CBO 1423-25 - Relações públicas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de comercialização, marketing e comunicação

O profissional no cargo de Relações públicas CBO 1423-25 Planeja, coordena, controla e avalia processos de relações públicas de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração do plano estratégico de relações públicas e de comunicação.

Estabelece metas e indicadores de desempenho Define, elabora, coordena e avalia as atividades da equipe Implementa e gerencia o desenvolvimento de ações de relações públicas, considerando tipos, objetivos, estratégias e meios de comunicação, pesquisas, produto ou serviço, clientes e mercado.

Aplica estratégias e técnicas de comunicação Promove e coordena a realização de pesquisas de mercado e de perfis de público-alvo Assessora diretoria e setores da organização.

Assegura a conformidade legal dos processos Atua de acordo com normas e procedimentos, de saúde e segurança no trabalho, qualidade e conservação ambiental

CBO 1423-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Relações públicas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-25 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-25

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.
      • Gerentes.

O que faz um Relações públicas

O Relações públicas CBO 1423-25 planeja, coordena, controla e avalia processos de relações públicas de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral, e participa da elaboração do plano estratégico Atua com equipes de marketing e comunicação, considerando metas e procedimentos estabelecidos.

Participa da elaboração do plano estratégico de relações públicas, estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo políticas e procedimentos de relações e comunicação organizacional, promovendo a realização de pesquisas de opinião e de mercado.

Coordena e avalia o plano estratégico de comunicação, aplicando métricas, definindo ações para subsidiar tomada de decisões, promoção e divulgação da imagem institucional, e ampliação do relacionamento com clientes Promove e coordena a comunicação e o relacionamento entre seus cientes internos e externos e diversos públicos como funcionários de organizações, consumidores de produtos ou serviços, imprensa, comunidades locais, governo, investidores, formadores de opinião, entre outros.

Implementa, coordena e avalia ações e atividades do processo de relações públicas, considerando o propósito da organização, os objetivos, tipos, funções e fluxo da comunicação, o tema e conteúdo das mensagens, os canais de mídia, os comportamentos que impactam os públicos, opiniões e hábitos Define estratégias de relacionamento com o público.

Analisa dados e resultados de pesquisas.

Avalia a produção multimídia e em canais de comunicação digitais como redes sociais e outras publicações na internet Coordena e avalia o desenvolvimento do plano de relações públicas, considerando as etapas do processo, o alinhamento da mensagem às estratégias da organização, a divulgação e preservação da imagem institucional, a implementação de campanhas institucionais e publicitárias, a realização de eventos, programas publicitários e de fidelização.

Coordena e avalia as estratégias de publicidade e a elaboração de materiais e recursos publicitários e comunicacionais verbais, não verbais, escritos, visuais e audiovisuais, zelando pela consistência, precisão, fidelidade e efetividade das mensagens e da comunicação.

Avalia as atividades de relações públicas, monitorando e analisando metas e indicadores de desempenho, participação da empresa no mercado no que se refere a produtos e serviços, relacionamento com clientes e qualidade dos processos Analisa os resultados e metas das equipes de marketing e comunicação para subsidiar possíveis replanejamentos Assessora a diretoria e demais setores internos, fornecendo suporte na elaboração do plano estratégico da organização e das metas.

Mantém relacionamento com meios de comunicação social de massa (mídia), órgãos governamentais, entidades de classes, associações, entre outros Pode propor e implementar estratégias para prevenção e gestão de crises internas ou externas, considerando-se a imagem, a reputação e as relações da organização frente ao público, propondo e avaliando alternativas de controle e de solução Administra recursos materiais e financeiros, controlando orçamento, captando recursos, otimizando custos e recursos.

Realiza e participa de eventos da área como campanhas institucionais e publicitárias, projetos educacionais, feiras, convenções, congressos, seminários, entre outros Pode representar publicamente a empresa.

Propõe e implementa planos e projetos na área de relações públicas Aplica técnicas de comunicação publicitária, utilizando recursos eletrônicos, informatizados, analógicos e digitais e toda tecnologia de informação e comunicação disponível Elabora documentação técnica como relatórios, comunicados, requisitos, cronogramas, entre outros.

Assegura a conformidade legal na gestão dos processos de relações públicas e a proteção de dados pessoais de clientes Cumpre prazos estabelecidos Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 1423-25 deve assessorar diretoria e setores da organização, implantar ações de relações públicas e ouvidoria, analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas, coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos, demonstrar competências pessoais, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos, administrar recursos materiais e financeiros.

