CBO 1426-05 - Gerente de pesquisa e desenvolvimento (p&d) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de pesquisa e desenvolvimento e afins
O profissional no cargo de Gerente de pesquisa e desenvolvimento (p&d) CBO 1426-05 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades da área de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PDI) de uma empresa, de uma instituição ou de um departamento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Capta recursos.
Valida novas tecnologias, produtos e serviços Promove a transferência de soluções tecnológicas para o setor produtivo Protege a propriedade intelectual da empresa ou da instituição.
Busca a otimização do desempenho da área Potencializa as atividades de PDI, valorizando projetos multidisciplinares e as interfaces entre diferentes tecnologias e sua interação com o meio ambiente Dissemina resultados e atividades de PDI.
Promove a colaboração entre redes nacionais e internacionais de PDI Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
CBO 1426-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de pesquisa e desenvolvimento e afins que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de pesquisa e desenvolvimento (p&d), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de pesquisa e desenvolvimento e afins CBO 1426-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1426-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de pesquisa e desenvolvimento e afins.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de pesquisa e desenvolvimento (p&d)
O Gerente de pesquisa e desenvolvimento (p&d) CBO 1426-05 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de apoio da área de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PDI) em empresas e instituições que se ocupam, fundamentalmente, do desenvolvimento de produtos, processos e serviços tecnológicos, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa, da instituição ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas do planejamento tático.
Delineia solicitações de serviços de PDI, a partir de demandas internas e externas.
Realiza prospecção tecnológica e adapta tecnologias à realidade nacional Pesquisa mercado e necessidades de clientes.
Busca parcerias e cooperação entre instituições públicas e iniciativa privada, por meio de contratos Articula convênios e cooperação com universidades, institutos de pesquisa e órgãos de governo.
Elabora projetos de pesquisa e define especificações de produtos e equipamentos.
Capta recursos, identificando órgãos de fomento e linhas de financiamento, formando parcerias, negociando propostas, formalizando contratos, com o intuito de provê ferramentas, recursos materiais, “softwares”, dentre outras necessidades para PDI Licencia tecnologias desenvolvidas, vende serviços e presta assessoria “ad hoc”.
Compatibiliza força de trabalho de PDI, recursos econômicos e materiais e serviços.
Valida novas tecnologias, produtos e serviços, realizando a acreditação de tecnologias de terceiros, rastreando resultados, examinando documentos e verificando conformidades técnicas e legais Valida inovações metodológicas Promove a transferência de soluções tecnológicas para o setor produtivo, coordenando elaboração de projetos, montagem e testes de plantas-piloto, protótipos e novos serviços e processos.
Presta consultoria técnica para produção em escala industrial e promove treinamento de novas tecnologias para equipes de produção Protege a propriedade intelectual da empresa ou da instituição, acompanhando elaboração de pedidos de proteção, monitorando depósito de novos pedidos de terceiros, fornecendo subsídios para exame técnico de proteção Busca a otimização do desempenho da área, identificando, monitorando e avaliando resultados de indicadores, e definindo e implementando ações de melhoria.
Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Administra a equipe de trabalho e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental Define perfis profissionais, participa do processo de seleção, direciona o aprimoramento profissional e avalia o desempenho da equipe Promove a integração entre pesquisadores próprios da empresa ou da instituição com outros pesquisadores da comunidade científica e tecnológica interessada nos projetos.
Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade, com uso de técnicas de inteligência artificial, aplicações tecnológicas de áreas variadas, materiais inovadores de reduzido impacto ambiental, matérias-primas que antecipam demandas em diversos setores e exploração de tecnologias emergentes, dentre outras estratégias Potencializa as atividades de PDI, valorizando projetos multidisciplinares e as interfaces entre as diferentes tecnologias e sua interação com o meio ambiente, incluindo temas de riscos e poluição provocada por resíduos, rejeitos e outros efluentes.
