CBO 1423-25 - Relações públicas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de comercialização, marketing e comunicação

O profissional no cargo de Relações públicas CBO 1423-25 Planeja, coordena, controla e avalia processos de relações públicas de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração do plano estratégico de relações públicas e de comunicação.

Estabelece metas e indicadores de desempenho Define, elabora, coordena e avalia as atividades da equipe Implementa e gerencia o desenvolvimento de ações de relações públicas, considerando tipos, objetivos, estratégias e meios de comunicação, pesquisas, produto ou serviço, clientes e mercado.

Aplica estratégias e técnicas de comunicação Promove e coordena a realização de pesquisas de mercado e de perfis de público-alvo Assessora diretoria e setores da organização.

Assegura a conformidade legal dos processos Atua de acordo com normas e procedimentos, de saúde e segurança no trabalho, qualidade e conservação ambiental

CBO 1423-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Relações públicas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-25 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-25

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.
      • Gerentes.

O que faz um Relações públicas

O Relações públicas CBO 1423-25 planeja, coordena, controla e avalia processos de relações públicas de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral, e participa da elaboração do plano estratégico Atua com equipes de marketing e comunicação, considerando metas e procedimentos estabelecidos.

Participa da elaboração do plano estratégico de relações públicas, estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo políticas e procedimentos de relações e comunicação organizacional, promovendo a realização de pesquisas de opinião e de mercado.

Coordena e avalia o plano estratégico de comunicação, aplicando métricas, definindo ações para subsidiar tomada de decisões, promoção e divulgação da imagem institucional, e ampliação do relacionamento com clientes Promove e coordena a comunicação e o relacionamento entre seus cientes internos e externos e diversos públicos como funcionários de organizações, consumidores de produtos ou serviços, imprensa, comunidades locais, governo, investidores, formadores de opinião, entre outros.

Implementa, coordena e avalia ações e atividades do processo de relações públicas, considerando o propósito da organização, os objetivos, tipos, funções e fluxo da comunicação, o tema e conteúdo das mensagens, os canais de mídia, os comportamentos que impactam os públicos, opiniões e hábitos Define estratégias de relacionamento com o público.

Analisa dados e resultados de pesquisas.

Avalia a produção multimídia e em canais de comunicação digitais como redes sociais e outras publicações na internet Coordena e avalia o desenvolvimento do plano de relações públicas, considerando as etapas do processo, o alinhamento da mensagem às estratégias da organização, a divulgação e preservação da imagem institucional, a implementação de campanhas institucionais e publicitárias, a realização de eventos, programas publicitários e de fidelização.

Coordena e avalia as estratégias de publicidade e a elaboração de materiais e recursos publicitários e comunicacionais verbais, não verbais, escritos, visuais e audiovisuais, zelando pela consistência, precisão, fidelidade e efetividade das mensagens e da comunicação.

Avalia as atividades de relações públicas, monitorando e analisando metas e indicadores de desempenho, participação da empresa no mercado no que se refere a produtos e serviços, relacionamento com clientes e qualidade dos processos Analisa os resultados e metas das equipes de marketing e comunicação para subsidiar possíveis replanejamentos Assessora a diretoria e demais setores internos, fornecendo suporte na elaboração do plano estratégico da organização e das metas.

Mantém relacionamento com meios de comunicação social de massa (mídia), órgãos governamentais, entidades de classes, associações, entre outros Pode propor e implementar estratégias para prevenção e gestão de crises internas ou externas, considerando-se a imagem, a reputação e as relações da organização frente ao público, propondo e avaliando alternativas de controle e de solução Administra recursos materiais e financeiros, controlando orçamento, captando recursos, otimizando custos e recursos.

Realiza e participa de eventos da área como campanhas institucionais e publicitárias, projetos educacionais, feiras, convenções, congressos, seminários, entre outros Pode representar publicamente a empresa.

Propõe e implementa planos e projetos na área de relações públicas Aplica técnicas de comunicação publicitária, utilizando recursos eletrônicos, informatizados, analógicos e digitais e toda tecnologia de informação e comunicação disponível Elabora documentação técnica como relatórios, comunicados, requisitos, cronogramas, entre outros.

