedores, consultar fontes jurídicas, disponibilizar recursos didático-pedagógicos, efetuar análise da relação custo-benefício em recursos humanos, contratar consultorias de treinamento, revelar espírito de liderança, criar organograma de cargos, elaborar planos de incentivo e motivacionais, demonstrar assertividade, planejar reuniões com a comunidade, prestar informações a fiscalização do trabalho, fazer parte do programa para certificação de qualidade total, analisar proposta de promoção de funcionários, avaliar processo de seleção, promover campanhas sociais, planejar reuniões com outras entidades, conduzir reuniões, palestras e treinamentos, gerenciar custo de mão-de-obra, analisar contratos de trabalho, negociar contratos com fornecedores, desenvolver empatia, elaborar procedimentos para cumprir as convenções coletivas, atender funcionários e dependentes, demonstrar ética profissional, supervisionar rotinas administrativas, entrevistar candidatos, negociar acordos com entidades sindicais e de relações trabalhistas, gerenciar ações trabalhistas, administrar estrutura de remuneração, gerenciar contratos de estagiários e terceiros, assessorar na elaboração das metas orçamentárias, identificar necessidade de contratação de pessoal, dominar informática, preparar relatório a diretoria, coordenar aplicação de testes e provas para candidatos, assessorar chefia em problemas psicossociais dos funcionários, participar de seminários na área, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, administrar número efetivo de funcionários - headaccount, emitir parecer do perfil do candidato, participar de reuniões com diretoria ou gerência, transformar-se em agente de mudança, gerenciar folha de pagamento, medir resultados e custos de treinamento, elaborar normas e procedimentos organizacionais para treinamento, assessorar eventos de outras áreas, gerenciar documentações legais, coordenar levantamento de necessidades de treinamento, elaborar programas para desenvolvimento educacional, consolidar plano de treinamento, implantar plano de carreira, pesquisar internamente satisfação dos usuários do benefício, fornecer a diretoria informações relacionadas a pessoal, programar eventos corporativos, contratar consultorias para recrutamento e seleção, assessorar na elaboração e implantação do plano estratégico da empresa, desenvolver plano de carreira, administrar descrição de cargos, controlar benefícios junto a órgãos públicos, demonstrar capacidade empreendedora, administrar pesquisa salarial, analisar resultados de pesquisa salarial, administrar organograma de cargos.