CBO 1425-05 - Gerente de infraestrutura de tecnologia da informação - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de tecnologia da informação
O profissional no cargo de Gerente de infraestrutura de tecnologia da informação CBO 1425-05 planeja, organiza, coordena e controla as atividades da área de infraestrutura de tecnologia da informação e afins, de empresa, sob a direção de diretor ou gerente geral Antecipa demandas e define soluções de tecnologia.
Elabora planos de capacidade de infraestrutura, envolvendo “hardware”, “software” e telecomunicações Participa da criação de normas e procedimentos, da avaliação de impactos de novas tecnologias, e da definição de padrões de segurança Pode utilizar sistemas de gerenciamento de infraestrutura de tecnologia da informação.
Promove desenvolvimento tecnológico e inovações para o incremento da produtividade Gerencia o relacionamento com prestadores de serviços Administra equipe de trabalho e recursos materiais e financeiros.
Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 1425-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de tecnologia da informação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de infraestrutura de tecnologia da informação, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de tecnologia da informação CBO 1425-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1425-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de tecnologia da informação.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de infraestrutura de tecnologia da informação
O Gerente de infraestrutura de tecnologia da informação CBO 1425-05 presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas do planejamento tático Elabora planejamento operacional da área de infraestrutura de tecnologia da informação, antecipando demandas e definindo soluções de tecnologia.
Estabelece as necessidades de recursos tecnológicos.
Participa do planejamento da execução de serviços de eletricidade, civil, logística, redes, sistemas e outros elementos de apoio Participa da elaboração de análise de risco.
Estabelece acordo de nível de serviços Traça planos de comunicação e de contingência.
Participa do planejamento da simulação e da execução de planos de contingência.
Organiza a atuação das equipes de apoio da área de infraestrutura de tecnologia da informação e afins em diferentes atividades econômicas – como em empresas industriais, empresas comerciais, empresas de serviços de suporte e manutenção, empresas de tecnologia de informação e comunicação de dados, entre outras -, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados Elabora planos de capacidade de infraestrutura em tecnologia da informação – com servidores, dispositivos “inteligentes” com capacidade de comunicação em rede, entre outros itens -, envolvendo “hardware”, “software” e telecomunicações.
Pode utilizar sistemas de gerenciamento de infraestrutura de tecnologia da informação - com recursos de automação (inclusive de redes), análise, inteligência artificial, entre outros aportes tecnológicos -, para permitir a melhoria do desempenho, da confiabilidade e da segurança das operações e para assegurar o compartilhamento de informações entre sistemas.
Faz uso de servidores centralizados para coletar dados de elementos de infraestrutura de tecnologia da informação, que podem estar localizados no próprio local físico da instalação, em “data center” privado, ou em processos de armazenamento (“nuvens”) computacionais Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Acompanha a atualização tecnológica de equipamentos e “softwares” de análise de infraestrutura de tecnologia da informação, para permitir o gerenciamento da área, especialmente na manutenção dos recursos tecnológicos.
Interage com outras áreas, participando da criação de normas e procedimentos, da avaliação de impactos de novas tecnologias, e da definição de padrões de segurança Gerencia o relacionamento com prestadores de serviços Atende demanda de partes interessadas.
Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Aprova alterações de escopo de projetos.
Administra equipe de trabalho, identificando necessidade de contratação, definindo perfis profissionais para a área, e participando de processo de seleção de pessoal Avalia desempenho e promove a capacitação da equipe Fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental.
Identifica necessidade de demissões Administra recursos materiais e financeiros da área Homologa equipamentos e “softwares”.
Acompanha execução orçamentária Subsidia elaboração de orçamento de outras áreas Acompanha processos de auditoria interna e externa.
