CBO 1423-25 - Relações públicas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de comercialização, marketing e comunicação
O profissional no cargo de Relações públicas CBO 1423-25 Planeja, coordena, controla e avalia processos de relações públicas de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração do plano estratégico de relações públicas e de comunicação.
Estabelece metas e indicadores de desempenho Define, elabora, coordena e avalia as atividades da equipe Implementa e gerencia o desenvolvimento de ações de relações públicas, considerando tipos, objetivos, estratégias e meios de comunicação, pesquisas, produto ou serviço, clientes e mercado.
Aplica estratégias e técnicas de comunicação Promove e coordena a realização de pesquisas de mercado e de perfis de público-alvo Assessora diretoria e setores da organização.
Assegura a conformidade legal dos processos Atua de acordo com normas e procedimentos, de saúde e segurança no trabalho, qualidade e conservação ambiental
CBO 1423-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Relações públicas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-25
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.
- Gerentes.
O que faz um Relações públicas
O Relações públicas CBO 1423-25 planeja, coordena, controla e avalia processos de relações públicas de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral, e participa da elaboração do plano estratégico Atua com equipes de marketing e comunicação, considerando metas e procedimentos estabelecidos.
Participa da elaboração do plano estratégico de relações públicas, estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo políticas e procedimentos de relações e comunicação organizacional, promovendo a realização de pesquisas de opinião e de mercado.
Coordena e avalia o plano estratégico de comunicação, aplicando métricas, definindo ações para subsidiar tomada de decisões, promoção e divulgação da imagem institucional, e ampliação do relacionamento com clientes Promove e coordena a comunicação e o relacionamento entre seus cientes internos e externos e diversos públicos como funcionários de organizações, consumidores de produtos ou serviços, imprensa, comunidades locais, governo, investidores, formadores de opinião, entre outros.
Implementa, coordena e avalia ações e atividades do processo de relações públicas, considerando o propósito da organização, os objetivos, tipos, funções e fluxo da comunicação, o tema e conteúdo das mensagens, os canais de mídia, os comportamentos que impactam os públicos, opiniões e hábitos Define estratégias de relacionamento com o público.
Analisa dados e resultados de pesquisas.
Avalia a produção multimídia e em canais de comunicação digitais como redes sociais e outras publicações na internet Coordena e avalia o desenvolvimento do plano de relações públicas, considerando as etapas do processo, o alinhamento da mensagem às estratégias da organização, a divulgação e preservação da imagem institucional, a implementação de campanhas institucionais e publicitárias, a realização de eventos, programas publicitários e de fidelização.
Coordena e avalia as estratégias de publicidade e a elaboração de materiais e recursos publicitários e comunicacionais verbais, não verbais, escritos, visuais e audiovisuais, zelando pela consistência, precisão, fidelidade e efetividade das mensagens e da comunicação.
Avalia as atividades de relações públicas, monitorando e analisando metas e indicadores de desempenho, participação da empresa no mercado no que se refere a produtos e serviços, relacionamento com clientes e qualidade dos processos Analisa os resultados e metas das equipes de marketing e comunicação para subsidiar possíveis replanejamentos Assessora a diretoria e demais setores internos, fornecendo suporte na elaboração do plano estratégico da organização e das metas.
Mantém relacionamento com meios de comunicação social de massa (mídia), órgãos governamentais, entidades de classes, associações, entre outros Pode propor e implementar estratégias para prevenção e gestão de crises internas ou externas, considerando-se a imagem, a reputação e as relações da organização frente ao público, propondo e avaliando alternativas de controle e de solução Administra recursos materiais e financeiros, controlando orçamento, captando recursos, otimizando custos e recursos.
Realiza e participa de eventos da área como campanhas institucionais e publicitárias, projetos educacionais, feiras, convenções, congressos, seminários, entre outros Pode representar publicamente a empresa.
Propõe e implementa planos e projetos na área de relações públicas Aplica técnicas de comunicação publicitária, utilizando recursos eletrônicos, informatizados, analógicos e digitais e toda tecnologia de informação e comunicação disponível Elabora documentação técnica como relatórios, comunicados, requisitos, cronogramas, entre outros.
Assegura a conformidade legal na gestão dos processos de relações públicas e a proteção de dados pessoais de clientes Cumpre prazos estabelecidos Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 1423-25 deve assessorar diretoria e setores da organização, implantar ações de relações públicas e ouvidoria, analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas, coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos, demonstrar competências pessoais, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos, administrar recursos materiais e financeiros.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1423-25
Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Relações públicas CBO 1423-25
Um Relações públicas (ou sinônimo) deve relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros, implementar campanhas institucionais e publicitárias, recomendar doações e/ou patrocínios, demonstrar capacidade de liderança, administrar conflitos entre partes, representar empresa e/ou organização publicamente, realizar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, acompanhar atuação da concorrência, assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização, acompanhar questões públicas - leis, decretos, opinião pública, demonstrar capacidade de abstração, participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias, avaliar alternativas de soluções, avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional,reputação corporativa, demonstrar capacidade de empatia, estabelecer diálogo, mediar conflitos, captar recursos, dar retorno aos públicos - feed-back, demonstrar habilidades comunicativas, demonstrar criatividade, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, demonstrar visão sistêmica, planejar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, planejar ações para promoção da imagem institucional, cobrar ações, realizar escuta ativa, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, assessorar nos contatos com a imprensa, demonstrar capacidade de organização, elaborar recomendações de ações e soluções, realizar ações para ampliação de participação no mercado, negociar com partes interessadas, monitorar relacionamento com clientes internos e externos e/ou partes interessadas, estabelecer políticas e procedimentos de comunicação, realizar estudo de viabilidade, criar programas e ações de fidelização de clientes, analisar demanda do cliente, assessorar diretoria e setores na participação em eventos, revisar planos, implementar ações de divulgação da imagem institucional - público interno e externo, demonstrar capacidade de escuta, demonstrar capacidade de flexibilidade, demonstrar capacidade de tomar decisões, participar da elaboração de projetos educacionais, demonstrar capacidade de síntese, checar informações para divulgação, demonstrar capacidade de negociação, identificar necessidade de recursos, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, otimizar custos e recursos, subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos, encaminhar solicitações aos responsáveis, pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos, demonstrar capacidade de pensar estrategicamente, analisar contexto, elaborar relatórios, detectar expectativas e necessidades, monitorar mídias, analisar tendências do mercado.