CBO 1423-40 - Ouvidor - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de comercialização, marketing e comunicação
O profissional no cargo de Ouvidor CBO 1423-40 Planeja, coordena e avalia processos de ouvidoria, nas esferas pública e privada Elabora planos e fluxogramas de processos de ouvidoria.
Define, coordena e avalia atividades e procedimentos para recebimento e tratamento de manifestações de clientes de serviços públicos e privados, considerando formas de atendimento, meios de comunicação para acesso, armazenamento de dados Documenta e analisa manifestações, encaminhando-as a instâncias superiores ou departamentos da organização, para implementar melhoria de processos, produtos e serviços Monitora etapas de resposta e de soluções, considerando demanda e prazos estabelecidos.
Assessora diretoria e setores da organização Aplica técnicas de comunicação Assegura a conformidade legal dos processos.
Atua de acordo com normas e procedimentos de saúde e segurança, qualidade, conservação ambiental e preservação de dados pessoais
CBO 1423-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Ouvidor, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-40 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-40
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.
- Gerentes.
O que faz um Ouvidor
O Ouvidor CBO 1423-40 planeja, coordena, organiza, controla e avalia processos de ouvidoria, em empresas, organizações, instituições, estabelecimentos, nas esferas pública e privada, sob a direção de um diretor ou gerente geral Atua integradamente com equipes de relações públicas, marketing e comunicação, considerando metas e procedimentos estabelecidos.
Pode, em casos de atuação especializada na apuração de determinadas irregularidades, apoiar-se em órgãos de controle interno, tais como controladoria, corregedoria e auditoria.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação e de mediação de conflitos entre as partes envolvidas em manifestações Define, coordena, controla e avalia atividades e procedimentos para recebimento, análise e tratamento de manifestações de clientes de serviços públicos e privados, e identifica as áreas responsáveis por resolver os problemas.
Elabora planos e fluxogramas de processos de ouvidoria, considerando as formas e estratégias de atendimento, os canais e meios de comunicação para acesso, virtuais ou físicos, o armazenamento e preservação de dados pessoais e sigilosos Identifica disfunções e necessidades de correção ou redirecionamento nos processos organizacionais, podendo sugerir ações que possam melhorar processos, produtos ou serviços.
Recebe, documenta e analisa manifestações de elogio, denúncia, solicitação, reclamação ou sugestão, encaminhando-as a instâncias superiores ou departamentos internos da organização, tendo em vista a implementação de providências e estratégias para melhoria dos processos, produtos e serviços.
Avalia a atuação dos diversos setores e áreas da organização, identificando a incidência e importância das manifestações, notificações e dificuldades detectadas Monitora as etapas de resposta e de apresentação de soluções, considerando a demanda expressa na manifestação, os prazos estabelecidos e a ordem cronológica do recebimento.
Consolida a resposta aos clientes de serviços públicos e privados, enviando-a por meio virtual ou físico, zelando pelos princípios de acessibilidade, utilizando canais de comunicação adequados ao público atendido, considerando as necessidades de idosos, pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
Define estratégias de relacionamento com o público Analisa dados e resultados de pesquisas Avalia a produção multimídia e em canais de comunicação digitais como redes sociais e outras publicações na internet.
Avalia a qualidade e efetividade do processo de ouvidoria, no que se refere a estratégias de comunicação com o público, cumprimento de prazos estabelecidos, confiabilidade e credibilidade, suficiência da informação, segurança e sigilo dos dados pessoais, clareza e objetividade nas instruções de utilização dos serviços e nas respostas fornecidas, proposição e apresentação de soluções, resultados gerados Assessora diretoria e setores da organização Aplica técnicas de comunicação.
Elabora relatórios gerenciais e estatísticos, formulários e registros de manifestações, manuais de normas e procedimentos Pode propor e implementar estratégias para prevenção e gestão de crises, considerando-se a imagem, a reputação e as relações da organização frente ao público, avaliando alternativas de controle e de solução.
Assegura a conformidade legal dos processos Atua de acordo com normas e procedimentos de saúde e segurança, qualidade, conservação ambiental, preservação e sigilo de dados .
Funções do cargo
O funcionário CBO 1423-40 deve implantar ações de relações públicas e ouvidoria, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos, gerenciar recursos humanos, assessorar diretoria e setores da organização, demonstrar competências pessoais, analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas, administrar recursos materiais e financeiros, implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1423-40
Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Ouvidor CBO 1423-40
Um Ouvidor (ou sinônimo) deve definir perfis profissionais, dimensionar equipe, monitorar metas e indicadores de desempenho, demonstrar visão sistêmica, analisar contexto, negociar com partes interessadas, cobrar resultados da equipe, estabelecer diálogo, representar empresa e/ou organização publicamente, analisar risco político , reputacional, econômico e técnico, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, estabelecer políticas e procedimentos de comunicação, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, planejar ações para promoção da imagem institucional, demonstrar criatividade, planejar racionalização do uso de recursos, elaborar recomendações de ações e soluções, otimizar custos e recursos, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, demonstrar habilidades comunicativas, demonstrar capacidade de liderança, administrar orçamentos, realizar escuta ativa, participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias, autorizar pagamentos, detectar necessidades de capacitação profissional, avaliar desempenho, demonstrar capacidade de pensar estrategicamente, cobrar ações, identificar necessidade de recursos, gerir nível de satisfação do cliente, subsidiar desenvolvimento de novos produtos, demonstrar capacidade de empatia, subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos, revisar planos, monitorar mídias, elaborar orçamentos, participar de programas e ações de fidelização dos clientes, demonstrar capacidade de negociação, acompanhar questões públicas - leis, decretos, opinião pública, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, demonstrar capacidade de flexibilidade, planejar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, delegar atribuições, listar atividades de cargos / funções, implementar serviços de atendimento a clientes, dar suporte na elaboração das metas orçamentárias, avaliar alternativas de soluções, sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes, analisar tendências do mercado, mediar conflitos, estabelecer metas e indicadores de desempenho, demonstrar capacidade de organização, pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos, monitorar relacionamento com clientes internos e externos e/ou partes interessadas, entrevistar candidatos, coordenar serviços de atendimento a clientes, demonstrar capacidade de abstração, formular plano de incentivos, detectar expectativas e necessidades, administrar conflitos entre partes, encaminhar solicitações aos responsáveis, demonstrar capacidade de tomar decisões, realizar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, demonstrar capacidade de escuta, dar retorno aos públicos - feed-back, elaborar relatórios, implementar ações de divulgação da imagem institucional - público interno e externo, relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros, gerenciar remanejamentos, checar informações para divulgação, examinar currículos, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, avaliar nível de satisfação da equipe, gerenciar equipes, identificar necessidade de contratação de pessoal, demonstrar capacidade de síntese.