CBO 1423-15 - Gerente de marketing - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de comercialização, marketing e comunicação

O profissional no cargo de Gerente de marketing CBO 1423-15 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de marketing de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico de marketing.

Estabelece metas e indicadores de desempenho Define e gerencia planos e atividades da equipe Implementa e coordena o desenvolvimento de ações de marketing, considerando tipos, objetivos, estratégias e os meios de comunicação, pesquisas, custos, produto ou serviço, clientes e mercado.

Aplica estratégias de marketing e técnicas de comunicação Promove e coordena a realização de pesquisas de mercado e de perfil do consumidor Assessora diretoria e setores da organização.

Assegura a conformidade legal do processo Atua de acordo com normas e procedimentos da área, de saúde e segurança no trabalho, qualidade e conservação ambiental

CBO 1423-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Gerente de marketing, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-15

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.
      • Gerentes.

O que faz um Gerente de marketing

O Gerente de marketing CBO 1423-15 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de marketing de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico de marketing.

Atua em conjunto com equipes de comercialização, vendas e pós-venda, considerando as metas e os procedimentos estabelecidos.

Participa da elaboração de plano estratégico marketing, estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo políticas e procedimentos de marketing, promovendo a realização de pesquisas de demandas e de mercado Implementa, coordena e avalia o plano estratégico, aplicando métricas de marketing, definindo ações para promoção e divulgação da imagem institucional para ampliar ou reforçar seu posicionamento no mercado, identificando necessidades de recursos, elaborando orçamentos.

Gerencia o desenvolvimento de ações e atividades de marketing, no que se refere aos tipos e objetivos, estratégias e meios de comunicação aplicados no processo, às pesquisas, aos custos, ao produto ou ao serviço, aos clientes e ao mercado, à captação e análise de dados Coordena e avalia a produção multimídia e em canais de comunicação digitais como redes sociais e websites.

Gerencia o desenvolvimento do plano de marketing, considerando ações de divulgação da imagem institucional, implementação de campanhas institucionais e publicitárias, visando à ampliação de participação no mercado.

Organiza a realização de eventos da área, programas e ações de fidelização, serviços de atendimento ao cliente, contratação de serviços de terceiros Coordena e avalia as atividades de marketing, monitorando e analisando metas e indicadores de desempenho, contratos, participação da empresa e de produtos no mercado, relacionamento com clientes internos e externos, nível de competitividade, produtividade e qualidade dos processos.

Analisa os resultados e metas das equipes de comercialização e de vendas para obter subsídios na elaboração de planos de marketing e comunicação.

Pode propor o desenvolvimento de novos produtos e faixas de preço para comercialização Assessora a diretoria e demais setores internos, fornecendo suporte na elaboração do plano estratégico da organização e das metas, elaborando relatórios, comunicados, requisitos, normas e procedimentos Administra recursos materiais e financeiros, captando recursos, administrando orçamentos, otimizando custos e recursos, autorizando pagamentos, gerindo lucratividade.

Administra e dimensiona equipe de marketing, definindo perfis profissionais, avaliando desempenho e resultados, medindo o nível de satisfação da equipe, detectando necessidades de capacitação e atualização, definindo contratação de pessoal Analisa currículos de candidatos e realiza entrevista Delega atribuições e gerencia remanejamentos para suprir cargos e funções.

Promove estratégias para autodesenvolvimento da equipe, a realização de pesquisas na área, a utilização de tecnologias de informação e comunicação, incentivando a prática de valores corporativos Pode propor a realização de cursos e programas de capacitação.

Realiza e participa de eventos da área como feiras, convenções, congressos, seminários, entre outros Pode representar publicamente a empresa Propõe e gerencia a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área de administração de pessoas.

Aplica técnicas de comunicação empresarial, elabora documentação técnica, como relatórios, pareceres, cronogramas, orçamentos, entre outros Assegura a conformidade legal na gestão dos processos de marketing e a proteção de dados pessoais de clientes Cumpre prazos estabelecidos.

Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.

Funções do cargo

O funcionário CBO 1423-15 deve administrar recursos materiais e financeiros, coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos, implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos, demonstrar competências pessoais, gerenciar recursos humanos, assessorar diretoria e setores da organização, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas.

Condições de trabalho dessas profissões

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1423-15

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Gerente de marketing CBO 1423-15

