CBO 1425-30 - Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de tecnologia da informação

O profissional no cargo de Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação CBO 1425-30 planeja, organiza, coordena e controla as atividades da área de suporte técnico de tecnologia da informação e afins, de empresa, sob a direção de diretor ou gerente geral Atua para garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação, implementando processos e procedimentos, tais como instalação de programas e sistemas operacionais, implantação de estruturas profissionais de “help desk”, entre outros.

Oferece treinamento e assistência às equipes técnicas e aos usuários Avalia atuação do suporte técnico e promove melhorias no atendimento Divulga resultados da área.

Promove desenvolvimento tecnológico e inovações para incremento da produtividade Administra equipe de trabalho Acompanha a execução orçamentária.

Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 1425-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de tecnologia da informação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de tecnologia da informação CBO 1425-30 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1425-30

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes de tecnologia da informação.
      • Gerentes.

O que faz um Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação

O Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação CBO 1425-30 presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas do planejamento tático Elabora planejamento da área de suporte técnico de tecnologia da informação e afins.

Define metas.

Estabelece acordo de nível de serviços Elabora orçamento.

Traça planos de comunicação e de contingência Participa do planejamento da simulação e da execução de planos de contingência.

Homologa planos de contingência.

Interage com outras áreas, participando da criação de normas e procedimentos, da avaliação de impactos de novas tecnologias, e da definição de padrões de segurança Organiza a atuação das equipes de apoio da área de suporte técnico de tecnologia da informação e afins em diferentes atividades econômicas – como em empresas industriais, empresas comerciais, empresas de serviços de suporte e manutenção, empresas de tecnologia de informação e comunicação de dados, entre outras -, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados.

Atua no sentido de garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação.

Cria procedimentos para a correta instalação de programas e sistemas operacionais, de acordo com padrões estabelecidos para ambientes operacionais de computação, obedecendo aos requisitos de “hardware” e “software” Estabelece rotinas de teste, monitoramento e manutenção de programas e sistemas computacionais Em grandes clientes de tecnologia da informação, implanta e desenvolve estruturas profissionais de “help desk”, logística sob medida para necessidades de clientes e usuários, entre outras estratégias de gestão de suporte técnico.

Promove treinamento e assistência às equipes técnicas e aos usuários Implementa ações de inovação na área de suporte técnico de tecnologia da informação e afins Propõe testes e implantação de novos produtos, para obter melhoria no funcionamento de sistemas.

Indica atualização tecnológica de sistemas, para garantia de alta confiabilidade de funcionamento Recomenda e efetiva mudanças para melhoria de desempenho de sistemas.

Propõe expansão e modificação de sistemas para servir a novos propósitos e melhorar o fluxo de trabalho, de acordo com demandas Faz recomendação de novos equipamentos ou pacotes de “software” Monitora o funcionamento do atendimento e do suporte técnico da área de tecnologia da informação.

Acompanha o desempenho dos canais de suporte das operações Gerencia resultados de pesquisas de avaliação da satisfação de clientes Analisa demandas, estabelecendo prioridades.

Implementa processos e procedimentos de melhoria no atendimento de suporte técnico de tecnologia da informação Cria modelos para melhoria de atendimento Valida soluções e acompanha a execução de correções e de mudanças nos processos.

Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Analisa desvios na execução de projetos e serviços Trata correção de desvios Negocia com fornecedores Aprova homologação de equipamentos e “softwares”.

Elabora relatórios para divulgar resultados da área Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Administra equipe de trabalho, identificando necessidade de contratação, definindo perfis profissionais para a área, e participando de processo de seleção de pessoal Avalia desempenho e promove a capacitação da equipe Fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental Identifica necessidade de demissões Acompanha execução orçamentária Subsidia elaboração de orçamento de outras áreas Acompanha processos de auditoria interna e externa Conduz reuniões de trabalho Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.

Funções do cargo

O funcionário CBO 1425-30 deve identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação, planejar atividades de tecnologia da informação, demonstrar competências pessoais, gerir projetos de tecnologia da informação, interargir com outras Áreas, gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação, administrar equipes.

