CBO 1423-35 - Analista de pesquisa de mercado - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de comercialização, marketing e comunicação

O profissional no cargo de Analista de pesquisa de mercado CBO 1423-35 Planeja, organiza, coordena, controla e avalia processos de análise de pesquisa de mercado, de institutos de pesquisa de mercado e de opinião pública de empresas, organizações, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral, considerando as atividades de negócios, comercialização, vendas e marketing de bens e serviços Coleta, analisa e consolida dados e informações, de fontes primárias e secundárias, referentes ao comportamento das pessoas, do mercado, de consumidores e concorrentes, para consolidar ou adequar as estratégias de negócios.

Avalia resultados de pesquisas, com base em índices de validade e confiabilidade Aplica métodos e técnicas de pesquisa e de análise dos resultados, elabora documentação técnica Assegura a conformidade legal do processo.

Atua conforme normas e procedimentos da área, princípios de saúde e segurança, qualidade e conservação ambiental

CBO 1423-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Analista de pesquisa de mercado, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-35 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-35

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.
      • Gerentes.

O que faz um Analista de pesquisa de mercado

O Analista de pesquisa de mercado CBO 1423-35 planeja, organiza, coordena, controla e avalia os processos de análise de pesquisa de mercado e de opinião pública, de empresas, organizações, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral, considerando as atividades de negócios, comercialização, vendas e marketing de bens e serviços, opinião pública, processos eleitorais e outros temas, para dar respostas a questões do cliente interno ou externo Pode analisar frequência de temas e de personalidades citadas em redes sociais.

Elabora plano de análise de negócios, atuando com as áreas afins da organização contratante, cliente interno ou externo, considerando as metas definidas e os procedimentos estabelecidos.

Aplica técnicas de análise de pesquisa de mercado, estabelecendo relações entre as áreas de comercialização, negócios, vendas e marketing de produtos ou serviços, considerando status do mercado e da concorrência, do consumidor, tendências e inovações, o contexto socioeconômico, tendo em vista a tomada de decisões fundamentadas em dados Elabora planejamento tático e operacional de análise de pesquisa de mercado e de opinião pública, estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo procedimentos de coleta e análise de dados.

Define amostra, desenvolve e testa instrumentos e treina equipe de coleta de dados primários e de mineração de dados Analisa dados e informações de mercado, referentes aos processos, políticas e procedimentos comunicacionais, de negócios, comercialização, vendas e marketing de produtos e serviços da organização, para a identificação de oportunidades e ameaças, expectativas e necessidades, tendo em vista implementar soluções e criar diferenciais competitivos, respaldados em viabilidade técnica, tecnológica e financeira.

Implementa e coordena o processo de análise de pesquisa de mercado, definindo tipo, escopo e abrangência da pesquisa, estratégias, métodos para coleta e análise de dados e informações de fontes primárias e secundárias, instrumentos, nível de controle do processo.

Implementa e coordena projetos de análise, reavaliando processos, estruturas, serviços e produtos da organização, definindo estratégias para atender demandas, tendências, oportunidades e aplicando novos métodos para melhoria do desempenho, da qualidade e da produtividade Avalia resultados de pesquisa e propõe ações para melhoria das estratégias e processos de negócios.

Analisa a relevância, validade, significância e consistência dos resultados qualitativos e quantitativos.

Tabula e expõe dados sobre ganhos e perdas de mercado, formula e coteja hipóteses de soluções e de novas estratégias de negócio Analisa resultados e atividades afins aos negócios da organização, referentes a metas e indicadores de desempenho, planos de comercialização, de vendas, de negócios, de marketing e comunicação, índices de participação da empresa no mercado, relacionamento com clientes, nível de competitividade, a produtividade e qualidade dos processos Assessora a diretoria e demais setores internos, na elaboração do plano estratégico da organização de médio e longo prazos e das metas orçamentárias, avaliando alternativas, elaborando relatórios, requisitos, normas e procedimentos.

Propõe e coordena a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área Aplica técnicas de comunicação empresarial, elabora documentação técnica, como relatórios, pareceres, cronogramas, requisitos de negócios, diagramas, instrumentos de pesquisa, entre outros Pode propor ações para melhoria dos processos de negócios e promoção da imagem institucional, considerando protocolos e logística organizacionais, campanhas publicitárias e de vendas, otimização do uso de recursos, busca de oportunidades alinhadas às estratégias de negócios.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 1423-35 deve assessorar diretoria e setores da organização, demonstrar competências pessoais, implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, implantar ações de relações públicas e ouvidoria, analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas, coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos.