Dissemina resultados e atividades, publicando artigos e realizando ações diretas de divulgação nos meios de comunicação Promove a colaboração com redes de PDI – do país e do exterior – que ampliam as conexões dos centros e departamentos.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1426-05 deve promover a transferência de soluções tecnológicas para o setor produtivo, prover soluções tecnológicas para produtos, processos e serviços, validar novas tecnologias, novos produtos e serviços, otimizar desempenho da Área de p&d, demonstrar competências pessoais, disseminar resultados e atividades, proteger propriedade intelectual da instituição, implementar decisões de p&d, captar recursos para p&d, gerenciar recursos de p&d.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de pesquisa e desenvolvimento e afins o trabalho é exercido em instituições de pesquisa pública e em departamentos de pesquisa e desenvolvimento (p&d) de empresas privadas que se ocupam, fundamentalmente, do desenvolvimento de produtos, processos e serviços tecnológicos. O trabalho é exercido com equipe de um departamento ou área de pesquisa e/ou no gerenciamento de projetos interdepartamentais.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1426-05
Estas ocupações são exercidas por pessoas com formação universitária, geralmente pós-graduadas, com no mínimo cinco anos de exercício profissional na área de pesquisa.
Atividades exercidas por um Gerente de pesquisa e desenvolvimento (p&d) CBO 1426-05
Um Gerente de pesquisa e desenvolvimento (p&d) (ou sinônimo) deve fornecer cláusulas de sigilo, adaptar tecnologias a realidade nacional, demonstrar capacidade de adaptação, comprovar reprodutibilidade da tecnologia, divulgar atividades e resultados nos meios de comunicação, fazer contratos de cooperação com a iniciativa privada, negociar com a equipe de p&d condições e prioridades de projetos, rastrear resultados, demonstrar capacidade de desenvolver equipes, monitorar depósito de novos pedidos de terceiros para proteção a propriedade intelectual da instituição, promover condições de segurança e saúde no ambiente de trabalho, avaliar desempenho da área de p&d, demonstrar capacidade de negociação, compatibilizar recursos materiais, revisar publicações técnicas, contestar concessão de pedidos de terceiros conflitantes com os interesses da instituição, aprovar emissão de laudos técnicos, formalizar contratos, demonstrar capacidade de análise, monitorar planejamento, implementar ações de melhoria, coordenar testes das plantas-piloto, protótipos e novos serviços e processos, vender serviços, identificar órgãos de fomento, articular convênios e cooperação com universidades, institutos de pesquisa e órgãos governamentais, liderar equipes, comprovar eficácia de novos produtos, acreditar tecnologias de terceiros, prestar assessoria ad hoc, prospectar tecnologia, identificar indicadores de desempenho, definir especificações de produtos, elaborar relatórios, compatibilizar recursos econômicos, definir especificações de equipamentos, examinar documentos, avaliar desempenho da equipe, elaborar propostas de projetos de pesquisa, avaliar novas tecnologias, formar parcerias, coordenar elaboração dos projetos de plantas-piloto, protótipos e novos serviços e processos, aprovar documentação técnica, acompanhar produção de lote piloto, demonstrar perspicácia, compatibilizar serviços, integrar diferentes áreas de atuação da empresa, elaborar planejamento, definir perfis profissionais, demonstrar criatividade, comprovar eficiência de novos processos produtivos, demonstrar poder de síntese, demonstrar persistência, acompanhar elaboração de pedidos de proteção a propriedade intelectual, pesquisar mercado, buscar parcerias, monitorar indicadores de desempenho, compatibilizar recursos humanos, corrigir planejamento, comissionar produtos, processos e serviços, comprovar eficiência da tecnologia, demonstrar senso de oportunidade, prestar consultoria técnica para produção em escala industrial, acompanhar caducidade da proteção da propriedade intelectual de terceiros, pesquisar necessidades do cliente, fornecer subsídios para exame técnico de proteção a propriedade intelectual, participar do processo de seleção de pessoal, assessorar diretoria na área de p&d, definir ações de melhoria, negociar propostas de projetos de pesquisa, demonstrar habilidade e memória sensorial - olfativa, paladar, participar de congressos, feiras e visitas técnicas, coordenar projetos, elaborar procedimentos operacionais, coordenar equipes de pesquisa, verificar conformidades técnicas e legais, participar da elaboração da política da qualidade, promover treinamento de equipes de produção da nova tecnologia, identificar linhas de financiamento, implementar sistema da qualidade na área de p&d, publicar artigos, participar da implementação das normas de qualidade, identificar potenciais detentores de tecnologia de interesse para a instituição, delinear solicitações de pesquisa e serviços tecnológicos, direcionar aprimoramento profissional da equipe, demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar, negociar com a diretoria condições e prioridades de projetos, promover eventos técnicos, coordenar montagem de plantas-piloto, protótipos e novos serviços e processos, analisar artigos para publicação, identificar potenciais receptores da nova tecnologia, demonstrar capacidade de reconhecimento de aptidões, licenciar tecnologias desenvolvidas.