CBO 1426-05 - Gerente de pesquisa e desenvolvimento (p&d) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de pesquisa e desenvolvimento e afins
O profissional no cargo de Gerente de pesquisa e desenvolvimento (p&d) CBO 1426-05 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades da área de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PDI) de uma empresa, de uma instituição ou de um departamento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Capta recursos.
Valida novas tecnologias, produtos e serviços Promove a transferência de soluções tecnológicas para o setor produtivo Protege a propriedade intelectual da empresa ou da instituição.
Busca a otimização do desempenho da área Potencializa as atividades de PDI, valorizando projetos multidisciplinares e as interfaces entre diferentes tecnologias e sua interação com o meio ambiente Dissemina resultados e atividades de PDI.
Promove a colaboração entre redes nacionais e internacionais de PDI Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
CBO 1426-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de pesquisa e desenvolvimento e afins que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de pesquisa e desenvolvimento (p&d), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de pesquisa e desenvolvimento e afins CBO 1426-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1426-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de pesquisa e desenvolvimento e afins.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de pesquisa e desenvolvimento (p&d)
O Gerente de pesquisa e desenvolvimento (p&d) CBO 1426-05 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de apoio da área de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PDI) em empresas e instituições que se ocupam, fundamentalmente, do desenvolvimento de produtos, processos e serviços tecnológicos, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa, da instituição ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas do planejamento tático.
Delineia solicitações de serviços de PDI, a partir de demandas internas e externas.
Realiza prospecção tecnológica e adapta tecnologias à realidade nacional Pesquisa mercado e necessidades de clientes.
Busca parcerias e cooperação entre instituições públicas e iniciativa privada, por meio de contratos Articula convênios e cooperação com universidades, institutos de pesquisa e órgãos de governo.
Elabora projetos de pesquisa e define especificações de produtos e equipamentos.
Capta recursos, identificando órgãos de fomento e linhas de financiamento, formando parcerias, negociando propostas, formalizando contratos, com o intuito de provê ferramentas, recursos materiais, “softwares”, dentre outras necessidades para PDI Licencia tecnologias desenvolvidas, vende serviços e presta assessoria “ad hoc”.
Compatibiliza força de trabalho de PDI, recursos econômicos e materiais e serviços.
Valida novas tecnologias, produtos e serviços, realizando a acreditação de tecnologias de terceiros, rastreando resultados, examinando documentos e verificando conformidades técnicas e legais Valida inovações metodológicas Promove a transferência de soluções tecnológicas para o setor produtivo, coordenando elaboração de projetos, montagem e testes de plantas-piloto, protótipos e novos serviços e processos.
Presta consultoria técnica para produção em escala industrial e promove treinamento de novas tecnologias para equipes de produção Protege a propriedade intelectual da empresa ou da instituição, acompanhando elaboração de pedidos de proteção, monitorando depósito de novos pedidos de terceiros, fornecendo subsídios para exame técnico de proteção Busca a otimização do desempenho da área, identificando, monitorando e avaliando resultados de indicadores, e definindo e implementando ações de melhoria.
Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Administra a equipe de trabalho e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental Define perfis profissionais, participa do processo de seleção, direciona o aprimoramento profissional e avalia o desempenho da equipe Promove a integração entre pesquisadores próprios da empresa ou da instituição com outros pesquisadores da comunidade científica e tecnológica interessada nos projetos.
Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade, com uso de técnicas de inteligência artificial, aplicações tecnológicas de áreas variadas, materiais inovadores de reduzido impacto ambiental, matérias-primas que antecipam demandas em diversos setores e exploração de tecnologias emergentes, dentre outras estratégias Potencializa as atividades de PDI, valorizando projetos multidisciplinares e as interfaces entre as diferentes tecnologias e sua interação com o meio ambiente, incluindo temas de riscos e poluição provocada por resíduos, rejeitos e outros efluentes.