Condições de trabalho dessas profissões

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1423-25

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Relações públicas CBO 1423-25

Um Relações públicas (ou sinônimo) deve relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros, implementar campanhas institucionais e publicitárias, recomendar doações e/ou patrocínios, demonstrar capacidade de liderança, administrar conflitos entre partes, representar empresa e/ou organização publicamente, realizar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, acompanhar atuação da concorrência, assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização, acompanhar questões públicas - leis, decretos, opinião pública, demonstrar capacidade de abstração, participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias, avaliar alternativas de soluções, avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional,reputação corporativa, demonstrar capacidade de empatia, estabelecer diálogo, mediar conflitos, captar recursos, dar retorno aos públicos - feed-back, demonstrar habilidades comunicativas, demonstrar criatividade, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, demonstrar visão sistêmica, planejar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, planejar ações para promoção da imagem institucional, cobrar ações, realizar escuta ativa, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, assessorar nos contatos com a imprensa, demonstrar capacidade de organização, elaborar recomendações de ações e soluções, realizar ações para ampliação de participação no mercado, negociar com partes interessadas, monitorar relacionamento com clientes internos e externos e/ou partes interessadas, estabelecer políticas e procedimentos de comunicação, realizar estudo de viabilidade, criar programas e ações de fidelização de clientes, analisar demanda do cliente, assessorar diretoria e setores na participação em eventos, revisar planos, implementar ações de divulgação da imagem institucional - público interno e externo, demonstrar capacidade de escuta, demonstrar capacidade de flexibilidade, demonstrar capacidade de tomar decisões, participar da elaboração de projetos educacionais, demonstrar capacidade de síntese, checar informações para divulgação, demonstrar capacidade de negociação, identificar necessidade de recursos, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, otimizar custos e recursos, subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos, encaminhar solicitações aos responsáveis, pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos, demonstrar capacidade de pensar estrategicamente, analisar contexto, elaborar relatórios, detectar expectativas e necessidades, monitorar mídias, analisar tendências do mercado.

Cargos e salários CBO 1423-25 - Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Salário Especialista de Comunicação em Relações Públicas

Especialista de Comunicação em Relações Públicas: Brasil

O profissional no cargo de Especialista de Comunicação em Relações Públicas CBO 1423-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.753 e 11.226 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 4.523 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Profissional de Relações Públicas

Profissional de Relações Públicas: Brasil

O profissional no cargo de Profissional de Relações Públicas CBO 1423-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.753 e 11.226 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 4.523 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Relações Publicas (A)

Relações Publicas (A): Brasil

O profissional no cargo de Relações Publicas (A) CBO 1423-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.753 e 11.226 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 4.523 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Relações Publicas (A)

Relações Publicas (A): Paraná

O profissional no cargo de Relações Publicas (A) CBO 1423-25 trabalhando em Paraná, ganha entre 2.977 e 5.859 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 463 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Relações Publicas (A)

Relações Publicas (A): Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Relações Publicas (A) CBO 1423-25 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 5.788 e 13.658 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 306 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Relações Publicas (A)

Relações Publicas (A): São Paulo

O profissional no cargo de Relações Publicas (A) CBO 1423-25 trabalhando em São Paulo, ganha entre 5.656 e 13.286 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.997 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Relações Publicas (A)

Relações Publicas (A): Minas Gerais

O profissional no cargo de Relações Publicas (A) CBO 1423-25 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 4.760 e 10.917 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 445 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Relações Publicas (A) Goiânia

Relações Publicas (A): Goiânia, GO

O profissional no cargo de Relações Publicas (A) CBO 1423-25 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 3.301 e 6.729 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 97 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Relações Publicas (A) Recife

Relações Publicas (A): Recife, PE

O profissional no cargo de Relações Publicas (A) CBO 1423-25 trabalhando em Recife - PE, ganha entre 4.655 e 10.094 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 29 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Relações Publicas (A) Campinas

Relações Publicas (A): Campinas, SP

O profissional no cargo de Relações Publicas (A) CBO 1423-25 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 3.300 e 7.434 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 54 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Relações Publicas (A) Porto Alegre

Relações Publicas (A): Porto Alegre, RS

O profissional no cargo de Relações Publicas (A) CBO 1423-25 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 4.685 e 10.280 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 103 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Relações Publicas (A) Salvador

Relações Publicas (A): Salvador, BA

O profissional no cargo de Relações Publicas (A) CBO 1423-25 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 5.244 e 12.477 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 38 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Relações Publicas (A) Joinville

Relações Publicas (A): Joinville, SC

O profissional no cargo de Relações Publicas (A) CBO 1423-25 trabalhando em Joinville - SC, ganha entre 2.975 e 6.132 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 21 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Relações Publicas (A) Curitiba

Relações Publicas (A): Curitiba, PR

O profissional no cargo de Relações Publicas (A) CBO 1423-25 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 3.218 e 6.287 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 174 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Relações Publicas (A) Belo Horizonte

Relações Publicas (A): Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Relações Publicas (A) CBO 1423-25 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 5.163 e 11.727 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 198 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Relações Publicas (A) São Paulo

Relações Publicas (A): São Paulo, SP

O profissional no cargo de Relações Publicas (A) CBO 1423-25 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 6.468 e 14.835 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.356 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Relações Publicas (A) Brasília

Relações Publicas (A): Brasília, DF

O profissional no cargo de Relações Publicas (A) CBO 1423-25 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 5.284 e 12.013 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 115 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Relações Publicas (A) Rio de Janeiro

Relações Publicas (A): Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Relações Publicas (A) CBO 1423-25 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 6.558 e 15.274 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 219 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.