Assegura a conformidade legal na gestão dos processos de relações públicas e a proteção de dados pessoais de clientes Cumpre prazos estabelecidos Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 1423-25 deve analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas, implantar ações de relações públicas e ouvidoria, coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos, assessorar diretoria e setores da organização, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, administrar recursos materiais e financeiros, implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1423-25

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Relações públicas CBO 1423-25

Um Relações públicas (ou sinônimo) deve implementar campanhas institucionais e publicitárias, captar recursos, participar da elaboração de projetos educacionais, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, demonstrar capacidade de escuta, estabelecer políticas e procedimentos de comunicação, demonstrar visão sistêmica, recomendar doações e/ou patrocínios, demonstrar capacidade de empatia, analisar tendências do mercado, estabelecer diálogo, assessorar diretoria e setores na participação em eventos, detectar expectativas e necessidades, elaborar relatórios, demonstrar capacidade de tomar decisões, subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos, demonstrar capacidade de pensar estrategicamente, pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos, demonstrar capacidade de liderança, dar retorno aos públicos - feed-back, realizar ações para ampliação de participação no mercado, negociar com partes interessadas, monitorar mídias, monitorar relacionamento com clientes internos e externos e/ou partes interessadas, planejar ações para promoção da imagem institucional, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, checar informações para divulgação, realizar estudo de viabilidade, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, realizar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, encaminhar solicitações aos responsáveis, demonstrar criatividade, planejar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, representar empresa e/ou organização publicamente, analisar contexto, otimizar custos e recursos, cobrar ações, demonstrar capacidade de síntese, realizar escuta ativa, demonstrar capacidade de abstração, demonstrar capacidade de organização, demonstrar habilidades comunicativas, relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros, assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização, criar programas e ações de fidelização de clientes, elaborar recomendações de ações e soluções, participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias, implementar ações de divulgação da imagem institucional - público interno e externo, acompanhar questões públicas - leis, decretos, opinião pública, demonstrar capacidade de negociação, administrar conflitos entre partes, mediar conflitos, avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional,reputação corporativa, assessorar nos contatos com a imprensa, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, revisar planos, analisar demanda do cliente, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, avaliar alternativas de soluções, acompanhar atuação da concorrência, demonstrar capacidade de flexibilidade, identificar necessidade de recursos.

Cargos e salários CBO 1423-25 - Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Salário Profissional de Relações Públicas São Luís

Profissional de Relações Públicas: São Luís, MA

O profissional no cargo de Profissional de Relações Públicas CBO 1423-25 trabalhando em São Luís - MA, ganha entre 5.176 e 13.421 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 23 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Profissional de Relações Públicas Curitiba

Profissional de Relações Públicas: Curitiba, PR

O profissional no cargo de Profissional de Relações Públicas CBO 1423-25 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 3.218 e 6.287 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 174 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Profissional de Relações Públicas Goiânia

Profissional de Relações Públicas: Goiânia, GO

O profissional no cargo de Profissional de Relações Públicas CBO 1423-25 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 3.301 e 6.729 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 97 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Profissional de Relações Públicas São Paulo

Profissional de Relações Públicas: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Profissional de Relações Públicas CBO 1423-25 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 6.468 e 14.835 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.356 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Profissional de Relações Públicas Manaus

Profissional de Relações Públicas: Manaus, AM

O profissional no cargo de Profissional de Relações Públicas CBO 1423-25 trabalhando em Manaus - AM, ganha entre 2.648 e 6.239 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 29 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Profissional de Relações Públicas Londrina

Profissional de Relações Públicas: Londrina, PR

O profissional no cargo de Profissional de Relações Públicas CBO 1423-25 trabalhando em Londrina - PR, ganha entre 2.829 e 4.625 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 21 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Profissional de Relações Públicas Campinas

Profissional de Relações Públicas: Campinas, SP

O profissional no cargo de Profissional de Relações Públicas CBO 1423-25 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 3.300 e 7.434 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 54 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Profissional de Relações Públicas Belém

Profissional de Relações Públicas: Belém, PA

O profissional no cargo de Profissional de Relações Públicas CBO 1423-25 trabalhando em Belém - PA, ganha entre 4.445 e 10.527 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 45 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.