Algumas funcionalidades da busca estão disponíveis apenas com plano de acesso ativo. Veja os planos

CBO 1423-15 - Gerente de marketing - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de comercialização, marketing e comunicação

O profissional no cargo de Gerente de marketing CBO 1423-15 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de marketing de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico de marketing.

Estabelece metas e indicadores de desempenho Define e gerencia planos e atividades da equipe Implementa e coordena o desenvolvimento de ações de marketing, considerando tipos, objetivos, estratégias e os meios de comunicação, pesquisas, custos, produto ou serviço, clientes e mercado.

Aplica estratégias de marketing e técnicas de comunicação Promove e coordena a realização de pesquisas de mercado e de perfil do consumidor Assessora diretoria e setores da organização.

Assegura a conformidade legal do processo Atua de acordo com normas e procedimentos da área, de saúde e segurança no trabalho, qualidade e conservação ambiental

CBO 1423-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Gerente de marketing, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-15

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.
      • Gerentes.

O que faz um Gerente de marketing

O Gerente de marketing CBO 1423-15 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de marketing de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico de marketing.

Atua em conjunto com equipes de comercialização, vendas e pós-venda, considerando as metas e os procedimentos estabelecidos.

Participa da elaboração de plano estratégico marketing, estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo políticas e procedimentos de marketing, promovendo a realização de pesquisas de demandas e de mercado Implementa, coordena e avalia o plano estratégico, aplicando métricas de marketing, definindo ações para promoção e divulgação da imagem institucional para ampliar ou reforçar seu posicionamento no mercado, identificando necessidades de recursos, elaborando orçamentos.

Gerencia o desenvolvimento de ações e atividades de marketing, no que se refere aos tipos e objetivos, estratégias e meios de comunicação aplicados no processo, às pesquisas, aos custos, ao produto ou ao serviço, aos clientes e ao mercado, à captação e análise de dados Coordena e avalia a produção multimídia e em canais de comunicação digitais como redes sociais e websites.

Gerencia o desenvolvimento do plano de marketing, considerando ações de divulgação da imagem institucional, implementação de campanhas institucionais e publicitárias, visando à ampliação de participação no mercado.

Organiza a realização de eventos da área, programas e ações de fidelização, serviços de atendimento ao cliente, contratação de serviços de terceiros Coordena e avalia as atividades de marketing, monitorando e analisando metas e indicadores de desempenho, contratos, participação da empresa e de produtos no mercado, relacionamento com clientes internos e externos, nível de competitividade, produtividade e qualidade dos processos.

Analisa os resultados e metas das equipes de comercialização e de vendas para obter subsídios na elaboração de planos de marketing e comunicação.

Pode propor o desenvolvimento de novos produtos e faixas de preço para comercialização Assessora a diretoria e demais setores internos, fornecendo suporte na elaboração do plano estratégico da organização e das metas, elaborando relatórios, comunicados, requisitos, normas e procedimentos Administra recursos materiais e financeiros, captando recursos, administrando orçamentos, otimizando custos e recursos, autorizando pagamentos, gerindo lucratividade.

Administra e dimensiona equipe de marketing, definindo perfis profissionais, avaliando desempenho e resultados, medindo o nível de satisfação da equipe, detectando necessidades de capacitação e atualização, definindo contratação de pessoal Analisa currículos de candidatos e realiza entrevista Delega atribuições e gerencia remanejamentos para suprir cargos e funções.

Promove estratégias para autodesenvolvimento da equipe, a realização de pesquisas na área, a utilização de tecnologias de informação e comunicação, incentivando a prática de valores corporativos Pode propor a realização de cursos e programas de capacitação.

Realiza e participa de eventos da área como feiras, convenções, congressos, seminários, entre outros Pode representar publicamente a empresa Propõe e gerencia a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área de administração de pessoas.

Aplica técnicas de comunicação empresarial, elabora documentação técnica, como relatórios, pareceres, cronogramas, orçamentos, entre outros Assegura a conformidade legal na gestão dos processos de marketing e a proteção de dados pessoais de clientes Cumpre prazos estabelecidos.

Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.

Funções do cargo

O funcionário CBO 1423-15 deve analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas, administrar recursos materiais e financeiros, gerenciar recursos humanos, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos, demonstrar competências pessoais, implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos, assessorar diretoria e setores da organização.

Condições de trabalho dessas profissões

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1423-15

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Gerente de marketing CBO 1423-15