Dissemina resultados e atividades, publicando artigos e realizando ações diretas de divulgação nos meios de comunicação Promove a colaboração com redes de PDI – do país e do exterior – que ampliam as conexões dos centros e departamentos.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1426-05 deve prover soluções tecnológicas para produtos, processos e serviços, implementar decisões de p&d, otimizar desempenho da Área de p&d, promover a transferência de soluções tecnológicas para o setor produtivo, validar novas tecnologias, novos produtos e serviços, gerenciar recursos de p&d, demonstrar competências pessoais, captar recursos para p&d, proteger propriedade intelectual da instituição, disseminar resultados e atividades.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de pesquisa e desenvolvimento e afins o trabalho é exercido em instituições de pesquisa pública e em departamentos de pesquisa e desenvolvimento (p&d) de empresas privadas que se ocupam, fundamentalmente, do desenvolvimento de produtos, processos e serviços tecnológicos. O trabalho é exercido com equipe de um departamento ou área de pesquisa e/ou no gerenciamento de projetos interdepartamentais.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1426-05
Estas ocupações são exercidas por pessoas com formação universitária, geralmente pós-graduadas, com no mínimo cinco anos de exercício profissional na área de pesquisa.
Atividades exercidas por um Gerente de pesquisa e desenvolvimento (p&d) CBO 1426-05
Um Gerente de pesquisa e desenvolvimento (p&d) (ou sinônimo) deve demonstrar poder de síntese, corrigir planejamento, comissionar produtos, processos e serviços, demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar, promover eventos técnicos, coordenar elaboração dos projetos de plantas-piloto, protótipos e novos serviços e processos, identificar indicadores de desempenho, elaborar relatórios, elaborar procedimentos operacionais, compatibilizar recursos humanos, negociar com a equipe de p&d condições e prioridades de projetos, liderar equipes, comprovar eficácia de novos produtos, comprovar reprodutibilidade da tecnologia, avaliar desempenho da área de p&d, demonstrar habilidade e memória sensorial - olfativa, paladar, compatibilizar serviços, elaborar propostas de projetos de pesquisa, participar da elaboração da política da qualidade, demonstrar perspicácia, acompanhar caducidade da proteção da propriedade intelectual de terceiros, negociar com a diretoria condições e prioridades de projetos, demonstrar capacidade de desenvolver equipes, definir ações de melhoria, identificar linhas de financiamento, demonstrar capacidade de análise, coordenar montagem de plantas-piloto, protótipos e novos serviços e processos, demonstrar criatividade, fornecer subsídios para exame técnico de proteção a propriedade intelectual, pesquisar mercado, coordenar testes das plantas-piloto, protótipos e novos serviços e processos, monitorar depósito de novos pedidos de terceiros para proteção a propriedade intelectual da instituição, examinar documentos, formar parcerias, coordenar equipes de pesquisa, avaliar desempenho da equipe, identificar órgãos de fomento, vender serviços, promover treinamento de equipes de produção da nova tecnologia, fornecer cláusulas de sigilo, demonstrar capacidade de reconhecimento de aptidões, definir especificações de produtos, adaptar tecnologias a realidade nacional, comprovar eficiência de novos processos produtivos, licenciar tecnologias desenvolvidas, aprovar emissão de laudos técnicos, identificar potenciais receptores da nova tecnologia, elaborar planejamento, revisar publicações técnicas, prestar consultoria técnica para produção em escala industrial, fazer contratos de cooperação com a iniciativa privada, assessorar diretoria na área de p&d, identificar potenciais detentores de tecnologia de interesse para a instituição, publicar artigos, articular convênios e cooperação com universidades, institutos de pesquisa e órgãos governamentais, definir especificações de equipamentos, demonstrar persistência, participar de congressos, feiras e visitas técnicas, acreditar tecnologias de terceiros, avaliar novas tecnologias, demonstrar capacidade de negociação, rastrear resultados, promover condições de segurança e saúde no ambiente de trabalho, direcionar aprimoramento profissional da equipe, contestar concessão de pedidos de terceiros conflitantes com os interesses da instituição, buscar parcerias, prestar assessoria ad hoc, comprovar eficiência da tecnologia, monitorar planejamento, acompanhar produção de lote piloto, aprovar documentação técnica, participar da implementação das normas de qualidade, delinear solicitações de pesquisa e serviços tecnológicos, demonstrar senso de oportunidade, acompanhar elaboração de pedidos de proteção a propriedade intelectual, negociar propostas de projetos de pesquisa, verificar conformidades técnicas e legais, divulgar atividades e resultados nos meios de comunicação, compatibilizar recursos econômicos, integrar diferentes áreas de atuação da empresa, monitorar indicadores de desempenho, implementar ações de melhoria, coordenar projetos, participar do processo de seleção de pessoal, pesquisar necessidades do cliente, implementar sistema da qualidade na área de p&d, compatibilizar recursos materiais, formalizar contratos, demonstrar capacidade de adaptação, analisar artigos para publicação, definir perfis profissionais, prospectar tecnologia.