CBO 1423-05 - Gerente comercial - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de comercialização, marketing e comunicação
O profissional no cargo de Gerente comercial CBO 1423-05 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de comercialização de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Elabora plano estratégico de negócios.
Define metas de negócios Elabora e gerencia planos e atividades da equipe Implementa e coordena o desenvolvimento de atividades comerciais, considerando indicadores referentes a previsão e processo de vendas, de pesquisa de mercado e clientes, de produtividade, competitividade e qualidade.
Aplica métricas de comercialização, técnicas de comunicação, elabora documentos Promove e coordena a realização de pesquisas de demandas e de mercado Assessora diretoria e setores da organização.
Assegura a conformidade legal do processo Atua conforme normas e procedimentos da área, de saúde e segurança no trabalho, qualidade e conservação ambiental
CBO 1423-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente comercial, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.
- Gerentes.
O que faz um Gerente comercial
O Gerente comercial CBO 1423-05 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de comercialização de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Elabora plano estratégico de negócios.
Atua em conjunto com equipes de marketing, vendas e pós-venda, considerando as metas definidas e os procedimentos estabelecidos.
Elabora plano estratégico de negócios, estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo políticas e procedimentos de comercialização e comunicação, promovendo a realização de pesquisas de demandas e de mercado Implementa, coordena e avalia o plano estratégico, aplicando métricas de comercialização, definindo ações para promoção da imagem institucional, identificando necessidades de recursos, elaborando orçamentos.
Gerencia o desenvolvimento do processo de comercialização, considerando implementação de serviços de atendimento ao cliente, eventos de negócios e campanhas publicitárias e de vendas, negociação com clientes, programas e ações de fidelização de clientes, contratação de serviços de terceiros Coordena e avalia as atividades de negócios, monitorando e analisando metas e indicadores de desempenho, contratos comerciais, a participação da empresa e de produtos no mercado, o relacionamento com clientes internos e externos, o nível de competitividade, a produtividade e qualidade do processo de comercialização.
Verifica os resultados e metas das equipes de marketing e de vendas.
Assessora a diretoria e demais setores internos, na elaboração do plano estratégico da organização de médio e longo prazos e das metas orçamentárias, elaborando relatórios, comunicados, requisitos, normas e procedimentos Administra recursos materiais e financeiros, captando recursos, administrando orçamentos, otimizando custos e recursos, autorizando pagamentos, gerindo lucratividade.
Administra força de trabalho da gerência comercial, dimensionando equipe, definindo perfis profissionais, avaliando desempenho e resultados, medindo o nível de satisfação da equipe, detectando necessidades de capacitação e atualização, definindo contratação de pessoal.
Analisa currículos de candidatos e realiza entrevista Delega atribuições e gerencia remanejamentos para suprir cargos e funções Promove estratégias para autodesenvolvimento da equipe, a realização de pesquisas na área, a utilização de tecnologias de informação e comunicação, incentivando a prática de valores corporativos.
Pode propor a realização de cursos e programas de capacitação Realiza e participa de eventos da área como feiras, convenções, congressos, seminários, entre outros Pode representar publicamente a empresa.
Propõe e gerencia a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área de administração de pessoas da área comercial Aplica técnicas de comunicação empresarial, elabora documentação técnica, como relatórios, pareceres, cronogramas, orçamentos, entre outros.
Assegura a conformidade legal na gestão dos processos de comercialização e a proteção de dados pessoais de clientes Cumpre prazos estabelecidos Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1423-05 deve assessorar diretoria e setores da organização, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, demonstrar competências pessoais, administrar recursos materiais e financeiros, analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas, implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos, gerenciar recursos humanos, coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1423-05
Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Gerente comercial CBO 1423-05
Um Gerente comercial (ou sinônimo) deve entrevistar candidatos, representar empresa e/ou organização publicamente, realizar campanhas de vendas, gerenciar remanejamentos, examinar currículos, negociar com clientes, revisar planos, demonstrar capacidade de negociação, monitorar metas e indicadores de desempenho, administrar orçamentos, listar atividades de cargos / funções, implementar campanhas institucionais e publicitárias, monitorar relacionamento com clientes internos e externos e/ou partes interessadas, gerir nível de satisfação do cliente, demonstrar capacidade de escuta, planejar campanhas publicitárias, demonstrar habilidades comunicativas, negociar condições e prioridades de projetos, acompanhar atuação da concorrência, implementar serviços de atendimento a clientes, elaborar relatórios, elaborar orçamentos, gerir lucratividade, demonstrar capacidade de síntese, realizar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, demonstrar capacidade de liderança, avaliar nível de satisfação da equipe, demonstrar capacidade de abstração, coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções, captar recursos, realizar ações para ampliação de participação no mercado, definir perfis profissionais, avaliar desempenho, detectar necessidades de capacitação profissional, dimensionar equipe, assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing, identificar necessidade de contratação de pessoal, identificar necessidade de recursos, otimizar custos e recursos, demonstrar capacidade de tomar decisões, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, delegar atribuições, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, atender a auditoria interna e externa, demonstrar capacidade de organização, demonstrar capacidade de empatia, formular plano de incentivos, planejar racionalização do uso de recursos, demonstrar capacidade de pensar estrategicamente, pesquisar mercado, demonstrar visão sistêmica, analisar tendências do mercado, monitorar a execução de serviços de terceiros, demonstrar capacidade de flexibilidade, coordenar serviços de atendimento a clientes, criar programas e ações de fidelização de clientes, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, estabelecer metas e indicadores de desempenho, monitorar contratos, autorizar pagamentos, demonstrar criatividade, gerenciar equipes, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, planejar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, estabelecer política comercial, cobrar resultados da equipe, dar suporte na elaboração das metas orçamentárias, contratar serviços de terceiros.