Um Gerente de marketing (ou sinônimo) deve autorizar pagamentos, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, estabelecer metas e indicadores de desempenho, formular plano de incentivos, realizar campanhas de vendas, otimizar custos e recursos, atender a auditoria interna e externa, demonstrar capacidade de escuta, dimensionar equipe, representar empresa e/ou organização publicamente, avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional,reputação corporativa, revisar planos, contratar serviços de terceiros, demonstrar capacidade de negociação, acompanhar atuação da concorrência, entrevistar candidatos, demonstrar capacidade de abstração, assessorar diretoria e setores na participação em eventos, examinar currículos, gerenciar equipes, monitorar metas e indicadores de desempenho, demonstrar capacidade de pensar estrategicamente, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, analisar fatores econômico-financeiros, monitorar participação da empresa e de produtos no mercado, realizar ações para ampliação de participação no mercado, estabelecer política comercial, demonstrar capacidade de tomar decisões, dar suporte na elaboração das metas orçamentárias, monitorar contratos, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, implementar serviços de atendimento a clientes, demonstrar capacidade de síntese, elaborar relatórios, demonstrar capacidade de liderança, demonstrar criatividade, demonstrar capacidade de organização, negociar condições e prioridades de projetos, recomendar doações e/ou patrocínios, realizar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, demonstrar capacidade de empatia, avaliar nível de satisfação da equipe, implementar ações de divulgação da imagem institucional - público interno e externo, identificar necessidade de contratação de pessoal, gerir nível de satisfação do cliente, implementar campanhas institucionais e publicitárias, planejar racionalização do uso de recursos, identificar necessidade de recursos, detectar necessidades de capacitação profissional, delegar atribuições, elaborar orçamentos, listar atividades de cargos / funções, demonstrar capacidade de flexibilidade, criar programas e ações de fidelização de clientes, gerenciar remanejamentos, administrar orçamentos, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing, demonstrar habilidades comunicativas, planejar ações para promoção da imagem institucional, pesquisar mercado, cobrar resultados da equipe, coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções, gerir lucratividade, determinar faixas de preços para comercialização, assessorar nos contatos com a imprensa, planejar campanhas publicitárias, monitorar a execução de serviços de terceiros, planejar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, analisar tendências do mercado, planejar campanhas de vendas, monitorar relacionamento com clientes internos e externos e/ou partes interessadas, avaliar desempenho, demonstrar visão sistêmica, coordenar serviços de atendimento a clientes, subsidiar desenvolvimento de novos produtos, captar recursos, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, definir perfis profissionais, acompanhar questões públicas - leis, decretos, opinião pública.

Cargos e salários CBO 1423-15 - Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Salário Gerente de Departamento de Marketing Uberlândia

Gerente de Departamento de Marketing: Uberlândia, MG

O profissional no cargo de Gerente de Departamento de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Uberlândia - MG, ganha entre 6.388 e 15.130 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 71 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Departamento de Marketing Porto Alegre

Gerente de Departamento de Marketing: Porto Alegre, RS

O profissional no cargo de Gerente de Departamento de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 8.588 e 20.881 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 265 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Departamento de Marketing Goiânia

Gerente de Departamento de Marketing: Goiânia, GO

O profissional no cargo de Gerente de Departamento de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 5.561 e 13.243 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 255 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Departamento de Marketing Recife

Gerente de Departamento de Marketing: Recife, PE

O profissional no cargo de Gerente de Departamento de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Recife - PE, ganha entre 4.689 e 11.239 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 280 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Departamento de Marketing Brasília

Gerente de Departamento de Marketing: Brasília, DF

O profissional no cargo de Gerente de Departamento de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 5.491 e 13.653 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 257 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Departamento de Marketing Maringá

Gerente de Departamento de Marketing: Maringá, PR

O profissional no cargo de Gerente de Departamento de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Maringá - PR, ganha entre 4.945 e 10.752 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 106 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Departamento de Marketing Barueri

Gerente de Departamento de Marketing: Barueri, SP

O profissional no cargo de Gerente de Departamento de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Barueri - SP, ganha entre 15.098 e 32.649 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 496 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Departamento de Marketing

Gerente de Departamento de Marketing: Minas Gerais

O profissional no cargo de Gerente de Departamento de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 6.055 e 15.350 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.428 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Departamento de Marketing

Gerente de Departamento de Marketing: São Paulo

O profissional no cargo de Gerente de Departamento de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 13.744 e 31.211 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 10.556 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Departamento de Marketing

Gerente de Departamento de Marketing: Rio Grande do Sul

O profissional no cargo de Gerente de Departamento de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 6.601 e 16.375 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 769 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Departamento de Marketing

Gerente de Departamento de Marketing: Ceará

O profissional no cargo de Gerente de Departamento de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Ceará, ganha entre 4.112 e 10.443 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 839 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Departamento de Marketing

Gerente de Departamento de Marketing: Santa Catarina

O profissional no cargo de Gerente de Departamento de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 6.272 e 15.319 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 964 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Departamento de Marketing

Gerente de Departamento de Marketing: Paraná

O profissional no cargo de Gerente de Departamento de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Paraná, ganha entre 6.616 e 16.439 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.265 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Divisão de Marketing Juiz de Fora

Gerente de Divisão de Marketing: Juiz de Fora, MG

O profissional no cargo de Gerente de Divisão de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Juiz de Fora - MG, ganha entre 4.979 e 13.512 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 47 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Divisão de Marketing São Paulo

Gerente de Divisão de Marketing: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Gerente de Divisão de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 15.362 e 32.966 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 7.229 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Divisão de Marketing Rio de Janeiro

Gerente de Divisão de Marketing: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Gerente de Divisão de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 11.234 e 27.041 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 955 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Divisão de Marketing Florianópolis

Gerente de Divisão de Marketing: Florianópolis, SC

O profissional no cargo de Gerente de Divisão de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Florianópolis - SC, ganha entre 8.776 e 21.371 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 177 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Divisão de Marketing Brasília

Gerente de Divisão de Marketing: Brasília, DF

O profissional no cargo de Gerente de Divisão de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 5.491 e 13.653 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 257 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.