Conduz reuniões de trabalho Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1425-05 deve planejar atividades de tecnologia da informação, gerir projetos de tecnologia da informação, identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação, gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação, demonstrar competências pessoais, gerenciar infraestrutura de ti - hardware, software e telecomunicações, interargir com outras Áreas, administrar equipes.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de tecnologia da informação os cargos dessa família CBO podem exercer suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, em setores empresariais de desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outros. São contratados, na condição de trabalhadores empregados, com carteira assinada, organizam-se em equipes, atuam com supervisão ocasional, desenvolvem suas atividades em ambiente fechado, geralmente no período diurno. Devido ao trabalho sob pressão podem estar sujeitos a estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1425-05
Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, tanto em nível de bacharelado quanto de tecnologia. Podem seguir ainda cursos básicos, além de constantes cursos de especialização e aperfeiçoamento. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Gerente de infraestrutura de tecnologia da informação CBO 1425-05
Um Gerente de infraestrutura de tecnologia da informação (ou sinônimo) deve disponibilizar equipe, demonstrar capacidade de agir sob pressão, gerir produtividade da equipe, participar da avaliação de impactos de novas tecnologias, gerir recursos humanos, materiais e tecnológicos, garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de infraestrutura, elaborar propostas de projetos e serviços, demonstrar capacidade de organização, administrar cumprimento das metas e prazos de atendimento, atender demandas das partes interessadas, antever cenários futuros, realizar reuniões de acompanhamento com a equipe, antecipar demandas de tecnologia de dados, revisar pontos auditados, apresentar cases de sucessos, assegurar cumprimento de normas e padrões, demonstrar capacidade de identificar talentos, avaliar desempenho da equipe, aprovar programação de férias de funcionários, gerir custos e prazos de execução, demonstrar capacidade de comunicação, acompanhar execução orçamentária, prospectar soluções tecnológicas, estimar prazo e custo de soluções propostas, validar soluções, identificar necessidades de clientes, acompanhar atividades de gestão de mudanças, estimar benefícios de soluções, gerir relacionamentos com prestadores de serviços, tratar correção dos desvios, demonstrar capacidade de tomar decisões, analisar demandas, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, participar da criação de normas e procedimentos, gerir prestação de serviços terceirizados, estabelecer prioridades, definir matriz de responsabilidades, gerir andamento do projeto, subsidiar elaboração de orçamento de outras áreas, estruturar plano de capacidade de infraestrutura, aprovar seleção de funcionários, definir necessidades de recursos humanos, acompanhar processos de auditoria interna e externa, prever impactos de projetos e serviços, garantir integração dos produtos, monitorar operacionalização das soluções, aplicar melhores práticas e tecnologias, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, negociar com fornecedores, demonstrar capacidade de liderança, acompanhar o desempenho dos canais de suporte de operação, cobrar resultados, divulgar planos e metas da área, orientar equipe para atingir resultados, propor melhorias nos processos operacionais, demonstrar capacidade de adaptar-se a mudanças, demonstrar capacidade de pró-atividade, participar da elaboração da análise de risco, estabelecer acordo de nível de serviços, promover integração da equipe, gerir parque de infraestrutura de ti, aprovar alteração de escopo do projeto, avaliar performance de recursos de tecnologia da informação, apresentar soluções e alternativas, definir soluções e tecnologias de ti - ativos, telecomunicações e redes, demonstrar capacidade de conduzir reuniões, analisar desvios na execução de projetos e serviços, demonstrar capacidade de adaptar-se a novas tecnologias, definir perfis dos profissionais da área, demonstrar capacidade de persuasão, delegar atribuições a equipe, garantir segurança da informação, participar da definição das metodologias de aplicação, definir escopo do projeto e serviço, participar do planejamento da simulação e execução de plano de contingência, coordenar implantação do projeto, representar a empresa em fóruns, congressos, academias e eventos, demonstrar capacidade de raciocínio lógico, administrar a operação de ti - datacenter, link de dados, ativos de ti e etc, aprovar homologação de equipamentos e/ou softwares, aplicar melhorias nos processos operacionais, demonstrar capacidade de administrar conflitos, acompanhar implementação de correções e mudanças no processo, identificar necessidades de contratação e demissão, promover capacitação da equipe, monitorar resultados, participar da simulação de plano de contingência, gerir escopo do projeto, distinguir talentos e potencialidades individuais, acompanhar funcionamento do atendimento e suporte técnico da tecnologia da informação, garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação, demonstrar capacidade de negociação, participar da definição de metodologias, divulgar resultados da área, monitorar operacionalização de projetos - operação assistida, garantir atualização do plano de contingência, demonstrar capacidade de delegação, traçar plano de contingência, demonstrar capacidade de resiliência, elaborar orçamento e cronograma, participar do planejamento da execução de serviços de apoio - elétrica, civil, logística, redes, sistemas, motivar equipes, traçar plano de comunicação, estabelecer metas e prazos, definir necessidades de recursos tecnológicos - software, hardware e infraestrutura, relatar andamento de projetos, avaliar indicadores de ocorrências, participar da definição de padrões de segurança.