CBO 1423-05 - Gerente comercial - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de comercialização, marketing e comunicação
O profissional no cargo de Gerente comercial CBO 1423-05 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de comercialização de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Elabora plano estratégico de negócios.
Define metas de negócios Elabora e gerencia planos e atividades da equipe Implementa e coordena o desenvolvimento de atividades comerciais, considerando indicadores referentes a previsão e processo de vendas, de pesquisa de mercado e clientes, de produtividade, competitividade e qualidade.
Aplica métricas de comercialização, técnicas de comunicação, elabora documentos Promove e coordena a realização de pesquisas de demandas e de mercado Assessora diretoria e setores da organização.
Assegura a conformidade legal do processo Atua conforme normas e procedimentos da área, de saúde e segurança no trabalho, qualidade e conservação ambiental
CBO 1423-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente comercial, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.
- Gerentes.
O que faz um Gerente comercial
O Gerente comercial CBO 1423-05 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de comercialização de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Elabora plano estratégico de negócios.
Atua em conjunto com equipes de marketing, vendas e pós-venda, considerando as metas definidas e os procedimentos estabelecidos.
Elabora plano estratégico de negócios, estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo políticas e procedimentos de comercialização e comunicação, promovendo a realização de pesquisas de demandas e de mercado Implementa, coordena e avalia o plano estratégico, aplicando métricas de comercialização, definindo ações para promoção da imagem institucional, identificando necessidades de recursos, elaborando orçamentos.
Gerencia o desenvolvimento do processo de comercialização, considerando implementação de serviços de atendimento ao cliente, eventos de negócios e campanhas publicitárias e de vendas, negociação com clientes, programas e ações de fidelização de clientes, contratação de serviços de terceiros Coordena e avalia as atividades de negócios, monitorando e analisando metas e indicadores de desempenho, contratos comerciais, a participação da empresa e de produtos no mercado, o relacionamento com clientes internos e externos, o nível de competitividade, a produtividade e qualidade do processo de comercialização.
Verifica os resultados e metas das equipes de marketing e de vendas.
Assessora a diretoria e demais setores internos, na elaboração do plano estratégico da organização de médio e longo prazos e das metas orçamentárias, elaborando relatórios, comunicados, requisitos, normas e procedimentos Administra recursos materiais e financeiros, captando recursos, administrando orçamentos, otimizando custos e recursos, autorizando pagamentos, gerindo lucratividade.
Administra força de trabalho da gerência comercial, dimensionando equipe, definindo perfis profissionais, avaliando desempenho e resultados, medindo o nível de satisfação da equipe, detectando necessidades de capacitação e atualização, definindo contratação de pessoal.
Analisa currículos de candidatos e realiza entrevista Delega atribuições e gerencia remanejamentos para suprir cargos e funções Promove estratégias para autodesenvolvimento da equipe, a realização de pesquisas na área, a utilização de tecnologias de informação e comunicação, incentivando a prática de valores corporativos.
Pode propor a realização de cursos e programas de capacitação Realiza e participa de eventos da área como feiras, convenções, congressos, seminários, entre outros Pode representar publicamente a empresa.
Propõe e gerencia a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área de administração de pessoas da área comercial Aplica técnicas de comunicação empresarial, elabora documentação técnica, como relatórios, pareceres, cronogramas, orçamentos, entre outros.
Assegura a conformidade legal na gestão dos processos de comercialização e a proteção de dados pessoais de clientes Cumpre prazos estabelecidos Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 1423-05 deve coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos, implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, demonstrar competências pessoais, assessorar diretoria e setores da organização, administrar recursos materiais e financeiros, analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas, gerenciar recursos humanos.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1423-05
Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Gerente comercial CBO 1423-05
Um Gerente comercial (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de raciocínio analítico, listar atividades de cargos / funções, atender a auditoria interna e externa, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, demonstrar capacidade de pensar estrategicamente, elaborar orçamentos, demonstrar capacidade de tomar decisões, revisar planos, gerenciar equipes, realizar ações para ampliação de participação no mercado, definir perfis profissionais, estabelecer política comercial, assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing, criar programas e ações de fidelização de clientes, pesquisar mercado, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, avaliar desempenho, administrar orçamentos, monitorar metas e indicadores de desempenho, implementar serviços de atendimento a clientes, estabelecer metas e indicadores de desempenho, gerenciar remanejamentos, realizar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, cobrar resultados da equipe, planejar campanhas publicitárias, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar capacidade de síntese, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, monitorar a execução de serviços de terceiros, demonstrar capacidade de empatia, gerir lucratividade, demonstrar capacidade de escuta, demonstrar capacidade de organização, detectar necessidades de capacitação profissional, demonstrar capacidade de liderança, demonstrar habilidades comunicativas, demonstrar capacidade de abstração, demonstrar criatividade, autorizar pagamentos, otimizar custos e recursos, coordenar serviços de atendimento a clientes, negociar condições e prioridades de projetos, gerir nível de satisfação do cliente, monitorar relacionamento com clientes internos e externos e/ou partes interessadas, entrevistar candidatos, demonstrar visão sistêmica, representar empresa e/ou organização publicamente, contratar serviços de terceiros, realizar campanhas de vendas, elaborar relatórios, analisar tendências do mercado, implementar campanhas institucionais e publicitárias, delegar atribuições, acompanhar atuação da concorrência, captar recursos, coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções, dimensionar equipe, planejar racionalização do uso de recursos, formular plano de incentivos, avaliar nível de satisfação da equipe, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, dar suporte na elaboração das metas orçamentárias, monitorar contratos, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, demonstrar capacidade de flexibilidade, identificar necessidade de recursos, planejar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, examinar currículos, identificar necessidade de contratação de pessoal, negociar com clientes.