CBO 1423-15 - Gerente de marketing - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de comercialização, marketing e comunicação
O profissional no cargo de Gerente de marketing CBO 1423-15 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de marketing de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico de marketing.
Estabelece metas e indicadores de desempenho Define e gerencia planos e atividades da equipe Implementa e coordena o desenvolvimento de ações de marketing, considerando tipos, objetivos, estratégias e os meios de comunicação, pesquisas, custos, produto ou serviço, clientes e mercado.
Aplica estratégias de marketing e técnicas de comunicação Promove e coordena a realização de pesquisas de mercado e de perfil do consumidor Assessora diretoria e setores da organização.
Assegura a conformidade legal do processo Atua de acordo com normas e procedimentos da área, de saúde e segurança no trabalho, qualidade e conservação ambiental
CBO 1423-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de marketing, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-15
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de marketing
O Gerente de marketing CBO 1423-15 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de marketing de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico de marketing.
Atua em conjunto com equipes de comercialização, vendas e pós-venda, considerando as metas e os procedimentos estabelecidos.
Participa da elaboração de plano estratégico marketing, estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo políticas e procedimentos de marketing, promovendo a realização de pesquisas de demandas e de mercado Implementa, coordena e avalia o plano estratégico, aplicando métricas de marketing, definindo ações para promoção e divulgação da imagem institucional para ampliar ou reforçar seu posicionamento no mercado, identificando necessidades de recursos, elaborando orçamentos.
Gerencia o desenvolvimento de ações e atividades de marketing, no que se refere aos tipos e objetivos, estratégias e meios de comunicação aplicados no processo, às pesquisas, aos custos, ao produto ou ao serviço, aos clientes e ao mercado, à captação e análise de dados Coordena e avalia a produção multimídia e em canais de comunicação digitais como redes sociais e websites.
Gerencia o desenvolvimento do plano de marketing, considerando ações de divulgação da imagem institucional, implementação de campanhas institucionais e publicitárias, visando à ampliação de participação no mercado.
Organiza a realização de eventos da área, programas e ações de fidelização, serviços de atendimento ao cliente, contratação de serviços de terceiros Coordena e avalia as atividades de marketing, monitorando e analisando metas e indicadores de desempenho, contratos, participação da empresa e de produtos no mercado, relacionamento com clientes internos e externos, nível de competitividade, produtividade e qualidade dos processos.
Analisa os resultados e metas das equipes de comercialização e de vendas para obter subsídios na elaboração de planos de marketing e comunicação.
Pode propor o desenvolvimento de novos produtos e faixas de preço para comercialização Assessora a diretoria e demais setores internos, fornecendo suporte na elaboração do plano estratégico da organização e das metas, elaborando relatórios, comunicados, requisitos, normas e procedimentos Administra recursos materiais e financeiros, captando recursos, administrando orçamentos, otimizando custos e recursos, autorizando pagamentos, gerindo lucratividade.
Administra e dimensiona equipe de marketing, definindo perfis profissionais, avaliando desempenho e resultados, medindo o nível de satisfação da equipe, detectando necessidades de capacitação e atualização, definindo contratação de pessoal Analisa currículos de candidatos e realiza entrevista Delega atribuições e gerencia remanejamentos para suprir cargos e funções.
Promove estratégias para autodesenvolvimento da equipe, a realização de pesquisas na área, a utilização de tecnologias de informação e comunicação, incentivando a prática de valores corporativos Pode propor a realização de cursos e programas de capacitação.
Realiza e participa de eventos da área como feiras, convenções, congressos, seminários, entre outros Pode representar publicamente a empresa Propõe e gerencia a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área de administração de pessoas.
Aplica técnicas de comunicação empresarial, elabora documentação técnica, como relatórios, pareceres, cronogramas, orçamentos, entre outros Assegura a conformidade legal na gestão dos processos de marketing e a proteção de dados pessoais de clientes Cumpre prazos estabelecidos.
Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1423-15 deve demonstrar competências pessoais, administrar recursos materiais e financeiros, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos, gerenciar recursos humanos, assessorar diretoria e setores da organização, implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos, analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1423-15
Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Gerente de marketing CBO 1423-15
Um Gerente de marketing (ou sinônimo) deve estabelecer metas e indicadores de desempenho, delegar atribuições, demonstrar capacidade de escuta, monitorar metas e indicadores de desempenho, assessorar nos contatos com a imprensa, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, negociar condições e prioridades de projetos, demonstrar capacidade de tomar decisões, demonstrar capacidade de empatia, criar programas e ações de fidelização de clientes, acompanhar questões públicas - leis, decretos, opinião pública, autorizar pagamentos, monitorar contratos, avaliar desempenho, gerenciar equipes, revisar planos, planejar campanhas de vendas, monitorar relacionamento com clientes internos e externos e/ou partes interessadas, administrar orçamentos, entrevistar candidatos, dimensionar equipe, gerir lucratividade, representar empresa e/ou organização publicamente, pesquisar mercado, analisar tendências do mercado, recomendar doações e/ou patrocínios, coordenar serviços de atendimento a clientes, analisar fatores econômico-financeiros, demonstrar habilidades comunicativas, monitorar a execução de serviços de terceiros, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, cobrar resultados da equipe, demonstrar criatividade, determinar faixas de preços para comercialização, planejar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, implementar ações de divulgação da imagem institucional - público interno e externo, demonstrar capacidade de organização, assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing, demonstrar capacidade de abstração, subsidiar desenvolvimento de novos produtos, demonstrar capacidade de síntese, coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, atender a auditoria interna e externa, realizar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, planejar campanhas publicitárias, identificar necessidade de contratação de pessoal, avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional,reputação corporativa, identificar necessidade de recursos, acompanhar atuação da concorrência, demonstrar capacidade de flexibilidade, gerir nível de satisfação do cliente, monitorar participação da empresa e de produtos no mercado, formular plano de incentivos, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, definir perfis profissionais, elaborar orçamentos, demonstrar visão sistêmica, avaliar nível de satisfação da equipe, implementar campanhas institucionais e publicitárias, demonstrar capacidade de pensar estrategicamente, assessorar diretoria e setores na participação em eventos, otimizar custos e recursos, elaborar relatórios, dar suporte na elaboração das metas orçamentárias, realizar ações para ampliação de participação no mercado, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, examinar currículos, detectar necessidades de capacitação profissional, realizar campanhas de vendas, gerenciar remanejamentos, contratar serviços de terceiros, captar recursos, planejar racionalização do uso de recursos, listar atividades de cargos / funções, planejar ações para promoção da imagem institucional, demonstrar capacidade de liderança, estabelecer política comercial, implementar serviços de atendimento a clientes, demonstrar capacidade de negociação.