CBO 1423-20 - Gerente de vendas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de comercialização, marketing e comunicação
O profissional no cargo de Gerente de vendas CBO 1423-20 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de venda de produtos manufaturados, serviços, commodities de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico de negócios.
Delimita territórios, cotas e metas de venda da equipe Implementa e coordena as atividades, considerando indicadores referentes ao efetivo de vendas, às estratégias e à pesquisa de mercado e de clientes, à produtividade, competitividade e qualidade e às políticas de comercialização Aplica métricas de venda, técnicas de comunicação.
Elabora documentos Promove e coordena a realização de pesquisas de mercado Assessora diretoria e setores da organização.
Assegura a conformidade legal do processo Atua conforme normas e procedimentos da área, de saúde e segurança, qualidade e conservação ambiental
CBO 1423-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de vendas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-20
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de vendas
O Gerente de vendas CBO 1423-20 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de venda de produtos manufaturados, serviços, commodities e outros objetos de venda de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico.
Atua em conjunto com equipes de marketing, comercialização e pós-venda, considerando metas definidas e procedimentos estabelecidos.
Participa da elaboração de plano estratégico de negócios, estabelecendo metas e indicadores de desempenho Define políticas e procedimentos de venda e comercialização.
Define territórios de venda, inclusive online, e estabelece cotas por unidade territorial Treina ou providencia treinamento de vendedores, em conformidade com o lançamento de novos produtos e a mudança nas políticas de venda que estabelece preços e políticas de descontos.
Implementa, coordena e avalia metas de curto prazo do plano estratégico, programando de vendas, aplicando métricas de venda, definindo ações para promoção e geração de vendas, identificando necessidades de recursos, elaborando orçamentos.
Gerencia o processo de venda, considerando implementação de serviços de atendimento ao cliente e de pós-venda, eventos de negócios e campanhas publicitárias e de vendas, negociação com clientes, programas e ações de fidelização de clientes e contratação de serviços de terceiros Coordena e avalia as atividades de negócios, monitorando e analisando metas e indicadores de desempenho, planos de venda, contratos comerciais, a participação da empresa e de produtos no mercado, o relacionamento com clientes internos e externos, o nível de competitividade, a produtividade e qualidade do processo de venda.
Verifica resultados e metas das equipes de marketing e de comercialização.
Gerencia a atuação da equipe no desenvolvimento do processo de venda, coordenando e avaliando etapas e aspectos específicos, considerando-se metodologias de venda, criação de demanda, identificação do comprador, fechamento da venda, prestação de serviços ao cliente, produtos e mercados, promoções, a força de venda, tipos e classificação de vendas, mercados emergentes e mudanças de mercado, o consumidor e o comprador Assessora a diretoria e demais setores internos, na elaboração do plano estratégico da organização de médio e longo prazos e das metas orçamentárias, elaborando relatórios, comunicados, requisitos, normas e procedimentos Administra recursos materiais e financeiros, administrando orçamentos, otimizando custos e recursos, autorizando pagamentos, gerindo lucratividade.
Administra força de trabalho da gerência de vendas, dimensionando equipe, definindo perfis profissionais, avaliando desempenho e resultados, medindo o nível de satisfação da equipe, detectando necessidades de capacitação e atualização, definindo contratação de pessoal, elaborando plano de comissão de venda Analisa currículos de candidatos e realiza entrevista Delega atribuições e gerencia remanejamentos para suprir cargos e funções.
Promove estratégias para autodesenvolvimento da equipe, a realização de pesquisas na área, a utilização de tecnologias de informação e comunicação, incentivando a prática de valores corporativos Pode propor a realização de cursos e programas de capacitação.
Realiza e participa de eventos da área como feiras, convenções, congressos, seminários, entre outros Pode representar publicamente a empresa Propõe e gerencia a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área de administração de pessoas da área de vendas.
Aplica técnicas de comunicação empresarial, elabora documentação técnica, como relatórios, pareceres, cronogramas, orçamentos, entre outros Assegura a conformidade legal e na gestão de processos de venda de produtos e serviços e a proteção de dados pessoais de clientes Cumpre prazos estabelecidos.
Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental .
Funções do cargo
O funcionário CBO 1423-20 deve coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos, analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas, gerenciar recursos humanos, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, administrar recursos materiais e financeiros, assessorar diretoria e setores da organização, demonstrar competências pessoais, implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1423-20
Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Gerente de vendas CBO 1423-20
Um Gerente de vendas (ou sinônimo) deve entrevistar candidatos, demonstrar capacidade de organização, otimizar custos e recursos, formular plano de incentivos, definir perfis profissionais, gerenciar equipes, estabelecer metas e indicadores de desempenho, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de empatia, gerenciar remanejamentos, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, avaliar desempenho, demonstrar capacidade de síntese, demonstrar capacidade de flexibilidade, demonstrar capacidade de tomar decisões, elaborar orçamentos, coordenar serviços de atendimento a clientes, planejar racionalização do uso de recursos, monitorar contratos, negociar com clientes, analisar tendências do mercado, planejar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, realizar campanhas de vendas, demonstrar capacidade de escuta, pesquisar mercado, demonstrar visão sistêmica, detectar necessidades de capacitação profissional, demonstrar capacidade de negociação, realizar ações para ampliação de participação no mercado, delegar atribuições, gerir nível de satisfação do cliente, implementar campanhas institucionais e publicitárias, listar atividades de cargos / funções, criar programas e ações de fidelização de clientes, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, administrar orçamentos, monitorar a execução de serviços de terceiros, elaborar relatórios, realizar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, autorizar pagamentos, planejar campanhas publicitárias, monitorar relacionamento com clientes internos e externos e/ou partes interessadas, revisar planos, planejar campanhas de vendas, dimensionar equipe, identificar necessidade de recursos, gerir lucratividade, coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções, identificar necessidade de contratação de pessoal, representar empresa e/ou organização publicamente, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, demonstrar criatividade, dar suporte na elaboração das metas orçamentárias, demonstrar capacidade de abstração, demonstrar habilidades comunicativas, implementar serviços de atendimento a clientes, monitorar metas e indicadores de desempenho, estabelecer política comercial, negociar condições e prioridades de projetos, atender a auditoria interna e externa, demonstrar capacidade de pensar estrategicamente, captar recursos, assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing, cobrar resultados da equipe, acompanhar atuação da concorrência, avaliar nível de satisfação da equipe, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, demonstrar capacidade de liderança, examinar currículos.