CBO 2035-20 - Pesquisador em história - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos pesquisadores das ciências sociais e humanas
O profissional no cargo de Pesquisador em história CBO 2035-20 Formula objeto de estudo e pesquisa em história, tendo em vista a produção e a propagação de conhecimentos e a preservação da memória histórica Planeja e coordena atividades, procede à coleta, tratamento, análise de dados e informações, considerando fontes consistentes, confiáveis, éticas e legais, como documentos, publicações, manuscritos, gravações, filmes, objetos, fotos, bases de dados, entre outras.
Avalia resultados e índices de aceitação, confiabilidade e aprovação do trabalho de pesquisa Compõe pesquisas, teses e artigos, providenciando o registro e a legitimação de sua produção e dissemina resultados Participa de eventos, reuniões e grupo de estudos técnico-científicos.
Realiza o trabalho em observância à legislação, a procedimentos e normas técnicas, aos princípios de segurança e saúde, de qualidade e de preservação ao meio ambiente Pode ministrar aulas
CBO 2035-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de pesquisadores das ciências sociais e humanas que pertence ao grupo dos pesquisadores e profissionais policientíficos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Pesquisador em história, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Pesquisadores das ciências sociais e humanas CBO 2035-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2035-20
- Profissionais das ciências e das artes.
- Pesquisadores das ciências sociais e humanas.
- Pesquisadores e profissionais policientíficos.
O que faz um Pesquisador em história
O Pesquisador em história CBO 2035-20 planeja atividades de pesquisa em história, considerando-se os critérios de geração de conhecimentos, relevância e exequibilidade, definindo metas e etapas do trabalho, cronograma físico e financeiro, recursos humanos e materiais, formas de divulgação de resultados da pesquisa Identifica e busca fontes de financiamento, formata o projeto, captando recursos financeiros, estabelecendo pontos de avaliação, critérios e indicadores de qualidade e efetividade da produção científica.
Define o recorte da pesquisa quanto às esferas de existência - política, econômica, social, cultural - e os respectivos níveis da realidade (duração do período a ser pesquisado).
Formula o problema e delimita objeto de estudo e a base teórico-metodológica de pesquisa em história, tendo em vista a produção, a propagação de conhecimentos e a preservação da memória histórica, considerando fontes consistentes, confiáveis, éticas e legais, como documentos, publicações, manuscritos, impressos, gravações, filmes, objetos, fotos, bases de dados, entre outras Redige e organiza hipóteses, define e revisa bibliografia, fontes históricas e base de dados para consulta, justifica a relevância do tema.
Estabelece objetivos e resultados esperados Organiza a coleta dados e informações de fontes de história, definindo procedimentos e elaborando instrumentos para obtenção de dados e informações de fontes primárias e secundárias.
Procede ao tratamento, análise de dados e informações de pesquisa em história.
Organiza acervos, seleciona, classifica e organiza dados e informações Realiza procedimentos de crítica e validação de dados coletados.
Analisa dados de fontes e informações primárias e secundárias, desenvolve métodos e procedimentos de pesquisa, formula teorias, coteja hipóteses e resultados de pesquisa e analisa abrangência e impacto da pesquisa para a sociedade.
Organiza e coordena dinâmicas de grupo, entrevistas, depoimentos Supervisiona trabalho de campo e sistematiza dados e informações coletados para a produção científica Avalia e dissemina resultados de pesquisa em história, considerando aspectos como relevância e efetividade do tema, problematização, contextualização teórica, consistência argumentativa da fundamentação, nível de aceitação e de acessos, quantidade de citações em trabalhos científicos e acadêmicos.
Apresenta resultados de pesquisas em meios de comunicação, seminários, em encontros e eventos sobre história Fornece subsídios para formulação de políticas públicas, restitui resultados aos sujeitos pesquisados Participa de grupos de estudos e discussão.
Aplica técnicas de comunicação oral e escrita, elaborando relatórios de pesquisa, instrumentos de acesso e de acervo, trabalhos científicos, boletins informativos, pareceres, entre outros Coordena atividades de pesquisa, compatibilizando necessidades materiais aos recursos financeiros, selecionando e treinando equipes de trabalho, solicitando compra de materiais, contratação de pessoal e de serviços de apoio, supervisionando o cumprimento de atividades, avaliando a qualidade das etapas da pesquisa.
Pode ministrar aulas Realiza o trabalho em observância à legislação, a procedimentos e normas técnicas, aos princípios de segurança e saúde, de qualidade e de preservação ao meio ambiente .