Um Gerente de marketing (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de abstração, monitorar a execução de serviços de terceiros, assessorar diretoria e setores na participação em eventos, negociar condições e prioridades de projetos, implementar ações de divulgação da imagem institucional - público interno e externo, listar atividades de cargos / funções, autorizar pagamentos, gerenciar remanejamentos, demonstrar habilidades comunicativas, implementar serviços de atendimento a clientes, examinar currículos, analisar fatores econômico-financeiros, elaborar relatórios, avaliar desempenho, realizar ações para ampliação de participação no mercado, captar recursos, revisar planos, demonstrar capacidade de organização, dar suporte na elaboração das metas orçamentárias, avaliar nível de satisfação da equipe, demonstrar visão sistêmica, monitorar metas e indicadores de desempenho, demonstrar capacidade de negociação, subsidiar desenvolvimento de novos produtos, demonstrar capacidade de síntese, gerenciar equipes, demonstrar capacidade de pensar estrategicamente, planejar ações para promoção da imagem institucional, coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções, delegar atribuições, assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing, otimizar custos e recursos, estabelecer metas e indicadores de desempenho, planejar campanhas publicitárias, implementar campanhas institucionais e publicitárias, realizar campanhas de vendas, monitorar contratos, atender a auditoria interna e externa, analisar tendências do mercado, cobrar resultados da equipe, demonstrar capacidade de tomar decisões, contratar serviços de terceiros, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, gerir nível de satisfação do cliente, gerir lucratividade, demonstrar capacidade de empatia, avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional,reputação corporativa, planejar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, estabelecer política comercial, planejar racionalização do uso de recursos, determinar faixas de preços para comercialização, demonstrar capacidade de liderança, criar programas e ações de fidelização de clientes, demonstrar capacidade de flexibilidade, identificar necessidade de contratação de pessoal, monitorar participação da empresa e de produtos no mercado, assessorar nos contatos com a imprensa, formular plano de incentivos, demonstrar criatividade, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, identificar necessidade de recursos, administrar orçamentos, recomendar doações e/ou patrocínios, detectar necessidades de capacitação profissional, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, elaborar orçamentos, monitorar relacionamento com clientes internos e externos e/ou partes interessadas, realizar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, dimensionar equipe, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, acompanhar questões públicas - leis, decretos, opinião pública, demonstrar capacidade de escuta, planejar campanhas de vendas, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, representar empresa e/ou organização publicamente, pesquisar mercado, acompanhar atuação da concorrência, coordenar serviços de atendimento a clientes, entrevistar candidatos, definir perfis profissionais.

Cargos e salários CBO 1423-15 - Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Salário Gerente de Marketing e Vendas Barueri

Gerente de Marketing e Vendas: Barueri, SP

O profissional no cargo de Gerente de Marketing e Vendas CBO 1423-15 trabalhando em Barueri - SP, ganha entre 15.185 e 33.493 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 530 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing e Vendas

Gerente de Marketing e Vendas: Ceará

O profissional no cargo de Gerente de Marketing e Vendas CBO 1423-15 trabalhando em Ceará, ganha entre 4.086 e 10.208 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 852 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing e Vendas São Paulo

Gerente de Marketing e Vendas: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Gerente de Marketing e Vendas CBO 1423-15 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 15.632 e 33.381 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 7.096 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing e Vendas

Gerente de Marketing e Vendas: Paraná

O profissional no cargo de Gerente de Marketing e Vendas CBO 1423-15 trabalhando em Paraná, ganha entre 6.865 e 17.264 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.232 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing e Vendas

Gerente de Marketing e Vendas: Goiás

O profissional no cargo de Gerente de Marketing e Vendas CBO 1423-15 trabalhando em Goiás, ganha entre 5.629 e 13.901 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 428 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing e Vendas Curitiba

Gerente de Marketing e Vendas: Curitiba, PR

O profissional no cargo de Gerente de Marketing e Vendas CBO 1423-15 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 8.399 e 19.725 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 484 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing e Vendas

Gerente de Marketing e Vendas: Pernambuco

O profissional no cargo de Gerente de Marketing e Vendas CBO 1423-15 trabalhando em Pernambuco, ganha entre 4.416 e 10.889 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 531 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing e Vendas Fortaleza

Gerente de Marketing e Vendas: Fortaleza, CE

O profissional no cargo de Gerente de Marketing e Vendas CBO 1423-15 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 3.905 e 9.202 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 560 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing e Vendas Brasília

Gerente de Marketing e Vendas: Brasília, DF

O profissional no cargo de Gerente de Marketing e Vendas CBO 1423-15 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 6.164 e 15.321 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 261 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing e Vendas Goiânia

Gerente de Marketing e Vendas: Goiânia, GO

O profissional no cargo de Gerente de Marketing e Vendas CBO 1423-15 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 5.453 e 12.907 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 255 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Produtos São Paulo

Gerente de Produtos: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Gerente de Produtos CBO 1423-15 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 15.632 e 33.381 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 7.096 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Produtos Porto Alegre

Gerente de Produtos: Porto Alegre, RS

O profissional no cargo de Gerente de Produtos CBO 1423-15 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 8.396 e 19.442 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 256 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Produtos Brasília

Gerente de Produtos: Brasília, DF

O profissional no cargo de Gerente de Produtos CBO 1423-15 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 6.251 e 15.476 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 262 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Produtos

Gerente de Produtos: São Paulo

O profissional no cargo de Gerente de Produtos CBO 1423-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 13.900 e 31.579 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 10.605 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Produtos Barueri

Gerente de Produtos: Barueri, SP

O profissional no cargo de Gerente de Produtos CBO 1423-15 trabalhando em Barueri - SP, ganha entre 15.185 e 33.493 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 530 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Produtos Florianópolis

Gerente de Produtos: Florianópolis, SC

O profissional no cargo de Gerente de Produtos CBO 1423-15 trabalhando em Florianópolis - SC, ganha entre 9.006 e 22.406 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 158 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Produtos Campinas

Gerente de Produtos: Campinas, SP

O profissional no cargo de Gerente de Produtos CBO 1423-15 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 11.941 e 28.762 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 311 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Produtos Rio de Janeiro

Gerente de Produtos: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Gerente de Produtos CBO 1423-15 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 11.273 e 27.064 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 997 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.