CBO 1423-20 - Gerente de vendas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de comercialização, marketing e comunicação
O profissional no cargo de Gerente de vendas CBO 1423-20 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de venda de produtos manufaturados, serviços, commodities de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico de negócios.
Delimita territórios, cotas e metas de venda da equipe Implementa e coordena as atividades, considerando indicadores referentes ao efetivo de vendas, às estratégias e à pesquisa de mercado e de clientes, à produtividade, competitividade e qualidade e às políticas de comercialização Aplica métricas de venda, técnicas de comunicação.
Elabora documentos Promove e coordena a realização de pesquisas de mercado Assessora diretoria e setores da organização.
Assegura a conformidade legal do processo Atua conforme normas e procedimentos da área, de saúde e segurança, qualidade e conservação ambiental
CBO 1423-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de vendas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-20
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de vendas
O Gerente de vendas CBO 1423-20 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de venda de produtos manufaturados, serviços, commodities e outros objetos de venda de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico.
Atua em conjunto com equipes de marketing, comercialização e pós-venda, considerando metas definidas e procedimentos estabelecidos.
Participa da elaboração de plano estratégico de negócios, estabelecendo metas e indicadores de desempenho Define políticas e procedimentos de venda e comercialização.
Define territórios de venda, inclusive online, e estabelece cotas por unidade territorial Treina ou providencia treinamento de vendedores, em conformidade com o lançamento de novos produtos e a mudança nas políticas de venda que estabelece preços e políticas de descontos.
Implementa, coordena e avalia metas de curto prazo do plano estratégico, programando de vendas, aplicando métricas de venda, definindo ações para promoção e geração de vendas, identificando necessidades de recursos, elaborando orçamentos.
Gerencia o processo de venda, considerando implementação de serviços de atendimento ao cliente e de pós-venda, eventos de negócios e campanhas publicitárias e de vendas, negociação com clientes, programas e ações de fidelização de clientes e contratação de serviços de terceiros Coordena e avalia as atividades de negócios, monitorando e analisando metas e indicadores de desempenho, planos de venda, contratos comerciais, a participação da empresa e de produtos no mercado, o relacionamento com clientes internos e externos, o nível de competitividade, a produtividade e qualidade do processo de venda.
Verifica resultados e metas das equipes de marketing e de comercialização.
Gerencia a atuação da equipe no desenvolvimento do processo de venda, coordenando e avaliando etapas e aspectos específicos, considerando-se metodologias de venda, criação de demanda, identificação do comprador, fechamento da venda, prestação de serviços ao cliente, produtos e mercados, promoções, a força de venda, tipos e classificação de vendas, mercados emergentes e mudanças de mercado, o consumidor e o comprador Assessora a diretoria e demais setores internos, na elaboração do plano estratégico da organização de médio e longo prazos e das metas orçamentárias, elaborando relatórios, comunicados, requisitos, normas e procedimentos Administra recursos materiais e financeiros, administrando orçamentos, otimizando custos e recursos, autorizando pagamentos, gerindo lucratividade.
Administra força de trabalho da gerência de vendas, dimensionando equipe, definindo perfis profissionais, avaliando desempenho e resultados, medindo o nível de satisfação da equipe, detectando necessidades de capacitação e atualização, definindo contratação de pessoal, elaborando plano de comissão de venda Analisa currículos de candidatos e realiza entrevista Delega atribuições e gerencia remanejamentos para suprir cargos e funções.
Promove estratégias para autodesenvolvimento da equipe, a realização de pesquisas na área, a utilização de tecnologias de informação e comunicação, incentivando a prática de valores corporativos Pode propor a realização de cursos e programas de capacitação.
Realiza e participa de eventos da área como feiras, convenções, congressos, seminários, entre outros Pode representar publicamente a empresa Propõe e gerencia a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área de administração de pessoas da área de vendas.
Aplica técnicas de comunicação empresarial, elabora documentação técnica, como relatórios, pareceres, cronogramas, orçamentos, entre outros Assegura a conformidade legal e na gestão de processos de venda de produtos e serviços e a proteção de dados pessoais de clientes Cumpre prazos estabelecidos.
Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental .
Funções do cargo
O funcionário CBO 1423-20 deve analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas, gerenciar recursos humanos, administrar recursos materiais e financeiros, coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos, implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos, demonstrar competências pessoais, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, assessorar diretoria e setores da organização.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1423-20
Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Gerente de vendas CBO 1423-20
Um Gerente de vendas (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de síntese, administrar orçamentos, demonstrar capacidade de liderança, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, estabelecer metas e indicadores de desempenho, revisar planos, negociar condições e prioridades de projetos, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, formular plano de incentivos, otimizar custos e recursos, gerenciar remanejamentos, elaborar relatórios, pesquisar mercado, dimensionar equipe, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, identificar necessidade de recursos, monitorar contratos, planejar campanhas de vendas, identificar necessidade de contratação de pessoal, planejar racionalização do uso de recursos, estabelecer política comercial, cobrar resultados da equipe, definir perfis profissionais, implementar campanhas institucionais e publicitárias, acompanhar atuação da concorrência, demonstrar capacidade de empatia, implementar serviços de atendimento a clientes, avaliar nível de satisfação da equipe, realizar campanhas de vendas, examinar currículos, demonstrar capacidade de escuta, gerir nível de satisfação do cliente, gerir lucratividade, realizar ações para ampliação de participação no mercado, dar suporte na elaboração das metas orçamentárias, demonstrar capacidade de organização, planejar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, analisar tendências do mercado, detectar necessidades de capacitação profissional, monitorar a execução de serviços de terceiros, coordenar serviços de atendimento a clientes, gerenciar equipes, avaliar desempenho, monitorar relacionamento com clientes internos e externos e/ou partes interessadas, realizar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, entrevistar candidatos, demonstrar criatividade, planejar campanhas publicitárias, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, monitorar metas e indicadores de desempenho, representar empresa e/ou organização publicamente, demonstrar capacidade de tomar decisões, delegar atribuições, elaborar orçamentos, listar atividades de cargos / funções, coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções, demonstrar capacidade de negociação, criar programas e ações de fidelização de clientes, demonstrar habilidades comunicativas, atender a auditoria interna e externa, assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing, demonstrar visão sistêmica, demonstrar capacidade de abstração, autorizar pagamentos, demonstrar capacidade de flexibilidade, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, negociar com clientes, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, captar recursos, demonstrar capacidade de pensar estrategicamente.