CBO 1425-15 - Gerente de operação de tecnologia da informação - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de tecnologia da informação
O profissional no cargo de Gerente de operação de tecnologia da informação CBO 1425-15 planeja, organiza, coordena e controla as atividades da área de operação de tecnologia da informação e afins, de empresa, sob a direção de diretor ou gerente geral Analisa demandas e monitora operacionalização de projetos.
Implementa melhorias em processos operacionais, acompanhando correções e mudanças Atua para garantir a segurança na área Avalia desempenho de recursos de tecnologia da informação, por meio de indicadores, tais como rapidez, eficiência e portabilidade.
Promove desenvolvimento tecnológico e inovações para incremento da produtividade Monitora tecnologias emergentes e rápidos avanços tecnológicos que podem trazer melhorias Participa da criação de normas e procedimentos.
Administra equipe de trabalho e recursos materiais e financeiros Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 1425-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de tecnologia da informação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de operação de tecnologia da informação, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de tecnologia da informação CBO 1425-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1425-15
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de tecnologia da informação.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de operação de tecnologia da informação
O Gerente de operação de tecnologia da informação CBO 1425-15 presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas do planejamento tático Elabora planejamento da área de operação de tecnologia da informação e afins.
Analisa escopo das atividades e define metas.
Estabelece acordo de nível de serviços Estabelece padrões de desempenho e qualidade.
Elabora orçamento Traça planos de comunicação e de contingência.
Participa do planejamento da simulação e da execução de planos de contingência.
Homologa planos de contingência Interage com outras áreas, participando da criação de normas e procedimentos, da avaliação de impactos de novas tecnologias, e da definição de padrões de segurança.
Organiza a atuação das equipes de apoio da área de operação de tecnologia da informação e afins em diferentes atividades econômicas – como em empresas industriais, empresas comerciais, empresas de serviços de suporte e manutenção, empresas de tecnologia de informação e comunicação de dados, entre outras -, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados.
Analisa demandas Participa da definição das metodologias de aplicação Propõe e aplica melhorias nos processos operacionais.
Valida soluções Acompanha implementações de correções e mudanças nos processos Monitora operacionalização de projetos.
Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Aprova alterações de escopo de projetos.
Trata correção de desvios Atua para garantir a segurança, na área de operação de tecnologia da informação e afins Aplica técnicas transversais para segurança de computação, em ampla variedade de domínios de aplicativos, tais como protocolos da confiança (“blockchains”), sistemas em processos de armazenamento (“nuvens”), privacidade na Internet, aprendizado de máquina, e dispositivos de IoT-Internet das Coisas (Internet of Things).
Avalia desempenho de recursos de tecnologia da informação, por meio de indicadores, como rapidez, eficiência, facilidade de programação, e segurança de processamento, estabilidade, interoperabilidade, portabilidade, segurança e escalabilidade de “software”, entre outros Participa da elaboração de análise de risco Analisa qualidade de soluções propostas e apresenta soluções alternativas.
Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações, implantando melhoramentos em desempenho, robustez e facilidade de gerenciamento de redes e sistemas de tecnologia da informação – incluindo sistemas distribuídos e bancos de dados, para o incremento da produtividade na área de operação de tecnologia da informação e afins Monitora tecnologias emergentes e rápidos avanços em tecnologia da informação, abrangendo processadores, coprocessadores e aceleradores (de uso geral e, também, especializados em domínios de aplicativos específicos), bem como computadores (do “hardware” ao “software” e dos algoritmos à inteligência artificial) Analisa tais inovações, que têm potencial de repercutir no custo, na portabilidade, na compatibilidade, na usabilidade e em outros aspectos a serem considerados na área de operação de tecnologia da informação e afins.
Administra equipe de trabalho, identificando necessidade de contratação, definindo perfis profissionais para a área, e participando de processo de seleção de pessoal Avalia desempenho e promove a capacitação da equipe Fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental Identifica necessidade de demissões Administra recursos materiais e financeiros da área.
