CBO 1423-30 - Analista de negócios - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de comercialização, marketing e comunicação

O profissional no cargo de Analista de negócios CBO 1423-30 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia os processos de análise de negócios de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Analisa informações e dados internos e externos de negócios, tendo em vista identificar oportunidades e ameaças.

Participa da elaboração de plano estratégico de negócios Implementa e coordena projetos e atividades do processo, considerando a estratégia e a abrangência da análise, o propósito e o negócio da organização, fatores sociais, econômicos e tecnológicos, pesquisas de demanda de mercado, tendências, concorrência Assessora diretoria e setores de negócios e de relacionamentos da organização.

Assegura a conformidade legal do processo Atua conforme normas e procedimentos da área, de saúde e segurança, qualidade, conservação ambiental e princípios de sustentabilidade

CBO 1423-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Analista de negócios, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-30 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-30

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.
      • Gerentes.

O que faz um Analista de negócios

O Analista de negócios CBO 1423-30 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia os processos de análise de negócios de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Elabora plano de análise de negócios, atuando de forma integrada com as áreas afins da organização, considerando as metas definidas e os procedimentos estabelecidos.

Participa da elaboração de planos estratégicos das áreas de negócios e de relacionamentos.

Aplica técnicas de análise de negócios, estabelecendo relações entre as partes interessadas de organizações que comercializam e vendem produtos ou serviços, avaliando estruturas, processos, políticas e operações organizacionais, tendo em vista a tomada de decisões fundamentadas em dados e a criação de diferenciais competitivos Elabora planejamento tático e operacional de análise de negócios, estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo estratégias e procedimentos de coleta e análise de dados.

Analisa informações e dados internos e externos de negócios, para a identificação de oportunidades e ameaças, expectativas e necessidades, referentes a processos de negócios, procedimentos de comunicação e políticas de comercialização de produtos e serviços da organização Analisa processos administrativos, operacionais e produtivos da organização, tendo em vista soluções respaldadas em viabilidade técnica, tecnológica e financeira.

Implementa e coordena o processo de análise de negócios, considerando as estratégias para a abrangência, a coleta e análise de dados e informações de fontes primárias e secundárias, o nível de controle do processo, o propósito e o negócio da organização, fatores sociais, econômicos e tecnológicos, pesquisas de demanda de mercado, necessidades de clientes, tendências, concorrência.

Analisa requisitos técnicos e funcionais, define o escopo da análise e os processos de negócios Aplica técnicas de análise avançada de negócios, tais como, mineração de dados, aprendizado de máquina, entre outras técnicas conexas de inteligência artificial, para analisar o perfil e os padrões do mercado e dos consumidores.

Implementa e coordena projetos de negócios, reavaliando processos, estruturas, serviços e produtos da organização, definindo estratégias para atender demandas, tendências, oportunidades e aplicando novos métodos para melhoria do desempenho, da qualidade e da produtividade.

Propõe ações para melhoria dos processos de negócios e promoção da imagem institucional, considerando protocolos e logística organizacionais, campanhas publicitárias e de vendas, racionalização do uso de recursos, busca de oportunidades alinhadas às estratégias de negócios Analisa resultados e atividades afins aos negócios da organização, referentes a metas e indicadores de desempenho, planos de comercialização e de vendas, a participação da empresa no mercado, o relacionamento com clientes, o nível de competitividade, a produtividade e qualidade dos processos Assessora a diretoria e demais setores internos, na elaboração do plano estratégico da organização de médio e longo prazos e das metas orçamentárias, elaborando relatórios, normas e procedimentos.

Atua em conjunto com a equipe de TI, podendo inclusive implementar ações para integração dos sistemas de tecnologia da informação e comunicação aos processos de negócios da empresa Pode subsidiar o desenvolvimento de novos produtos Propõe e coordena a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área.

Aplica técnicas de comunicação empresarial, elabora documentação técnica, como relatórios, pareceres, cronogramas, requisitos de negócios, entre outros Assegura a conformidade legal dos processos de análise de negócios e a proteção de dados pessoais de clientes.

Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental e para a aplicação de princípios de sustentabilidade .

Funções do cargo

O funcionário CBO 1423-30 deve implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos, coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos, gerenciar recursos humanos, analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas, implantar ações de relações públicas e ouvidoria, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, assessorar diretoria e setores da organização, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1423-30

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Analista de negócios CBO 1423-30

Um Analista de negócios (ou sinônimo) deve monitorar metas e indicadores de desempenho, estabelecer políticas e procedimentos de comunicação, identificar necessidade de recursos, detectar expectativas e necessidades, subsidiar desenvolvimento de novos produtos, demonstrar capacidade de flexibilidade, pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos, demonstrar criatividade, planejar racionalização do uso de recursos, estabelecer diálogo, monitorar relacionamento com clientes internos e externos e/ou partes interessadas, demonstrar capacidade de abstração, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, realizar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, atender a auditoria interna e externa, estabelecer metas e indicadores de desempenho, demonstrar capacidade de liderança, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, demonstrar visão sistêmica, negociar com partes interessadas, relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros, elaborar recomendações de ações e soluções, demonstrar capacidade de síntese, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, administrar conflitos entre partes, avaliar alternativas de soluções, subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos, analisar tendências do mercado, mediar conflitos, monitorar participação da empresa e de produtos no mercado, demonstrar capacidade de tomar decisões, realizar estudo de viabilidade, detectar necessidades de capacitação profissional, acompanhar questões públicas - leis, decretos, opinião pública, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, gerir nível de satisfação do cliente, negociar condições e prioridades de projetos, revisar planos, analisar contexto, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, demonstrar capacidade de escuta, acompanhar atuação da concorrência, demonstrar capacidade de pensar estrategicamente, demonstrar capacidade de empatia, analisar fatores econômico-financeiros, demonstrar capacidade de organização, pesquisar mercado, realizar escuta ativa, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar habilidades comunicativas, analisar demanda do cliente, negociar com clientes, encaminhar solicitações aos responsáveis, elaborar relatórios.

Cargos e salários CBO 1423-30 - Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

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