CBO 2011-10 - Biotecnologista - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais da biotecnologia
O profissional no cargo de Biotecnologista CBO 2011-10 Gera organismos geneticamente modificados, analisa genoma, variabilidade genética e expressão gênica para aplicações nas áreas de agricultura, saúde, entre outras Emprega técnicas de reprodução e multiplicação de organismos, cultivando organismos e suas partes, clonando células, entre outras.
Produz compostos biológicos, determinando sua atividade biológica e química e aplicabilidade Desenvolve equipamentos, dispositivos e processos de uso biológico, produzindo biomateriais, dimensionando protótipos, entre outros Elabora projetos de pesquisa em biotecnologia.
Divulga informações da área de biotecnologia, por meio de eventos técnicos e científicos, aulas, entre outros recursos Cumpre procedimentos e boas práticas de fabricação, normas técnicas e de qualidade, e normas regulamentadoras de biossegurança, saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental
CBO 2011-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais da biotecnologia que pertence ao grupo dos pesquisadores e profissionais policientíficos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Biotecnologista, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais da biotecnologia CBO 2011-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2011-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais da biotecnologia.
- Pesquisadores e profissionais policientíficos.
O que faz um Biotecnologista
O Biotecnologista CBO 2011-10 gera organismos geneticamente modificados, manipulando material genético e expressão gênica, sintetizando sequências de DNA, construindo vetores, modificando genes “in vitro” e “in vivo”, de acordo com normas técnicas e de biossegurança Analisa genoma, sequenciando-o, identificando genes e marcadores genéticos e mapeando o genoma.
Analisa variabilidade genética e expressão gênica para aplicações nas áreas de agricultura, meio ambiente, saúde humana e animal, entre outras.
Emprega técnicas de reprodução e multiplicação de organismos, cultivando organismos e suas partes, clonando células e organismos, efetuando a fertilização “in vitro”, a polinização controlada, a inseminação artificial e a transferência de embriões, de acordo com normas éticas, técnicas e regulamentares Produz compostos biológicos, extraindo-os, purificando-os e identificando-os, de acordo com as boas normas de fabricação.
Determina a atividade biológica e química dos compostos e sua aplicabilidade e amplia a escala de produção Pode utilizar métodos computacionais para modelagem de biomoléculas.
Desenvolve equipamentos, dispositivos e processos de uso biológico.
Produz biomateriais e conjuntos para diagnósticos, dimensiona protótipos, testa produtos e adapta equipamentos e dispositivos, zelando por padrões de qualidade, do meio ambiente, de saúde e de biossegurança Solicita registro de patentes.
Pode atuar na produção de imunobiológicos (medicamentos, soros e vacinas) e nos processos biotecnológicos da indústria de alimentos, química, medicamentos, cosméticos e veterinários.
Elabora projetos de pesquisa em biotecnologia, diagnosticando problemas, levantando hipóteses, definindo objetivos, métodos de pesquisa e equipe técnica Avalia o custo-benefício do desenvolvimento da pesquisa Divulga informações, redigindo e submetendo textos à publicação, apresentando trabalhos em eventos técnicos e científicos, organizando eventos e cursos, ministrando aulas e palestras, orientando estudantes, estagiários e profissionais de biotecnologia.
Cumpre procedimentos e boas práticas de fabricação, normas técnicas e de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e de segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2011-10 deve desenvolver equipamentos, dispositivos e processos de uso biológico, comunicar - se, aplicar técnicas de reprodução e multiplicação de organismos, manipular material genético, produzir compostos biológicos, analisar genoma, divulgar informações, elaborar projetos de pesquisa em biotecnologia e bioengenharia, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais da biotecnologia o trabalho é exercido em ambientes fechados e controlados de laboratórios de serviços e pesquisa na área de saúde e em complexos hospitalares de excelência, na fabricação de equipamentos e instrumentos, de produtos químicos e biotecnológicos, produtos agrícolas e de pecuária e serviços relacionados. O trabalhador está sujeito a ruídos, a baixas temperaturas, a riscos biológicos e de manipulação de substâncias tóxicas e a radiações. As atividades são supervisionadas ocasionalmente. Os profissionais trabalham, majoritariamente, na condição de trabalho assalariado. O horário de trabalho é diurno e, eventualmente, há plantões em turno, no caso de laboratórios pesquisa.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2011-10
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação universitária, geralmente pós-graduadas, após três ou quatro anos de exercício profissional, sob supervisão ocasional de profissional experimentado nas áreas de bioengenharia, biotecnologia e genética. Por tratar-se de área multidisciplinar, as formações que dão acesso à profissão são variadas, tais como ramos de engenharia que atuam na fabricação de equipamentos e na produção de materiais, biologia, medicina, bioquímica, agronomia, veterinária, zootecnia, dentre outras.
Atividades exercidas por um Biotecnologista CBO 2011-10
Um Biotecnologista (ou sinônimo) deve manipular expressão gênica, gerar organismos geneticamente modificados, definir objetivos, seqüenciar genoma, purificar compostos, adaptar equipamentos e dispositivos, construir vetores, clonar células e organismos, identificar genes, emitir laudos, dimensionar protótipos, ministrar aulas, demonstrar criatividade, fazer fecundação in vitro, ampliar escala de produção, organizar eventos técnico-científicos, definir métodos de pesquisa, mapear genoma, redigir textos e relatórios, testar protótipos, definir equipe técnica, desenvolver biomateriais, demonstrar capacidade de compreensão escrita, modificar genes in vivo, demonstrar capacidade de compreensão oral, diagnosticar problemas, submeter textos a publicação, analisar expressão gênica, demonstrar capacidade de ordenação de informação, apresentar trabalhos em eventos técnico-científicos, sintetizar seqüências de dna, cultivar organismos ou suas partes, trabalhar em equipe, extrair compostos, fazer inseminação artificial, identificar marcadores genéticos, identificar compostos, levantar hipóteses, demonstrar senso crítico, modelar biomoléculas, transferir embriões, determinar aplicabilidade de compostos, demonstrar senso de responsabilidade, requerer registro de patentes, fazer polinização controlada, avaliar custo-benefício do desenvolvimento de pesquisa, demonstrar capacidade de organização, demonstrar capacidade de expressão escrita, demonstrar perseverança, desenvolver kits de diagnóstico, analisar variabilidade genética, proferir palestras, determinar atividade biológica e química de compostos, modificar genes in vitro, tomar iniciativa, organizar cursos, orientar estudantes, estagiários e profissionais de biotecnologia e bioengenharia.