CBO 1423-05 - Gerente comercial - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de comercialização, marketing e comunicação
O profissional no cargo de Gerente comercial CBO 1423-05 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de comercialização de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Elabora plano estratégico de negócios.
Define metas de negócios Elabora e gerencia planos e atividades da equipe Implementa e coordena o desenvolvimento de atividades comerciais, considerando indicadores referentes a previsão e processo de vendas, de pesquisa de mercado e clientes, de produtividade, competitividade e qualidade.
Aplica métricas de comercialização, técnicas de comunicação, elabora documentos Promove e coordena a realização de pesquisas de demandas e de mercado Assessora diretoria e setores da organização.
Assegura a conformidade legal do processo Atua conforme normas e procedimentos da área, de saúde e segurança no trabalho, qualidade e conservação ambiental
CBO 1423-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente comercial, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.
- Gerentes.
O que faz um Gerente comercial
O Gerente comercial CBO 1423-05 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de comercialização de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Elabora plano estratégico de negócios.
Atua em conjunto com equipes de marketing, vendas e pós-venda, considerando as metas definidas e os procedimentos estabelecidos.
Elabora plano estratégico de negócios, estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo políticas e procedimentos de comercialização e comunicação, promovendo a realização de pesquisas de demandas e de mercado Implementa, coordena e avalia o plano estratégico, aplicando métricas de comercialização, definindo ações para promoção da imagem institucional, identificando necessidades de recursos, elaborando orçamentos.
Gerencia o desenvolvimento do processo de comercialização, considerando implementação de serviços de atendimento ao cliente, eventos de negócios e campanhas publicitárias e de vendas, negociação com clientes, programas e ações de fidelização de clientes, contratação de serviços de terceiros Coordena e avalia as atividades de negócios, monitorando e analisando metas e indicadores de desempenho, contratos comerciais, a participação da empresa e de produtos no mercado, o relacionamento com clientes internos e externos, o nível de competitividade, a produtividade e qualidade do processo de comercialização.
Verifica os resultados e metas das equipes de marketing e de vendas.
Assessora a diretoria e demais setores internos, na elaboração do plano estratégico da organização de médio e longo prazos e das metas orçamentárias, elaborando relatórios, comunicados, requisitos, normas e procedimentos Administra recursos materiais e financeiros, captando recursos, administrando orçamentos, otimizando custos e recursos, autorizando pagamentos, gerindo lucratividade.
Administra força de trabalho da gerência comercial, dimensionando equipe, definindo perfis profissionais, avaliando desempenho e resultados, medindo o nível de satisfação da equipe, detectando necessidades de capacitação e atualização, definindo contratação de pessoal.
Analisa currículos de candidatos e realiza entrevista Delega atribuições e gerencia remanejamentos para suprir cargos e funções Promove estratégias para autodesenvolvimento da equipe, a realização de pesquisas na área, a utilização de tecnologias de informação e comunicação, incentivando a prática de valores corporativos.
Pode propor a realização de cursos e programas de capacitação Realiza e participa de eventos da área como feiras, convenções, congressos, seminários, entre outros Pode representar publicamente a empresa.
Propõe e gerencia a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área de administração de pessoas da área comercial Aplica técnicas de comunicação empresarial, elabora documentação técnica, como relatórios, pareceres, cronogramas, orçamentos, entre outros.
Assegura a conformidade legal na gestão dos processos de comercialização e a proteção de dados pessoais de clientes Cumpre prazos estabelecidos Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 1423-05 deve coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos, implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos, administrar recursos materiais e financeiros, demonstrar competências pessoais, analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, assessorar diretoria e setores da organização, gerenciar recursos humanos.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1423-05
Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Gerente comercial CBO 1423-05
Um Gerente comercial (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de abstração, monitorar contratos, dimensionar equipe, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, elaborar relatórios, coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções, monitorar metas e indicadores de desempenho, demonstrar capacidade de flexibilidade, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, planejar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, examinar currículos, elaborar orçamentos, formular plano de incentivos, contratar serviços de terceiros, planejar racionalização do uso de recursos, demonstrar capacidade de negociação, definir perfis profissionais, captar recursos, gerenciar remanejamentos, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, detectar necessidades de capacitação profissional, identificar necessidade de recursos, demonstrar visão sistêmica, realizar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, monitorar relacionamento com clientes internos e externos e/ou partes interessadas, demonstrar criatividade, gerenciar equipes, assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing, realizar ações para ampliação de participação no mercado, demonstrar capacidade de empatia, delegar atribuições, demonstrar capacidade de pensar estrategicamente, demonstrar capacidade de tomar decisões, demonstrar capacidade de organização, coordenar serviços de atendimento a clientes, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, entrevistar candidatos, revisar planos, listar atividades de cargos / funções, demonstrar capacidade de liderança, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, atender a auditoria interna e externa, demonstrar capacidade de escuta, analisar tendências do mercado, negociar condições e prioridades de projetos, avaliar nível de satisfação da equipe, criar programas e ações de fidelização de clientes, monitorar a execução de serviços de terceiros, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, estabelecer política comercial, planejar campanhas publicitárias, implementar serviços de atendimento a clientes, gerir nível de satisfação do cliente, avaliar desempenho, estabelecer metas e indicadores de desempenho, cobrar resultados da equipe, dar suporte na elaboração das metas orçamentárias, realizar campanhas de vendas, otimizar custos e recursos, gerir lucratividade, pesquisar mercado, representar empresa e/ou organização publicamente, administrar orçamentos, demonstrar capacidade de síntese, negociar com clientes, implementar campanhas institucionais e publicitárias, acompanhar atuação da concorrência, autorizar pagamentos, demonstrar habilidades comunicativas, identificar necessidade de contratação de pessoal.