Homologa equipamentos e “softwares” Acompanha execução orçamentária Subsidia elaboração de orçamento de outras áreas Acompanha processos de auditoria interna e externa Conduz reuniões de trabalho Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1425-15 deve gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação, administrar equipes, planejar atividades de tecnologia da informação, interargir com outras Áreas, demonstrar competências pessoais, gerir projetos de tecnologia da informação, identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de tecnologia da informação os cargos dessa família CBO podem exercer suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, em setores empresariais de desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outros. São contratados, na condição de trabalhadores empregados, com carteira assinada, organizam-se em equipes, atuam com supervisão ocasional, desenvolvem suas atividades em ambiente fechado, geralmente no período diurno. Devido ao trabalho sob pressão podem estar sujeitos a estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1425-15
Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, tanto em nível de bacharelado quanto de tecnologia. Podem seguir ainda cursos básicos, além de constantes cursos de especialização e aperfeiçoamento. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Gerente de operação de tecnologia da informação CBO 1425-15
Um Gerente de operação de tecnologia da informação (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, tratar correção dos desvios, participar da avaliação de impactos de novas tecnologias, elaborar orçamento e cronograma, promover capacitação da equipe, elaborar propostas de projetos e serviços, demonstrar capacidade de adaptar-se a mudanças, demonstrar capacidade de raciocínio lógico, demonstrar capacidade de conduzir reuniões, garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, prospectar soluções tecnológicas, avaliar desempenho da equipe, estimar prazo e custo de soluções propostas, homologar plano de contingência, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, divulgar resultados da área, participar da simulação de plano de contingência, negociar com fornecedores, prever impactos de projetos e serviços, acompanhar implementação de correções e mudanças no processo, demonstrar capacidade de liderança, garantir integração dos produtos, orientar equipe para atingir resultados, participar da definição das metodologias de aplicação, apresentar soluções e alternativas, analisar escopo do negócio, gerir recursos humanos, materiais e tecnológicos, gerir escopo do projeto, propor melhorias nos processos operacionais, promover integração da equipe, antever cenários futuros, acompanhar execução orçamentária, garantir segurança da informação, realizar reuniões de acompanhamento com a equipe, definir matriz de responsabilidades, demonstrar capacidade de pró-atividade, garantir atualização do plano de contingência, gerir andamento do projeto, traçar plano de contingência, estabelecer metas e prazos, gerir produtividade da equipe, cobrar resultados, avaliar performance de recursos de tecnologia da informação, representar a empresa em fóruns, congressos, academias e eventos, participar da elaboração da análise de risco, relatar andamento de projetos, monitorar operacionalização de projetos - operação assistida, disponibilizar equipe, participar do planejamento da simulação e execução de plano de contingência, distinguir talentos e potencialidades individuais, demonstrar capacidade de adaptar-se a novas tecnologias, divulgar planos e metas da área, participar da criação de normas e procedimentos, motivar equipes, aprovar programação de férias de funcionários, estabelecer acordo de nível de serviços, aprovar alteração de escopo do projeto, traçar plano de comunicação, identificar necessidades de contratação e demissão, revisar pontos auditados, acompanhar atividades de gestão de mudanças, participar da definição de padrões de desenvolvimento de projetos, demonstrar capacidade de agir sob pressão, demonstrar capacidade de resiliência, apresentar cases de sucessos, acompanhar o desempenho dos canais de suporte de operação, estabelecer prioridades, demonstrar capacidade de administrar conflitos, gerir custos e prazos de execução, demonstrar capacidade de comunicação, analisar demandas, avaliar indicadores de ocorrências, subsidiar elaboração de orçamento de outras áreas, demonstrar capacidade de persuasão, analisar qualidade de soluções propostas, definir padrões de performance e qualidade, assegurar cumprimento de normas e padrões, gerenciar o resultado das pesquisas de satisfação dos clientes, definir escopo do projeto e serviço, definir perfis dos profissionais da área, delegar atribuições a equipe, aplicar melhorias nos processos operacionais, participar da definição de padrões de segurança, administrar cumprimento das metas e prazos de atendimento, monitorar resultados, demonstrar capacidade de organização, demonstrar capacidade de tomar decisões, garantir qualidade de serviços e projetos, identificar necessidades de clientes, negociar mudanças de escopo, custos e prazos com clientes, definir necessidades de recursos humanos, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar capacidade de identificar talentos, validar soluções, acompanhar processos de auditoria interna e externa, demonstrar capacidade de delegação, aprovar seleção de funcionários, aprovar homologação de equipamentos e/ou softwares.