CBO 1423-35 - Analista de pesquisa de mercado - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de comercialização, marketing e comunicação
O profissional no cargo de Analista de pesquisa de mercado CBO 1423-35 Planeja, organiza, coordena, controla e avalia processos de análise de pesquisa de mercado, de institutos de pesquisa de mercado e de opinião pública de empresas, organizações, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral, considerando as atividades de negócios, comercialização, vendas e marketing de bens e serviços Coleta, analisa e consolida dados e informações, de fontes primárias e secundárias, referentes ao comportamento das pessoas, do mercado, de consumidores e concorrentes, para consolidar ou adequar as estratégias de negócios.
Avalia resultados de pesquisas, com base em índices de validade e confiabilidade Aplica métodos e técnicas de pesquisa e de análise dos resultados, elabora documentação técnica Assegura a conformidade legal do processo.
Atua conforme normas e procedimentos da área, princípios de saúde e segurança, qualidade e conservação ambiental
CBO 1423-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Analista de pesquisa de mercado, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-35 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-35
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.
- Gerentes.
O que faz um Analista de pesquisa de mercado
O Analista de pesquisa de mercado CBO 1423-35 planeja, organiza, coordena, controla e avalia os processos de análise de pesquisa de mercado e de opinião pública, de empresas, organizações, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral, considerando as atividades de negócios, comercialização, vendas e marketing de bens e serviços, opinião pública, processos eleitorais e outros temas, para dar respostas a questões do cliente interno ou externo Pode analisar frequência de temas e de personalidades citadas em redes sociais.
Elabora plano de análise de negócios, atuando com as áreas afins da organização contratante, cliente interno ou externo, considerando as metas definidas e os procedimentos estabelecidos.
Aplica técnicas de análise de pesquisa de mercado, estabelecendo relações entre as áreas de comercialização, negócios, vendas e marketing de produtos ou serviços, considerando status do mercado e da concorrência, do consumidor, tendências e inovações, o contexto socioeconômico, tendo em vista a tomada de decisões fundamentadas em dados Elabora planejamento tático e operacional de análise de pesquisa de mercado e de opinião pública, estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo procedimentos de coleta e análise de dados.
Define amostra, desenvolve e testa instrumentos e treina equipe de coleta de dados primários e de mineração de dados Analisa dados e informações de mercado, referentes aos processos, políticas e procedimentos comunicacionais, de negócios, comercialização, vendas e marketing de produtos e serviços da organização, para a identificação de oportunidades e ameaças, expectativas e necessidades, tendo em vista implementar soluções e criar diferenciais competitivos, respaldados em viabilidade técnica, tecnológica e financeira.
Implementa e coordena o processo de análise de pesquisa de mercado, definindo tipo, escopo e abrangência da pesquisa, estratégias, métodos para coleta e análise de dados e informações de fontes primárias e secundárias, instrumentos, nível de controle do processo.
Implementa e coordena projetos de análise, reavaliando processos, estruturas, serviços e produtos da organização, definindo estratégias para atender demandas, tendências, oportunidades e aplicando novos métodos para melhoria do desempenho, da qualidade e da produtividade Avalia resultados de pesquisa e propõe ações para melhoria das estratégias e processos de negócios.
Analisa a relevância, validade, significância e consistência dos resultados qualitativos e quantitativos.
Tabula e expõe dados sobre ganhos e perdas de mercado, formula e coteja hipóteses de soluções e de novas estratégias de negócio Analisa resultados e atividades afins aos negócios da organização, referentes a metas e indicadores de desempenho, planos de comercialização, de vendas, de negócios, de marketing e comunicação, índices de participação da empresa no mercado, relacionamento com clientes, nível de competitividade, a produtividade e qualidade dos processos Assessora a diretoria e demais setores internos, na elaboração do plano estratégico da organização de médio e longo prazos e das metas orçamentárias, avaliando alternativas, elaborando relatórios, requisitos, normas e procedimentos.
Propõe e coordena a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área Aplica técnicas de comunicação empresarial, elabora documentação técnica, como relatórios, pareceres, cronogramas, requisitos de negócios, diagramas, instrumentos de pesquisa, entre outros Pode propor ações para melhoria dos processos de negócios e promoção da imagem institucional, considerando protocolos e logística organizacionais, campanhas publicitárias e de vendas, otimização do uso de recursos, busca de oportunidades alinhadas às estratégias de negócios.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 1423-35 deve coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos, implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos, analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas, implantar ações de relações públicas e ouvidoria, assessorar diretoria e setores da organização, demonstrar competências pessoais, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1423-35
Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Analista de pesquisa de mercado CBO 1423-35
Um Analista de pesquisa de mercado (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de escuta, demonstrar capacidade de flexibilidade, pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos, demonstrar capacidade de organização, avaliar alternativas de soluções, analisar fatores econômico-financeiros, participar da elaboração de projetos educacionais, monitorar a execução de serviços de terceiros, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, acompanhar questões públicas - leis, decretos, opinião pública, demonstrar criatividade, contratar serviços de terceiros, pesquisar mercado, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, analisar demanda do cliente, demonstrar capacidade de síntese, relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros, demonstrar capacidade de liderança, demonstrar capacidade de tomar decisões, assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing, monitorar participação da empresa e de produtos no mercado, acompanhar atuação da concorrência, elaborar relatórios, monitorar mídias, detectar expectativas e necessidades, demonstrar capacidade de negociação, subsidiar desenvolvimento de novos produtos, elaborar recomendações de ações e soluções, identificar necessidade de recursos, demonstrar capacidade de abstração, demonstrar visão sistêmica, sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes, demonstrar capacidade de empatia, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos, analisar tendências do mercado, demonstrar habilidades comunicativas, negociar com partes interessadas, demonstrar capacidade de pensar estrategicamente, analisar contexto, revisar planos, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, monitorar metas e indicadores de desempenho, recomendar doações e/ou patrocínios, planejar racionalização do uso de recursos.