CBO 1423-15 - Gerente de marketing - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de comercialização, marketing e comunicação

O profissional no cargo de Gerente de marketing CBO 1423-15 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de marketing de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico de marketing.

Estabelece metas e indicadores de desempenho Define e gerencia planos e atividades da equipe Implementa e coordena o desenvolvimento de ações de marketing, considerando tipos, objetivos, estratégias e os meios de comunicação, pesquisas, custos, produto ou serviço, clientes e mercado.

Aplica estratégias de marketing e técnicas de comunicação Promove e coordena a realização de pesquisas de mercado e de perfil do consumidor Assessora diretoria e setores da organização.

Assegura a conformidade legal do processo Atua de acordo com normas e procedimentos da área, de saúde e segurança no trabalho, qualidade e conservação ambiental

CBO 1423-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Gerente de marketing, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-15

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.
      • Gerentes.

O que faz um Gerente de marketing

O Gerente de marketing CBO 1423-15 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de marketing de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico de marketing.

Atua em conjunto com equipes de comercialização, vendas e pós-venda, considerando as metas e os procedimentos estabelecidos.

Participa da elaboração de plano estratégico marketing, estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo políticas e procedimentos de marketing, promovendo a realização de pesquisas de demandas e de mercado Implementa, coordena e avalia o plano estratégico, aplicando métricas de marketing, definindo ações para promoção e divulgação da imagem institucional para ampliar ou reforçar seu posicionamento no mercado, identificando necessidades de recursos, elaborando orçamentos.

Gerencia o desenvolvimento de ações e atividades de marketing, no que se refere aos tipos e objetivos, estratégias e meios de comunicação aplicados no processo, às pesquisas, aos custos, ao produto ou ao serviço, aos clientes e ao mercado, à captação e análise de dados Coordena e avalia a produção multimídia e em canais de comunicação digitais como redes sociais e websites.

Gerencia o desenvolvimento do plano de marketing, considerando ações de divulgação da imagem institucional, implementação de campanhas institucionais e publicitárias, visando à ampliação de participação no mercado.

Organiza a realização de eventos da área, programas e ações de fidelização, serviços de atendimento ao cliente, contratação de serviços de terceiros Coordena e avalia as atividades de marketing, monitorando e analisando metas e indicadores de desempenho, contratos, participação da empresa e de produtos no mercado, relacionamento com clientes internos e externos, nível de competitividade, produtividade e qualidade dos processos.

Analisa os resultados e metas das equipes de comercialização e de vendas para obter subsídios na elaboração de planos de marketing e comunicação.

Pode propor o desenvolvimento de novos produtos e faixas de preço para comercialização Assessora a diretoria e demais setores internos, fornecendo suporte na elaboração do plano estratégico da organização e das metas, elaborando relatórios, comunicados, requisitos, normas e procedimentos Administra recursos materiais e financeiros, captando recursos, administrando orçamentos, otimizando custos e recursos, autorizando pagamentos, gerindo lucratividade.

Administra e dimensiona equipe de marketing, definindo perfis profissionais, avaliando desempenho e resultados, medindo o nível de satisfação da equipe, detectando necessidades de capacitação e atualização, definindo contratação de pessoal Analisa currículos de candidatos e realiza entrevista Delega atribuições e gerencia remanejamentos para suprir cargos e funções.

Promove estratégias para autodesenvolvimento da equipe, a realização de pesquisas na área, a utilização de tecnologias de informação e comunicação, incentivando a prática de valores corporativos Pode propor a realização de cursos e programas de capacitação.

Realiza e participa de eventos da área como feiras, convenções, congressos, seminários, entre outros Pode representar publicamente a empresa Propõe e gerencia a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área de administração de pessoas.

Aplica técnicas de comunicação empresarial, elabora documentação técnica, como relatórios, pareceres, cronogramas, orçamentos, entre outros Assegura a conformidade legal na gestão dos processos de marketing e a proteção de dados pessoais de clientes Cumpre prazos estabelecidos.

Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.

Funções do cargo

O funcionário CBO 1423-15 deve implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos, administrar recursos materiais e financeiros, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, demonstrar competências pessoais, coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos, gerenciar recursos humanos, analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas, assessorar diretoria e setores da organização.

Condições de trabalho dessas profissões

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1423-15

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Gerente de marketing CBO 1423-15

