CBO 1423-15 - Gerente de marketing - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de comercialização, marketing e comunicação

O profissional no cargo de Gerente de marketing CBO 1423-15 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de marketing de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico de marketing.

Estabelece metas e indicadores de desempenho Define e gerencia planos e atividades da equipe Implementa e coordena o desenvolvimento de ações de marketing, considerando tipos, objetivos, estratégias e os meios de comunicação, pesquisas, custos, produto ou serviço, clientes e mercado.

Aplica estratégias de marketing e técnicas de comunicação Promove e coordena a realização de pesquisas de mercado e de perfil do consumidor Assessora diretoria e setores da organização.

Assegura a conformidade legal do processo Atua de acordo com normas e procedimentos da área, de saúde e segurança no trabalho, qualidade e conservação ambiental

CBO 1423-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Gerente de marketing, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-15

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.
      • Gerentes.

O que faz um Gerente de marketing

O Gerente de marketing CBO 1423-15 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de marketing de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico de marketing.

Atua em conjunto com equipes de comercialização, vendas e pós-venda, considerando as metas e os procedimentos estabelecidos.

Participa da elaboração de plano estratégico marketing, estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo políticas e procedimentos de marketing, promovendo a realização de pesquisas de demandas e de mercado Implementa, coordena e avalia o plano estratégico, aplicando métricas de marketing, definindo ações para promoção e divulgação da imagem institucional para ampliar ou reforçar seu posicionamento no mercado, identificando necessidades de recursos, elaborando orçamentos.

Gerencia o desenvolvimento de ações e atividades de marketing, no que se refere aos tipos e objetivos, estratégias e meios de comunicação aplicados no processo, às pesquisas, aos custos, ao produto ou ao serviço, aos clientes e ao mercado, à captação e análise de dados Coordena e avalia a produção multimídia e em canais de comunicação digitais como redes sociais e websites.

Gerencia o desenvolvimento do plano de marketing, considerando ações de divulgação da imagem institucional, implementação de campanhas institucionais e publicitárias, visando à ampliação de participação no mercado.

Organiza a realização de eventos da área, programas e ações de fidelização, serviços de atendimento ao cliente, contratação de serviços de terceiros Coordena e avalia as atividades de marketing, monitorando e analisando metas e indicadores de desempenho, contratos, participação da empresa e de produtos no mercado, relacionamento com clientes internos e externos, nível de competitividade, produtividade e qualidade dos processos.

Analisa os resultados e metas das equipes de comercialização e de vendas para obter subsídios na elaboração de planos de marketing e comunicação.

Pode propor o desenvolvimento de novos produtos e faixas de preço para comercialização Assessora a diretoria e demais setores internos, fornecendo suporte na elaboração do plano estratégico da organização e das metas, elaborando relatórios, comunicados, requisitos, normas e procedimentos Administra recursos materiais e financeiros, captando recursos, administrando orçamentos, otimizando custos e recursos, autorizando pagamentos, gerindo lucratividade.

Administra e dimensiona equipe de marketing, definindo perfis profissionais, avaliando desempenho e resultados, medindo o nível de satisfação da equipe, detectando necessidades de capacitação e atualização, definindo contratação de pessoal Analisa currículos de candidatos e realiza entrevista Delega atribuições e gerencia remanejamentos para suprir cargos e funções.

Promove estratégias para autodesenvolvimento da equipe, a realização de pesquisas na área, a utilização de tecnologias de informação e comunicação, incentivando a prática de valores corporativos Pode propor a realização de cursos e programas de capacitação.

Realiza e participa de eventos da área como feiras, convenções, congressos, seminários, entre outros Pode representar publicamente a empresa Propõe e gerencia a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área de administração de pessoas.

Aplica técnicas de comunicação empresarial, elabora documentação técnica, como relatórios, pareceres, cronogramas, orçamentos, entre outros Assegura a conformidade legal na gestão dos processos de marketing e a proteção de dados pessoais de clientes Cumpre prazos estabelecidos.

Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.

Funções do cargo

O funcionário CBO 1423-15 deve coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos, gerenciar recursos humanos, demonstrar competências pessoais, administrar recursos materiais e financeiros, assessorar diretoria e setores da organização, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas, implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos.

Condições de trabalho dessas profissões

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1423-15

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Gerente de marketing CBO 1423-15

Um Gerente de marketing (ou sinônimo) deve elaborar relatórios, demonstrar capacidade de escuta, implementar serviços de atendimento a clientes, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, contratar serviços de terceiros, estabelecer política comercial, demonstrar capacidade de tomar decisões, demonstrar capacidade de negociação, analisar tendências do mercado, demonstrar capacidade de pensar estrategicamente, avaliar nível de satisfação da equipe, captar recursos, assessorar diretoria e setores na participação em eventos, autorizar pagamentos, examinar currículos, demonstrar capacidade de organização, determinar faixas de preços para comercialização, demonstrar capacidade de liderança, definir perfis profissionais, subsidiar desenvolvimento de novos produtos, planejar campanhas publicitárias, acompanhar atuação da concorrência, demonstrar criatividade, negociar condições e prioridades de projetos, coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções, monitorar relacionamento com clientes internos e externos e/ou partes interessadas, demonstrar capacidade de abstração, entrevistar candidatos, formular plano de incentivos, gerenciar remanejamentos, recomendar doações e/ou patrocínios, realizar campanhas de vendas, demonstrar habilidades comunicativas, demonstrar capacidade de síntese, gerir nível de satisfação do cliente, demonstrar capacidade de flexibilidade, gerir lucratividade, atender a auditoria interna e externa, avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional,reputação corporativa, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, planejar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, demonstrar visão sistêmica, planejar racionalização do uso de recursos, dimensionar equipe, delegar atribuições, elaborar orçamentos, identificar necessidade de contratação de pessoal, monitorar participação da empresa e de produtos no mercado, revisar planos, listar atividades de cargos / funções, monitorar a execução de serviços de terceiros, assessorar nos contatos com a imprensa, criar programas e ações de fidelização de clientes, administrar orçamentos, dar suporte na elaboração das metas orçamentárias, realizar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, implementar campanhas institucionais e publicitárias, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, implementar ações de divulgação da imagem institucional - público interno e externo, analisar fatores econômico-financeiros, assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing, planejar ações para promoção da imagem institucional, coordenar serviços de atendimento a clientes, avaliar desempenho, identificar necessidade de recursos, planejar campanhas de vendas, representar empresa e/ou organização publicamente, pesquisar mercado, otimizar custos e recursos, cobrar resultados da equipe, estabelecer metas e indicadores de desempenho, gerenciar equipes, demonstrar capacidade de empatia, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, monitorar metas e indicadores de desempenho, acompanhar questões públicas - leis, decretos, opinião pública, monitorar contratos, detectar necessidades de capacitação profissional, realizar ações para ampliação de participação no mercado, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe.

Cargos e salários CBO 1423-15 - Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Salário Analista de Trade Marketing

Analista de Trade Marketing: Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Analista de Trade Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 9.752 e 24.612 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.221 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Analista de Trade Marketing

Analista de Trade Marketing: Rio Grande do Sul

O profissional no cargo de Analista de Trade Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 6.601 e 16.375 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 769 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.