CBO 1423-10 - Gerente de comunicação - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de comercialização, marketing e comunicação
O profissional no cargo de Gerente de comunicação CBO 1423-10 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de comunicação institucional, mercadológica, interna e administrativa de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração do plano estratégico de comunicação.
Estabelece metas e indicadores de desempenho Define e gerencia planos e atividades da equipe Implementa e coordena o desenvolvimento de ações de comunicação, considerando clientes, tipos, objetivos, estratégias e meios de comunicação, pesquisas, produto ou serviço, mercado.
Aplica estratégias e técnicas de comunicação Promove e coordena a realização de pesquisas de mercado e de perfis de público-alvo Assessora diretoria e setores da organização.
Assegura a conformidade legal dos processos Atua de acordo com normas e procedimentos, de saúde e segurança no trabalho, qualidade e conservação ambiental
CBO 1423-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de comunicação, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-10
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de comunicação
O Gerente de comunicação CBO 1423-10 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de comunicação institucional, mercadológica, interna e administrativa de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico de comunicação.
Atua com equipes de negócios e ou relacionamentos, considerando metas, procedimentos estabelecidos e estratégias de comunicação integrada.
Participa da elaboração do plano estratégico de comunicação estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo políticas e procedimentos de comunicação, promovendo a realização de pesquisas de demandas, de mercado e de perfis de público-alvo Implementa, coordena e avalia o plano estratégico de comunicação, aplicando métricas, definindo ações para subsidiar tomada de decisões, atribuir clareza aos processos e procedimentos organizacionais, ampliar a visibilidade e participação da empresa no mercado de produtos e serviços, identificando necessidades de recursos.
Gerencia o desenvolvimento de ações e atividades do processo comunicacional, no que se refere aos tipos, objetivos e funções da comunicação, os fluxos de informações vertical e horizontal Define e coordena estratégias, os meios de comunicação e sistemas de acesso à informação aplicados no processo.
Analisa resultados de pesquisas, custos, produto ou serviço atribuído à organização.
Avalia a produção multimídia e em canais de comunicação digitais como redes sociais e outras publicações na internet Coordena e avalia as estratégias de comunicação interna e externa e a elaboração de materiais e recursos comunicacionais verbais, não verbais, escritos, visuais e audiovisuais, zelando pela consistência, precisão, fidelidade e efetividade das informações.
Gerencia o plano de comunicação, considerando as etapas do processo comunicacional, alinhamento da mensagem às estratégias de negócios ou de relacionamentos, ampliação de mercado, ações de divulgação da imagem institucional, implementação de campanhas institucionais e publicitárias, realização de eventos da área, programas e ações de fidelização, serviços de atendimento ao cliente, contratação de serviços de terceiros.
Promove estratégias para autodesenvolvimento da equipe, a realização de pesquisas na área, a utilização de tecnologias de informação e comunicação, incentivando a prática de valores corporativos Pode propor a realização de cursos e programas de capacitação Assessora a diretoria e demais setores internos, fornecendo suporte na elaboração do plano estratégico da organização e das metas, elaborando relatórios, comunicados, requisitos, normas e procedimentos.
Administra e dimensiona equipe de comunicação, definindo perfis profissionais, avaliando desempenho e resultados, medindo o nível de satisfação da equipe, detectando necessidades de capacitação e atualização, definindo contratação de pessoal Analisa currículos de candidatos e realiza entrevista Delega atribuições e gerencia remanejamentos para suprir cargos e funções.
Administra recursos materiais e financeiros, controlando orçamento, otimizando custos e recursos, autorizando pagamentos, gerindo lucratividade Realiza e participa de eventos da área como feiras, convenções, congressos, seminários, entre outros.
Pode representar publicamente a empresa Propõe e gerencia a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área de administração Aplica técnicas de comunicação empresarial, utilizando recursos eletrônicos, informatizados, analógicos e digitais e toda tecnologia de informação e comunicação disponível.
Elabora documentação técnica como comunicados, pareceres, cronogramas, orçamentos, entre outros Assegura a conformidade legal na gestão dos processos de comunicação e a proteção de dados pessoais de clientes Cumpre prazos estabelecidos.
Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1423-10 deve demonstrar competências pessoais, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos, analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas, gerenciar recursos humanos, coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos, administrar recursos materiais e financeiros, assessorar diretoria e setores da organização.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1423-10
Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Gerente de comunicação CBO 1423-10
Um Gerente de comunicação (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de síntese, delegar atribuições, recomendar doações e/ou patrocínios, dar suporte na elaboração das metas orçamentárias, autorizar pagamentos, demonstrar capacidade de tomar decisões, realizar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, assessorar diretoria e setores na participação em eventos, demonstrar capacidade de escuta, formular plano de incentivos, coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções, captar recursos, demonstrar capacidade de flexibilidade, otimizar custos e recursos, demonstrar capacidade de organização, pesquisar mercado, demonstrar capacidade de negociação, estabelecer metas e indicadores de desempenho, revisar planos, definir perfis profissionais, cobrar resultados da equipe, representar empresa e/ou organização publicamente, coordenar serviços de atendimento a clientes, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, entrevistar candidatos, demonstrar capacidade de empatia, implementar campanhas institucionais e publicitárias, acompanhar atuação da concorrência, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, avaliar desempenho, avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional,reputação corporativa, criar programas e ações de fidelização de clientes, avaliar nível de satisfação da equipe, gerenciar remanejamentos, acompanhar questões públicas - leis, decretos, opinião pública, identificar necessidade de recursos, planejar ações para promoção da imagem institucional, planejar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, gerenciar equipes, analisar tendências do mercado, negociar condições e prioridades de projetos, gerir nível de satisfação do cliente, demonstrar capacidade de liderança, atender a auditoria interna e externa, demonstrar visão sistêmica, elaborar orçamentos, realizar ações para ampliação de participação no mercado, examinar currículos, identificar necessidade de contratação de pessoal, monitorar contratos, implementar ações de divulgação da imagem institucional - público interno e externo, detectar necessidades de capacitação profissional, elaborar relatórios, implementar serviços de atendimento a clientes, monitorar metas e indicadores de desempenho, planejar campanhas de vendas, assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, planejar racionalização do uso de recursos, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, demonstrar capacidade de abstração, demonstrar habilidades comunicativas, estabelecer políticas e procedimentos de comunicação, dimensionar equipe, relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros, assessorar nos contatos com a imprensa, monitorar a execução de serviços de terceiros, administrar orçamentos, demonstrar capacidade de pensar estrategicamente, contratar serviços de terceiros, demonstrar criatividade, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, listar atividades de cargos / funções.