CBO 1426-05 - Gerente de pesquisa e desenvolvimento (p&d) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de pesquisa e desenvolvimento e afins
O profissional no cargo de Gerente de pesquisa e desenvolvimento (p&d) CBO 1426-05 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades da área de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PDI) de uma empresa, de uma instituição ou de um departamento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Capta recursos.
Valida novas tecnologias, produtos e serviços Promove a transferência de soluções tecnológicas para o setor produtivo Protege a propriedade intelectual da empresa ou da instituição.
Busca a otimização do desempenho da área Potencializa as atividades de PDI, valorizando projetos multidisciplinares e as interfaces entre diferentes tecnologias e sua interação com o meio ambiente Dissemina resultados e atividades de PDI.
Promove a colaboração entre redes nacionais e internacionais de PDI Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
CBO 1426-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de pesquisa e desenvolvimento e afins que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de pesquisa e desenvolvimento (p&d), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de pesquisa e desenvolvimento e afins CBO 1426-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1426-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de pesquisa e desenvolvimento e afins.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de pesquisa e desenvolvimento (p&d)
O Gerente de pesquisa e desenvolvimento (p&d) CBO 1426-05 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de apoio da área de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PDI) em empresas e instituições que se ocupam, fundamentalmente, do desenvolvimento de produtos, processos e serviços tecnológicos, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa, da instituição ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas do planejamento tático.
Delineia solicitações de serviços de PDI, a partir de demandas internas e externas.
Realiza prospecção tecnológica e adapta tecnologias à realidade nacional Pesquisa mercado e necessidades de clientes.
Busca parcerias e cooperação entre instituições públicas e iniciativa privada, por meio de contratos Articula convênios e cooperação com universidades, institutos de pesquisa e órgãos de governo.
Elabora projetos de pesquisa e define especificações de produtos e equipamentos.
Capta recursos, identificando órgãos de fomento e linhas de financiamento, formando parcerias, negociando propostas, formalizando contratos, com o intuito de provê ferramentas, recursos materiais, “softwares”, dentre outras necessidades para PDI Licencia tecnologias desenvolvidas, vende serviços e presta assessoria “ad hoc”.
Compatibiliza força de trabalho de PDI, recursos econômicos e materiais e serviços.
Valida novas tecnologias, produtos e serviços, realizando a acreditação de tecnologias de terceiros, rastreando resultados, examinando documentos e verificando conformidades técnicas e legais Valida inovações metodológicas Promove a transferência de soluções tecnológicas para o setor produtivo, coordenando elaboração de projetos, montagem e testes de plantas-piloto, protótipos e novos serviços e processos.
Presta consultoria técnica para produção em escala industrial e promove treinamento de novas tecnologias para equipes de produção Protege a propriedade intelectual da empresa ou da instituição, acompanhando elaboração de pedidos de proteção, monitorando depósito de novos pedidos de terceiros, fornecendo subsídios para exame técnico de proteção Busca a otimização do desempenho da área, identificando, monitorando e avaliando resultados de indicadores, e definindo e implementando ações de melhoria.
Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Administra a equipe de trabalho e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental Define perfis profissionais, participa do processo de seleção, direciona o aprimoramento profissional e avalia o desempenho da equipe Promove a integração entre pesquisadores próprios da empresa ou da instituição com outros pesquisadores da comunidade científica e tecnológica interessada nos projetos.
Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade, com uso de técnicas de inteligência artificial, aplicações tecnológicas de áreas variadas, materiais inovadores de reduzido impacto ambiental, matérias-primas que antecipam demandas em diversos setores e exploração de tecnologias emergentes, dentre outras estratégias Potencializa as atividades de PDI, valorizando projetos multidisciplinares e as interfaces entre as diferentes tecnologias e sua interação com o meio ambiente, incluindo temas de riscos e poluição provocada por resíduos, rejeitos e outros efluentes.
