CBO 1424-05 - Gerente de compras - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de suprimentos e afins
O profissional no cargo de Gerente de compras CBO 1424-05 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades da gerência de compras de uma empresa, de um estabelecimento ou de um departamento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Gerencia os processos de equipes de compras, analisando a necessidade de aquisição, as cotações e os custos dos produtos, entre outros parâmetros.
Pode utilizar sistemas de compra automatizados Monitora, desenvolve e qualifica/desqualifica fornecedores Organiza processos licitatórios.
Administra pessoas, finanças, suprimentos, operações de compras Relaciona-se com os departamentos da empresa, com fornecedores, clientes, entre outros, e presta assistência à direção da empresa e a seus departamentos Cumpre e faz cumprir procedimentos éticos, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental.
CBO 1424-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de suprimentos e afins que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de compras, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de suprimentos e afins CBO 1424-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1424-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de suprimentos e afins.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de compras
O Gerente de compras CBO 1424-05 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de gerência de compras de uma empresa, garantindo que tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Gerencia compras, fixando quantidades e prazos mínimos para as requisições, levando em conta as necessidades da empresa.
Analisa cotações e custos incidentes nas compras.
Equaliza preços das cotações, colocando-as sob as mesmas referências de frete, moeda, e de itens complementares Cota preços para compras especiais, priorizando emergências.
Adequa prazos de entrega às necessidades do cliente interno Negocia preços com fornecedores.
Controla orçamento de compras por centro de custo.
Verifica as condições de venda e de entrega do produto ou serviço para garantir sua disponibilidade nos processos da empresa Representa a empresa na negociação de contratos e na formulação de políticas com fornecedores.
Aprova pedidos de compra e celebra contratos.
Gerencia contratos, observando conformidade de especificações e de prazos, para reduzir os riscos e as perdas financeiras Organiza processos licitatórios em conjunto com as áreas técnica e jurídica Promove inovações nos processos de compra, utilizando tecnologias de informação e comunicação, sistema automatizado para os processos de compras e software de gestão, inclusive para compras “online”.
Monitora o sistema de gestão de fornecedores, avaliando os respectivos desempenhos, o processo produtivo, os preços praticados em comparação aos de mercado Analisa os parâmetros técnicos estabelecidos pelo departamento de compras e os ofertados pelo fornecedor, a fim de garantir a conformidade com a política da empresa Desenvolve novos fornecedores, identificando-os e qualificando-os.
Localiza novos fornecedores, produtos e serviços, realizando visitas, participando de feiras e congressos e consultando revistas, internet e guias Pesquisa informações cadastrais, financeiras, sociais, ambientais e outras, de fornecedores, visando à qualificação que atenda aos requisitos da empresa.
Subsidia os fornecedores com informações para o desenvolvimento de novos produtos Estabelece critérios de atualização do cadastro de fornecedores Acompanha os indicadores de eficiência, a fim de verificar o desempenho dos processos de compra e identificar ações para o alcance das metas do setor.
Realiza importações, verificando alternativas de aquisições de materiais no mercado externo e linhas de financiamento, calculando preço final da importação, definindo meio de transporte, rota e forma de pagamento Determina condições e acompanha o embarque e desembarque de mercadorias Solicita contratação de câmbio e seguro e aciona a companhia em caso de sinistro.
Contrata despachante, supervisionando seu trabalho Negocia garantia e assistência técnica dos produtos e serviços adquiridos Administra operações, pessoas, finanças, suprimentos do departamento de compras e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental.
Conduz e lidera reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface, relaciona-se com os departamentos da empresa e fornecedores externos, comunicando-se por escrito e verbalmente, utilizando meios de comunicação convencionais e digitais Redige comunicados e normas e elabora relatórios Expressa-se em outros idiomas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático, com informações sobre logística de suprimentos.
Reporta-se aos diretores, participando de reuniões Cumpre e faz cumprir procedimentos éticos, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1424-05 deve coordenar Área de logística de suprimentos, comunicar-se, desenvolver novos fornecedores, demonstrar competências pessoais, gerenciar compras, controlar fornecedores, realizar importações.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de suprimentos e afins os profissionais da família podem ser encontrados, principalmente, em empresas e instituições de grande porte, englobando sob suas responsabilidades as áreas de compras, almoxarifado e logística. Seu trabalho pode se desenvolver nas mais diversas atividades econômicas e é desejável que demonstrem habilidade de negociação, os trabalhadores podem estar sujeitos à fadiga e stresse, fruto do trabalho sob pressão. O vínculo de trabalho mais comum é como empregado com carteira.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1424-05
O acesso às ocupações gerenciais nesta área pode se dar por ascensão de carreira de pessoal de compras da empresa, com ou sem escolaridade de nível superior. Para preenchimento de vagas com profissionais externos, normalmente, procura-se recrutar profissionais com nível superior completo e cinco anos de experiência mínima anterior na função.
Atividades exercidas por um Gerente de compras CBO 1424-05
Um Gerente de compras (ou sinônimo) deve comunicar-se via correio eletrônico - e-mail, contratar despachante, definir meio de transporte e rota, cotar preços para compras especiais, comunicar-se via telefone, fax e celular, comunicar-se com fornecedores, definir forma de pagamento, adequar prazos de entrega às necessidades do cliente interno, dominar o sistema produtivo da empresa, monitorar preços de mercado, demonstrar clareza na comunicação oral e escrita, analisar cotações, identificar novos produtos, qualificar novos fornecedores, subsidiar com informações o desenvolvimento de novos produtos da empresa, determinar condições de embarque dos materiais, identificar novos fornecedores, estabelecer critérios de atualização do cadastro de fornecedores, calcular preço final da importação, supervisionar trabalho do despachante, redigir comunicados e normas, solicitar contratação de seguro e câmbio, demonstrar habilidade para negociar, negociar garantia de funcionamento e assistência técnica, priorizar compras de emergência, verificar alternativas de aquisições de materiais no mercado externo, expressar-se em outros idiomas, desqualificar fornecedor, aprovar pedidos de compras, celebrar contratos, verificar linhas de financiamento, analisar necessidades de compras do cliente interno, manter-se atualizado, demonstrar capacidade de inovação, acionar companhia de seguros em caso de sinistro, contratar serviços de terceiros, demonstrar liderança, visitar fornecedores, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, demonstrar flexibilidade, elaborar relatórios, acompanhar embarque e desembarque dos materiais, realizar parcerias com fornecedores, controlar contratos, negociar formas de pagamento com fornecedores, demonstrar objetividade, fixar prazos e quantidades mínimas para compras, pesquisar informações cadastrais de fornecedores, equalizar preços ofertados, identificar novos fornecedores em revistas, internet e guias, revelar eficiência, controlar orçamento de compras por centros de custos, desenvolver capacidade de observação, liderar reuniões, levantar informações financeiras dos fornecedores, demonstrar raciocínio lógico, controlar alteração de preços, demonstrar capacidade de convencimento, avaliar processo produtivo do fornecedor, avaliar desempenho do fornecedor, demonstrar criatividade, acompanhar os indicadores de eficiência do departamento, identificar novos fornecedores em feiras e congressos, negociar preços com fornecedores, demonstrar responsabilidade, relacionar-se com os departamentos da empresa, analisar custos incidentes na compra, reportar-se a diretores, participar de reuniões, demonstrar sensatez.