CBO 1423-15 - Gerente de marketing - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de comercialização, marketing e comunicação
O profissional no cargo de Gerente de marketing CBO 1423-15 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de marketing de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico de marketing.
Estabelece metas e indicadores de desempenho Define e gerencia planos e atividades da equipe Implementa e coordena o desenvolvimento de ações de marketing, considerando tipos, objetivos, estratégias e os meios de comunicação, pesquisas, custos, produto ou serviço, clientes e mercado.
Aplica estratégias de marketing e técnicas de comunicação Promove e coordena a realização de pesquisas de mercado e de perfil do consumidor Assessora diretoria e setores da organização.
Assegura a conformidade legal do processo Atua de acordo com normas e procedimentos da área, de saúde e segurança no trabalho, qualidade e conservação ambiental
CBO 1423-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de marketing, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-15
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de marketing
O Gerente de marketing CBO 1423-15 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de marketing de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico de marketing.
Atua em conjunto com equipes de comercialização, vendas e pós-venda, considerando as metas e os procedimentos estabelecidos.
Participa da elaboração de plano estratégico marketing, estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo políticas e procedimentos de marketing, promovendo a realização de pesquisas de demandas e de mercado Implementa, coordena e avalia o plano estratégico, aplicando métricas de marketing, definindo ações para promoção e divulgação da imagem institucional para ampliar ou reforçar seu posicionamento no mercado, identificando necessidades de recursos, elaborando orçamentos.
Gerencia o desenvolvimento de ações e atividades de marketing, no que se refere aos tipos e objetivos, estratégias e meios de comunicação aplicados no processo, às pesquisas, aos custos, ao produto ou ao serviço, aos clientes e ao mercado, à captação e análise de dados Coordena e avalia a produção multimídia e em canais de comunicação digitais como redes sociais e websites.
Gerencia o desenvolvimento do plano de marketing, considerando ações de divulgação da imagem institucional, implementação de campanhas institucionais e publicitárias, visando à ampliação de participação no mercado.
Organiza a realização de eventos da área, programas e ações de fidelização, serviços de atendimento ao cliente, contratação de serviços de terceiros Coordena e avalia as atividades de marketing, monitorando e analisando metas e indicadores de desempenho, contratos, participação da empresa e de produtos no mercado, relacionamento com clientes internos e externos, nível de competitividade, produtividade e qualidade dos processos.
Analisa os resultados e metas das equipes de comercialização e de vendas para obter subsídios na elaboração de planos de marketing e comunicação.
Pode propor o desenvolvimento de novos produtos e faixas de preço para comercialização Assessora a diretoria e demais setores internos, fornecendo suporte na elaboração do plano estratégico da organização e das metas, elaborando relatórios, comunicados, requisitos, normas e procedimentos Administra recursos materiais e financeiros, captando recursos, administrando orçamentos, otimizando custos e recursos, autorizando pagamentos, gerindo lucratividade.
Administra e dimensiona equipe de marketing, definindo perfis profissionais, avaliando desempenho e resultados, medindo o nível de satisfação da equipe, detectando necessidades de capacitação e atualização, definindo contratação de pessoal Analisa currículos de candidatos e realiza entrevista Delega atribuições e gerencia remanejamentos para suprir cargos e funções.
Promove estratégias para autodesenvolvimento da equipe, a realização de pesquisas na área, a utilização de tecnologias de informação e comunicação, incentivando a prática de valores corporativos Pode propor a realização de cursos e programas de capacitação.
Realiza e participa de eventos da área como feiras, convenções, congressos, seminários, entre outros Pode representar publicamente a empresa Propõe e gerencia a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área de administração de pessoas.
Aplica técnicas de comunicação empresarial, elabora documentação técnica, como relatórios, pareceres, cronogramas, orçamentos, entre outros Assegura a conformidade legal na gestão dos processos de marketing e a proteção de dados pessoais de clientes Cumpre prazos estabelecidos.
Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1423-15 deve implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos, coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos, gerenciar recursos humanos, assessorar diretoria e setores da organização, analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas, administrar recursos materiais e financeiros, demonstrar competências pessoais, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1423-15
Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Gerente de marketing CBO 1423-15
Um Gerente de marketing (ou sinônimo) deve monitorar metas e indicadores de desempenho, gerenciar equipes, gerir nível de satisfação do cliente, determinar faixas de preços para comercialização, demonstrar criatividade, demonstrar capacidade de escuta, demonstrar capacidade de abstração, planejar campanhas publicitárias, avaliar nível de satisfação da equipe, recomendar doações e/ou patrocínios, realizar ações para ampliação de participação no mercado, monitorar participação da empresa e de produtos no mercado, demonstrar capacidade de pensar estrategicamente, identificar necessidade de recursos, autorizar pagamentos, otimizar custos e recursos, criar programas e ações de fidelização de clientes, atender a auditoria interna e externa, assessorar nos contatos com a imprensa, subsidiar desenvolvimento de novos produtos, demonstrar capacidade de organização, formular plano de incentivos, representar empresa e/ou organização publicamente, monitorar relacionamento com clientes internos e externos e/ou partes interessadas, implementar ações de divulgação da imagem institucional - público interno e externo, dar suporte na elaboração das metas orçamentárias, assessorar diretoria e setores na participação em eventos, analisar fatores econômico-financeiros, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, delegar atribuições, demonstrar visão sistêmica, gerir lucratividade, cobrar resultados da equipe, realizar campanhas de vendas, realizar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, demonstrar capacidade de síntese, monitorar a execução de serviços de terceiros, listar atividades de cargos / funções, gerenciar remanejamentos, estabelecer metas e indicadores de desempenho, planejar ações para promoção da imagem institucional, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, administrar orçamentos, avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional,reputação corporativa, examinar currículos, avaliar desempenho, planejar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, acompanhar questões públicas - leis, decretos, opinião pública, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing, demonstrar capacidade de tomar decisões, coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções, identificar necessidade de contratação de pessoal, elaborar relatórios, acompanhar atuação da concorrência, demonstrar habilidades comunicativas, demonstrar capacidade de liderança, estabelecer política comercial, demonstrar capacidade de empatia, implementar campanhas institucionais e publicitárias, revisar planos, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, analisar tendências do mercado, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, contratar serviços de terceiros, demonstrar capacidade de flexibilidade, coordenar serviços de atendimento a clientes, elaborar orçamentos, captar recursos, planejar racionalização do uso de recursos, definir perfis profissionais, negociar condições e prioridades de projetos, pesquisar mercado, implementar serviços de atendimento a clientes, dimensionar equipe, detectar necessidades de capacitação profissional, entrevistar candidatos, monitorar contratos, planejar campanhas de vendas.