CBO 1423-10 - Gerente de comunicação - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de comercialização, marketing e comunicação

O profissional no cargo de Gerente de comunicação CBO 1423-10 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de comunicação institucional, mercadológica, interna e administrativa de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração do plano estratégico de comunicação.

Estabelece metas e indicadores de desempenho Define e gerencia planos e atividades da equipe Implementa e coordena o desenvolvimento de ações de comunicação, considerando clientes, tipos, objetivos, estratégias e meios de comunicação, pesquisas, produto ou serviço, mercado.

Aplica estratégias e técnicas de comunicação Promove e coordena a realização de pesquisas de mercado e de perfis de público-alvo Assessora diretoria e setores da organização.

Assegura a conformidade legal dos processos Atua de acordo com normas e procedimentos, de saúde e segurança no trabalho, qualidade e conservação ambiental

CBO 1423-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Gerente de comunicação, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-10

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.
      • Gerentes.

O que faz um Gerente de comunicação

O Gerente de comunicação CBO 1423-10 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de comunicação institucional, mercadológica, interna e administrativa de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico de comunicação.

Atua com equipes de negócios e ou relacionamentos, considerando metas, procedimentos estabelecidos e estratégias de comunicação integrada.

Participa da elaboração do plano estratégico de comunicação estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo políticas e procedimentos de comunicação, promovendo a realização de pesquisas de demandas, de mercado e de perfis de público-alvo Implementa, coordena e avalia o plano estratégico de comunicação, aplicando métricas, definindo ações para subsidiar tomada de decisões, atribuir clareza aos processos e procedimentos organizacionais, ampliar a visibilidade e participação da empresa no mercado de produtos e serviços, identificando necessidades de recursos.

Gerencia o desenvolvimento de ações e atividades do processo comunicacional, no que se refere aos tipos, objetivos e funções da comunicação, os fluxos de informações vertical e horizontal Define e coordena estratégias, os meios de comunicação e sistemas de acesso à informação aplicados no processo.

Analisa resultados de pesquisas, custos, produto ou serviço atribuído à organização.

Avalia a produção multimídia e em canais de comunicação digitais como redes sociais e outras publicações na internet Coordena e avalia as estratégias de comunicação interna e externa e a elaboração de materiais e recursos comunicacionais verbais, não verbais, escritos, visuais e audiovisuais, zelando pela consistência, precisão, fidelidade e efetividade das informações.

Gerencia o plano de comunicação, considerando as etapas do processo comunicacional, alinhamento da mensagem às estratégias de negócios ou de relacionamentos, ampliação de mercado, ações de divulgação da imagem institucional, implementação de campanhas institucionais e publicitárias, realização de eventos da área, programas e ações de fidelização, serviços de atendimento ao cliente, contratação de serviços de terceiros.

Promove estratégias para autodesenvolvimento da equipe, a realização de pesquisas na área, a utilização de tecnologias de informação e comunicação, incentivando a prática de valores corporativos Pode propor a realização de cursos e programas de capacitação Assessora a diretoria e demais setores internos, fornecendo suporte na elaboração do plano estratégico da organização e das metas, elaborando relatórios, comunicados, requisitos, normas e procedimentos.

Administra e dimensiona equipe de comunicação, definindo perfis profissionais, avaliando desempenho e resultados, medindo o nível de satisfação da equipe, detectando necessidades de capacitação e atualização, definindo contratação de pessoal Analisa currículos de candidatos e realiza entrevista Delega atribuições e gerencia remanejamentos para suprir cargos e funções.

Administra recursos materiais e financeiros, controlando orçamento, otimizando custos e recursos, autorizando pagamentos, gerindo lucratividade Realiza e participa de eventos da área como feiras, convenções, congressos, seminários, entre outros.

Pode representar publicamente a empresa Propõe e gerencia a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área de administração Aplica técnicas de comunicação empresarial, utilizando recursos eletrônicos, informatizados, analógicos e digitais e toda tecnologia de informação e comunicação disponível.

Elabora documentação técnica como comunicados, pareceres, cronogramas, orçamentos, entre outros Assegura a conformidade legal na gestão dos processos de comunicação e a proteção de dados pessoais de clientes Cumpre prazos estabelecidos.

Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.

Funções do cargo

O funcionário CBO 1423-10 deve gerenciar recursos humanos, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos, implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos, assessorar diretoria e setores da organização, analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas, demonstrar competências pessoais, administrar recursos materiais e financeiros.

Condições de trabalho dessas profissões

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1423-10

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Gerente de comunicação CBO 1423-10

Um Gerente de comunicação (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de negociação, assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização, otimizar custos e recursos, avaliar desempenho, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, avaliar nível de satisfação da equipe, captar recursos, implementar serviços de atendimento a clientes, planejar ações para promoção da imagem institucional, acompanhar atuação da concorrência, demonstrar capacidade de organização, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, demonstrar visão sistêmica, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, planejar campanhas de vendas, relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros, demonstrar capacidade de flexibilidade, dar suporte na elaboração das metas orçamentárias, administrar orçamentos, monitorar contratos, assessorar nos contatos com a imprensa, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, identificar necessidade de recursos, elaborar orçamentos, contratar serviços de terceiros, demonstrar habilidades comunicativas, estabelecer políticas e procedimentos de comunicação, autorizar pagamentos, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, analisar tendências do mercado, delegar atribuições, examinar currículos, gerenciar remanejamentos, acompanhar questões públicas - leis, decretos, opinião pública, estabelecer metas e indicadores de desempenho, recomendar doações e/ou patrocínios, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, representar empresa e/ou organização publicamente, definir perfis profissionais, assessorar diretoria e setores na participação em eventos, detectar necessidades de capacitação profissional, coordenar serviços de atendimento a clientes, revisar planos, demonstrar criatividade, negociar condições e prioridades de projetos, avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional,reputação corporativa, listar atividades de cargos / funções, formular plano de incentivos, monitorar a execução de serviços de terceiros, demonstrar capacidade de abstração, coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções, demonstrar capacidade de pensar estrategicamente, gerir nível de satisfação do cliente, planejar racionalização do uso de recursos, pesquisar mercado, demonstrar capacidade de tomar decisões, realizar ações para ampliação de participação no mercado, demonstrar capacidade de síntese, elaborar relatórios, demonstrar capacidade de liderança, monitorar metas e indicadores de desempenho, atender a auditoria interna e externa, demonstrar capacidade de empatia, gerenciar equipes, demonstrar capacidade de escuta, identificar necessidade de contratação de pessoal, implementar ações de divulgação da imagem institucional - público interno e externo, planejar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, entrevistar candidatos, implementar campanhas institucionais e publicitárias, cobrar resultados da equipe, realizar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, criar programas e ações de fidelização de clientes, dimensionar equipe.

Cargos e salários CBO 1423-10 - Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Salário Gerente de Relações Públicas São Paulo

Gerente de Relações Públicas: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Gerente de Relações Públicas CBO 1423-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 12.233 e 29.655 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.601 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-10.
Salário Gerente de Relações Públicas

Gerente de Relações Públicas: Minas Gerais

O profissional no cargo de Gerente de Relações Públicas CBO 1423-10 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 5.897 e 14.314 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 404 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-10.
Salário Gerente de Relações Públicas

Gerente de Relações Públicas: São Paulo

O profissional no cargo de Gerente de Relações Públicas CBO 1423-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 11.730 e 28.623 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.084 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-10.