Dissemina resultados e atividades, publicando artigos e realizando ações diretas de divulgação nos meios de comunicação Promove a colaboração com redes de PDI – do país e do exterior – que ampliam as conexões dos centros e departamentos.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1426-05 deve validar novas tecnologias, novos produtos e serviços, proteger propriedade intelectual da instituição, demonstrar competências pessoais, promover a transferência de soluções tecnológicas para o setor produtivo, captar recursos para p&d, implementar decisões de p&d, prover soluções tecnológicas para produtos, processos e serviços, gerenciar recursos de p&d, otimizar desempenho da Área de p&d, disseminar resultados e atividades.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de pesquisa e desenvolvimento e afins o trabalho é exercido em instituições de pesquisa pública e em departamentos de pesquisa e desenvolvimento (p&d) de empresas privadas que se ocupam, fundamentalmente, do desenvolvimento de produtos, processos e serviços tecnológicos. O trabalho é exercido com equipe de um departamento ou área de pesquisa e/ou no gerenciamento de projetos interdepartamentais.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1426-05
Estas ocupações são exercidas por pessoas com formação universitária, geralmente pós-graduadas, com no mínimo cinco anos de exercício profissional na área de pesquisa.
Atividades exercidas por um Gerente de pesquisa e desenvolvimento (p&d) CBO 1426-05
Um Gerente de pesquisa e desenvolvimento (p&d) (ou sinônimo) deve demonstrar criatividade, demonstrar habilidade e memória sensorial - olfativa, paladar, prestar consultoria técnica para produção em escala industrial, avaliar novas tecnologias, demonstrar perspicácia, demonstrar poder de síntese, demonstrar capacidade de negociação, participar de congressos, feiras e visitas técnicas, coordenar elaboração dos projetos de plantas-piloto, protótipos e novos serviços e processos, coordenar montagem de plantas-piloto, protótipos e novos serviços e processos, comprovar reprodutibilidade da tecnologia, publicar artigos, compatibilizar recursos econômicos, acompanhar produção de lote piloto, demonstrar capacidade de reconhecimento de aptidões, compatibilizar serviços, vender serviços, demonstrar persistência, negociar com a diretoria condições e prioridades de projetos, definir perfis profissionais, avaliar desempenho da equipe, demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar, coordenar projetos, fornecer cláusulas de sigilo, coordenar testes das plantas-piloto, protótipos e novos serviços e processos, acompanhar elaboração de pedidos de proteção a propriedade intelectual, identificar órgãos de fomento, demonstrar capacidade de desenvolver equipes, participar da elaboração da política da qualidade, verificar conformidades técnicas e legais, compatibilizar recursos humanos, assessorar diretoria na área de p&d, delinear solicitações de pesquisa e serviços tecnológicos, pesquisar necessidades do cliente, acompanhar caducidade da proteção da propriedade intelectual de terceiros, acreditar tecnologias de terceiros, aprovar documentação técnica, identificar potenciais detentores de tecnologia de interesse para a instituição, corrigir planejamento, definir especificações de equipamentos, promover treinamento de equipes de produção da nova tecnologia, examinar documentos, divulgar atividades e resultados nos meios de comunicação, fazer contratos de cooperação com a iniciativa privada, monitorar depósito de novos pedidos de terceiros para proteção a propriedade intelectual da instituição, implementar ações de melhoria, coordenar equipes de pesquisa, elaborar procedimentos operacionais, negociar propostas de projetos de pesquisa, direcionar aprimoramento profissional da equipe, contestar concessão de pedidos de terceiros conflitantes com os interesses da instituição, promover eventos técnicos, integrar diferentes áreas de atuação da empresa, monitorar indicadores de desempenho, comprovar eficiência de novos processos produtivos, comprovar eficácia de novos produtos, pesquisar mercado, comissionar produtos, processos e serviços, elaborar planejamento, monitorar planejamento, identificar potenciais receptores da nova tecnologia, revisar publicações técnicas, compatibilizar recursos materiais, rastrear resultados, prospectar tecnologia, licenciar tecnologias desenvolvidas, prestar assessoria ad hoc, demonstrar capacidade de adaptação, identificar linhas de financiamento, avaliar desempenho da área de p&d, elaborar relatórios, negociar com a equipe de p&d condições e prioridades de projetos, definir especificações de produtos, promover condições de segurança e saúde no ambiente de trabalho, identificar indicadores de desempenho, fornecer subsídios para exame técnico de proteção a propriedade intelectual, aprovar emissão de laudos técnicos, implementar sistema da qualidade na área de p&d, analisar artigos para publicação, participar do processo de seleção de pessoal, formalizar contratos, adaptar tecnologias a realidade nacional, articular convênios e cooperação com universidades, institutos de pesquisa e órgãos governamentais, elaborar propostas de projetos de pesquisa, demonstrar capacidade de análise, comprovar eficiência da tecnologia, buscar parcerias, demonstrar senso de oportunidade, liderar equipes, participar da implementação das normas de qualidade, definir ações de melhoria, formar parcerias.