Condições de trabalho dessas profissões

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1423-35

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Analista de pesquisa de mercado CBO 1423-35

Um Analista de pesquisa de mercado (ou sinônimo) deve dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, demonstrar capacidade de pensar estrategicamente, demonstrar capacidade de flexibilidade, demonstrar capacidade de negociação, assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing, detectar expectativas e necessidades, pesquisar mercado, demonstrar habilidades comunicativas, demonstrar criatividade, monitorar metas e indicadores de desempenho, identificar necessidade de recursos, elaborar recomendações de ações e soluções, subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos, pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos, demonstrar visão sistêmica, analisar contexto, subsidiar desenvolvimento de novos produtos, recomendar doações e/ou patrocínios, monitorar a execução de serviços de terceiros, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, elaborar relatórios, acompanhar atuação da concorrência, monitorar mídias, demonstrar capacidade de liderança, participar da elaboração de projetos educacionais, demonstrar capacidade de escuta, avaliar alternativas de soluções, monitorar participação da empresa e de produtos no mercado, relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros, demonstrar capacidade de organização, analisar fatores econômico-financeiros, contratar serviços de terceiros, analisar tendências do mercado, planejar racionalização do uso de recursos, demonstrar capacidade de empatia, sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes, negociar com partes interessadas, acompanhar questões públicas - leis, decretos, opinião pública, demonstrar capacidade de síntese, demonstrar capacidade de tomar decisões, demonstrar capacidade de abstração, revisar planos, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, analisar demanda do cliente.

Cargos e salários CBO 1423-35 - Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Salário Analista de Pesquisa de Mercado (A) Curitiba

Analista de Pesquisa de Mercado (A): Curitiba, PR

O profissional no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) CBO 1423-35 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 4.322 e 8.810 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.308 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista de Pesquisa de Mercado (A) Uberlândia

Analista de Pesquisa de Mercado (A): Uberlândia, MG

O profissional no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) CBO 1423-35 trabalhando em Uberlândia - MG, ganha entre 3.501 e 7.029 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 443 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista de Pesquisa de Mercado (A) Barueri

Analista de Pesquisa de Mercado (A): Barueri, SP

O profissional no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) CBO 1423-35 trabalhando em Barueri - SP, ganha entre 5.436 e 11.331 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.824 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista de Pesquisa de Mercado (A) Campinas

Analista de Pesquisa de Mercado (A): Campinas, SP

O profissional no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) CBO 1423-35 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 4.624 e 9.465 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 995 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista de Pesquisa de Mercado (A) Osasco

Analista de Pesquisa de Mercado (A): Osasco, SP

O profissional no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) CBO 1423-35 trabalhando em Osasco - SP, ganha entre 7.169 e 15.229 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 603 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista de Pesquisa de Mercado (A) Santo André

Analista de Pesquisa de Mercado (A): Santo André, SP

O profissional no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) CBO 1423-35 trabalhando em Santo André - SP, ganha entre 3.656 e 7.394 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 292 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista de Pesquisa de Mercado (A) Sorocaba

Analista de Pesquisa de Mercado (A): Sorocaba, SP

O profissional no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) CBO 1423-35 trabalhando em Sorocaba - SP, ganha entre 3.941 e 8.672 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 358 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista de Pesquisa de Mercado (A) Guarulhos

Analista de Pesquisa de Mercado (A): Guarulhos, SP

O profissional no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) CBO 1423-35 trabalhando em Guarulhos - SP, ganha entre 4.042 e 7.759 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 462 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista de Pesquisa de Mercado (A) São José do Rio Preto

Analista de Pesquisa de Mercado (A): São José do Rio Preto, SP

O profissional no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) CBO 1423-35 trabalhando em São José do Rio Preto - SP, ganha entre 2.891 e 5.130 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 301 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista de Pesquisa de Mercado (A) Rio de Janeiro

Analista de Pesquisa de Mercado (A): Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) CBO 1423-35 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 4.908 e 10.295 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 3.491 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista de Pesquisa de Mercado (A) Fortaleza

Analista de Pesquisa de Mercado (A): Fortaleza, CE

O profissional no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) CBO 1423-35 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 3.177 e 6.076 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 878 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista de Pesquisa de Mercado (A) Caxias do Sul

Analista de Pesquisa de Mercado (A): Caxias do Sul, RS

O profissional no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) CBO 1423-35 trabalhando em Caxias do Sul - RS, ganha entre 3.490 e 6.397 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 388 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista de Pesquisa de Mercado (A) Maringá

Analista de Pesquisa de Mercado (A): Maringá, PR

O profissional no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) CBO 1423-35 trabalhando em Maringá - PR, ganha entre 2.960 e 5.620 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 569 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista de Pesquisa de Mercado (A) Jundiaí

Analista de Pesquisa de Mercado (A): Jundiaí, SP

O profissional no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) CBO 1423-35 trabalhando em Jundiaí - SP, ganha entre 4.406 e 8.884 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 285 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista de Pesquisa de Mercado (A) Brasília

Analista de Pesquisa de Mercado (A): Brasília, DF

O profissional no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) CBO 1423-35 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 4.008 e 8.619 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.074 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista de Pesquisa de Mercado (A)

Analista de Pesquisa de Mercado (A): São Paulo

O profissional no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) CBO 1423-35 trabalhando em São Paulo, ganha entre 5.106 e 10.894 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 35.930 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista de Pesquisa de Mercado (A)

Analista de Pesquisa de Mercado (A): Minas Gerais

O profissional no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) CBO 1423-35 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 3.539 e 7.319 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 5.514 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista de Pesquisa de Mercado (A) Salvador

Analista de Pesquisa de Mercado (A): Salvador, BA

O profissional no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) CBO 1423-35 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 3.392 e 6.645 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 462 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.