Funções do cargo
O funcionário CBO 2035-20 deve disseminar resultados de pesquisa, demonstrar competências pessoais, coordenar atividades de pesquisa, planejar atividades de pesquisa sobre relações humanas e sociais, proceder ao tratamento, análise de dados e informações de pesquisa em ciências humanas e sociais, formular objeto de estudo e pesquisa sobre relações humanas e sociais, coletar dados e informações de ciências humanas e sociais.
Condições de trabalho dessas profissões
Pesquisadores das ciências sociais e humanas atuam em uma grande gama de atividades econômicas, dentre as quais os serviços sociais e de saúde, a administração pública, as atividades recreativas, esportivas e culturais, a pesquisa e desenvolvimento, o ensino. Costumam trabalhar em fundações, instituições de pesquisa, universidades e organizações não- governamentais (ONGs), empresas ou instituições federais, estaduais e municipais de planejamento e estatística, como assalariados registrados, estatutários e também como autônomos, prestando serviços. Desenvolvem suas atividades individualmente e em equipes compostas por profissionais com formação em diversas áreas do conhecimento.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2035-20
As ocupações requerem, para o seu exercício, no mínimo o curso universitário completo e mestrado ou cursos de especialização nas áreas de conhecimento abrangidas nesta família, quais sejam: Filosofia, História, Psicologia, Teologia, Sociologia, Antropologia, Arqueologia, Ciências políticas, Educação, Economia, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências da informação, Comunicação, Demografia, Direito, Museologia, Planejamento urbano e regional, Serviço social e turismo. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, no caso de pesquisadores vinculados à área pública. De uma forma geral, considera-se que os titulares das ocupações devam ter desenvolvido suas atividades durante, pelo menos, três a quatro anos, sob supervisão de outros pesquisadores.
Atividades exercidas por um Pesquisador em história CBO 2035-20
Um Pesquisador em história (ou sinônimo) deve dirigir dinâmicas de grupo, planejar avaliação de andamento da pesquisa, selecionar equipe de trabalho, elaborar boletim informativo, supervisionar trabalho de campo, demonstrar capacidade de reflexão, treinar equipe de trabalho, realizar observação participante, definir atividades de trabalho, definir recursos humanos e materiais, definir cronograma físico e financeiro, captar recursos financeiros, trabalhar em equipe, emitir parecer sobre trabalhos científiicos, promover interdisciplinaridade, elaborar questionários e roteiros, orçar custos de pesquisa, selecionar dados e informações, definir amostra, apresentar resultados de pesquisa em encontros e seminários, apresentar resultados de pesquisa em meios de comunicação, especificar metodologia de pesquisa, definir metas de pesquisa, justificar relevância da pesquisa, organizar dados e informações, compatibilizar necessidades materiais aos recursos financeiros, realizar procedimentos de crítica e validação de dados coletados, avaliar andamento de pesquisas, desenvolver métodos e procedimentos de pesquisa, identificar aspectos éticos e legais para viabilização da pesquisa, analisar dados e informações de fontes primárias e secundárias, demonstrar criatividade, coletar informações de fontes secundárias, especificar referencial teórico, fornecer subsídios para formulação de políticas públicas, participar de grupos de estudos e discussão, formular teorias, revisar bibliografia, especificar objetivos de pesquisa, formatar projeto de pesquisa, organizar acervos, elaborar instrumento de acesso a acervo, pré-testar instrumentos e procedimentos para obtenção de dados primários, desenvolver expressão oral, desenvolver expressão escrita, especificar resultados esperados de pesquisa, determinar procedimentos para obtenção de dados primários, definir forma de divulgação de resultado de pesquisa, coletar dados e informações de fontes primárias, evidenciar sensibilidade social, cotejar hipóteses e resultados de pesquisa, formular problemática de pesquisa, desenvolver capacidade de análise crítica, coletar depoimentos, restituir resultados aos sujeitos pesquisados, demonstrar alteridade, classificar dados e informações, solicitar compra de materiais, contratação de pessoal e de serviços, identificar fontes de financiamento de pesquisa, elaborar instrumentos para obtenção de dados primários, elaborar relatórios de pesquisa, sistematizar dados e informações, supervisionar cumprimento de atividades de pesquisa, elaborar trabalhos científicos, realizar entrevistas, formular hipóteses, analisar impactos da pesquisa para sociedade.