CBO 1425-20 - Gerente de projetos de tecnologia da informação - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de tecnologia da informação
O profissional no cargo de Gerente de projetos de tecnologia da informação CBO 1425-20 planeja, organiza, coordena e controla as atividades da área de projetos de tecnologia da informação e afins, de empresa, sob a direção de diretor ou gerente geral Identifica necessidades de clientes e elabora proposta de projeto de tecnologia da informação, prevendo seus impactos e definindo seu escopo.
Prospecta soluções tecnológicas Coordena a implantação do projeto de tecnologia da informação, aplicando as melhores práticas e tecnologias Gerencia escopo, custos e andamento do projeto.
Gerencia contratos, observando conformidade de especificações e de prazos Emite relatórios Promove desenvolvimento tecnológico e inovações para o incremento da produtividade.
Administra equipe de trabalho Acompanha a execução orçamentária Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 1425-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de tecnologia da informação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de projetos de tecnologia da informação, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de tecnologia da informação CBO 1425-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1425-20
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de tecnologia da informação.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de projetos de tecnologia da informação
O Gerente de projetos de tecnologia da informação CBO 1425-20 presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas do planejamento tático Elabora planejamento da área de projetos de tecnologia da informação e afins.
Define metas e prazos.
Estabelece acordo de nível de serviços Elabora orçamento.
Traça planos de comunicação e de contingência Participa do planejamento da simulação e da execução de planos de contingência.
Interage com outras áreas, participando da criação de normas e procedimentos, da avaliação de impactos de novas tecnologias, e da definição de padrões de desenvolvimento de projetos.
Organiza a atuação das equipes de apoio da área de projetos de tecnologia da informação e afins em diferentes atividades econômicas – como em empresas industriais, empresas comerciais, empresas de serviços de suporte e manutenção, empresas de tecnologia de informação e comunicação de dados, entre outras -, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados Identifica necessidades de clientes e elabora proposta de projeto de tecnologia da informação, prevendo seus impactos e definindo seu escopo.
Prospecta soluções tecnológicas.
Monitora o ambiente tecnológico externo à empresa, para identificar tecnologias emergentes e rápidos avanços em tecnologia da informação - abrangendo computadores, algoritmos, avanços em temas de linguagem natural e processamento de fala, entre outros -, com potencial de incorporação no projeto de tecnologia da informação Identifica avanços tecnológicos na interação entre usuários e computadores Participa da elaboração da análise de risco.
Analisa qualidade de soluções propostas, estimando benefícios de soluções Pode apresentar soluções alternativas Coordena a implantação do projeto de tecnologia da informação, aplicando as melhores práticas e tecnologias.
Faz uso das novas formas de integração da computação ao mundo físico, por meio de processadores mais rápidos, eficientes, fáceis de programar e seguros Utiliza desde pequenos dispositivos de Internet das Coisas - com consumo de energia muito baixo - até servidores e centros de dados de alto desempenho, que alimentam serviços em escala internacional.
Incorpora, ao projeto de tecnologia da informação, novos produtos, tais como processadores, coprocessadores e aceleradores, sistemas de computadores para atendimento de grandes taxas de solicitações de usuários por período, desenvolvimentos e novas aplicações da computação visual Incentiva novas abordagens para programação - na forma de linguagens de programação, ferramentas ou metodologias -, para melhorar aplicativos e infraestrutura de sistemas Incorpora conceitos de “design” e requisitos de “software”, que valorizam aspectos como estabilidade, interoperabilidade, portabilidade, segurança, escalabilidade, entre outros.
Gerencia escopo, custos e andamento do projeto de tecnologia da informação Analisa desvios na execução do projeto Negocia mudanças de escopo, custos e prazos com clientes.
Aprova alterações de escopo do projeto Gerencia contratos, observando conformidade de especificações e de prazos Negocia com fornecedores.
Administra prestação de serviços terceirizados Emite relatórios de andamento e de finalização do projeto Promove desenvolvimento tecnológico e inovações para o incremento da produtividade Administra equipe de trabalho, identificando necessidade de contratação, definindo perfis profissionais para a área, e participando de processo de seleção de pessoal Avalia desempenho e promove a capacitação da equipe.
Fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental Identifica necessidade de demissões Acompanha execução orçamentária Subsidia elaboração de orçamento de outras áreas Acompanha processos de auditoria Conduz reuniões de trabalho Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1425-20 deve demonstrar competências pessoais, gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação, administrar equipes, planejar atividades de tecnologia da informação, gerir projetos de tecnologia da informação, identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação, interargir com outras Áreas.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de tecnologia da informação os cargos dessa família CBO podem exercer suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, em setores empresariais de desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outros. São contratados, na condição de trabalhadores empregados, com carteira assinada, organizam-se em equipes, atuam com supervisão ocasional, desenvolvem suas atividades em ambiente fechado, geralmente no período diurno. Devido ao trabalho sob pressão podem estar sujeitos a estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1425-20
Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, tanto em nível de bacharelado quanto de tecnologia. Podem seguir ainda cursos básicos, além de constantes cursos de especialização e aperfeiçoamento. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Gerente de projetos de tecnologia da informação CBO 1425-20
Um Gerente de projetos de tecnologia da informação (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de identificar talentos, participar da avaliação de impactos de novas tecnologias, antever cenários futuros, demonstrar capacidade de adaptar-se a novas tecnologias, negociar mudanças de escopo, custos e prazos com clientes, subsidiar elaboração de orçamento de outras áreas, acompanhar processos de auditoria interna e externa, demonstrar capacidade de resiliência, participar do planejamento da simulação e execução de plano de contingência, demonstrar capacidade de pró-atividade, demonstrar capacidade de adaptar-se a mudanças, demonstrar capacidade de liderança, divulgar planos e metas da área, participar da criação de normas e procedimentos, monitorar resultados, definir escopo do projeto e serviço, definir padrões de performance e qualidade, estimar benefícios de soluções, gerir produtividade da equipe, identificar necessidades de contratação e demissão, traçar plano de contingência, garantir qualidade de serviços e projetos, demonstrar capacidade de raciocínio lógico, assegurar cumprimento de normas e padrões, demonstrar capacidade de comunicação, aplicar melhores práticas e tecnologias, orientar equipe para atingir resultados, relatar andamento de projetos, traçar plano de comunicação, garantir segurança da informação, coordenar implantação do projeto, participar da elaboração da análise de risco, demonstrar capacidade de administrar conflitos, demonstrar capacidade de tomar decisões, analisar escopo do negócio, estabelecer acordo de nível de serviços, gerir prestação de serviços terceirizados, demonstrar capacidade de persuasão, participar da simulação de plano de contingência, distinguir talentos e potencialidades individuais, realizar reuniões de acompanhamento com a equipe, gerir custos e prazos de execução, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, cobrar resultados, analisar qualidade de soluções propostas, elaborar propostas de projetos e serviços, definir perfis dos profissionais da área, acompanhar atividades de gestão de mudanças, aprovar alteração de escopo do projeto, estabelecer metas e prazos, definir matriz de responsabilidades, apresentar soluções e alternativas, prospectar soluções tecnológicas, representar a empresa em fóruns, congressos, academias e eventos, prever impactos de projetos e serviços, aprovar seleção de funcionários, apresentar cases de sucessos, participar da definição da estratégia de desenvolvimento, aprovar programação de férias de funcionários, participar da definição de padrões de desenvolvimento de projetos, demonstrar capacidade de organização, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, negociar com fornecedores, promover integração da equipe, demonstrar capacidade de negociação, identificar necessidades de clientes, gerir andamento do projeto, promover capacitação da equipe, demonstrar capacidade de delegação, monitorar operacionalização de projetos - operação assistida, definir necessidades de recursos humanos, gerenciar o resultado das pesquisas de satisfação dos clientes, avaliar desempenho da equipe, disponibilizar equipe, participar da definição de metodologias, gerir escopo do projeto, delegar atribuições a equipe, divulgar resultados da área, estimar prazo e custo de soluções propostas, demonstrar capacidade de agir sob pressão, analisar desvios na execução de projetos e serviços, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, demonstrar capacidade de conduzir reuniões, motivar equipes, gerir recursos humanos, materiais e tecnológicos, elaborar orçamento e cronograma.