Condições de trabalho dessas profissões

Gerentes de tecnologia da informação os cargos dessa família CBO podem exercer suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, em setores empresariais de desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outros. São contratados, na condição de trabalhadores empregados, com carteira assinada, organizam-se em equipes, atuam com supervisão ocasional, desenvolvem suas atividades em ambiente fechado, geralmente no período diurno. Devido ao trabalho sob pressão podem estar sujeitos a estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1425-30

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, tanto em nível de bacharelado quanto de tecnologia. Podem seguir ainda cursos básicos, além de constantes cursos de especialização e aperfeiçoamento. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação CBO 1425-30

Um Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação (ou sinônimo) deve analisar qualidade de soluções propostas, definir padrões de performance e qualidade, validar soluções, identificar necessidades de clientes, definir matriz de responsabilidades, aplicar melhores práticas e tecnologias, participar da avaliação de impactos de novas tecnologias, aprovar programação de férias de funcionários, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, demonstrar capacidade de agir sob pressão, avaliar performance de recursos de tecnologia da informação, monitorar operacionalização das soluções, prospectar soluções tecnológicas, assegurar cumprimento de normas e padrões, motivar equipes, demonstrar capacidade de pró-atividade, divulgar planos e metas da área, divulgar resultados da área, gerir prestação de serviços terceirizados, demonstrar capacidade de negociação, participar da definição de padrões de segurança, promover integração da equipe, monitorar resultados, definir necessidades de recursos humanos, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, analisar desvios na execução de projetos e serviços, distinguir talentos e potencialidades individuais, demonstrar capacidade de comunicação, representar a empresa em fóruns, congressos, academias e eventos, aprovar seleção de funcionários, gerenciar o resultado das pesquisas de satisfação dos clientes, criar modelos de melhorias de atendimento, demonstrar capacidade de liderança, estimar prazo e custo de soluções propostas, demonstrar capacidade de tomar decisões, acompanhar funcionamento do atendimento e suporte técnico da tecnologia da informação, identificar necessidades de contratação e demissão, subsidiar elaboração de orçamento de outras áreas, acompanhar execução orçamentária, participar da definição de metodologias, orientar equipe para atingir resultados, colaborar na coordenação da implantação do projeto, participar da elaboração da análise de risco, garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação, analisar demandas, demonstrar capacidade de raciocínio lógico, propor melhorias nos processos operacionais, participar da definição da estratégia de desenvolvimento, demonstrar capacidade de adaptar-se a mudanças, negociar com fornecedores, participar do planejamento da simulação e execução de plano de contingência, apresentar cases de sucessos, demonstrar capacidade de delegação, promover capacitação da equipe, revisar pontos auditados, traçar plano de contingência, demonstrar capacidade de administrar conflitos, definir perfis dos profissionais da área, demonstrar capacidade de organização, realizar reuniões de acompanhamento com a equipe, garantir segurança da informação, gerir recursos humanos, materiais e tecnológicos, demonstrar capacidade de persuasão, definir escopo do projeto e serviço, demonstrar capacidade de resiliência, acompanhar implementação de correções e mudanças no processo, aprovar alteração de escopo do projeto, avaliar desempenho da equipe, homologar plano de contingência, gerir produtividade da equipe, participar da definição de padrões de desenvolvimento de projetos, estabelecer metas e prazos, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, avaliar indicadores de ocorrências, traçar plano de comunicação, estabelecer prioridades, gerir escopo do projeto, antever cenários futuros, acompanhar processos de auditoria interna e externa, apresentar soluções e alternativas, delegar atribuições a equipe, demonstrar capacidade de adaptar-se a novas tecnologias, tratar correção dos desvios, administrar cumprimento das metas e prazos de atendimento, aplicar melhorias nos processos operacionais, elaborar orçamento e cronograma, demonstrar capacidade de conduzir reuniões, gerir custos e prazos de execução, participar da criação de normas e procedimentos, implementar processos e procedimentos de melhoria no atendimento, aprovar homologação de equipamentos e/ou softwares, relatar andamento de projetos, acompanhar o desempenho dos canais de suporte de operação, prever impactos de projetos e serviços, cobrar resultados, estabelecer acordo de nível de serviços, demonstrar capacidade de identificar talentos, disponibilizar equipe, participar da simulação de plano de contingência.

Cargos e salários CBO 1425-30 - Gerentes de tecnologia da informação

Salário Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação

Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação: Brasil

O profissional no cargo de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação CBO 1425-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 8.246 e 20.437 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 3.539 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1425-30.
Salário Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação São Paulo

Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação CBO 1425-30 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 13.217 e 28.848 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 820 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1425-30.
Salário Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação Belo Horizonte

Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação CBO 1425-30 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 7.822 e 17.535 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 142 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1425-30.
Salário Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação Fortaleza

Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação: Fortaleza, CE

O profissional no cargo de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação CBO 1425-30 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 5.629 e 11.289 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 48 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1425-30.
Salário Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação

Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação: São Paulo

O profissional no cargo de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação CBO 1425-30 trabalhando em São Paulo, ganha entre 11.048 e 25.498 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.473 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1425-30.