Um Gerente de marketing (ou sinônimo) deve acompanhar atuação da concorrência, atender a auditoria interna e externa, entrevistar candidatos, assessorar nos contatos com a imprensa, realizar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, captar recursos, demonstrar capacidade de organização, implementar ações de divulgação da imagem institucional - público interno e externo, planejar campanhas publicitárias, planejar ações para promoção da imagem institucional, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, delegar atribuições, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, implementar serviços de atendimento a clientes, assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing, analisar tendências do mercado, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, implementar campanhas institucionais e publicitárias, planejar campanhas de vendas, planejar racionalização do uso de recursos, identificar necessidade de contratação de pessoal, definir perfis profissionais, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, demonstrar visão sistêmica, analisar fatores econômico-financeiros, detectar necessidades de capacitação profissional, monitorar metas e indicadores de desempenho, coordenar serviços de atendimento a clientes, coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções, demonstrar capacidade de síntese, dimensionar equipe, realizar ações para ampliação de participação no mercado, avaliar nível de satisfação da equipe, administrar orçamentos, monitorar a execução de serviços de terceiros, gerenciar equipes, gerir nível de satisfação do cliente, elaborar relatórios, monitorar relacionamento com clientes internos e externos e/ou partes interessadas, estabelecer política comercial, demonstrar capacidade de liderança, autorizar pagamentos, realizar campanhas de vendas, assessorar diretoria e setores na participação em eventos, gerenciar remanejamentos, demonstrar capacidade de tomar decisões, acompanhar questões públicas - leis, decretos, opinião pública, dar suporte na elaboração das metas orçamentárias, gerir lucratividade, examinar currículos, estabelecer metas e indicadores de desempenho, pesquisar mercado, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar capacidade de flexibilidade, determinar faixas de preços para comercialização, demonstrar capacidade de escuta, avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional,reputação corporativa, listar atividades de cargos / funções, negociar condições e prioridades de projetos, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, demonstrar habilidades comunicativas, cobrar resultados da equipe, identificar necessidade de recursos, representar empresa e/ou organização publicamente, revisar planos, criar programas e ações de fidelização de clientes, avaliar desempenho, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, subsidiar desenvolvimento de novos produtos, monitorar participação da empresa e de produtos no mercado, contratar serviços de terceiros, elaborar orçamentos, planejar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, demonstrar criatividade, monitorar contratos, formular plano de incentivos, otimizar custos e recursos, demonstrar capacidade de pensar estrategicamente, demonstrar capacidade de abstração, recomendar doações e/ou patrocínios, demonstrar capacidade de empatia.

Cargos e salários CBO 1423-15 - Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Salário Gerente de Divisão de Marketing Porto Alegre

Gerente de Divisão de Marketing: Porto Alegre, RS

O profissional no cargo de Gerente de Divisão de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 8.588 e 20.881 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 265 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Divisão de Marketing Curitiba

Gerente de Divisão de Marketing: Curitiba, PR

O profissional no cargo de Gerente de Divisão de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 8.145 e 19.023 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 502 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Divisão de Marketing Belo Horizonte

Gerente de Divisão de Marketing: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Gerente de Divisão de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 7.571 e 18.009 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 574 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Divisão de Marketing Barueri

Gerente de Divisão de Marketing: Barueri, SP

O profissional no cargo de Gerente de Divisão de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Barueri - SP, ganha entre 15.098 e 32.649 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 496 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Divisão de Marketing

Gerente de Divisão de Marketing: Rio Grande do Sul

O profissional no cargo de Gerente de Divisão de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 6.601 e 16.375 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 769 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Divisão de Marketing

Gerente de Divisão de Marketing: São Paulo

O profissional no cargo de Gerente de Divisão de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 13.744 e 31.211 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 10.556 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Divisão de Marketing Fortaleza

Gerente de Divisão de Marketing: Fortaleza, CE

O profissional no cargo de Gerente de Divisão de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 3.768 e 8.770 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 544 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Divisão de Marketing

Gerente de Divisão de Marketing: Minas Gerais

O profissional no cargo de Gerente de Divisão de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 6.055 e 15.350 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.428 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing e Vendas Porto Alegre

Gerente de Marketing e Vendas: Porto Alegre, RS

O profissional no cargo de Gerente de Marketing e Vendas CBO 1423-15 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 8.588 e 20.881 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 265 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing e Vendas Curitiba

Gerente de Marketing e Vendas: Curitiba, PR

O profissional no cargo de Gerente de Marketing e Vendas CBO 1423-15 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 8.145 e 19.023 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 502 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing e Vendas Florianópolis

Gerente de Marketing e Vendas: Florianópolis, SC

O profissional no cargo de Gerente de Marketing e Vendas CBO 1423-15 trabalhando em Florianópolis - SC, ganha entre 8.776 e 21.371 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 177 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing e Vendas São Paulo

Gerente de Marketing e Vendas: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Gerente de Marketing e Vendas CBO 1423-15 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 15.362 e 32.966 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 7.229 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing e Vendas Brasília

Gerente de Marketing e Vendas: Brasília, DF

O profissional no cargo de Gerente de Marketing e Vendas CBO 1423-15 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 5.491 e 13.653 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 257 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing e Vendas Rio de Janeiro

Gerente de Marketing e Vendas: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Gerente de Marketing e Vendas CBO 1423-15 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 11.234 e 27.041 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 955 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing e Vendas Sorocaba

Gerente de Marketing e Vendas: Sorocaba, SP

O profissional no cargo de Gerente de Marketing e Vendas CBO 1423-15 trabalhando em Sorocaba - SP, ganha entre 10.074 e 27.617 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 81 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing e Vendas Maringá

Gerente de Marketing e Vendas: Maringá, PR

O profissional no cargo de Gerente de Marketing e Vendas CBO 1423-15 trabalhando em Maringá - PR, ganha entre 4.945 e 10.752 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 106 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing e Vendas Campinas

Gerente de Marketing e Vendas: Campinas, SP

O profissional no cargo de Gerente de Marketing e Vendas CBO 1423-15 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 12.007 e 29.638 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 272 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing e Vendas Belo Horizonte

Gerente de Marketing e Vendas: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Gerente de Marketing e Vendas CBO 1423-15 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 7.571 e 18.009 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 574 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.